23/10/2013 07h15 - Atualizado em 23/10/2013 08h50

Conheça pulseira que promete substituir o ar condicionado

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Estudantes de engenharia Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram o Wristify, um projeto que busca reduzir o consumo de energia de maneira curiosa. Trata-se de uma pulseira térmica capaz de alterar a temperatura corporal dos seus usuários. O dispositivo seria capaz de não só resfriar como também aquecer todo o corpo humano.

Pulseira promete substituir o ar condicionado; Entenda (Foto: Reprodução/BostInno)Pulseira promete substituir o ar condicionado; entenda (Foto: Reprodução/BostInno)

Desenvolvido por quatro estudantes, a pulseira Wristify direciona pulsos com ondas quentes ou frias direto para o pulso dos usuários, alterando assim, a temperatura de seus corpos. Os criadores dizem que o intuito do projeto é reduzir o consumo de energia com sistemas de ar condicionados de grandes edifícios do Estados Unidos.

A ideia do dispositivo passa por uma importante descoberta. Segundo um estudo realizado pelos quatro estudantes, a pele humana é muito sensível a rápidas alterações de temperatura. Eles descobriram que, mesmo enviando ondas a uma pequena área, elas poderiam afetar todo o corpo.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

“Atualmente, os prédios dos Estados Unidos utilizam uma quantidade incrível de energia para suprir seus sistemas de ar condicionado. Na verdade, eles representam cerca de 16,5% de todo o consumo de energia primária do país. Queremos reduzir este número, mantendo o conforto térmico individual.”, disse Sam Shames, um dos inventores da pulseira.

Depois de passar por 15 protótipos, a equipe chegou à versão atual do produto, que é muito parecida com um relógio de pulso. Os sensores utilizados no dispositivo conseguem obter uma taxa de variação de temperatura de até 0,4 °C por segundo. O projeto foi premiado em um concurso do MIT com US$ 10 mil (cerca de R$ 22 mil), dinheiro que a equipe pretende utilizar para aprimorar o projeto na esperança de comercializá-lo mundialmente em breve.

Via PSFK

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Moacir Junior
    2013-10-23T10:45:54  

    Nossa, como sao esperto, conseguiram deduzir isso sozinhos ?????? A ideia do dispositivo é boa, mas a de que refrigerar o pulso refrigera o corpor todo, MAS EH CLARO, nunca devem ter ido na psicina ou no mar, e molhar os pulsos e a testa pro corpos acostumar mais rapido com a temperatura da agua.... o sangue faz o trabalho... ME DEUS..... GENIOS....

    recentes

    populares

    • Moacir Junior
      2013-10-23T10:45:54  

      /\ ele é ignorante e idiota igual a vc Fermino

    recentes

    populares

    • Moacir Junior
      2013-10-23T10:45:54  

      Cambada de MIToroso

  • RENATO BARRETO
    2013-10-23T08:53:21  

    No Brasil quando este produto chegar a ser comercializado, será num preço estratosférico, aqui tudo custa mais que o dobro do preço. Um bom exemplo é o novo PS4.

    recentes

    populares

    • RENATO BARRETO
      2013-10-23T08:53:21  

      Silvio Silva Ih! tá de bobeira, vai ser o décuplo...rsrs

    recentes

    populares

    • RENATO BARRETO
      2013-10-23T08:53:21  

      Vinicius Guimarães Sim concordo, mais acredito que nunca irá ficar com um preço próximo ao de lá.

  • Leon Derenu
    2013-10-23T13:57:10  

    O que tem de tao incrivel nisso? Eles so colocaram um peltier na pulseira de um relogio. Eu faco essa mesma porcaria em poucos segundos. Para quem nao sabe, peltier e um dispositivo semi condutor que ao aplicar tensao ele transfere calor de um lado para o outro.

    recentes

    populares

    • Leon Derenu
      2013-10-23T13:57:10  

      A tecnologia já é conhecida a muito tempo. O mérito da questão é a ideia e a execução.

    recentes

    populares

    • Leon Derenu
      2013-10-23T13:57:10  

      O sistema Peltier eu tenho num pequena adega refrigerada, sem o uso de compressores. É, realmente, muito interessante. Mas, no caso, valeu a boa idéia de usá-la para manter regrigerados, não os vinhos, mas as pessoas.

  • Júlio Garcia
    2013-10-23T13:47:57  

    Fico boquiaberto lendo esses comentários... nunca vi tanto impecil juntos num lugar só!

    recentes

    populares

    • Júlio Garcia
      2013-10-23T13:47:57  

      também acho muita impecibilidade juntas.

    recentes

    populares

    • Júlio Garcia
      2013-10-23T13:47:57  

      REALMENTE JÚLIO, SEU JUMENTO!

  • Junior
    2013-10-23T16:53:57  

    Não entendi a lógica desse aparelho. A temperatura do corpo humano é mantida estável por mecanismos próprios. O que gera a sensação de calor ou frio é a temperatura do ambiente. Se vc "resfriar" o corpo do indivíduo, vai aumentar a sensação de calor (corpo frio num ambiente quente) e da mesma forma o contrário. E quanto seria necessário "aquecer" uma pessoa para que ela se sentisse confortável num ambiente muito quente? Isso seria fisiológico? (saudável?)

    recentes

    populares

    • Junior
      2013-10-23T16:53:57  

      Na verdade o frio fisicamente não existe, ou você ganha calor ou perde. Provavelmente a pulseira faz o organismo reagir rapidamente à uma rápida mudança de temperatura, fazendo o mesmo produzir menos ou mais calor.

  • Adilson Silva
    2013-12-07T08:55:50

    Quero uma pulseira desta para pedalar sem transpirar muito.

  • Jonas
    2014-01-20T08:49:37

    A corporação aceitaria alguns desses, afinal policiais não aceitam mais passar tanto calor combatendo o crime bravamente, se os companheiros de carazinho estivessem com isso talvez não tivessem alvejado os cães, mas como estava quente eles mataram geral os cachorros.

  • Jorge Yanez
    2013-10-23T12:11:54  

    vou por uns 20 na minha sogra e congelar ela até uns 50 graus negativos, que acham

    recentes

    populares

    • Jorge Yanez
      2013-10-23T12:11:54  

      kkkkkkk tadinha cara, nem fala isso.

  • Jauro Melo
    2014-01-19T20:51:51

    SE VOCES BRASILEIROS, ENTRAR NO SITE EM INGLES ONDE FALA DESTA PULCEIRA... VOCES NAO VAO VER NENHUM COMENTARIOS IDIOTAS. OS AMERICANOS ELES FAZEM PERGUNTAS, ELOGIA E INCENTIVA OS ESTUDANTES.O SITE NAO ACEITA COMENTARIOS IDIOTAS NAO.

  • Marcio Souza
    2013-12-05T14:14:44

    Na roça nois usava gelo drento duma meia amarrada no purso.

  • Davyd Bertuzzo
    2013-11-25T14:37:39

    Aqui em Palmas isso iria pegar bem...

  • Suzana Oliveira
    2013-10-23T10:58:29  

    Seria lindo isso em Cuiabá!

    recentes

    populares

    • Suzana Oliveira
      2013-10-23T10:58:29  

      Acho que o Wilson está tentando bolinar a Suzana.

    recentes

    populares

    • Suzana Oliveira
      2013-10-23T10:58:29  

      Acho que não daria certo aqui em Cuiabá não, melhor andar com uma barra de gelo.

  • Delcinon Santos
    2013-10-23T21:05:06  

    Sim, em um grande prédio no EUA vc vai colocar pulseiras em todo mundo, e os aparelhos eletrônicos ? Como computadores q precisam de refrigeração também, ficam como? põe pulseiras também?

    recentes

    populares

    • Delcinon Santos
      2013-10-23T21:05:06  

      Acho que isso foi apenas uma desculpa para lançarem a moda da pulseira!!! concerteza vai ser pro "Povão" principalmente porque lá todos tem acesso a praticamente tudo!!!

    recentes

    populares

    • Delcinon Santos
      2013-10-23T21:05:06  

      os processadores serão equipados com nitrogênio liquido no futuro.

  • Flavio Machado
    2013-10-23T17:39:16  

    Muito interessante. O problema é que o ar condicionado não serve só para as pessoas, mas para manter todo o ambiente numa temperatura ideal para os equipamentos da empresa também. Então não acredito que vá substituir tão fácil os aparelhos de ar condicionado dos prédios.

    recentes

    populares

    • Flavio Machado
      2013-10-23T17:39:16  

      Se você está falando de servidores, estes precisam de uma temperatura bem abaixo da que seria agradável para a gente. Por isso ficam em salas isoladas e não compartilham do mesmo ar condicionado que as pessoas.

  • Leonardo Braga
    2013-10-23T18:29:59  

    Ah! Legal! Então vou poder passear pelo polo norte e polo sul, sem precisar vestir a camisa. Vou escalar as montanhas mais altas do mundo usando somente uma bermuda. Vou brincar de esconde-esconde dentro de um freezer. Quanto custa esta pulseira? Acho que vou comprar duas!

    recentes

    populares

    • Leonardo Braga
      2013-10-23T18:29:59  

      É interessante isso que vc mencionou. Se isso esquentar o corpo, pode ser que pessoas possam viver e até construir várias cidades no polo norte. Interessante esse ponto de vista.

    recentes

    populares

    • Leonardo Braga
      2013-10-23T18:29:59  

      Sim, se ela de fato te aquecer, você poderá fazer tudo isso. Roupa serve pra isso, manter a temperatura do corpo. A pergunta é se será de baixo custo energético individual, mas creio que sim. No entanto, se ele funcionar apenas para aquecer ou resfriar a pele mas não for suficiente para fazê-lo no sangue, atuando assim mais na sensação térmica do que na manutenção da temperatura corpórea, então não, você não poderá aplicar às situações propostas.

  • Henrique Barros
    2013-10-23T10:40:26  

    revolução no mundo gay ... todo mundo fresquinho !!!!

    recentes

    populares

    • Henrique Barros
      2013-10-23T10:40:26  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Arlison Santos
    2013-10-23T08:00:41

    É o futuro *.*

  • Antonio
    2013-10-23T17:38:41  

    Enquanto isso, aqui na terrinha, o povo está tomando tiros de bala de borracha, inalando gás lacrimogênio, apanhando de cassetete, morrendo nas filas do hospitais, sendo roubado e morto pelos bandidos e etc. . . etc . . . etc . . .

    recentes

    populares

    • Antonio
      2013-10-23T17:38:41  

      Em vez de bala de borracha q meta bala real,para matar esses baderneiros...Pois protesto se faz com educação.

    recentes

    populares

    • Antonio
      2013-10-23T17:38:41  

      Cada um tem o que merece, meu caro.......

  • João Paulo
    2013-10-23T13:45:50  

    É legal e nada mais... Continuo preferindo um casaco.. mais bonito e elegante...

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2013-10-23T13:45:50  

      Homem Aranha Detectado.

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2013-10-23T13:45:50  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leila D
    2013-10-23T08:54:04  

    Nem acredito, se foram as dores de cabeça e brigas por causa de ar condicionado!!

    recentes

    populares

    • Leila D
      2013-10-23T08:54:04  

      Na empresa onde trabalho também foi parar na gerência e a calorenta pediu pra trocar de setor. Mas era absurdo o calor dela, todo mundo batendo o queixo de frio e ela reclamando de calor, levantava da cadeira dela e botava o controle no mínimo, nem falava mais nada, era como se só tivesse ela na sala. Deu vontade de mandar esta matéria pro email dela, mas tenho certeza que ela não vai levar na brincadeira! Kkkkkk...

    recentes

    populares

    • Leila D
      2013-10-23T08:54:04  

      Silvio Silva, nem é ironia nada... aqui na empresa já rolou cada quebra por conta da temperatura do ar que foi parar na gerência! Tem gente que sente mais calor que outros e aí ferra tudo...

  • Pedro Henrique
    2013-10-24T00:42:52  

    Agora vao falar q nao podem testar a pulseira em animais tb?!

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2013-10-24T00:42:52  

      Não se procupe, vai poder testar em você sim!

  • André Silva
    2013-10-23T09:51:06

    QUERIA UM PRA COLOCAR NA CERVA...

  • André Aquino
    2013-10-23T12:08:21  

    Não vejo utilidade já que você vai esfriar o corpo e o ambiente vai continuar quente, está vai se a mesma sensação de quem tem febre, vai sentir frio mas o ambiente continuará muito quente, acredito que vá é causar problemas a longo prazo.

    recentes

    populares

    • André Aquino
      2013-10-23T12:08:21  

      Emanuele Canterbury : KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • André Aquino
      2013-10-23T12:08:21  

      Emanuele Canterbury KKKKKKKKKKKKKKKK...................... A MELHOR DO DIA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.............

  • Rodrigo Santos
    2013-10-23T11:07:03

    de que adianta se isso for comercializado em são paulo, daí vem um corinthiano e leva embora junto com o resto dos seu pertences .

  • Eduardo Oliveira
    2013-10-23T10:46:41  

    Mais umas excelente ideia que não será comercializada graças ao lobby dos gigantes...

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira