Internet

25/10/2013 16h20 - Atualizado em 28/08/2014 10h16

Lightbeam para Firefox mostra quem monitora sua navegação com cookies

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Mozilla anunciou o lançamento do Lightbeam para Firefox, um novo add-on para seu navegador que permite ao usuário saber quais sites e serviços de terceiros estão coletando seus dados de navegação com cookies. O novo plug-in foi divulgado nesta sexta-feira (25).

Kits e listas: As melhores extensões para Mozilla Firefox no TechTudo Downloads

Lightbeam permite ver quais sites estão coletando dados do usuário (foto: Reprodução/Mozilla)Lightbeam permite ver quais sites estão coletando dados do usuário no Firefox (foto: Reprodução/Mozilla)

Conforme o usuário navega, o software coleta mais informações sobre os locais visitados, construindo um mapa completo e com uma interface fácil de usar sobre as relações entre os serviços e a localização dos servidores. Os dados podem ser visto de três formas diferentes.

Na forma de gráfico, o usuário pode analisar em tempo real todos os serviços de terceiros, como opções de compartilhamento em redes sociais, propaganda e customizações que estão rastreando o seu histórico de navegação com diferentes objetivos de publicidade e serviço.

Estes dados podem ser visualizados também de acordo com a hora (relógio) em que foram acessados e em forma de lista, que permite achar determinado serviço com mais rapidez.

Tudo o que o Lightbeam coleta fica armazenado apenas no computador do usuário e estes dados só são compartilhados se ele desejar. Todos os itens podem ser apagados e salvos.

A Mozilla vem experimentando este tipo de add-on há tempos. A primeira vez foi em 2011 com um experimento chamado Collusion, que deu origem ao Lightbeam. O novo escopo do projeto é permitir que os usuários saibam exatamente quem está monitorando seu dados.

Segundo a empresa, a ideia ainda está engatinhando e o Lightbeam deve receber novas melhorias com o tempo. O código aberto do add-on está disponível para download gratuito no site da Mozilla, o que permite que outros desenvolvedores editem e melhorem o sistema.

Sabe como corrigir erro do shockwave flash no Firefox? Veja no Fórum do TechTudo.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sour Girl
    2013-10-25T21:03:06

    Fantástico! Só que atualmente estou preferindo o Chrome.