06/10/2013 09h00 - Atualizado em 06/10/2013 09h00

Fifa 14: confira uma série de dicas para se tornar craque no jogo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Fifa 14 chegou repleto de novidades. Sendo assim, o TechTudo preparou uma lista de dicas importantes para que você torne-se um craque na mais recente edição da franquia de futebol da EA. Há 10 detalhes que podem fazer a diferença na hora de aproveitar melhor o jogo e conseguir tirar uma onda com os amigos. Confira:

Veja o review completo de Fifa 14

Neymar demonstra seus dribles em vídeo de Fifa 14 (Foto: facebook.com) (Foto: Neymar demonstra seus dribles em vídeo de Fifa 14 (Foto: facebook.com))Neymar demonstra seus dribles em vídeo de Fifa 14 (Foto:Divulgação)

1 - Configure as táticas

Colocar o time na tática defensiva ou ofensiva, e não no modo que é balanceado, tradicional, pode fazer toda a diferença. Além disso, configurar o seu modo de jogar, entre contra-ataque e pressão total, por exemplo, também é crucial.

Para quem joga no direcional, estas opções estão no analógico esquerdo (e vice-versa). Para direita e esquerda, escolha entre ultra defensivo, defensivo, normal, ofensivo e ultra ofensivo. Na vertical, há o modo de jogo e também ações rápidas, como a criação de linhas de impedimento.

2 - Marque de perto

O sistema defensivo de Fifa 14 está ainda mais preciso e com um foco maior na força. Por isso, esteja sempre colado no seu adversário. Pressione L2 (PS3) ou LT (Xbox 360) se quiser que o seu jogador fique apenas cercando, chame um segundo marcador quando notar que será possível roubar a bola e use e abuse das divididas no corpo com o mesmo botão de lançamento. Carrinhos frontais também são ótimas maneiras de roubar a bola, mas são arriscados, pois podem gerar faltas violentas.

Jogo de corpo é fundamental no novo Fifa (Foto: Divulgação)Jogo de corpo é fundamental no novo Fifa (Foto: Divulgação)

3 - Esqueça a correria

Fifa 14 será difícil para quem está acostumado apenas com o modo de jogo “dá a bola na ponta e sai correndo”. Agora, ter jogadores precisos no passe e fortes fisicamente também é importante. Por isso, nem tente sair apenas correndo com aquele jogador de velocidade acima de 90.

Valorize a posse de bola com inteligência e dê passes, fazendo tabelas, para desmontar as defesas adversárias. Aí sim aproveite para o golpe mortal com um passe nas costas do zagueiro para seu atacante mais rápido.

Jogadores mais velozes levam vantagem em Fifa 14 (Foto: Reprodução / TechTudo)Fifa 14 (Foto: Reprodução / TechTudo)

 

4 - Escale corretamente

Esta é uma premissa básica de qualquer jogo de futebol, mas o Fifa 14 é bem rigoroso. Aquela história de Roberto Carlos de atacante no PlayStation 1, infelizmente para muitos, é só saudosismo. Escalar os jogadores nas posições certas é, sem dúvida, fundamental para o sucesso.

Há muitos atletas polivalentes, claro, mas eles todos têm suas posições ideais e é lá que irão render melhor. Faça o teste e coloque um craque bem fora de lugar e veja como ele se sai. As vezes, até mesmo questões de lado de campo (jogador é meia esquerda e você escala na direita) já fazem diferença.

No FUT ou não, posicionamento é fundamental (Foto: Divulgação)No FUT ou não, posicionamento é fundamental (Foto: Divulgação)

5 - Use o EA Football Club

Muita gente sequer sabe da existência do Football Club, onde é possível trocar os seus pontos de experiência por recompensas que vão das comemorações de gols a moedas do Ultimate Team. Há diversos itens bem legais e interessantes para personalização do game e upgrades de modos jogo. Confira!

6 - Controle o goleiro

O goleiro é controlado pela máquina, mas você pode também dar alguns comandos. Segurando triângulo (PS3) ou "Y" (Xbox 360), por exemplo, ele sai do gol. Tocando no quadrado (PS3) ou "X" (Xbox 360) você faz uma defesa, espalmando, quando a bola está indo em sua direção.

Corithians foi confirmado em Fifa 14 (Foto: Divulgação)Corithians foi confirmado em Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Mas cuidado com ambos. A saída do gol pode ser desastrosa em cruzamentos e contra-ataques caso seu tempo não seja perfeito. As espalmadas também pode ser fatais, pois caso você esteja usando um zagueiro próximo, ele dará um carrinho e poderá fazer uma falta ou pênalti fora do lance.

7 - Note o posicionamento do jogador

Antes de dar qualquer passe ou chute, preste muita atenção ao posicionamento do atleta em relação ao “destinatário” e também à bola. No Fifa 14, o motor de precisão está melhor do que nunca. Por isso, se você pressionar o botão de passe para uma direção onde não há ninguém ou se estiver virado para um lado e tentar lançar para o outro, dependendo do jogador, o resultado pode ser bem ruim.

Para chutar a mesma coisa. Assim como na vida real, o jeito e a posição da bola em relação a quem vai bater nela ou recebê-la é crucial no game.

Marcadores próximos podem afetar chutes (Foto: Divulgação)Marcadores próximos podem afetar chutes (Foto: Divulgação)

8 - Aprenda a fintar e driblar

Não tem jeito: este é um diferencial da série Fifa há anos e o usuário que sabe driblar bem tem uma enorme vantagem em relação aos rivais. Confira uma lista completa de dribles e treine à exaustão.

Assim, a movimentação dos seus jogadores ficará recheada de possibilidades e será possível criar jogadas inesperadas e bonitas, que podem resultar em muitos gols e também em zoação aos amigos.

9 - Proteja a bola 

A proteção de bola é fundamental, especialmente nos jogadores que se posicionam como centroavantes. Ao receber a bola, sempre segure L2 (PS3) ou LT (Xbox 360) para dominar com mais precisão.

Caso o jogador esteja de costas, melhor ainda, pois assim ele fará uso de sua força e habilidade segurar o adversário com o corpo, fazendo a função de pivô. Isso pode gerar segundos preciosos na decisão entre girar e chutar, ou dar um passe. Além, claro, de não deixar o rival roubar a bola.

10 – Comemore!

A diversão no Fifa 14 só é completa com comemorações! Há muitas novas, sendo algumas já disponíveis e outras acessíveis apenas pelo Football Club. Não deixe de conferir todas as possíveis.

Confira a lista com todas as novas comemorações do jogo!

Faça como Neymar e celebre os gols (Foto: Divulgação)Faça como Neymar e celebre os gols (Foto: Divulgação)

Tem mais alguma dica interessante do Fifa 14? Compartilhe conosco!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Manoel Ferreira
    2014-06-10T19:00:54

    quem é PES nunca sera fifa !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauricio Santos
    2014-09-09T17:06:37

    se eu fosse vcs passariam a jogar MANUAL, e só assim irão parar de reclamar dos macetes que existem, (cruzamento) automatico e assim mesmo macete puro...sofram ai no automatico

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erick Araújo
    2014-07-22T18:11:56

    O problema é o handicap...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Jesus
    2014-04-23T13:47:33

    O JOGO E PERFEITO, O QUE MATA SÃO OS CRUZAMENTOS,É 80% DE CHANCE DOS ATACANTES E 20 % DOS ZAGUEIROS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Pereira
    2013-10-06T19:35:26   , respondido respondido 2014-04-16T16:27:13

    ta da hora so falta arruma esses cruzamentos e chutes ki sai gol toda hora

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Pereira
      2013-10-06T19:35:26   , respondido respondido 2014-04-16T16:27:13

      Entao tá. Vou providenciar

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Pereira
      2013-10-06T19:35:26   , respondido respondido 2014-04-16T16:27:13

      Tá muito mais difícil fazer gols... Os goleiros estão muito melhores.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marco Vieira
    2014-04-02T14:04:38

    FIFA 14, ficou mais real .... a velocidade do jogo superou muito, agora não basta só correr e faer gol, tem que tem posso de bola ... muito realista o jogo ta de parabens ! Clario falto algumas coisa a inovar mas nada que peca jogo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Reis
    2014-01-23T00:41:25   , respondido respondido 2014-03-22T21:17:31

    Nunca gostei de FIFA....mas comecei a jogar o fifa2013 e me apaixonei e ate comprei o game para jogar online. Achei excelente. Virou meu vicio. Ai comprei o fifa 14 e pra minha surpresa o jogo é um lixo!!! Vc nao consegue correr com a bola, a bola foge, seus jogadores demoram a responder....enfim, gastei dinheiro a toa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Reis
      2014-01-23T00:41:25   , respondido respondido 2014-03-22T21:17:31

      ta jogando em um k7? no x360 ta TOP, palavras de um ex fanPES.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Felipe Silva
    2013-10-06T12:06:20   , respondido respondido 2014-03-22T15:46:25

    Cara,peguei o fifa 2014 ontem a tarde,e acreditem joguei o modo temporada até HOJE as 4 horas da manhã. Que jogo incrível. Minha esposa é que não gostou nada disso,mas... kkkkkkkkkkkkkk...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2013-10-06T12:06:20   , respondido respondido 2014-03-22T15:46:25

      Cassiano Silva, 'Agora é possivel driblar apenar usando o analógico direito' ? Eu faço isso desde o 2012, e isso é tão facil que fazia até com zagueiro. Joguinho mais noob friendly que ja vi.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2013-10-06T12:06:20   , respondido respondido 2014-03-22T15:46:25

      Robert Takeshi o que ele quis dizer, foi driblar usando Skill Moves....não apenas colocando na frente e sair correndo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cidadão Brasileiro
    2013-10-06T13:33:15   , respondido respondido 2014-03-13T17:38:35

    EU QUERO JOGAR VIDEO GAME E O PES É MELHOR QUE FIFA, QUANDO EU QUISER REALIDADE, COLOCO MINHA CHUTEIRA E VOU JOGAR BOLA. SEM MAIS...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cidadão Brasileiro
      2013-10-06T13:33:15   , respondido respondido 2014-03-13T17:38:35

      Vai lá jogar no Santiago Bernabeu então, aproveita e manda um salve pro CR7, bixo ignorante --'

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cidadão Brasileiro
      2013-10-06T13:33:15   , respondido respondido 2014-03-13T17:38:35

      quando vê assim joga Ps2, bomba patch, bota a bola na lateral e sai correndo. Cara que não aprendeu jogar Fifa, gosta sempre do mais fácil. Noob

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Coito
    2013-12-26T14:43:52   , respondido respondido 2014-01-24T10:09:27

    é um lixo o fifa14 tnhu é uma porcaria,tudo tenq ser on line,os fabricadores desse jogo devem se envergonhar por essa porcaria

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Coito
      2013-12-26T14:43:52   , respondido respondido 2014-01-24T10:09:27

      aposto que joga pirata e não consegue jogar online.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Henrique
    2013-12-23T22:00:42

    Tenho o fifa 14 e achei muito ruim o sistema de corrida, os jogadores adiantam muito a bola, achei muito ruim

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Murillo Augusto
    2013-12-16T10:01:20

    como ATUALIZO fifa 2014 no pc ? já saiu ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elker Carmo
    2013-10-09T23:54:40

    fifa>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>pes quem discorda é leigo que nao sabe jogar games

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Otávio Cardoso
    2013-10-19T02:37:29

    Tocar segurando com o LT dá alguma diferença ou não? E lançar segurando com o LB ou LT? Vocês tocam a bola e lança a bola normal?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Denis Ramos
    2013-10-09T16:51:42

    O Cidadão bem que tu faz jogar ir jogar bola mesmo,porque de video-game deu pra ver que tu não entende nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Soares
    2013-10-07T00:44:22   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:36

    O Preço ta salgado ,mas O Jogo deve ser espetacular ,espero comprar logo o meu por um preço tranquilo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Soares
      2013-10-07T00:44:22   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:36

      O Governo tem que baixar os impostos ...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gabriel Vinhaes
    2013-10-06T15:34:44   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:36

    Eu comprei o FIFA 14 para PC e tenho um controle(também para PC)de PS3,mas não estou conseguindo jogar com o controle.Alguém da TECHTUDO ou não poderia me ajudar a configurar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Vinhaes
      2013-10-06T15:34:44   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:36

      Amigo, deixa os controles como "Alternativo" na opção dentro do FIFA 14, baixa um programa chamado x360ce e joga ele na pasta principal do FIFA. (Aonde está o FIFA14.exe), abra-o e va clicando em avançar. Depois feche o x360ce e abra o FIFA.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Vinhaes
      2013-10-06T15:34:44   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:36

      Cara, acabei de comprar um controle de PS3 e funcionou perfeito. Procura pelo programa Motioninjoy no youtube, que tem vários tutoriais. Recomendo primeiro fazer sem bluetooth, só com cabo mesmo pra testar primeiro. Depois que vc conseguir jogar , aí tenta seguir um tutorial de sem fio

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marco Costa
    2013-10-06T13:07:37

    pena q não está podendo entrar online nem entrar no OA FC ja q os server da ea estão com problemas nos eua... :(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Denis Ramos
    2013-10-09T17:02:02

    Pes melhor que FIFA?essa foi boa..deu pra ver q vc n entende nada mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ruan Santos
    2013-10-08T18:08:17

    FIFA 14 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> PES 14. SEM MAIS !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Ruiz
    2013-10-07T11:38:49

    Eu gosto da série Fifa e tal. Jogo o Fifa 13 direto, mas acho besteira comprar o 14 agora, sendo que daqui um mês vai lançar a nova geração dos consoles.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Gomes
    2013-10-06T12:30:28

    Sem dúvidas alguma, o fifa esta muito superior ao Pes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverton Santos
    2013-10-06T12:13:25

    Muito bom mesmo. Movimentos quase perfeito. nota 9

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julinho Cobar
    2013-10-06T21:34:17

    First

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Campos
    2013-10-06T14:46:23   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:33

    não gostei, muito preso, muito parado!!! foge do status de game

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Campos
      2013-10-06T14:46:23   , respondido respondido 2013-10-30T10:42:33

      como fifeiro, vc é um belo de um PESeiro. Fifa tenta se aproximar da realidade, logo, o fifa14 esta bem mais real do q o 13, futebol é assim.. cadenciado, ngm sai na correria igual pes --' kkkk cada noob msm, da atée preguiça.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário