14/10/2013 13h00 - Atualizado em 18/10/2013 09h20

Como tirar riscos da tela do celular; conheça algumas dicas caseiras

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

A tela de um celular é uma de suas partes mais sensível e que poucas estão livres dos riscos ou arranhões. A melhor medida, claro, é evitá-los com películas, não deixar o celular jogado na bolsa com outros objetos, como moedas e chaves, e nem guardá-lo no bolso. Arranhou seu celular e agora? Confira as dicas de como tirar os riscos da tela do celular.

Os riscos nas telas incomodam muitos donos de celulares (Foto: Divulgação/Samsung)Os riscos nas telas incomodam muitos donos de celulares (Foto: Divulgação/Samsung)

Borracha escolar
Aquelas borrachas que usamos para apagar textos a lápis é outro material que tira riscos do visor do seu celular. Basta esfregar levemente a borracha sobre o risco na tela. Depois, é só limpar a superfície e conferir o resultado. Se ainda restarem alguns arranhões, é só repetir o processo até eles sumirem.

Posso usar álcool para limpar a tela do meu celular? Descubra no Fórum

Vaselina
Este é outro material usado no combate contra os riscos nos visores. Aplique uma gota de vaselina em um pedaço de algodão ou cotonete e esfregue por toda a tela por mais ou menos dois minutos e retire o excesso. Os riscos sumirão devido à densidade ótica da vaselina que se iguala a densidade da tela. Outros materiais, como silicone em pasta e óleo de soja (aqueles usados na cozinha), podem substituir a vaselina. Entretanto, eles não possuem a mesma eficácia e oferecem mais ameaça de danos na tela.

Creme dental
Pode parecer estranho e até engraçado, mas o creme dental ajuda a amenizar os riscos das telas. Com um pedaço de algodão ou um cotonete com a pasta dental (não pode ser em gel), você deve esfregar suavemente sobre a tela do seu celular por cerca de cinco minutos até que não reste nenhuma partícula do creme dental. Se restar algum arranhão no visor, tente repetir o processo. Entretanto, não é indicada a utilização deste processo por muitas vezes seguidas, pois pode comprometer a camada de verniz que protege a tela. Pode também comprometer o brilho do visor deixando-o fosco.

Displex
Este é um produto especial para tirar os arranhões das telas. Trata-se de uma pasta polidora que diminuem os riscos. Basta aplicá-la no local riscado, polir com um pedaço de algodão, cotonete ou um pano macio durante três minutos e retirar o excesso. Para alcançar melhores resultados, repita o processo mais uma vez. Importante ressaltar que o produto não deve ser usado constantemente, pois ele pode danificar a tela.

Lixa de água 1600 e pasta de polir
Este é um processo curioso, mas bastante eficaz. Lixe a superfície com uma lixa de água 1600 e limpe toda a tela com uma estopa. Aplique um pouco de pasta de polir branca (encontradas facilmente em casas de tintas) e passe na tela com movimentos retos, nunca circulares. Limpe novamente o display com uma estopa limpa. Se for necessário, repita a operação do polimento com a estopa, sem lixar novamente. O resultado fica muito bom.

Mas, como já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Sendo assim, invista em capas e películas protetoras. São baratas e garantem a maior durabilidade do aparelho.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcos Ferreira
    2014-01-04T10:32:21   , respondido respondido 2014-11-21T09:58:06

    posso usar Óleo de Peroba ? kkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Ferreira
      2014-01-04T10:32:21   , respondido respondido 2014-11-21T09:58:06

      Esse óleo só serve para passar no pau!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Herminio Jr
    2013-10-15T07:59:15

    Muito bom é leite de minhapica, mas tem que esfregar com carinho...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willians Reghini
    2013-10-15T09:07:07   , respondido respondido 2014-10-18T12:25:47

    Só tem otários comentando.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willians Reghini
      2013-10-15T09:07:07   , respondido respondido 2014-10-18T12:25:47

      Se sentiu em casa né?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willians Reghini
      2013-10-15T09:07:07   , respondido respondido 2014-10-18T12:25:47

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, EVANDRO FOI O MELHOR

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Warley Dias
    2014-08-19T11:26:47   , respondido respondido 2014-09-27T11:51:58

    excelent, usei a lixa na lente da camera do meu lg g2, foi "batata", so que utilizei uma lixa mais fina (1200) sumiu aquele embaçado que estava quase me obrigando trocar a carcaça

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Warley Dias
      2014-08-19T11:26:47   , respondido respondido 2014-09-27T11:51:58

      A minha camera ta toda embaçada tbm.. como vc fez? utilizou pasta de polimento?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ismercio Ibanhe
    2014-06-29T14:57:12

    Existe um produto destinado a limpar metais chamado KAOL, nunca testei em tela de celular, mas usei por muitas vezes para retirar riscos e arranhões de acrílico, que era muito usado em aparelhos de som antigos. Depois de retirar os riscos com o Kaol e uma flanela completava o polimenta com cera Grand Prix e uma flanela limpa (livre do produto usado anteriormente "Kaol" pois este é abrasivo). Obtinha excelentes resultados. Espero ter sido útil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • arthur
    2014-06-09T19:05:41

    O da pasta de dente, não funciona nem tentem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • PAULO CORRÊA
    2013-11-01T19:58:50

    Pessoal, uso a vaselina a tempos em tudo. Comecei com tela de tv lcd... funciona sim e fica lisa. Cel, testei e fica bom. Obviamente não vai retirar riscos profundos. Mas retira todos os leves e da um brilho de novo. O resto: borracha, lixa... desconheço e jamais li. A da lixa já li para outras coisas menos para telas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Ciapina
    2013-10-14T17:23:03   , respondido respondido 2014-04-13T16:02:42

    1-)Passe esmeril sobre o risco 2-)Aplica-se Thinner, deixe agir por 2 horas, 3-)Use um formão para remover os resíduos 4-) Um cuspe basta para finalizar o polimento com uma lixa 180 p/ parede.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Ciapina
      2013-10-14T17:23:03   , respondido respondido 2014-04-13T16:02:42

      KKKKKKKKKKK FUNCIONOU LEGAL AQUI! BOA DICA!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Ciapina
      2013-10-14T17:23:03   , respondido respondido 2014-04-13T16:02:42

      Caso queiram realizar um trabalho mais artesanal utilizem uma tupia com fresa com 5mm de profundidade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rosinaldo Ribeiro
    2014-02-28T22:55:34

    Bom, pelo menos pra uma coisa este post serviu. Mexeu com a criatividade do pessoal. Fazia muito tempo que eu não ria tanto, de sair lágrimas mesmo. Agora quem não têm senso de humor paciência... Rir é o melhor remédio...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gleidstonio Manganes
    2013-10-14T18:59:35   , respondido respondido 2014-01-04T01:49:12

    Usei creme dental pra tela, mas nao saiu o tártaro. Comophais??? Tenho que usar listerine agora?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gleidstonio Manganes
      2013-10-14T18:59:35   , respondido respondido 2014-01-04T01:49:12

      boaaaa raxeiiiii

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gleidstonio Manganes
      2013-10-14T18:59:35   , respondido respondido 2014-01-04T01:49:12

      Agora é só ligar o "blueTOOTH"...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Valter Filho
    2014-01-03T20:03:11

    Posso usar 'bombrill'??? Ele tem 1001 utilidades mesmo.....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marize Lima
    2014-01-03T17:03:52

    LIXA???? numa tela dessas...... to chocada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Carlos
    2013-10-14T19:00:00   , respondido respondido 2013-11-25T16:02:14

    Mais simples ainda: troque a tela!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luís Carlos
      2013-10-14T19:00:00   , respondido respondido 2013-11-25T16:02:14

      jogue no lixo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edilson Machado
    2013-10-15T09:16:28

    Fala sério, o melhor é comprar outro celular

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adonis Machado
    2013-10-15T08:13:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:04

    Tentei a borracha agora e arranhou mais ainda! Bando de irresponsáveis!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adonis Machado
      2013-10-15T08:13:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:04

      irresponsável é você que acreditou nessa matéria hahahahaha

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adonis Machado
      2013-10-15T08:13:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:04

      vc usou uma lixa de unha não uma borracha seu verme kkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Angelis
    2013-10-15T10:24:42   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:03

    Se seguirem algumas "dicas" dessa estagiariamediocre do site, vão arranhar ainda mais a tela do celular. Algumas delas podem inclusive prejudicar irremediavelmente algumas telas capacitivas que tem por aí... Melhor não tentarem. Fica o aviso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Angelis
      2013-10-15T10:24:42   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:03

      É verdade!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renato Siqueira
    2013-10-14T18:48:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:03

    Ao invés da borracha pode ser corretivo liquido? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Siqueira
      2013-10-14T18:48:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:03

      Muito boaaaaa! kkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alessandro Oliveira
    2013-10-14T21:36:09

    PRONTO!!! Acabei de arrebentar meu celular.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geovani Marconi
    2013-10-14T15:33:45

    ou a pessoa pode parar de ser mão de vaca e comprar uma capa protetora e uma pelicula

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geraldo Berolla
    2013-10-14T20:08:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:01

    Não façam nada disso,pois fuderão seus celulares....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Berolla
      2013-10-14T20:08:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:01

      Concordo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Berolla
      2013-10-14T20:08:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:01

      Essa foi boa kkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julio Cardoso
    2013-10-14T19:23:42

    Esqueceram de outro, o bom bril, afinal, ele tem mil e uma utilidades.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Coelho
    2013-10-14T18:26:31   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:00

    O melhor mesmo é o creme dental,tira até arranhado de CD.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Coelho
      2013-10-14T18:26:31   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:00

      Joselito o panico tá perdendo voce.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Coelho
      2013-10-14T18:26:31   , respondido respondido 2013-10-30T11:18:00

      Joselito, essa foi a melhor de todas!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Willian Gomes
    2013-10-14T18:53:44   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:59

    JOGAR ALCOOL E EM SEGUIDA RISCAR O FOSFORO E ENCOSTAR NA TELA TBEM É MUITO EFICAZ! NÃO TENHAM RECEIO, É MUITO BOM!!! FIZ ISSO NO MEU STARTAC!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Gomes
      2013-10-14T18:53:44   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:59

      Era uma vez um startec...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Gomes
      2013-10-14T18:53:44   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:59

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Paixao
    2013-10-14T16:39:54

    TODOS os processos citados são INEFICIENTES, sendo ainda que comprometem a responsividade da tela ao toque. ESSA MATERIA DEVERIA SER EXCLUIDA E AINDA COM UMA RETORICA DE DESCULPAS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Oliveira
    2013-10-14T13:25:48   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:57

    nenhum desses itens funcionam!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-10-14T13:25:48   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:57

      Será????? Num vou testar nao Sandro Ferreira, rsrsrsrsrsrsrsrs...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira