29/10/2013 07h10 - Atualizado em 29/10/2013 07h10

Os melhores programas para usar com a webcam em computadores Windows

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Conversar via webcam é um dos meios mais práticos para resolver assuntos de trabalho, fazer reuniões, conversar com parentes distantes ou apenas se divertir. Alguns programas ajudam a tornar as conversas mais agradáveis com diferentes opções de filtros, molduras animadas entre outros recursos. Há também outros aplicativos que usam a câmera do seu desktop ou notebook para monitorar o local onde está o seu computador e até a sua casa.

Veja a lista que o TechTudo preparou com os melhores programas para a sua webcam compatíveis com o Windows e veja quais deles são gratuitos ou grátis para testar.

1) ManyCam

Com o ManyCam a webcam pode ser usada com vários programas ao mesmo tempo. O aplicativo insere efeitos e molduras às imagens (Foto: Reprodução/YouTube)Com o ManyCam é possível usar a webcam com vários programas simultâneos (Foto: Reprodução/YouTube)

 

O ManyCam permite o uso da webcam em vários aplicativos ao mesmo tempo. O programa replica o sinal da câmera em diferentes softwares como Skype, Yahoo, Paltalk e CamFrog, YouTube, Justin.TV, Ustream entre outros. A interface possui botão iniciar que abre um menu com opções de configuração de vídeo e áudio para a imagem que será reproduzida neles.

Por meio destas configurações o usuário pode inserir músicas e efeitos como o "cartoon eyes", que simula traços de desenho animado; ou então usar filtros, transições, fontes e molduras. Todas as alterações podem ser vistas em miniaturas antes de serem salvas.

As configurações permitem ajuste do balanço de cor. A versão mais recente, lançada em outubro de 2013, corrigiu falhas e trouxe efeitos de Halloween para aplicação nas imagens.

2) Camfrog Video Chat

Até 1 mil pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo nas conversas por vídeo do CamFrog (Foto: Reprodução/CamFrog)Até mil pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo com o CamFrog (Foto: Reprodução/CamFrog)

 

O CamFrog é uma ferramenta de chat de vídeo que permite o envio de áudio, mensagem de texto e troca de arquivos durante uma convers. Após o download, é preciso se cadastrar no serviço e entrar com nome de usuário e senha, como se fosse uma rede social. O sistema permite ficar invisível enquanto está logado à rede e mostra a lista de contatos, salas de bate-papo – você pode criar novas e protegê-las com senha – e opções de envio de SMS.

É possível também procurar outros usuários e salas de chat de vídeo. Cada sessão de chat de vídeo pode ser acessada por até mil pessoas simultaneamente, numa grande conferência. Entre as configurações está o ajuste do tamanho da lista de contatos e filtro de nicknames.

3) CyberLink YouCam

Com o CyberLink YouCam você captura imagens, insere molduras e outras animações em suas imagens (Foto: Reprodução/Karla Soares)O CyberLink YouCam captura imagens, insere molduras e outras animações (Foto: Reprodução/Karla Soares)

 

Em comum com o ManyCam e CamFrog, o CyberLink YouCam possui filtros e efeitos para enriquecer as imagens geradas pela webcam. A ferramenta vai além ao incluir a gravação de imagens em HD e o dispositivo TrueTheater que aumenta a qualidade do que é exibido.

A função Video Surveillance (vídeo vigilância, em português) permite acionar a gravação por detecção de movimento na frente da câmera. Já a função Face Login, que usa a tecnologia de detecção facial para acessar o PC, só funciona com o Internet Explorer. O programa é gratuito para teste por 15 dias e pode ser usado para monitorar o local onde fica o seu PC.

4) WebCam Monitor

O WebCam Monitor transforma a câmera do desktop ou notebook em uma central de vigilância que pode ser acessada remotamente (Foto: Reprodução/WebCam Monitor)O WebCam Monitor transforma a câmera do desktop ou notebook em uma central de vigilância que pode ser acessada remotamente (Foto: Reprodução/WebCam Monitor)

 

O WebCam Monitor possibilita o uso da webcam como um sistema de vídeo monitoramento que pode ser acessado de casa ou do trabalho. O programa gerencia múltiplas webcams ao mesmo tempo e possui suporte para detecção de sons e presença, além de zoom digital. Pode funcionar como uma central de câmeras de segurança quando há várias conectadas.

Quando um intruso é detectado, o aplicativo pode emitir alarmes, enviar e-mails alertando sobre a "invasão" e fazer upload das imagens para um servidor de FTP previamente configurado. O programa é gratuito para teste com limite de gravação de duas horas e adição de marca d’água nas imagens. Após o período de teste, o WebCam Monitor cobra o acesso.

5) GorMedia Webcam Software Suite

GIFs animados, molduras para fotos e efeitos engraçados são os diferenciais do GorMedia Webcam Software Suite (Foto: Reprodução/GorMedia Webcam Software)GIFs animados, molduras para fotos e efeitos engraçados são os diferenciais do GorMedia Webcam Software Suite (Foto: Reprodução/GorMedia Webcam Software)

 

Com o GorMedia Webcam Software Suite é possível acessar a webcam em múltiplos aplicativos como Skype, ICQ, CamFrog, AIM e Windows Live Messenger ao mesmo tempo.

Ele também adiciona webcam virtual aos contatos que não possuem o dispositivo enquanto você conversa com eles. O programa oferece ainda suporte HD para os efeitos, filtros, molduras animadas, além de gravar o áudio em MP3 e transforma as fotos em GIFs.

Sabe onde baixar o driver da webcam? Veja no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares