04/10/2013 15h32 - Atualizado em 04/10/2013 15h32

Saiba do que o YouTube Center é capaz; conheça dez funções do plugin

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

YouTube Center é uma extensão para navegadores, disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera e Maxthon Browser – que libera dezenas de novas funções e configurações para melhorar a sua experiência no YouTube. Os recursos vão desde os mais simples, como melhorar o carregamento dos vídeos e poder baixá-los no computador, até outros mais inusitados, como o que mostra o país de origem de que faz comentários no site.

Player de vídeo do Google pode receber melhorias com o YouTubeCenter (Foto: AP)Player de vídeo do Google pode receber melhorias
com o YouTubeCenter (Foto: AP)

Veja a lista com as dez funções mais interessantes e como elas funcionam.

1) SPF

O SPF é provavelmente a função mais simples do Youtube Center e, ainda assim, uma das melhores. Ao minimizar o bandwidth – a carga de megabytes que precisa ser baixada – para reproduzir vídeos, ele acelera o carregamento, fazendo tudo fluir com mais velocidade.

No YouTube Center, o SPF já vem habilitado automaticamente, mas a função ainda está em fase de testes nos códigos do YouTube que o addon força a funcionar. Caso você queira habilitá-lo ou cancelar, basta acessar a aba “Geral” e marcar a caixinha escrita “SPF”.

SPFSPF: responsável pela aceleração do carregamento de vídeos. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

2) Country For Comments

Essa é uma função muito interessante, também. Ao habilitá-la, você passa a ver o país de origem do usuário que postou cada comentário nos vídeos do YouTube. Existem duas possibilidades diferentes: ou é mostrada uma bandeira, ou a sigla que representa a nação.

Para habilitar, entre na seção UI, localizada na tabela lateral, e depois na aba “Comentários”. Lá, você deve marcar a caixinha referente a “Habilitar País nos Comentários”. Se quiser a bandeira, habilite a opção correspondente dentro das configurações da seção UI.

CFCInserindo país no Country For Comments. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

3) Auto Resolution

Muitas pessoas já passaram pela situação, nem um pouco agradável, de estar assistindo um vídeo que fica mudando de qualidade a todo momento devido ao sistema do Youtube, responsável por selecionar automaticamente a qualidade de acordo com a sua conexão. Como nenhuma rede é 100% estável a todo o tempo, isso resulta num redimensionamento.

Essa função do YouTube Center permite que você selecione a qualidade de carregamento que será automatizada para todos os vídeos que você for ver. Se o vídeo não estiver disponível nela, ele irá carregar na mais próxima possível, porém um pouco abaixo.

Para habilitar, vá na seção “Player” e selecione a aba “Resolução”. Nela, marque a caixinha que habilita a resolução automática e, na opção logo abaixo, selecione qual você deseja.

resolução automáticaDefinindo o Auto Resolution. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

4) Dash Playback

Dash Playback é referente a forma como o vídeo é carregado. Por padrão, o Youtube usa o sistema de mesmo nome, fazendo com que o vídeo carregue por blocos. Isso significa que, se você estiver no minuto dez do vídeo e quiser voltar para o minuto cinco, terá que carregá-lo novamente.

O YouTube Center oferece a opção de desligar o Dash Playback, fazendo com que o vídeo carregue normalmente, do começo ao fim, permitindo que você vá para frente ou para trás na barra de tempo sem ter que se preocupar em carregar o conteúdo daquele trecho outra vez.

Para desligar o Dash Playback – que vem ligado por padrão no YouTube Center, vá até a aba “Geral” na seção “Player”, e desmarque a caixinha ao lado de “Reprodução Dash”.

reprodução dashAba do Dash Playback. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

5) Remove Branding Banner/ Background/ Watermark

O que essas três opções maravilhosas fazem é bastante simples: elas permitem que você simplesmente suma com a marca da’gua existente em alguns canais de vídeos do Youtube, assim como outras imagens que atrapalham a visualização do vídeo no player do Google.

Diferente de desligar as propagandas, que apesar de prático é prejudicial ao dono do vídeo por impedí-lo de receber pelos anúncios, retirar banners e marcas d'água não atrapalha ninguém – só torna a sua visualização bem mais confortável.

Para mexer nessas opções, acesse a aba “Geral” na seção “Player” (são as três últimas),  desligue e ligue conforme sua preferência. As três vêm desligadas por padrão no plugin.

tira o bannerSelecionando as três opções. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

6) Prevent Video Autoplay

Se você tem o costume de abrir dez abas de vídeos no Youtube, e depois sofre por ter que ir de uma em uma clicando em “pause” para que todas não saiam reproduzindo ao mesmo tempo, essa opção do YouTube Center pode resolver os seus problemas com os players.

Ao habilitar o PVA, todos os vídeos abertos irão pausar automaticamente – e o melhor, sem parar de carregar – até que você resolva clicar em "play". Para ligar, acesse a aba “Auto-Reprodução” na seção “Geral”, e marque a caixinha “Impedir Reprodução Automática”.

autoplayCarregando vídeos pelo Prevent Video AutoPlay. (Foto: Reprodução/YouTubeCenter)

7) Lights Off

Apagar as luzes não é uma função nova ou muito inovadora no mundo dos vídeos, mas a opção nunca esteve permanentemente habilitada no site do Youtube. E é muito útil.

O Youtube Center automaticamente coloca a opção de “Ativar/desativar Iluminação” abaixo do player e dentro do menu te dá a opção de configurar isso da forma que preferir. Você pode mudar a cor do modo luzes apagadas – o fundo não precisa ficar preto -, alterar o nível de transparência, permitir ou não que coisas cobertas pela cor sejam clicadas e outras opções.

Para editar as configurações de iluminação, acesse a aba “Desligar a Luz” na seção “UI”.

lights offCustomizando as luzes no Lights Off. (Foto: Reprodução)

8) Video Thumbnail

Mais do que uma opção, o “Video Thumbnail” é toda uma seção do Youtube Center responsável pela configuração das thumbnails – miniaturas de um frame do vídeo escolhido.

Na aba “Miniatura de Vídeo” dentro da seção de “UI” você vai encontrar muitas opções. Entre elas, se destacam a possibilidade de mostrar junto a miniatura informações do vídeo como a qualidade de reprodução e quantos positivos ele recebeu; há também os thumbnails animados, que usam vários frames do vídeo em sequência quando o mouse está sobre ele.

thumbnalAcessando o Video Thumbnail. ( Foto: Reprodução)

9) Resize

O “Resize” é outra seção do YouTube Center cheia de opções. Basicamente, a ferramenta permite que você altere como bem preferir o tamanho dos vídeos no Youtube. Por padrão, o Youtube Center te dá dez opções de dimensões. Algumas são baseadas na qualidade do vídeo, outras apenas dizem “Grande” ou “Pequeno”, e existe até mesmo a opção de sumir com o vídeo e deixar apenas a barra de carregamento, ideal para quando ouvindo música.

Para alterar as configurações do Resize, habilitá-lo ou desabilitá-lo, acesse a aba “Tamanho do Player”, e faça as suas escolhas de tamanho do vídeop na seção “Player”.

resizeAlterando o tamanho do vídeo no Resize. (Foto: Reprodução)

10) Download

E, por fim, temos a mais básica e também mais popular das funções do Youtube Center: a habilidade de fazer download dos vídeos que você assiste sem precisar de programas pesados ou de sites que prometem converter arquivos. É simples: você clica em “Download” - logo abaixo do nome de quem fez o Upload do vídeo -, e o download começa. Sem confusão.

Para configurar o download de acordo com a sua preferência, vá até a seção “Baixar” na. Lá, há duas abas: “Geral” e “Serviços MP3”. A primeira se encarrega de configurações gerais do download do vídeo, como a qualidade, o nome e o tipo do arquivo. A segunda oferece uma lista de sites que fazem a conversão de vídeos para arquivos de áudio e, caso habilitados, permite sua utilização direta a partir do vídeo para conseguir apenas o arquivo de áudio.

Download (Foto: Reprodução)Fazendo o download. (Foto: Reprodução)

Quer saber como resolver problemas com extensão YouTube Center? Confira no Fórum TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marco Krebs
    2014-09-07T15:26:42

    não consigo achar o botão de download

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Antonio
    2014-04-10T14:49:35

    VALEU MESMO PELAS DICAS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rander Pereira
    2013-10-05T06:04:43

    Muito bom, obrigado pela dica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário