27/10/2013 10h11 - Atualizado em 28/10/2013 15h32

Testamos 'Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados'; veja as impressões

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

Na Brasil Game Show 2013 o TechTudo teve acesso ao demo do novo jogo de Cavaleiros do Zodíaco. O primeiro jogo da série, “Batalha do Santuário”, foi recebido com tanta festa pelos fãs brasileiros que acabou ganhando edição especial para o país. O mesmo acontecerá com Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados. Exclusivo para PS3, o jogo será lançado no Brasil com textos em português e áudio em japonês.O segundo game trará uma mecânica bem diferente da do primeiro. Em vez de construir uma aventura beat’em up com foco em chefões para cada casa, caso de “Batalha do Santuário”, a Namco Bandai optou por realizar um jogo com foco em combate de um contra um, sem capangas, para valorizar os personagens recorrentes da franquia.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) (Foto: Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação))Cena do jogo 'Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados' para PlayStation 3 (Foto: Divulgação/Namco

Em Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados é possível escolher entre heróis, vilões, coadjuvantes e personagens de sagas passadas, ao contrário do game anterior. O game apresenta um rol de possibilidades que deve chegar a pelo menos 60 lutadores.

Apesar de não estar disponível na demonstração testada na BGS 2013, também está previsto um modo multiplayer online para times de até 5 jogadores, embora o funcionamento deste agrupamento não tenha sido ainda explicado pelo estúdio.

Haverá ainda um “modo história”, dedicado à aproximação do game com as sagas da franquia, mas não há muito esclarecido sobre o funcionamento desta categoria. Sabe-se que ela contará com um sistema de evolução de personagens, tal qual o jogo anterior, e que acrescerá alguns duelos não existentes no anime para encorpar o jogo. Julgando pelos personagens e arenas disponíveis, porém, é seguro presumir que ao menos as sagas do Santuário, de Poseidon e de Hades estarão representadas ao longo da história. Os personagens serão abertos apenas à medida que o jogador progride na aventura.

Gráficos de anime e movimentação robótica

O jogo conta com gráficos cartunizados, de cores fortes, em óbvio paralelismo com a aparência do anime. Apresentando um combate em três dimensões com câmera elevada, a jogabilidade lembrou em muitos momentos aquela de “Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm”, inclusive pela presença de golpes especiais que evocam animações mais alongadas.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) (Foto: Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação))Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação/Namco)

Em uma primeira experimentação o jogo parece sofrer com uma movimentação muito robótica, pouco fluida, bem diferente daquela de “Ultimate Ninja Storm”. Para piorar a situação, a altíssima quantidade de serrilhado em tela e um layout de controles pouco intuitivo vai exigir certa tolerância por parte dos apaixonados pela série.

Limitações à parte, a Namco parece ter encontrado uma fórmula que pode funcionar em muitos games futuros da franquia Cavaleiros, adicionados ou removidos personagens. Ainda é cedo para dizer se o jogo terá ou não a qualidade que se espera de uma homenagem dessas, especialmente pelo fato de nem mesmo haver uma data de lançamento definida, mas o jogo em seu estado atual inspira tanto nostalgia quanto incerteza.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alexander Magalhães
    2013-10-27T16:24:36   , respondido respondido 2014-02-21T15:15:43

    Saint Seiya é Saint Seiya. O anime de maior sucesso no Brasil. Na minha época, no horário de Saint Seiya não tinha ninguém na rua, parecia copa do mundo. Platinarei Bravos Soldados como platinei o Batalha do Santuário.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexander Magalhães
      2013-10-27T16:24:36   , respondido respondido 2014-02-21T15:15:43

      Concordo, apesar de eu não ter participado dessa geração, eu sou muito fã do Saint Seiya e já garanti o meu jogo, para jogar com esses personagens que marcaram a minha infância

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Patrick Marques
    2013-10-27T14:21:34   , respondido respondido 2014-02-21T15:15:43

    sou muito mais mortal kombat, que isso ai!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Patrick Marques
      2013-10-27T14:21:34   , respondido respondido 2014-02-21T15:15:43

      Tanto esse quanto mortal são jogos sem realidade! Patrick... Vc é meio retardado mesmo, pois Mortal Kombat é outro jogo sem fundamento algum baseado em poderes especiais e tudo mais. "viva sua vida num mundo de ilusão trouxas". Tá se referindo a sí mesmo né? Eu tenho autoridade pra falar pq no momento só to jogando Fifa kkk, mas nada contra esses ae. Cavaleiros era da minha época de infância! Nunca fui mto fã mas assistia. Creio eu que esses jogos estão muito atrasados. Deveriam ter sido lançados para Super Nintendo há 20 anos atrás. Patrick... Quando for zoar alguém, olhe antes pra sua cauda.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Patrick Marques
      2013-10-27T14:21:34   , respondido respondido 2014-02-21T15:15:43

      Bruno vc tbm deve viver né pq acessou esse site aqui? sem mais!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luana Muniz
    2013-11-30T02:03:27

    Frustrante! Tinha tudo pra ser maravilhoso, era só manter o nível do "Batalha do Santuário" e adicionar alguns personagens, cenários e um modo vs, mas parece que só fizeram isso e retrocederam em todo o resto. Até as cutscenes em cel shading que eram tradição desde o primeiro jogo pra PS2 foram retiradas e no lugar colocaram visual novels dignas de rpg de PS1. O combate é muito mais travado. Sou grande fã da franquia desde os tempos de manchete, e aprendi a gostar dos jogos de playstation apesar de nenhum ter atendido às expectativas, mas realmente me arrependi de ter pago R$199 nesse.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Iannazzo
    2013-11-20T08:37:18

    Acho que eles deveriam REALMENTE investir na versão brasileira e lançar dublada, com as vozes que dublaram o anime.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Maia
    2013-10-28T19:42:14

    Uma porcaria, como todos os anteriores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Mendes
    2013-10-27T15:51:36

    que massa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Renato
    2013-10-27T14:46:10

    Gosto mais como foi no Batalha do Santuario com a parte de percorrer o mapa até os chefes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Campos
    2013-10-29T11:38:12

    Fã que é fã mesmo (como eu) compra o jogo mesmo sendo uma bomba! Vide exemplos de A Batalha do Santuário e as duas versões do PS2... Só de controlar seus personagens favoritos já vale a pena. Por isso sempre compro...mas já preparado para o que pode vir...rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anonimo Nome
    2013-10-28T10:59:48

    Poderiam fazer um jogo da fase Lost Canvas...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fábio Santos
    2013-10-29T09:13:08

    ou seja uma porcaria

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário