08/10/2013 07h20 - Atualizado em 08/10/2013 07h20

Cabo HDMI: o que é e como conectar

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

O cabo HDMI é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução, como televisores, videogames e computadores. O conector transmite simultaneamente vídeo e áudio de altíssima qualidade entre, por exemplo, um PlayStation 3 e uma televisão de LCD, garantindo imagem de ótima resolução e som com suporte a 5.1 canais e outras variações.

Quer aprender a ligar o PC na TV? O TechTudo ajuda

Para televisores em alta definição, o cabo HDMI é o ideal para aproveitar recursos digitais (Foto: Reprodução) (Foto: Para televisores em alta definição, o cabo HDMI é o ideal para aproveitar recursos digitais (Foto: Reprodução))Para televisores em alta definição, o cabo HDMI é o ideal para aproveitar recursos digitais (Foto: Reprodução)

Existem vários modelos de cabo, com diferenças na velocidade e qualidade da transmissão. Aqueles que têm os conectores banhados a ouro, por exemplo, são de maior qualidade, visto que o material é mais resistente e apresenta maior condutibilidade de sinais. Todos os modelos, entretanto, têm dezenove pinos de encaixe, que merecem atenção na hora de realizar a conexão entre os dois aparelhos.  Um encaixe mal feito pode danificar o cabo e, em casos mais extremos, até o plug do próprio aparelho.

Uma dica importante: antes de começar a conectar seus aparelhos, é recomendável desligá-los. Se quiser ligar o videogame à TV, por exemplo, basta conectar uma das pontas na saída do console e, a outra, na entrada da TV.  Após isso, é só selecionar em sua televisão o input referente à entrada conectada e pronto. Para quem tem um sistema de som com suporte a 5.1 ou 7.1, em vez de conectar o cabo na entrada de sua televisão, deve conectá-lo ao aparelho de som e selecionar a entrada referente, nele e na televisão.

Cabos HDMI são a tecnologia de conexão original entre computadores e TVs (foto: Divulgação) (Foto: Cabos HDMI são a tecnologia de conexão original entre computadores e TVs (foto: Divulgação))Cabos HDMI são a tecnologia de conexão original entre computadores e TVs (Foto: Reprodução)

A mesma lógica funciona para notebooks e computadores em geral, bastando ligar uma ponta na saída HDMI do PC e a outra na televisão ou aparelho de som. Ao realizar essa ação, geralmente o computador é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de selecionar a entrada na televisão.

HDMI 2.0

Apresentada na edição de 2013 da IFA, feira de eletrônicos que ocorreu em Berlim em setembro, a tecnologia HDMI 2.0 traz algumas mudanças que prometem tornar a imagem ainda melhor. Com ela, a resolução suportada será de 4k ou Ultra HD, com uma taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. Seu antecessor, o HDMI 1.4, até suporta esse padrão, porém com uma taxa de frequência de apenas 25 Hz, o que viria a ser um problema na transmissão de dados para televisores com uma resolução de 4096 x 2160 pixels e futuros videogames.

Além da qualidade de imagem, o HDMI 2.0 promete um som nunca antes visto, com 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão de áudio. Para se ter uma ideia, os CDs comercializados possuem “apenas” 44,100 Hz e DVDs, em média, 100.000 Hz.

TV da Panasonic é a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulgação)TV da Panasonic é a primeira a usar a tecnologia HDMI 2.0 (Foto: Divulgação/Panasonic)

Os cabos continuam os mesmos, com 19 pinos, e isso significa que, mesmo uma pessoa tenha uma televisão 4k e tecnologia HDMI 2.0, ainda poderá assistir programas e rodar jogos na tecnologia HDMI 1.4. Por enquanto, apenas a Panasonic apresentou uma TV compatível com a tecnologia - Viera WT600 4K Ultra HD TV. Mas, ao que tudo indica, o próximo ano será recheado de lançamentos compatíveis com a nova tecnologia.

Quer saber por que a porta USB parou de funcionar? Confira no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Lacava
    2014-03-01T11:43:42

    tenho uma tv com entrada hdmi, phillips de última geração, conectei um cabo hdmi tenho excelente imagem, mas, não tenho som. a assistência técnica da phillips disse que tenho que mudar para hdmi. 2.0 para ter o som também. Como compro e sei que o cabo é 2.0? onde compro? preciso de um cabo de super tamanho 15 ms.

  • Marlon Vergílio
    2013-10-08T17:10:00

    Existe mesmo alguém que não saiba conectar um cabo agádêemeí???

  • Rodrigo Martins
    2015-07-06T08:00:52

    bom dia , meu notebook nao tem entrada hdmi so tem vga eu comprei um cabo vga hdmi e liguei no not e na tv e nao funcionou. porque esiste um tipo de conversor pra isso

  • Marcio Ribeiro
    2013-10-09T15:02:25

    matéria mais besta pra quem escreveu isso serve pra plugar no seu fiovó na tv..

  • Alexandre Silva
    2013-10-08T17:22:57  

    Preguiça de ler essa matéria, vou ligar pro tecnico...

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-10-08T17:22:57  

      e gastar 50 reais com visita inútil hahahahahaha. existem técnicos porque existem acomodados e preguiçosos.