16/10/2013 08h21 - Atualizado em 16/10/2013 14h17

Galaxy Note 3 ou Galaxy S4? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O ringue desta semana está com dois combatentes de peso: Galaxy Note 3 e o Galaxy S4. Os dois dispositivos são fabricados pela da Samsung, mas qual é o melhor? Tire suas dúvidas no comparativo de celular do TechTudo e escolha o smartphone que mais combina com seu perfil.

Comparativo Galaxy note 3 e galaxy s4 (Foto: Arte/TechTudo)Confira qual gadget ganha o comparativo desta semana: Note 3 ou Galaxy S4 (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Note 3

O Galaxy Note 3 tem duas versões: com 4G e processador quad-core de 2,3 GHz, e com 3G+ e octa-core de 1,9 GHz. Ambas opções rodam sistema Android 4.3 (Jelly Bean), e tem conectividades como Wi-Fi, NFC e Bluetooth. Nas configurações estão 3 GB de RAM, memória interna de 32 ou 64 GB e slot para cartões microSD de até 64 GB. Já a bateria, como sempre poderosa, tem 3.200 mAh.

O S4, por sua vez, também tem duas versões: com 4G e processador quad-core de 1,9 GHz e uma 3G+ com octa-core de 1,6 GHz. Ele sai de fábrica com Android 4.2 (Jelly Bean), 2 GB de RAM, opções de 16 GB, 32 GB ou 64 GB (com slot também de cartões de até 64 GB), e uma bateria de 2.600 mAh, além das mesmas conectividades do seu “concorrente”.

Ou seja, o Note 3 já está um passo à frente do S4 em termos de hardware. Ele tem mais memória RAM, bateria de duração mais longa e processadores mais rápidos. No geral, o novo foblet acaba oferecendo melhor desempenho.

Câmeras: Note 3

As câmeras, tanto traseira como frontal, do Note 3 e do S4 são iguais. Os dois gadgets vem com 13 megapixels atrás e 2 megapixels na frente, e o software de fotografia é idêntico: dá ao usuário opções como panorama, geomarcação, detecção de sorrisos e rostos, além de autofoco e flash. A filmagem é em Full HD (1080p) com 30 fps em ambos aparelhos.

Galaxy Note 3 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Note 3 também oferece duas câmeras mas leva vantagem no recurso de filmagem 4K e câmera lenta (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Porém, a vantagem do Note 3 está na capacidade de fazer vídeos em 4K e na função de câmera lenta, com qualidade Full HD. O que já era bom, ficou ainda melhor.

Sistema operacional: Note 3

Não há muitas diferenças entre Android Jelly Bean 4.3, do Note 3, e 4.2.2, do Galaxy S4, até porque o smartphone, apesar de ser equipado com a versão anterior, certamente irá receber a atualização mais recente. Portanto, neste quesito, não há como diferenciar os dois.

Porém, os recursos da Samsung no Note 3 se destacam. Ele tem suporte à S-Pen, que passou a oferecer recursos mais inteligentes, como o Air Command, que abre apps de uso rápido como anotações, além de ter  a função de multijanelas melhor trabalhada, com mais opções de personalização e o Multi Vision para reprodução em grupo.

Dimensões: Galaxy S4

Ter um dispositivo como o Note 3 é para quem não se incomoda em andar com um gadget bem grande pela rua. Ele possui tela de 5,7 polegadas, medindo 151,2 x 79,2 x 8,3 mm, com 168 gramas de peso. O S4 é mais discreto: com 136,6 x 69,8 x 7,9 mm, peso de 130 gramas e tela de 5 polegadas.

Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Galaxy S4 tem dimensões mais "discretas" do que o concorrente Note 3 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Design e Display: Note 3

O display do S4 é ótimo, com 5 polegadas e resolução 1080 x 1920 pixels, e a qualidade é mantida no Note 3, que oferece imagem 1080p, mas com uma tela maior, de 5,7 polegadas. No geral, a experiência é bem semelhante e a única diferença está nas dimensões de cada um.

No design, porém, são visíveis algumas mudanças. O S4 segue o modelo tradicional da linha Galaxy e tem corpo mais frágil, de plástico, além de estar disponível em três cores: branca, preta e azul. Já o Note 3 tem traseira de couro e nove tonalidades diferentes. As alterações são bem interessantes e garantem mais um ponto positivo para o foblet.

Preço e disponibilidade: Galaxy S4

O Note 3 tem preço sugerido de R$ 2.899, bem mais caro do que o S4, por ser mais novo e ter uma qualidade melhor de hardware. O smartphone S4, lançado em abril, já vem tendo algumas quedas de preço e é vendido em algumas lojas brasileiras por cerca de R$ 2 mil.

Conclusão

O S4 e o Note 3 não são exatamente concorrentes, não só por serem feitos pela mesma empresa, mas por estarem em categorias diferentes do mercado: celular e foblet, respectivamente. No entanto, para quem pretende optar por um deles, há diversos aspectos a serem levados em consideração.

Quando o assunto é hardware, não há dúvida de que o Note 3 é bem superior. Porém, em portabilidade, o S4 leva vantagem – apesar de não ser uma das opções mais portáteis disponíveis no mercado. 

Para quem planeja escolher entre um top de linha da Samsung lançado neste ano, vale investir no foblet – caso a tela de 5,7 polegadas não incomode. Mas isso não significa que o S4 é um investimento ruim. Muito pelo contrário: ele é um dos melhores smartphones do mercado atualmente. Na contagem final do comparativo, o Note 3 ganha o duelo com 4 pontos contra 2.

Dúvidas sobre outros smartphones? Então comente no Fórum do TechTudo

Tabela Galaxy Note 3 e Galaxy S4 final (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Galaxy Note 3 e o Galaxy S4 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Gonçalves
    2014-03-22T09:38:10

    Qual a Memoria do S3 e do S4 memoria do telefone??

  • Rich Mocambique
    2013-10-17T05:22:46  

    Triste comparação, é óbvio que só vai escolher S4, quem não quer ter mais tecnologia em sua mão e pagar menos num ehhh??? TSC

    recentes

    populares

    • Rich Mocambique
      2013-10-17T05:22:46  

      Não não fera, vc está completamente errado... A diferença de preço se justifica... O Note 3 é um smartphone mais recente e com algumas funções a mais, além da excelente tela grande (pra quem gosta de vídeos, games e etc), ou seja, é uma opção melhor... O S4 só é vantagem pra quem não gosta de smartphones mt grandes, e só, pq a questão do preço não é tão relevante, quem paga 2100 paga 2800... ;)

  • Urubu Rei
    2013-10-17T01:55:42

    LIXO VS LIXO? ASSIM FICA DIFÍCIL PRA DIZER QUAL O PIOR!

  • Ricardo Jitsu
    2013-11-08T11:52:19  

    O note 3 tem o air gesture encontrado no s4? alguem me responde?

    recentes

    populares

    • Ricardo Jitsu
      2013-11-08T11:52:19  

      sim garoto tem na atualização do 4.3

  • Joabe Jesus
    2013-10-16T23:05:02

    QUAIS AS opções mais portáteis disponíveis no mercado. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? portabilidade então neste criterio a SAMSUNG tambem ganha com GALAXY S4 MINIIIII >X Design pra vida!

  • Icaro Maniero
    2013-10-18T23:51:17  

    PS4 e galaxy note 3, os lançamentos mais caros no brasil em 2013!

    recentes

    populares

    • Icaro Maniero
      2013-10-18T23:51:17  

      Da pra falar que o PS4 ta muito caro, mais o Note 3 é ótimo é caro sim, como qualquer outro celular atual, só que é muito bom , é melhor que meu computador que é quadcore...

  • João Carvalho
    2013-10-16T13:48:46

    Uma comparação um tanto quanto desigual. Mas quem tá querendo custoxbenefício, confere no site "baratodescontos" que tem o Razr i por R$ 799,00.

  • Nohanna Côrtes
    2013-10-16T11:53:47

    Adoro o meu note. Realmente é muito bom!

  • Marcos Jr
    2013-10-17T11:04:33  

    bom dia estou pensando em compra um note 3 mais nao sei qual modelo pego si o quad-core 2,3 ou octa-core 1,9 me ajudem a escolher pq quero pegar no sabado

    recentes

    populares

    • Marcos Jr
      2013-10-17T11:04:33  

      marcos vai depender do seu onde vc esta olha bem o quad e mais rapido que o octa mas ai vc tem ver q a experiencia e melhornao so por causa do proscessor mais tambem tem q ver se vc usa 3g 4g ou no meu caso nos EUA e 4g LTE E JA EXISTE 4G LTE-A " ADVENCE" E O S5 QUE VAI SAIR EM FEVEREIRO JA VAI SAIR PRONTO PARA 5G EU ESTOU ESPERANDO PARA VER SE EGO O NOTE 3 OU S5 .

  • Antonio Junior
    2013-10-16T12:14:21  

    Alguém pode me ajudar? Tenho um iphone 4s e a bateria não chega ao fim do dia, mesmo seguindo todas as dicas de diversos sites para reduzir funções que consomem a mesma (atualizações, push, paralaxe, 3g, luminosidade, siri, gps e muitas outras.) Comprei até apps que dizem ajudar a melhorar o consumo. Quero comprar um novo smartphone bom, mas que possua boa bateria também. Alguém sabe me dizer se a autonomia da bateria do galaxy é melhor que o iphone? É a mesma coisa? Melhor saber das experiências de usuários por aqui do que pesquisar em sites que nunca passam a realidade total.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2013-10-16T12:14:21  

      A bateria do galaxy creio que seja mais duravel significadamente, tipo se o do Iphone dura 10 horas, o do galaxy dura +- 17/18, creio que seja dessa maneira que citei...

  • Thiago Pomkerner
    2013-10-16T11:12:49

    A traseira do Note 3 não é de couro.. é de plastico que tem textura imitando couro, mas é plástico.

  • Miguel Jr
    2013-10-16T14:14:28  

    Comparativo sem sentido para dois gadgets com funções diferentes. O S3 é mais recente, portanto leva vantagem em vários quesitos. Considero o S4 excelente opção por ter mais de 6 meses de janela entre o lançamento dos dois e se manter com um hardware super atual. Obviamente o S5 levará vantagem em vários aspectos em relação ao Note 3... Questão lógica!

    recentes

    populares

    • Miguel Jr
      2013-10-16T14:14:28  

      Ou seja, pra comparar smarts eles precisam ser lançados na mesma semana?!

  • Gustavo Volpe
    2013-10-16T11:24:40

    Dois nichos diferentes. Dois aparelhos diferentes. Que comparação sem sentido, meu deus!

  • Lucão
    2013-10-16T10:46:28

    Nada a ver essa comparação, pelo amor

  • Wagner Barros
    2013-10-16T10:43:39

    Tenho o note2 e é sensacional, imagina esse note3!

  • Rogério Formenton
    2013-10-16T08:57:05  

    "Já o note 3 tem traseira em couro"... COURO ONDE?! É plástico!!! Só a skin é de couro, pra enganar trouxas! Já vi um vídeo review do Note 3, onde a pessoa retira a tampa traseira e fica entortando para testar a resistência... e sim caros leitores, É PLASTICÃO! UHAUHAUHA!!

    recentes

    populares

    • Rogério Formenton
      2013-10-16T08:57:05  

      Ele deve ser igual meu Jiayu, que tem a tampa traseira revestida com borracha...

    recentes

    populares

    • Rogério Formenton
      2013-10-16T08:57:05  

      mas e o hardware? quem desbanca o note 3?

  • Rodrigo Silva
    2013-10-16T09:56:36  

    Deviam comparar é o NOTE 3 com o novo foblet da Nokia, o Lumia 1520,

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-10-16T09:56:36  

      De booua ;D

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-10-16T09:56:36  

      Rodrigo Silva Eu li sim, o que estou dizendo é que as próprias fabricantes não adotam essa nomenclatura, que foi inventada pela mídia. E pode ser Phablet, fablet ou foblet... estão todos "corretos", porém errados, pois na verdade se trata de um smartphone.

  • Victor Silva
    2013-10-16T08:29:07

    Não acham covardia* comparar um aparelho lançado a mais de 6 meses com um que foi lançado recentemente? E que são categorias diferentes ?

  • Anonimo Nome
    2013-10-16T11:36:01  

    Esses dias fui para um parque aquático e havia diversos casais filmando os filhos e tirando fotos com tablets (7 pol) e smartphones grandes, então eu percebi que as pessoas não estão ligando muito pra essa questão de tamanho.

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-10-16T11:36:01  

      Eu fiz o "teste do bolso" com o Note 2 de um amigo hoje, e ficou de boa. Não é tão exagerado como eu pensei.

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-10-16T11:36:01  

      Matheus Loureiro bom, depende do bolso né? e outra, conheço pessoas que usam galaxy Note no bolso e não tem problemas...

  • Thiago Mascarenhas
    2013-10-16T10:45:23  

    Brasileiro é triste, Note 3 ta 2.899,00 ai neguin vai pega cartão emprestado divide em 12 vezes e deixa de pagar o cartão e o amg fica com o nome sujo, prefiro meu Razr que custa R$ 1.200,00 e faz qs td q um s4 faz.

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2013-10-16T10:45:23  

      Triste é vc cuidando da vida das pessoas... cada um compra o que quer e de endivida do jeito que quer... tá loko...

  • Edivan Aquino
    2013-10-16T12:32:49  

    Agora outra comparação: TV Ultra-HD 80" sony ou Note 3? Chamar um aparelho de quase 6 polegadas de celular ta de sacanagem..

    recentes

    populares

    • Edivan Aquino
      2013-10-16T12:32:49  

      agora uma comparação, a mãe do Edivan ou uma Jumenta?

    recentes

    populares

    • Edivan Aquino
      2013-10-16T12:32:49  

      Wendel Brito nops, tenho um Xperia Arc S 4.3". E o que você entende por celular? Qualquer aparelho que faz ligação e é móvel? Se for assim, um notebook é um celular, so ter programas compatíveis com ligações.

  • Leonardo Poliva
    2013-10-16T11:22:44  

    Não troco meu HTC One por nenhum desses dois!

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2013-10-16T11:22:44  

      O melhor daqui é sabe que o povo é acéfalo!

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2013-10-16T11:22:44  

      cara sou fan da htc mas o note 3 e muito muito melhor tenho htc desde 2009 com o EVO 4G que foi o primeiro a bater o iphone tive tb o evo 3d e o EVO LTE mas a partir de agora so quero phone que tenha bateria removivel pq se de pau vc compra uma baratinha uns $15 nos sites e pronto ta novo pq o EVO LTE E MESMO SISTEMA DO IPHONE E PUTS NAO GOSTEI DE TER A BATERIA NO CELL SEM REMOVER SE VC ESQUECER DE CARREGAR JA ERA .

  • Bernardo Amaral
    2013-10-16T10:13:49

    Alguém tem dúvida que o Note 3 é o melhor celular do mundo disparado? Quem é iphone 5s?