Video game

18/10/2013 13h49 - Atualizado em 13/11/2013 15h17

PlayStation 4: conheça alternativas para comprar o console mais barato

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O PS4 teve seu preço para o mercado brasileiro anunciado nesta quinta-feira (17) pela Sony. O console chegará às lojas daqui custando surpreendentes R$ 3.999, valor quase duas vezes maior do que o Xbox One (R$ 2.200). Sendo assim, o TechTudo pesquisou alternativas para quem quiser comprar o console pagando menos que o valor anunciado para o Brasil.

Confira a reação dos internautas brasileiros ao anúncio do preço do PlayStation 4.

PS4 preço 4 mil (Foto: Reprodução / TechTudo)PS4 será vendido no Brasil por R$ 4 mil (Foto: Reprodução)

Viajando para os Estados Unidos

A primeira forma alternativa de comprar um PS4 não é a mais barata, mas pode ser a mais divertida – e ainda assim mais em conta que o preço do videogame no Brasil. Veja o que seria preciso (e quanto custaria) para ir aos Estados Unidos e trazer o console na bagagem:

1) Tirar passaporte

O valor atual para um passaporte novo é de R$ 156,07 e todo o processo leva de 30 a 60 dias para ser finalizado. Veja a documentação necessária no site da Polícia Federal;

2) Conseguir visto de entrada nos Estados Unidos

Custa hoje US$ 160 (R$ 345). Veja o que é preciso no site da embaixada americana. O processo todo leva cerca de 30 dias e exige o passaporte para ser finalizado, mas nada impede que você comece o processo pouco antes de estar com o passaporte em mãos;

3) Comprar passagem de ida e volta

Valor de passagens de ida e volta para Miami. (Foto: Techtudo) (Foto: Valor de passagens de ida e volta para Miami. (Foto: Techtudo))Valor de passagens de ida e volta para Miami. (Foto: Reprodução)

O lançamento do PS4 nos Estados Unidos é dia 15 de Novembro. Como é feriado no Brasil, as passagens costumam ser um pouco mais caras. Por isso fizemos uma pesquisa agendando a passagem para Miami partindo dia 18 de novembro e retornando dois dias depois, ambas pela Gol. Como pode ser visto na imagem abaixo, o valor total das passagens, já com as taxas, é de R$ 2.129,71.

Duas diárias em Miami para o período da viagem. (Foto: Techtudo)Duas diárias em Miami para o período da viagem
(Foto: Reprodução)

4) Hospedagem

Nossa pesquisa considerou dois dias de intervalo entre a ida e a volta, ou seja, serão duas noites em Miami. Na imagem ao lado um hotel cobra R$ 243 já com as taxas.

5) Alimentação

Segundo o site Numbeo o custo médio de uma refeição em Miami é de cerca de US$ 15 (cerca de R$ 34 já contando com os 6,38% de IOF cobrado pelo gasto em moeda estrangeira). Como serão 6 refeições no exterior durante os 2 dias de viagem, o total daria R$ 204. Contabilizando mais três refeições feitas no Brasil durante a viagem, e cada uma a R$ 20, o total daria R$ 264 em refeições.

6) PlayStation 4

O console nos Estados Unidos está sendo vendido por US$ 399 que, convertidos, totalizariam R$ 861,48. Adicionando o valor do IOF de 6,38% seriam gastos R$ 916,44. Para compras de até US$ 500 não é necessário pagar os 60% de imposto de importação quando você está viajando para outro país. Só será necessário prestar atenção se as lojas dos Estados Unidos estarão com consoles em estoque, já que as grandes redes dizem não ter mais PS4 para o lançamento e semanas seguintes.

O total da viagem com todos os gastos daria R$ 4.053,78, cerca de R$ 50 a mais do que o valor cobrado pela Sony no Brasil. Mas note que deixamos uma bela gordura que os mais sovinas poderiam queimar. Por exemplo, provavelmente você conseguiria gastar bem menos do que R$ 268 em alimentação ou poderia ainda dormir apenas uma noite nos Estados Unidos, diminuindo o gasto com as diárias e alimentação - e este dinheiro poderia ser investido em um ou dois jogos para a plataforma, por exemplo. Ou seja, seria possível ir e voltar dos Estados Unidos com um PS4 na bagagem pagando o mesmo valor do console vendido no Brasil.

Comprando online

Diversos sites americanos realizam entregas para o Brasil. Como dito acima, o PlayStation 4 custa US$ 399 nos Estados Unidos, mas algumas taxas deverão ser pagas: frete, imposto de importação de 60% e IOF.

Playstation 4 nas lojas online americanas estão difíceis de ser encontrados. (Foto: Techtudo)Playstation 4 nas lojas online americanas estão difíceis de ser encontrados. (Foto: Reprodução / Techtudo)

O frete pode variar bastante dependendo do tipo de entrega solicitada. As mais em conta dificilmente saem por menos de US$ 50 devido ao tamanho e peso do videogame. Isso nos daria US$ 450 de despesa total, aproximadamente R$ 972. Além disso, ao usar o cartão de crédito, o comprador terá de pagar o IOF de 6,38%, ou seja, R$ 62. Ainda é preciso pagar o imposto de importação devido à Receita Federal, e o valor cobrado seria de R$ 583.

Somando tudo: R$ 972 (PS4 e frete) + R$ 62 (IOF) + R$ 583 (60% de imposto) = R$ 1.617. Ou seja, menos da metade do preço praticado pela Sony no Brasil.

Comprando com importadoras

Outra possibilidade é comprar diretamente com importadoras, que são empresas especializadas em trazer produtos do exterior. Elas geralmente cobram taxas que variam entre 20% e 50% do valor do produto. Fizemos a simulação no site RAShop, que está cobrando US$ 499 pelo PlayStation 4 mais US$ 50 de frete (totalizando R$ 1.188). Da mesma forma que comprando em uma loja virtual americana, a chance de ser taxado é grande.

Teríamos então a seguinte conta: R$ 1.188 (PS4 e frete) + R$ 713 (60% de imposto) + R$ 75 (IOF) = R$ 1.976.

Valor do PS4 se comprado em uma empresa de importação. (Foto: Techtudo)Valor do PS4 se comprado em uma empresa de importação. (Foto: Reprodução / Techtudo)

Algumas empresas oferecem a opção de comprar o console já em reais, o que eliminaria a cobrança de IOF. Nesse mesmo site o valor em reais do console mais frete seria de 1.459,65. Com o imposto de importação o valor total seria de R$ 2335,44.

Conclusão

Logo, o entendimento mais óbvio é a de que o preço do Playstation 4 anunciado pela Sony é extremamente abusivo, principalmente quando comparado com seu maior concorrente, o Xbox One, que nos Estados Unidos é US$ 100 mais caro, mas aqui no Brasil custa R$ 1.800 a menos que o videogame da Sony.

Infelizmente a melhor opção será a importação e neste caso o consumidor é o único que perde. A Sony continuará vendendo, e o governo receberá o imposto de importação. O jogador, por sua vez, terá que pagar o videogame em uma única parcela, poderá ter dificuldades para utilizar a garantia em caso de defeitos e terá bastante trabalho para conseguir um PlayStation 4. Uma pena.

OBS: Usamos nesta matéria a cotação de R$ 2,15 para US$ 1.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Franklin Sousa
    2013-10-19T01:11:34  

    Maioria da negada que tá reclamando que é caro é pq os PAIS não tem grana pra comprar... levanta essa bunda gorda da cadeira e vai trabalhar pra comprar.

    recentes

    populares

    • Franklin Sousa
      2013-10-19T01:11:34  

      Cara.. que conversa mais ridícula, alem disso que você falou e pode até ser verdade, existem outros fatores muito mais importantes e que criou essa "revolta". O cara pode até ser milionário e comprar o PS4, mas estará sendo roubado da mesma forma, é trouxa... quem pagar 4 mil em um PS4 é trouxa, porque com 4k da pra montar um PC de alta performasse com tecnologia SLI ( se não sabe o que é procura no Google ). Será bem melhor que qualquer console dessa nova geração, e é isso que vou fazer.

    recentes

    populares

    • Franklin Sousa
      2013-10-19T01:11:34  

      Sustento minha família, e acho o PS4 caríssimo! Vou para M$...

  • Arley Fonseca
    2013-10-18T14:01:22  

    acredito que a melhor opção seja.... comprar um xbox one. e acreditem se quiser, sou fan boy da sony (ou era....).

    recentes

    populares

    • Arley Fonseca
      2013-10-18T14:01:22  

      O Play4 humilha o SATANÁS

    recentes

    populares

    • Arley Fonseca
      2013-10-18T14:01:22  

      Hoje tenho o ps4 e graças a deus não comprei o Xbox one! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Clayton Galante
    2013-10-25T10:21:50  

    é bem melhor viajar conhecer os USA e ainda dar risadas da cara deles por não estar pagando o preço abusivo

    recentes

    populares

    • Clayton Galante
      2013-10-25T10:21:50  

      Só o DINDIN q vc gasta lá da para comprar o console e alguns jogos!

  • Francisco Moura
    2013-10-18T17:08:06  

    Galera, em resposta a esse abuso e ao tamanho desrespeito com o povo brasileiro gostaria de começar uma campanha bem simples. A PARTIR DE AGORA NOS BRASILEIROS NÃO COMPRAREMOS NADA, ABSULUTAMENTE NADA QUE TENHA A MARCA SONY.

    recentes

    populares

    • Francisco Moura
      2013-10-18T17:08:06  

      Isso tem cheiro de faboy da Xone!!

  • Eduardo Conceição
    2013-10-18T18:24:42  

    Povo não tem amor próprio mesmo. A Sony manda um choriço para cá e nego ainda discutindo a "melhor forma de se comprar um". A melhor forma é não comprar e pegar um XONE, simples assim. Um pouco de amor próprio não faz mal a ninguém.

    recentes

    populares

    • Eduardo Conceição
      2013-10-18T18:24:42  

      sinto cheiro de fanbosta do xbomba...

    recentes

    populares

    • Eduardo Conceição
      2013-10-18T18:24:42  

      Raphael Se vc sente imagine eu, isso aqui fede a Sonysta mimizento. Ainda tem os que fedem mais querendo dizer que a culpa é do governo, ok, explica o preço do Xone então.

  • Marcio Maciel
    2013-10-18T18:33:01

    so ninguem compra mas tem sempre os boyzinho troxa que vai compra.

  • Edson Bueno
    2013-10-18T18:03:50

    Papai Noel vai ter que vender trenó para atender pedidos de PS4!

  • Jhonny Ferrari
    2013-10-18T17:27:04

    moro ah 3 horas do paraguai gasto 120 reais de gasolina vou comprar la, e passo escondido com ele dentro do carro pq a fiscalizaçao eh fraca

  • Guilherme Augusto
    2013-10-18T16:48:16  

    vou para MIAMI (EUA) comprar o meu... kkk

    recentes

    populares

    • Guilherme Augusto
      2013-10-18T16:48:16  

      que bom que vc avisou que era nos EUA kkk

  • Eduardo Costa
    2013-10-18T16:37:35  

    Mais uma reportagem comprada!! A sony agora vai pagar os sites pra falar que o preço é justo!! Engraçado que o valor do jogo não sofre esse aumento todo!! Por que será?? não tem tributo nos jogos?? Um jogo dos ps4 aqui, não vai custar 4x que o preço dos EUA. é muita cara de pau da sony!!! Sony + governo juntinhos!!! O meu vai sair por menos de 400 dolares, pois vou pegar em maio, já copm corte no preço!!! Isso sempre acontece!! e o melhor, isento de taxas... não vai 1 centavo pro governo!! trouxa compra aqui!! em 24x no ponto frio!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-10-18T16:37:35  

      que louco que voce e serio msm !! entao todas as outras marcas que vem de fora estao juntos com o governo?? pq tudo que vem de fora triplica o preço !!

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-10-18T16:37:35  

      Maldita inclusão digital...

  • Washington Ferreira
    2013-10-18T16:09:33  

    E o Paraguai ????

    recentes

    populares

    • Washington Ferreira
      2013-10-18T16:09:33  

      No Paraguai tambem vai ser caro,,os caras das lojas querer ganhar dinheiro.

    recentes

    populares

    • Washington Ferreira
      2013-10-18T16:09:33  

      Estive la mês passado , já tem loja anunciando ele por 450 dólares !!!!

  • Wagner Cassini
    2013-10-18T18:28:16  

    e no paraguay não sairia mais em conta???

    recentes

    populares

    • Wagner Cassini
      2013-10-18T18:28:16  

      ou talvez no Panamá

  • Antonio Menezes
    2013-10-19T06:49:25  

    hahahaha estou de boa só esperando minhas colegas da faculdade de direito(ufrgs)viajarem de férias pra miami em dezembro e voltarem no final do mês do com o meu ps4 na mala. sorte de uns.... AZAR de outros.

    recentes

    populares

    • Antonio Menezes
      2013-10-19T06:49:25  

      Tonhão trabalhar como estagiário de segunda a sexta não é onda nenhuma kkkkkk

    recentes

    populares

    • Antonio Menezes
      2013-10-19T06:49:25  

      O cara é estagiário e deve ser em secretariado ainda, hahaha fica vendo papel e arrumando a mala do chefe

  • Luciano Luz
    2013-10-18T17:25:03

    Imagina a Lojas Americanas pagam 60% de importação, chega aqui tem que pagar mais 60% de ICMS, FGTS, ISS, GRU, IPTU, (tudo pro Governo comprar os votos com Bolsa Familia, Bolsa Gás, Bolsa Bolsa), e eles vão vender a quanto. O melhor é a aproveitar que já está em Miami e ficar por lá mesmo rsrsrsr!

  • Saheed Adeyemi
    2013-10-18T22:30:15  

    Na verdade, olhando por um lado bem pratico toda essa situação, me da ainda mais orgulho a Sony. Do meu ponto de vista, a Sony deve ter recorrido ao governo federal um pedido para abaixar os valores de impostos, já que o governo é corrupto e ganancioso com certeza não aprovou nenhuma redução, por sua vez o que a Sony fez? Se não vai por bem vai por mal, colocaram um preço altíssimo para obrigar justamente isso. Importação. O governo perde e a Sony ganha de qualquer forma. Ela apenas direcionou o consumidor a comprar o produto fora! Well played Sony!

    recentes

    populares

    • Saheed Adeyemi
      2013-10-18T22:30:15  

      Essa foi a primeira coisa que eu pensei quando anunciaram o preço!

    recentes

    populares

    • Saheed Adeyemi
      2013-10-18T22:30:15  

      Velho, importar em inicio de geração é pedir pra morrer, e se der algum problema, de onde virão as peças? e quanto sairá o conserto? existe alguma loja que dê garantia no produto aqui no brasil? ( se tiver me indica) e outra, vai pagar $1000,00 na bucha? creio que o PS4K vai ficar pra aquele consumidor que não tem pena do seu dinheiro, ou tem o mesmo sobrando... eu que ganho R$ 1500,00 não compro nem a pau por este valor, importado ou não, é o ps4 ou a parcela do meu carro :)

  • Cristiano Chagas
    2013-11-11T20:04:45

    Dizem que o preço no BRASIL vai chegar por R$ 1.999,00....Será verdade???

  • Clayton Galante
    2013-10-30T15:00:05

    agora sim abaixarão o preço 1.489,90 vc já compra seu PS4

  • Rubens Rosa
    2013-10-18T23:58:38

    faltou o velho e bom paraguay, kkkkkkk até de carro dá pra ir, kkkkk

  • Fabiano Alves
    2013-10-18T18:24:40  

    o preço do ps4 não torna o x box one barato.

    recentes

    populares

    • Fabiano Alves
      2013-10-18T18:24:40  

      Fabiano concordo com você mas com certeza a microsoft ta rindo a toa.

  • Leonardo Souto
    2013-10-19T09:08:35

    Vai Corinthians !

  • Joao Andrade
    2013-10-19T08:11:43

    É só ninguém comprar, quando começar a ficar encalhado nas estantes das lojas, quero ver se não vão baixar o preço. Consumidor brasileiro tem que deixar de aceitar tudo, vamos boicotar.

  • Luiz Souza
    2013-10-18T15:32:01

    Outra maneira de comprar mais barato seria no posto Ipiranga

  • Robson Casagrande
    2013-10-19T08:51:01  

    A maioria que comenta aqui nao tem dinheiro nem pra comprar um jogo de 170 Reais. Imaginem comprar um XBone de 2200 Reais ou um PS4 de 4 mil Reais.kkkkkkkkkkkk Pra ir pros USA vc tem que tirar um Visto,somente quem ganha acima de 3 mil Reais por Mes consegue o Visto e olhe la.

    recentes

    populares

    • Robson Casagrande
      2013-10-19T08:51:01  

      Oh my God! shut up man!

    recentes

    populares

    • Robson Casagrande
      2013-10-19T08:51:01  

      IRMÃO TU TA CHAPADÃO, NÃO SABE NEM O QUE TA ESCREVENDO, SE MATA QUE É MELHOR.

  • Arthur Souza
    2013-10-19T07:40:13  

    Prefiro comprar um fusca --'

    recentes

    populares

    • Arthur Souza
      2013-10-19T07:40:13  

      kkkkkkkkkk essa foi boa mano,bem pensado.

  • Jones
    2013-10-20T11:54:46

    Que matéria retardada!