Internet

11/10/2013 17h43 - Atualizado em 11/10/2013 18h18

Facebook elimina configuração antiga de privacidade; saiba o que muda

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

Após remover a opção de ocultar perfis na busca por nome, o Facebook anunciou oficialmente que eliminou toda a configuração antiga de privacidade. Agora, entra em vigor a nova política, baseada na Busca Social. O TechTudo explica mais sobre as mudanças do site.

Saiba o tamanho e o formato ideal para suas fotos de perfil nas redes sociais

Fim da opção de ocultar perfil na busca por nome traz algumas mudanças para usuários do Facebook. (Foto: Reprodução / Mashable) (Foto: Fim da opção de ocultar perfil na busca por nome traz algumas mudanças para usuários do Facebook. (Foto: Reprodução / Mashable))Fim da opção ocultar perfil na busca por nome traz mudanças para o Facebook. (Foto: Reprodução/Mashable)

Todos os perfis contavam com a configuração “Quem pode procurar a sua linha do tempo pelo nome?”. Ela basicamente consistia no controle de quem pode procurar outros usuários e seus respectivos nomes na barra de pesquisa do Facebook e acessar seus perfis. Entretanto, de acordo com a própria empresa, essa função foi criada quando a rede social ainda era muito limitada. Sendo assim ela deixará de existir e sua extinção trará algumas mudanças.

Pesquisa de nomes e busca social

Agora, os usuários do Facebook podem, inclusive, pesquisar utilizando uma ferramenta de Busca Social, que permite que buscas sejam feitas baseadas em localização, preferências e outros dados. Ou seja, é possível pesquisar por “Pessoas que vivem no Rio de Janeiro”, por exemplo. Com base nos itens que o usuário publicar, ficará ainda mais fácil encontrá-los e não seria a opção para bloquear o perfil dos resultados de busca que impediria de achá-lo.

A rede social alerta, porém, que o mais importante de tudo é controlar a privacidade dos itens compartilhados (posts, fotos e vídeos) do que como as pessoas chegam à linha do tempo.

Usuários podem encontrar pessoas por localização, educação e local de trabalho. (Foto: TechTudo / Gisele Góes)Usuários podem encontrar pessoas por localização e local de trabalho e estudo. (Foto: Reprodução/Gisele Góes)

Ferramenta de pesquisa parecia não funcionar

Na configuração antiga, o recurso de pesquisas parecia não funcionar de forma correta em alguns momentos. O Facebook recebia reclamações de usuários alegando que o site era confuso e que não era possível localizar alguém conhecido por meio dos resultados de busca. Com a eliminação desse recurso ficará mais fácil ter acesso a essas informações.

Lembretes de privacidade de compartilhamento

Para auxiliar alguns usuários com o compartilhamento de posts, o Facebook enviará, nas próximas semanas, lembretes de os itens compartilhados publicamente podem ser visualizados por qualquer pessoa. Juntamente com a notificação, a rede social lembrará como é possível alterar o público de cada post para amigos, conhecidos, público e privado.

Controle do que as pessoas visualizam no site

Com a nova política, um melhor controle de quem pode localizar itens compartilhados no passado é fundamental. Basta acessar a página de configurações de privacidade. Com um clique, o usuário pode limitar a visualização do conteúdo que era público para “Amigos”, por exemplo.

Facebook começará a notificar usuários com instruções e lembrete sobre configurações de privacidade de publicações. (Foto: TechTudo / Gisele Góes)Facebook vai notificar usuários com instruções sobre privacidade (Foto: Reprodução / Gisele Góes)

Por meio do recurso de Registro de Atividades, é possível excluir itens caso não deseje exibí-los no Facebook, remover marcações em fotos e modificar alterações de privacidade de publicações antigas.

Usuários podem controlar conteúdo postado utilizando Registro de Atividades. (Foto: TechTudo / Gisele Góes)Usuários podem controlar conteúdo postado utilizando Registro de Atividades. (Foto: TechTudo / Gisele Góes)

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares