Fabricantes

29/10/2013 12h00 - Atualizado em 29/10/2013 13h13

Mozilla desenvolve novo serviço de localização com foco em privacidade

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

O Mozilla anunciou na última segunda-feira (28) o Mozilla Location Service, um novo projeto que desenvolve serviços de dados de geocalização para uso público utilizando transmissão por sinais Wi-Fi e torres de celular. O projeto tem o objetivo de ser uma opção mais segura em relação às outras alternativas, pois tem foco total em privacidade.

Mozilla anuncia serviço de dados de geolocalização para uso público. (Foto: Divulgação / Mozilla Blog)Mozilla anuncia serviço de dados de geolocalização para uso público. (Foto: Divulgação / Mozilla Blog)

A novidade, ainda em seu estágio inicial, está sendo desenvolvida para dispositivos móveis e, segundo a Mozilla, não será monetizada. Notebooks sem hardwares de GPS também poderão usufruir do serviço e utilizá-lo para identificar localizações aproximadas. Os dados seriam fornecidos por torres de celular, Wi-Fi e informações de IP.

A Mozilla ainda afirmou que, apesar de muitas empresas atuarem no segmento de dados de geolocalização, nenhuma delas oferece o serviço com este foco. “Nenhuma das opções de mercado atuais que oferecem esse tipo de serviço tem qualquer incentivo para melhorar a privacidade”, revela a empresa, que promete não rastrear os usuários e usar a localização dos mesmos para vender anúncios personalizados.

O novo serviço de dados já oferece cobertura com alguns recursos básicos em lugares selecionadosEsses lugares incluem Brasil, Estados Unidos, Rússia, Austrália e Indonésia. Já é possível começar a testar a novidade instalando o aplicativo disponibilizado pelo Mozilla, e, caso o usuário queira ajudar na construção, com sugestões e críticas, é possível instalar o Android MozStumbler.

Via PCWorld

Quer saber porque os vídeos do youtube não estão reproduzindo no Mozilla Firefox? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares