Sistemas Operacionais

11/10/2013 07h35 - Atualizado em 16/10/2013 16h07

Microsoft demonstra tecnologia que extrai textos de fotos no Windows 8.1

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft publicou um vídeo que demonstra o funcionamento da tecnologia do SkyDrive que extrai textos de fotos no Windows 8.1. Basicamente, se o usuário desejar extrair algum conteúdo de uma página de jornal, por exemplo, basta tirar uma foto e passar o arquivo para o computador. Feito isso, o sistema operacional armazena os dois arquivos (foto e texto) na nuvem e o usuário pode buscar o conteúdo em caracteres fazem uma simples busca no PC.

Microsoft anuncia preços do Windows 8.1 no Brasil; veja os valores

Na imagem, você pode ver a foto de um documento e, à direita, o texto extraído da foto (Foto: Reprodução)Na imagem central aparece a foto de um documento e à direita o texto extraído da foto (Foto: Reprodução)

Assim que a imagem é colocada na pasta de fotos do sistema, o Windows faz a checagem e gera um arquivo de texto, que fica guardado nas propriedades da foto. Para acessar as informações, o usuário precisa usar a barra do SkyDrive, que permite ler o texto e copiá-lo para ser editado no Word ou enviado para um e-mail cadastrado pelo usuário da máquina.

Como ativar legendas em português para vídeos do YouTube

O nome técnico do sistema é OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres) e funciona através de algoritmos que reconhecem letras e textos - mais ou menos como o sistema que, automaticamente, põe rostos em evidência em uma fotografia para fazer alguma marcação. Em vez de fazer leitura biométrica, lê os caracteres na foto.

A Microsoft também anunciou que, no lançamento do seu novo software, o OCR do Windows 8.1 e SkyDrive estará disponível em inglês, português, espanhol, francês e alemão. Quem usa Windows Phone 8 com a opção de upload automático de fotos ao SkyDrive já deve estar acessando o recurso na plataforma de armazenamento da Microsoft, informou a empresa.

Veja a a demonstração no vídeo abaixo de como funciona a tecnologia. Para ajudar na compreensão, ative as legendas nas configurações do YouTube para a língua portuguesa.


Quer saber como remover o Windows 8.1 Preview e voltar para o Windows 8? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adolf Hermann
    2014-05-05T12:43:21

    hahahahha incorporou o OCR, existe antes do WINDOWS essa "tecnologia". O meu primeiro Scanner para 3.11 já tinha incorporado ao software. Lastimável darem isso como "conquista". A única coisa interessante é terem incorporado isso a um sistema de Cloud, rodando um webservice... que acredito também não ser coisa nova, pois há WebService pra tudo hoje em dia.

  • Cesar Mattos
    2013-10-12T18:24:06

    Acho que o povo aqui 'e maluco... nao entendeu oq tem atras disso... No skydrive.... Procura na cloud e etc... Nao 'e so OCR

  • JOSSY DORNELLES
    2013-10-11T15:18:52

    OCR é MMUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOOOOÔÔ antigo. Tem mais de 10 anos (em informática isso é uma eternidade!) Pelos idos de 1998 eu tinha um Handy Scan (quem lembra do scanner manual de 12 cm de largura?) e já fazia OCR com ele, isso em um micro 486 rodando Windows 95... Agora vem a Micro$oft querer dizer que isso é novidade??? Me poupem!

  • Gustavo Lander
    2013-10-11T15:04:18

    Isso é muito interessante. mas é tecnologia antiga. Lembro que há uns 4 anos atrás eu usava um programa parecido pra copiar o texto de acórdãos digitalizados.

  • Wericles Araujo
    2013-10-11T15:01:19

    Microsoft cada dia crescendo mais, só falta ser mais esperta e ter mais rapidez em lançamentos