11/10/2013 10h47 - Atualizado em 11/10/2013 11h46

Testamos o Galaxy Gear: conheça a sensação de usar o relógio da Samsung

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O "smartwatch" Galaxy Gear foi anunciado pela Samsung em setembro, junto com o Galaxy Note 3, e em pouco mais de um mês ele chegou ao Brasil. E como não poderia deixar de ser, o TechTudo correu atrás desse novo relógio inteligente no evento de lançamento, que aconteceu no último dia 10. Neste especial, revelaremos nossas primeiras impressões deste novo gadget. Afinal, será que a moda de "smart" relógios pega?

Galaxy Gear é o relógio inteligente para quem aprecia telas sensíveis ao toque (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Gear é o relógio inteligente para quem aprecia telas sensíveis ao toque (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Gear tem uma tela de 3 x 3 cm, com resolução de 320 x 320 pixels e uma densidade de tela de 227 PPI. Na prática, parece pequeno, mas é equivalente ao corpo de um grande relógio de pulso, normalmente voltado ao público masculino. Por outro lado, apesar da tela grande, quem tem dedos grossos enfrentará certa dificuldade ao tentar clicar nos quatro ícones que dividem a tela.

As funcionalidades do Galaxy Gear em aplicativos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)As funcionalidades do Galaxy Gear em aplicativos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Apesar de pertencer à família Galaxy, o Gear não tem uma interface muito chamativa ou colorida. Apenas com um fundo preto e poucos comandos possíveis com os dedos.

E o relógio da Apple? Quais funções você gostaria de ver no iWatch? Participe!

O relógio tem uma câmera de 1,9 megapixels embutida no pulso, que é de plástico, com acabamentos de metal. Não é muito difícil encaixá-lo no braço, mas é meio questionável o uso de uma máquina fotográfica tão pequena no gadget. Para bater a foto, basta tocar na tela no modo câmera. É possível também gravar vídeos na mesma qualidade, e as fotografias podem ser registradas com som.

Câmera do relógio inteligente fica na pulseira, colado com o corpo de metal da tela (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Câmera do relógio inteligente fica na pulseira, colado com o corpo de metal da tela (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O recurso S Voice em português - o "Siri" da Samsung - é um bom auxiliar para realizar ligações pelo smartwatch, apenas acionando o comando por voz, sem precisar tocar na tela; uma alternativa prática que evita erros ao executar comandos rápidos na pequena touchscreen. No entanto, é um pouco estranho executar comandos de voz com um aparelho preso ao pulso - o que nos remete imediatamente aos antigos seriados japoneses, com grandes relógios comunicadores. No geral, ele não funciona tão bem como comunicador.

Galaxy Gear "conversando" com outros aparelhos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Gear "conversando" com outros aparelhos (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O Galaxy Gear pode ser sincronizado com outros gadgets da Samsung, como o próprio Galaxy Note 3, lançado no mesmo dia. O aparelho também tem aplicativos como o Banjo, que acessa redes sociais, o Evernote, para organizar tarefas, o MyfitnessPal, para controle de dietas, dentre vários outros. Mais programas podem ser baixados na Samsung Apps.

Curioso, o relógio também possui um recurso de bloqueio que fecha a tela se não tiver ninguém próximo em um raio de 1,5 metro.

Galaxy Gear foi lançado junto com o Galaxy Note 3 em São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Gear foi lançado junto com o Galaxy Note 3 em São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Internamente, o gadget tem um processador de 800 MHz, tela de 1,63 polegada Super AMOLED, 4 GB de espaço interno e 512 MB de RAM - configurações estas semelhantes aos smartphones mais baratos vendidos em 2012. A bateria, de Li-ion, tem 315 mAh; suficientes para fazê-lo durar mais de um dia conectado a algum dispositivo com seu Bluetooth 4.0.

O peso de 73,8 gramas não é sentido ao segurar o relógio nas mãos, mas ele pesa um pouco no pulso.

Galaxy Gear é um lançamento de outubro da Samsung no Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Gear é um lançamento de outubro da Samsung no Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

No começo deste mês, o Gear chegou a ser comercializado como um brinde do Galaxy Note 3. A partir do dia 10, entretanto, ele estará disponível nas lojas por R$ 1.299, com pulseiras de várias cores, como vermelho e amarelo. Há uma versão com acabamento dourado nos componentes metálicos.

No mês de novembro, o relógio poderá ser sincronizado com mais aparelhos: Galaxy S3, S4, S4 mini, S4 Active, Galaxy Mega e Note 2.

No evento de lançamento, a Samsung também aproveitou para mostrar seu novo tablet Galaxy Note 10.1 2014 Edition, que já foi lançado no exterior.

Você gostaria de um relógio inteligente com touchscreen? Achou salgado o preço do Galaxy Gear? Deixe seus comentários no TechTudo.

No evento de lançamento do Gear, também fomos apresentados ao Galaxy Note 10.1 2014 Edition (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)No evento de lançamento do Gear, também fomos apresentados ao Galaxy Note 10.1 2014 Edition (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Evento de lançamento do Galaxy Note 3 e do Galaxy Gear (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Evento de lançamento do Galaxy Note 3 e do Galaxy Gear (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Simoes
    2014-03-28T16:33:58

    eu gostaria de ter um galaxy gear só que o preço é muito salgado. seria bom se viesse de brinde com o s4 ou se fosse mais barato.

  • Bernardo Amaral
    2013-10-11T14:51:58  

    Cuidado com os assaltos dos framenguistas. Não tem dinheiro pra comprar e ficam querendo roubar os outros.

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2013-10-11T14:51:58  

      Acho que o sr. quis dizer: FLAMENGUISTAS. Aprenda a escrever primeiro, para depois tirar " sarro."

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2013-10-11T14:51:58  

      aqui chamamos de framenguistas kkkkkkk

  • Pedro Henrique
    2013-10-12T20:15:43  

    Eu nunca compraria essa relógio da Samsung, ela copia a Apple, prefiro esperar o relógio da Apple

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2013-10-12T20:15:43  

      Mesmo a samsung lançando antes, ela copiou apple, Hehehe

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2013-10-12T20:15:43  

      Apple, marca pra quem quer mostrar ''status''. Coisa ridicula é nego que bota aquele adesivo da apple no carro, hueshauues... patético

  • Rafael Freire
    2013-10-12T09:13:51  

    O relogio é até legal, mais nada a ver vc ficar com um cabo ligado no telefone no braço parece até um doente tomando soro.. Seria muito melhor uma conectividade sem fio(wireless, bluetooth).

    recentes

    populares

    • Rafael Freire
      2013-10-12T09:13:51  

      kkk dá zero pra ele

    recentes

    populares

    • Rafael Freire
      2013-10-12T09:13:51  

      kkkkkkkkk

  • Urubu Rei
    2013-10-11T16:46:21  

    ONDE A SAMSUNG COLOCA O DEDO, FEDE MAIS QUE COCÔ. AGORA FEZ UM COCÔ QUE DAR A HORA!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-11T16:46:21  

      Você é do tipo dos alienados. Se fala mal, critica, se fala bem, elogia.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-11T16:46:21  

      Urubu Rei, e urubu usa relógio?

  • Luis Amaral
    2013-10-11T14:14:44  

    Sou mais o meu ARMANI da 25! =)

    recentes

    populares

    • Luis Amaral
      2013-10-11T14:14:44  

      KKKKKKKK Da 25 cara? Se for comprar da 25 compra pirateado de uma marca top mesmo... bulgari, breitling, baume & mercier, cartier..

  • Intolerancia Zero
    2013-10-11T13:49:01

    E O VASCO VAI PRA SEGUNDA DIVISAO

  • Gustavo Volpe
    2013-10-11T13:27:34

    1300 Reais? Bah, esse troço vai ser o mico do ano. Esse é o tipo de invenção que não vejo futuro. Devia vir como brinde pra quem compre aparelhos mais top e vendido barato.

  • Paulo Soares
    2013-10-11T13:18:13  

    Comprei o meu note 3 e o gear no sabado em uma promoção do Ponto Frio que quem comprasse o celular ganhava o Gear. Posso dizer que tanto o Celular com o relógio são muito bons, é muito comodo poder ler seus emails, mensagens e atender ou fazer ligações do relógio, principalmente em algumas situações que não da para ficar olhando ou pegando o celular. Muito bom, gostei bastante, e pode ser usado sim longe do celular, só não terá algumas funções.

    recentes

    populares

    • Paulo Soares
      2013-10-11T13:18:13  

      Você sabia que você pode atender ligações sem usar o celular? Basta encostar o indicador no ouvido e falar na pulseira (que tem microfone). O áudio é transmitido via ressonância óssea (pelos ossos do corpo). É uma situação engraçada, mas prática. Você "aponta" pro próprio ouvido e pressiona e diz "atender", que você pode começar a falar com a outra pessoa.

  • Luciano Rocha
    2013-10-11T12:41:54  

    Bem, faltou a avaliação final do produto né Tech Tudo! Quanto a minha avaliação, a Samsung se precipitou em antecipar um relógio, que ainda contém muitas arestas (falta de funcionalidade). Quem compraria um relógio por 1,3 mil reais, apenas para comandar "algumas" funções dos gadgets da Samsung? Fica explícito que a Samsung quis se antecipar ao iWatch da Apple, e tentou se sair de "inovadora"... Tsc...tsc...tsc... Desta forma, continuará na Sombra da Apple, pois este "treco", ao menos para mim, não serviria para nada!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-10-11T12:41:54  

      Eh obvio que foi uma jogada da Apple.. lançou esse boato e a tonta da samsung foi e lançou esse lixo "inovador". Heheheh

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-10-11T12:41:54  

      Como assim "apenas" os celulares da Samsung? e o iWatch?

  • Vitor Santos
    2013-10-11T11:27:10  

    Esse Smartwatch como a própria Samsung já disse, ele foi construído para ser usado junto com seu Smartphone, e não separado dele, então se for para comprar o Gear, também é preciso comprar algum Galaxy compatível com ele, mas como de costume, daqui a pouco irá encher de comentários idiotas aqui reclamando do aparelho, falando que é um lixo, essas pessoas só sabem reclamar da vida e mais nada.

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-10-11T11:27:10  

      Usar junto pra quê?

  • Gleidstonio Manganes
    2013-10-11T18:45:41  

    KKKKKK Adivinha? Eh de plastico KKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Gleidstonio Manganes
      2013-10-11T18:45:41  

      Igual o iBosta 5C, credo

  • José Oliveira
    2013-10-11T14:17:57  

    Falaram muito e não disseram o principal: vale a pena? Eu não compraria isso! Vou aguardar o iwatch.

    recentes

    populares

    • José Oliveira
      2013-10-11T14:17:57  

      Vai pagar 1500-2000 reais num relógio que não faz metade do que o seu celular faz? Pra que exatamente? Ficar mostrando na rua até alguém apontar um cano e levar ele embora ? Povo gooooosta de jogar dinheiro fora mesmo. Daqui a pouco vão inventar um mp3 em formato de dente feito de ouro e a galera vai pagar 10 mil reais pra arrancar um dente e implantar a nova moda iTooth.

    recentes

    populares

    • José Oliveira
      2013-10-11T14:17:57  

      Então José Oliveira, já tá inventando desculpara para pegar o iWatch e fica com essa lorota de "vale a pena". Conta outra, fanboy.

  • Eduardo Martins
    2013-10-11T13:56:40  

    Não pago nem 70 nesse relógio

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2013-10-11T13:56:40  

      João Henrique kkkkkkkkkkk boa

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2013-10-11T13:56:40  

      Você não tem 70 reais nem pra colocar crédito no teu pré pago.

  • Juliano Castellano
    2013-10-11T12:12:09

    TEM QUE TER CORAGEM P ANDAR AQUI NA REPÚBLICA DAS BANANAS COM UM " RELÓGIO " DE 1300 REAIS

  • Pedro Single
    2013-10-13T17:52:32

    Só critica quem nao tem dinheiro pra comprar!

  • Michel Mitsuo
    2013-10-11T19:50:06  

    Um relógio de 1300 reais?! Para, sou mais o meu relógio de calculadora...

    recentes

    populares

    • Michel Mitsuo
      2013-10-11T19:50:06  

      Esse preço nao eh nenhum absurdo para um bom relógio. O problema é que esse treco da Samsung tá longe de bom...

  • Chucruicus Engate
    2013-10-11T14:17:34  

    Vou muito ficar andando com um fio no relógio para o celular. Tenho certeza que o que o celular faz, o relógio não faz.

    recentes

    populares

    • Chucruicus Engate
      2013-10-11T14:17:34  

      Edmilson Filho kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Chucruicus Engate
      2013-10-11T14:17:34  

      Ai que burro da 0 pra ele!!

  • Jose Batista
    2013-10-11T13:00:57

    Mais um brinquedo inútil para a geração de TECNOBOBOS!!!

  • Humberto Rocha
    2013-10-11T22:29:42

    Isso tá virando palhaçada , porque não criam uma smart vergonha?

  • Hallison Silva
    2013-10-11T15:32:57

    Agora além de recarregar a bateria o celular todos os dias teremos que recarregar o relógio!

  • Felipe Dodi
    2013-10-11T14:50:12  

    Gostei muito do relógio, mais nao pagaria esse valor para um relogio " teste " como o próprio representante da samsung disse.. poderia ter preços mais acessível, apesar que no Brasil, qualquer eletrônico fica com um preço absurdo!

    recentes

    populares

    • Felipe Dodi
      2013-10-11T14:50:12  

      Esse relógio é teste, por que o Techtudo testou erradamente o relógio conceito. A versão final é mais fina e leve. Não entendo como um dos principais meios de referência tecnológica do país aínda não se deu conta do erro e corrigiu a matéria. Fica parecendo tendencioso...

  • Luiz Neto
    2013-10-11T14:46:10

    LIXO! LIXO! LIXO! Quer valer quanto que vai ENCALHAR nas prateleiras? Vão voltar a dá-lo como brinde, logo logo, que é para desencalhar o estoque...

  • Rodrigo Teixeira
    2013-10-11T13:04:14

    Troço feio.

  • Carlos Ferreira
    2013-10-17T10:49:18  

    Caramba,quanta ignorancia,o relogio é bluetooth ou seja se conecta sem fios,e a siri existe em portugues e se chama Svoice,antes de comentar,informe-se para nao passar vergonha

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2013-10-17T10:49:18  

      Siri em português se chama Svoice? kkkkk. Svoice é nome em inglês de Samsung Voice.