Sistemas Operacionais

05/10/2013 11h00 - Atualizado em 16/10/2013 15h59

Veja quais são as principais mudanças do novo Windows 8.1

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Após receber várias críticas sobre as mudanças lançadas no Windows 8, a Microsoft se prepara para trazer ao mercado a primeira grande atualização do atual sistema operacional, que será lançado no dia 17 de outubro. Confira as principais modificações que a empresa preparou para o Windows 8.1 e fique preparado para fazer o update de software no seu PC.

Review do Windows 8.1 Preview: sistema evolui, mas Microsoft deve inovar mais

1) Mudanças na tela inicial e volta do botão 'Iniciar'

Botão Iniciar retorna ao Window na versão 8.1 (foto: Reprodução/Tech Radar)Botão Iniciar retorna ao Window na versão 8.1 (foto: Reprodução/Tech Radar)

O Windows 8.1 vai permitir que os usuários personalizem sua tela inicial com mais cores e imagens fundos, incluindo até alguns deles animados. Também será possível fazer com que o fundo do desktop e da tela inicial com os blocos dinâmicos sejam iguais, se você desejar.

O botão iniciar também está de volta, mas a sua função agora é abrir a tela inicial, e não mais acessar o menu tradicional do Windows com acesso a pastas e programas mais usados. Outra mudança é a possibilidade de iniciar o dispositivo em uma tela diferente da padrão.

2) Slideshows na tela de bloqueio

A Microsoft percebeu que os usuários estavam usando a tela de bloqueio do Windows 8 como forma de mostrar fotos das famílias. Com a atualização, será possível transformar um computador ou tablet em uma moldura que mostra fotos do HD, ou direto do SkyDrive.

3) Tamanhos de ícones diferentes

Ícones com tamanhos variados permitem maior customização da tela inicial (foto: Reprodução/Tech Radar)Ícones com tamanhos variados permitem customizar
da tela inicial (foto: Reprodução/Tech Radar)

A tela inicial possui novos tamanhos de ícones, que poderão ser ordenados facilmente. A ideia é evitar que os usuários reorganizem a tela inicial por acidente ao passar o mouse ou os dedos sobre os blocos dinâmicos.

Para selecionar um aplicativo, será preciso clicar sobre ele e segurá-lo. Será possível agrupar muitos ícones ao mesmo tempo para redimensionar, desinstalar ou arranjá-los. A edição de grupos de apps também foi simplificada.

Outra novidade é que, ao se instalar um aplicativo da Windows Store, ele não será adicionado automaticamente à tela inicial. No lugar, será implementado um menu que possibilitará ao usuário escolher quais aplicativos serão adicionados ao painel principal.

4) Busca agregada

O sistema de busca do Windows 8.1 foi redesenhado. Agora, ele pesquisa a web, arquivos locais e contas do SkyDrive. Ele também faz busca de configurações, o que facilita a customização do dispositivo. Em termos de design, a busca não redireciona mais o usuário para a tela inicial, e sim para uma tela que se sobrepõe ao desktop com novos resultados.

Busca no Windows 8.1 faz pesquisas no computador, na Internet e no Skydrive (Foto: Reprodução/Tech Radar)Busca no Windows 8.1 faz pesquisas no computador,
no Bing e no Skydrive (Foto: Reprodução/Tech Radar)

5) Aplicativos redimensionáveis

Um dos problemas encontrados pelos usuários do Windows 8 foi a necessidade de ter os aplicativos sempre em tela cheia. Para a versão 8.1 corrigir isto, permitiu-se que os apps sejam redimensionados de acordo com a necessidade do usuário.

A partir da atualização, algumas das opções possíveis para organizar os app são: manter os aplicativos usando cada um metade da tela, dividi-los por monitor, rodar várias cópias de um mesmo aplicativo na tela e fixar a tela inicial em um monitor específico.

6) Salvar no SkyDrive

O Windows 8.1 vai permitir salvar arquivos direto no SkyDrive, que foi integrado completamente ao novo sistema operacional. O aplicativo da nuvem também vai receber uma atualização que permite acessar arquivos offline e enviar as edições ao se conectar online.

7) Acesso fácil às configurações

O sistema de edição de configurações também foi melhorado. Atualmente, é preciso abrir a tela inicial e em seguida o Painel de Controle para fazer modificações mas, no Windows 8.1, elas estarão disponíveis já na tela inicial, sem a necessidade de um passo intermediário.

8) Impressão em 3D

A nova versão também vai trazer suporte nativo para impressão em 3D. A tecnologia, que está começando a se popularizar, auxiliará a desenvolvedores interessados criarem aplicativos para o Windows. No canal da Microsoft no YouTube, há um vídeo que mostra como será a intregação do Windows 8.1 com impressoras 3D e a interface de impressão.

9) Alguns aplicativos já existentes, como o Email e o Xbox Music, receberam melhorias, enquanto outros foram criados. Uma versão nova do Office também está sendo preparada.

Aplicativos mudam no Windows 8.1; Fotos perde integração com Flickr e Facebook (Foto: Reprodução/Tech Radar)Apps mudam no Windows 8.1; Fotos perde integração com Flickr e Facebook (Foto: Reprodução/Tech Radar)

 

Uma das mudanças no aplicativo Fotos é a adição de novos recursos de edição que permitem que o usuário ajuste imagens direto do aplicativo. O arquivo de origem pode estar no Email, Skydrive e no Câmera e também será possível criar panoramas. Por outro lado, ele vai perder integração com o Facebook e o Flickr, disponível na atual versão do Windows 8.

Já o Email vai adicionar opções para filtrar mensagens e introduzir uma lista de leitura que colhe links diretamente do Internet Explorer 11. O navegador da Microsoft também recebe uma atualização e a partir do Windows 8.1 passa a ser distribuído em sua versão nova.

Via Techradar

Quer saber como remover o Windows 8.1 Preview e voltar para o Windows 8? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Al Aguiar
    2013-10-05T23:59:28  

    O Windows 8 foi mais uma das besteiras da microsoft, primeiro eles fizeram káka com o Vista, uma droga, depois tentaram imitar o Android numa tela grande, ficou outra droga, agora querem consertar pela metade colocando um botão "INICIAR" que não inicia nada. Daqui há pouco a Google lança um sistema pra PCs e bye bye Microsoft!!!

    recentes

    populares

    • Al Aguiar
      2013-10-05T23:59:28  

      Cara, o google já tem um OS !

    recentes

    populares

    • Al Aguiar
      2013-10-05T23:59:28  

      Márcio Campos Windows 8 foi, é, e será, um lixo.

  • Cristiano Silveira
    2013-10-18T23:49:35

    O pior é que muita gente reclama do Windows 8 só porque ouviram falar que o sistema é ruim. O W8 é um dos melhores produtos que a Microsoft já criou. Uso e aprovo.

  • Gabriel Vitor
    2013-10-12T22:40:18

    Sou professor de Informática e gostei do Windows 8, apesar de ser um pouco mais difícil para o entendimento dos alunos, porém esse 8.1 me parece simplesmente uma jogada para tentar melhorar as vendas...

  • Julio Crosciatti
    2013-10-09T15:54:28

    Não tem como não se estressar com o Windows 8.Esse sistema mescla uma interface para touchscreen e para teclado e mouse.Eu comprei um monitor da LG touch só para usar com esse sistema mas sinto que tudo isso ainda parece uma versão Beta.Poucos aplicativos e muito poucos sites usando esse novo formato metro. É uma aposta,mas tem que melhorar muuuuuuito!

  • Philipe Gonzalez
    2013-10-09T10:40:46

    Eu me lembro quando o Windows XP saiu... na época todo mundo falava mau.... depois o 7 todo mundo falou e falou e falou ... ate que cansaram ...

  • Denis Bomfim
    2013-10-09T07:44:43

    A MS cometeu um erro grosseiro de marketing. A esmagadora maioria dos comentários sobre o Win8 é negativa. O s.o. mais atrapalha que ajuda na utilização dos aplicativos, interrompe o usuário sobrepondo o aplicativo com aquelas abas laterais que ninguém pediu que ela colocasse. Lamentável que ela não adote uma política de downgrade do Win8 para o Win7 (que, dada a qualidade dos dois S.O., poderia muito bem ser chamado de upgrade...)

  • Ricardo Fernandes
    2013-10-07T10:53:50  

    O pessoal reclama do Windows 8, mas provavelmente nunca utilizaram. Na minha opinião o Win8 é o melhor sistema operacional que a Microsoft já criou, extremamente rápido, estável e sem bugs. Historicamente todos os OS da Microsoft, só ficam bons depois do Service Pack 1, se o Win 8 já é extremamente eficiente em sua primeira versão, estou bem ansioso para ver o seu desempenho no 8.1.

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-07T10:53:50  

      estável e sem bugs ? ta de brincation with eu ? kkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-07T10:53:50  

      Eric Rodrigues kkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa =P

  • Hallison Silva
    2013-10-06T11:59:21  

    Eu acho que o grande erro da Microsoft foi tentar transferir a usabilidade dos tablets para o desktop e não o contrário. O Windows 8 parece um sistema muito inacabado, na verdade parece um Windows 7 misturado com esta nova interface. Não há necessidade de dois painéis de controle e é muito desconfortável ficar trocando de interfaces toda hora. A maioria das pessoas que eu conheço nem sequer abrem os novos Apps da tela iniciar e quando o computador é iniciado vão direto para a área de trabalho.

    recentes

    populares

    • Hallison Silva
      2013-10-06T11:59:21  

      Cont. O Menu iniciar do Windows 7 possuía funcionalidades muito mais adequadas que a tela Iniciar. Além de ocupar pouco espaço, organizava os programas mais utilizados, onde há a possibilidade de acessar facilmente os últimos arquivos acessados de cada programa. A ferramenta de busca do Windows 8 é um verdadeiro retrocesso, onde eu tenho que encobrir toda a tela para buscar por algo! Talvez para tablets esta interface do Windows seja adequada quando receber algumas melhorias, mas para desktops e notebooks e Microsoft terá que repensar seriamente!

  • Diogo Karl
    2013-10-06T08:02:15  

    O que eu acho mais errado na Microsoft é que daqui há um tempo, eles irão descontinuar o win7, assim como fizeram com o Windows XP, no intúito de OBRIGAR o usuário a migrar para um sistema operacional que é visível, que em vez de evoluir, andou pra trás. Eu mesmo tive uma grande resistência a utilizar o Win7 no lugar do WinXP, porque não é da noite pro dia que você decide migrar de um sistema que já utiliza há anos sem te dar dor de cabeça. Acho de bom senso, criar novos S.O, mas dá a opção do usuário de utilizar pelo menos uma versão anterior, sem que desabilitem as atualizações.

    recentes

    populares

    • Diogo Karl
      2013-10-06T08:02:15  

      Nossa! O suporte do Windows 7 termina em 2020. Até lá vai haver pelo menos mais duas versões do Windows sucessoras do Windows 8.1!

  • Thiago Santos
    2013-10-06T09:38:08

    Só resta agora esperar o Windows 9

  • Maicon Sousa
    2013-10-06T08:31:52

    Windows 8 = Windows Vista - Não vai vingar!

  • Carlos Nunes
    2013-10-06T08:05:32

    Mas é muito ruim esse Windows 8 !!!

  • Celia Ferreira
    2013-10-06T01:29:36  

    prefiro windows 7,eu já usava o mesmo no meu pc,formatei com a porcaria do windows 8 e me arrependi...uma palhaçada..nada a ver...voltei pro meu 7 de novo..bem melhor...

    recentes

    populares

    • Celia Ferreira
      2013-10-06T01:29:36  

      Volta pro XP..

  • Jorge Chaves
    2013-10-06T00:27:31

    PAU QUE NASSE TORTO MORRE TORTO.

  • Gabriela Fontes
    2013-10-05T20:10:13

    Já estou amando a versão original, com essas mudanças irei comprar o upgrade assim q sair.

  • Erika Voyage
    2013-10-05T21:13:09

    Eu gostei bastante,amei o Xbox ,curti demais.

  • Marcos
    2013-10-05T20:06:25

    O Bebeto vai voltar para o Flamengo ?

  • Marco Pires
    2013-10-05T19:17:38

    Já uso o preview e é sensacional...o skydrive é muito show... e a pesquisa integrado é muito util. To gostando e n pretendo deixar de usar.