TechTudo

25/10/2013 07h15 - Atualizado em 29/10/2013 22h47

Testamos o LG Fireweb: o smartphone de baixo custo com sistema Firefox OS

Barbara Mannara do Rio de Janeiro

O LG Fireweb oferece quase tudo que um usuário básico precisa e sem perder a qualidade. O smartphone chama a atenção por causa do seu sistema operacional, o Firefox OS, que tem um visual diferente do Android e iOS, além de prometer um funcionamento mais fluido. Testamos o Fireweb durante o evento Futurecom 2013: o modelo foi lançado na terça-feira (22) pelo preço de R$ 450. Conheça as primeiras impressões do TechTudo.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG Fireweb é um smartphone mais barato com tela de 4 polegadas e sistema Firefox OS (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Design e tela

O smartphone é uma opção interessante para quem busca um dispositivo de entrada. O design, com bordas arredondadas e corpo de plástico, lembra o modelo LG Optimus L5 2. Ou seja, nada de muito novo no seu visual. Um ponto interessante é o desenho da tampa traseira do aparelho, que apresenta pequenos detalhes de "textura", parecida com o design do Nexus, só que de uma forma bem mais simples, é claro.

O aparelho tem apenas três botões físicos, de volume, liga/desliga e home, além de entradas para fones de ouvido e miniUSB. Todas as demais funções, como "voltar" e "configurações", são acessadas por meio de toque no display, ponto que ajuda a reduzir os custos de fabricação.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Detalhe para o botão de liga/desliga e entrada para fones de ouvido do LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O smartphone não é fino mas encaixa bem nas mãos durante o uso por não ser grande nem pesado. Além disso, a praticidade de ter um aparelho menor é que todos os cantos do display podem ser alcançados com apenas um dedo.

Um ponto negativo na tela do Fireweb é que suas 4 polegadas são acompanhadas por uma resolução baixa, de apenas 480 x 320 pixels. isso deixa os ícones não tão nítidos e pixelizados, mas nada que atrapalhe muito o uso do gadget.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG Fireweb tem resolução baixa na tela, o que deixa os apps pixelizados (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Sistema operacional

O que merece atenção especial é o seu sistema operacional Firefox OS 1.1. Ele é fluido durante o uso e fica mais leve ainda por ser estruturado em HTML5. Para entender melhor, segundo um representante presente na Futurecom, a plataforma parece com a estrutura de abas no navegador da web, sendo mais leve no processamento do que abrir janelas diferentes.

Apenas um bug foi encontrado, durantes os testes, fazendo a nova plataforma parecer um Android mais simples, com defeitos semelhantes: alguns travamentos ocorreram por ter muitos aplicativos abertos. Pelo menos nesse modelo, o sistema travou a execução do jogo Cut The Rope, que já vem instalado no aparelho. Quando os apps foram fechados, o sistema voltou a funcionar bem.

Um ponto interessante é que a plataforma Firefox vai receber atualizações a cada 6 semanas, com tempo máximo para as operadoras transferirem para seus usuários de até 6 meses.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Apps de jogos e players rodaram sem problemas no sistema Firefox OS que integra o LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Desempenho e funcionalidades

Sobre o desempenho, não podemos esperar muito de um celular básico single core de 1 GHz e 512 MB de RAM. No entanto apesar de ser um smartphone barato ele surpreendeu: seu processador rodou bem os aplicativos instalados, sem bugs aparentes (quando os apps são encerrados com alguma frequência) e não esquentou durante o uso. Conectividades como 3G, Wi-Fi e entrada para microSD completam as configurações.

A diferença na interface do Firefox OS, comparado com Android, é a ausência de um menu de aplicativos: eles ficam distribuidos nas "telas" iniciais, criando uma nova sempre que a anterior lotar. Além disso, existe um atalho na parte inferior, no qual é possível escolher seus programas favoritos e adicioná-los no rolamento.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sistema Firefox OS do LG Fireweb vem com apps básicos instalados, como players de música e vídeo, além do jogo Cut the Rope (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Falando em apps, a galeria de fotos do celular vêm com um programa de edição de fotos interessante, com opções de corte, ajustes diversos, além de vários filtros e efeitos para aplicar nas imagens antes de publicar nas redes sociais.

Quem gosta de comprar apps novos vai gostar da flexibilidade da loja virtual Firefox: além do suporte para cartão de crédito, é possível debitar o valor do aplicativo dos créditos no pré-pago ou adicionar na conta do pós-pago. Apesar da variedade de aplicativos não ser tão ampla quanto nos sistemas rivais, estão presentes para download as principais redes sociais. Além disso, a tendência é essa lista se amplie conforme os updates da plataforma.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Na interface Firefox OS do LG Fireweb existe um atalho de apps, personalizável, na parte inferior do aparelho (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A busca inteligente também é um ponto interessante: ela pesquisa por apps web relacionados com o tema que você deseja. Na mesma tela é possível abrir o programa ou instalá-lo no seu celular.

Por ter uma plataforma que promete ser mais "leve", a bateria do smartphone dura, conforme a empresa, um dia e meio, apesar dos seus modestos 1.540 mAh.

Câmera

A câmera, apenas traseira, também é básica mas vem equipada com flash LED, que funciona mesmo durante a gravação de vídeos, o que é ideal para ambientes com pouca luz. As fotos tem qualidade mediana, com 5 megapixels. A única configuração presente na interface da câmera é a opção de ativar/desativar o flash, por meio de um ícone presente na tela.

LG Fireweb (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG Fireweb é equipado com câmera básica de 5 megapixels e flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

No geral, o LG Fireweb tem bom desempenho e compete de frente com aparelhos mais básicos, de entrada, como a linha Asha da Nokia. O smartphone já foi lançado no Brasil, com preço de R$ 450 desbloqueado.

Firefox OS no Brasil, e agora? Opine no Fórum do TechTudo

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Mauro Taliato
    2013-10-30T18:03:26

    Então "a bateria dura, CONFORME A EMPRESA, um dia e meio". TÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ .. ISSO NÃO É TESTE; ISSO É ESPECIFICAÇÃO! e ISSO EU LEIO NO SITE DO FABRICANTE.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Netto Alves
    2013-11-04T17:04:38

    Eu não entendi, ele aceita todos os apps? tipos instagram, candy crush, facebook, etc? ou é limitado ainda?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Taliato
    2013-10-30T18:16:01

    Vocês não tem vergonha? Mostrar um aparelho que está grudado na bancada, como se fosse em uma loja e dizer que TEESTARAM o aparelho??? como testaram a duração de bateria? como baixaram aplicativos? como tiraram fotos para saber da qualidade da câmera?? Passaram as fotos para o computador?? ora, que coisa mais cara de pau! tchau, nunca mais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Allan Patrick
    2013-10-28T15:38:18

    O Ponto forte que eu achei foi poder comprar os Games/Apps com Créditos, algo que nos outros S.O não é possível !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Lima
    2013-10-26T15:57:25

    Nunca tive experiencia com um firefox , presta ??? opniões??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade