Internet

29/11/2013 12h22 - Atualizado em 01/12/2013 18h01

Bizarrices da Black Friday: preços errados e descontos de só R$ 0,14

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

Aproveitar a Black Friday Brasil nas lojas virtuais está sendo complicado para o consumidor. Ofertas com preços errados, promoções loucas no Facebook e descontos de até R$ 0,14 em smartphones são apenas alguns dos exemplos das vendas bizarras que acontecem no país. Mas, não para por aí. Serão 24 horas de compras e muitas pegadinhas online. Para não cair em ciladas, veja o nosso Guia da Black Friday e saiba como comparar os preços online.

Black Friday: lojas batem recordes e somam milhares de reclamações

O monitoramento de ofertas irregulares é intenso nas redes sociais e as reclamações não param de crescer no Twitter e no Facebook. No Reclame Aqui, há um ranking das empresas mais reclamadas liderado por Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino. A principal queixa é de que os sites estão ficam fora do ar a todo momento. As vendas estão concentradas no site BlackFriday.com.br.

As promoções irregulares também motivaram blogs como o "O Friday Fiasco" a denunciar ofertas falsas e promoções estranhas. Veja uma lista abaixo de ofertas, no mínimo, muito confusas.

1) Na Kabum, preço no Facebook não é igual ao preço encontrado no site de e-commerce;

Kabum se confunde e mostra preço no Facebook diferente do preço na loja virtual (Foto: Reprodução/Facebook/Kabum)Kabum se confunde e mostra preço no Facebook diferente do preço na loja virtual (Foto: Reprodução/Facebook/Kabum)



Segundo a Kabum, suas promoções são feitas com quantidades limitadas de produtos e, neste caso, o produto volta a custar o valor anterior, mas a foto segue viva no Facebook.

"A cada 15 minutos postamos uma oferta exclusiva do Black Friday em nossa fanpage no Facebook. Estas ofertas possuem prazo e quantidade limitadas, valendo o que se atingir primeiro. Os clientes possuem até 30 minutos para finalizar o pedido no site com o preço promocional. Após este período, o preço do produto retorna ao valor convencional", explica.

2) Para o Walmart, publicidade no Facebook saiu com preço errado. Mesmo com desconto de 70% ar-condicionado foi anunciado por incríveis R$ 99.999,99;

Anúncio do Walmart no Facebook saiu com preço de R$ 99999,99 (Foto: Reprodução/Facebook)Anúncio do Walmart no Facebook saiu com preço de R$ 99999,99 (Foto: Reprodução/Facebook)


3) Já nas Casas Bahia, jogos do Batman para PS3 e Xbox têm desconto de R$ 0,90 e R$ 1,90;

Casas Bahia dá descontinho, bem pequeno, em games na Black Friday (Foto: Reprodução/Casas Bahia)Casas Bahia dá descontinho, bem pequeno, em games na Black Friday (Foto: Reprodução/Casas Bahia)


Já a Nova Pontocom, que administra as marcas Extra, Casas Bahia e Pontofrio, informou que as ofertas divulgadas na Black Friday são legítimas e que há páginas exclusivas para produtos em promoção. "Cada produto participante da Black Friday é identificado pelo selo, o Descontômetro ... que divulga o histórico de preço daquele produto", afirmam em nota.

4) Com a loja Magazine Luiza, a confusão foi na página incial. Desconto de R$ 0,14 no Moto X;

Smartphone Motorola Moto X tem desconto de R$ 0,14 na Magazine Luiza (Foto: Reprodução/Magazine Luiza)Smartphone Motorola Moto X tem desconto de R$ 0,14 na Magazine Luiza (Foto: Reprodução/Magazine Luiza)







5) Também no Submarino, um simples travesseiro é vendido por R$ 74,90. Porém, o desconto é bem grande... O valor inicial do produto extrapola os R$ 99.999;

Travesseiro é vendido no Submarino com desconto; preço inicial era de R$ 99.999,99 (Foto: Reprodução/Submarino)Travesseiro é vendido no Submarino com desconto; preço inicial era de R$ 99.999,99 (Foto: Reprodução/Submarino)




Mas, não é só de produtos eletrônicos e roupas que vive a Black Friday. Nesta sexta-feira, uma agência de marketing digital ofereceu um pacote de cinco horas dos seus serviços por e-mail. 

Agência de marketing digital oferece cinco horas de serviços na Black Friday (Foto: Reprodução/TechTudo)Agência de marketing digital oferece cinco horas de serviços na Black Friday (Foto: Reprodução/TechTudo)


Black fraude ou as promoções estão boas? Comente no Fórum do Techtudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aparecido Osadrac
    2013-11-29T14:38:57  

    ESSE.. E .. NOSSA .. PAIS .. TODO ..ANO MESMOS ..ERROS E .. NINGUEM..TOMA .PROVIDENCIA..ATE QUANDO..VÃO ENGANAR ..O POVO..

    recentes

    populares

    • Aparecido Osadrac
      2013-11-29T14:38:57  

      Eduardo Lima, e só o povo parar de comprar, e assim que cliente protesta. poder publico nenhum pode fazer alguma coisa, pois estão roubando legalmente.

    recentes

    populares

    • Aparecido Osadrac
      2013-11-29T14:38:57  

      Jean Dias, tem também uma tecla chamada Shift, que fica logo acima do ctrl, que quando você segura ela e aperta uma tecla de letra, essa letra fica maiúscula.

  • Bruno Silva
    2013-11-29T16:49:25  

    O comércio brasileiro tem muito o que aprender ainda, principalmente em questões de honestidade.

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2013-11-29T16:49:25  

      O BRASILEIRO tem muito o que aprender em questões de honestidade. O povo até hoje acha que ser malandro é um elogio...

  • Um Tal
    2014-11-19T22:57:17

    travesseiro antes da black friday : R$ 99.999 ashuashuashua

  • Helano Andrade
    2013-11-29T14:31:01

    Vocês me matam de vergonha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo A.
    2013-11-29T16:34:07  

    O do fone de ouvido no Kabum foi vendido por R$19,90 SIM! Eu comprei um. Só haviam 155 unidades, se não me engano.

    recentes

    populares

    • Rodrigo A.
      2013-11-29T16:34:07  

      A Kabum colocou os produtos com quantidades limitadas que estavam escrito nos banners. eu consegui comprar 3 produtos e ja recebi os protocolos do correios!! agora tem gente que primeiro quer ficar reclamando no site depois clicam em comprar

    recentes

    populares

    • Rodrigo A.
      2013-11-29T16:34:07  

      Estava mesmo este preço no Facebook e no site!

  • Alexandre Brás
    2013-12-01T18:48:42  

    Eu concordo que o modelo é copiado e ainda muito novo por aqui. Mas foi muito mal copiado. Consegui comprar dois celulares com preços apenas razoáveis, mas dependeu de muita paciência e pesquisa. Não podemos esquecer que em sua maioria, as lojas participantes eram as tops do mercado, em teoria, as maiores e melhores. Ficou evidente a falta de seriedade e compromisso com a ideia, e principalmente faltou respeito ao consumidor.

    recentes

    populares

    • Alexandre Brás
      2013-12-01T18:48:42  

      Nicole, concordo plenamente com sua colocação, e reafirmo que sempre devemos pesquisar. Mas deixei claro que apesar da minha paciência e pesquisa, consegui achar preços apenas "razoáveis", E só efetuei a compra, pois tinha prometido os celulares as minhas filhas. Minha intenção era enfatizar o desrespeito e a falta de compromisso que infelizmente ficaram nítidos. Obrigado e abraços

    recentes

    populares

    • Alexandre Brás
      2013-12-01T18:48:42  

      Se vc espera comprar qualquer coisa na sua vida sem antes muito pacientemente pesquisar, então sinto muito, mas você está fazendo algo muito errado.

  • João Sobreira
    2013-11-30T09:11:43  

    Vi uma loja na sexta que estava anunciando "Black Friday, só hoje e amanhã"... Só no Brasil

    recentes

    populares

    • João Sobreira
      2013-11-30T09:11:43  

      Na minha cidade, teve uma loja que fez Black Flayder...

  • Fred Brasil
    2013-11-29T17:09:03  

    Eu já tentei educar pessoas. Passar um pouco do conhecimento que tenho...Política, enfim...até alguns eu consegui abrir os olhos...outros não...cansei e hoje moro fora do Brasil...com mais respeito, com mais educação, com menos golpistas...Muitas vezes o caminho é deixar o Brasil.

    recentes

    populares

    • Fred Brasil
      2013-11-29T17:09:03  

      fabricio cruz há mendigos por aí com muito mais dignidade do que diplomatas. Para mim, dignidade não se vende. Sim. Prefiro ser doutor no Brasil do que lavador de privadas de madame nos EUA. Mas, meus respeitos pela sua opinião

    recentes

    populares

    • Fred Brasil
      2013-11-29T17:09:03  

      Aqui no brasil o melhor mesmo é ser "pobre". Veja que ótimo... Você invade um terreno, constrói uma casa, não paga água, luz, aluguel e outras coisas, e aí sim, vai ter todos os benefícios do governo, vão montar um posto de saúde, asfaltar seu morro, montar teleférico, quadra olímpica, escola. Agora, você que tem formação, trabalha, dá um duro para sair do aluguel e comprar casa própria no subúrbio, como faz? Acordem... A classe média foi extinta... Aliás, agora pobres somos nós. Governo deveria fazer nova campanha: Brazil, ame-o, MAS deixe-o.

  • Flavio Haag
    2013-12-02T08:44:31

    É tudo questão de procurar direito. Olhei em 9 lojas, tantos fisicas quanto onlines, antes de comprar uma câmera digital. O preço inicial era R$ 499,00, achei preços que variavam entre R$ 469,00 e R$ 359,00. Na manhã de sábado achei nas Americanas por R$ 299,00. É só não ter preguiça de procurar.

  • Ronivaldo Santos
    2013-12-01T23:58:35  

    si tivéssemos 3 políticos honestos ,inteligentes e trabalhadores podem ter certeza que isso mudaria !!! pena que não existe nenhum político com essas qualidades...no máximo acumula uma qualidade e só !!!

    recentes

    populares

    • Ronivaldo Santos
      2013-12-01T23:58:35  

      E eles estão lá por que?? Sozinhos eles não foram.

  • Pablo Teixeira
    2013-12-02T02:05:44

    eu levei sorte ano passado e nesse... ano passado eu estava de olho em uma maquina que custava 199 e comprei por 99(magazine luiza).... e nesse ano eu comprei 2 pares de tênis.. um custava 229.90 e outro 199,90, paguei nos 2, 193.60... ambos no site da adidas..

  • Morena Almeida
    2013-12-02T00:09:43

    O erro mais comum é o de, no final da compra, o site dar "erro", ou porque o servidor deles é uma porcaria que não dá conta do fluxo ou porque o valor está incorreto e a venda não pode ser concluída.

  • José Brasil
    2013-11-30T13:34:19  

    Eu gostaria de Saber se alguém já foi em um Black Friday nos EUA?? Quando as lojas abrem todos correm para pegar as ofertas, mais quando acaba da prateleira ninguém fica na frente da prateleira gritando que é Black Fraude!! Pq nas lojas On-Line do Brasil isso acontece?? Pq o Brasileiro acha que a empresa tem que vender o estoque todo, não apenas uma quantidade limitada!!

    recentes

    populares

    • José Brasil
      2013-11-30T13:34:19  

      E fora esses produtos que se esgotam em minutos, também está cheio nos eua de coisas pela metade do dobro, ou então com descontos "módicos" de 10 ou 20%. Mas os vira-latas acham que essas coisas só acontecem no Brasil.

  • Patricia Batulevicins
    2013-12-01T17:34:14

    Tentei comprar uma tv, preço tava ótimo, quando finalizei a compra, deu Erro! Sem sucesso rsrsrs... Esse é meu Brasil.

  • Kleber Morais
    2013-12-01T20:18:57

    corrupção não é só exclusividade da POLITICA mais também do COMERCIO. PAÍS SEM FUTURO.

  • Pedro Lemgruber
    2013-11-29T17:26:20  

    Black friday,não faz parte da nossa cultura e ''incluíram'' no Brasil há uns 3 anos.Sendo assim não entendo esses comentários revoltosos com a falta de descontos como se fosse uma prática milenar no nosso país.Se não estão satisfeitos,simples,não comprem.Além disso, a maioria compra apenas por comprar,sem nem saber por que,para que,para quem...Nessas horas eu vejo o quanto há imposição cultural americana.

    recentes

    populares

    • Pedro Lemgruber
      2013-11-29T17:26:20  

      Marcio Bandeira, concordo com o que vc disse. E alem do mais, não podemos esquecer que em sua grande maioria, as empresas participantes são as tops do mercado, na teoria, as maiores e melhores. Consegui comprar alguns produtos com preços razoáveis, mas ficou evidente a falta de preparo e seriedade dessas empresas.

    recentes

    populares

    • Pedro Lemgruber
      2013-11-29T17:26:20  

      concordo com suas palavras, mas se incluiram tal tradicao e ela deve ser praticada na sua essencia, o que nao pode é usar um nome que significa um proposito, para enganar as pessoas. mas discordo dessa noticia. vi o moto X cair SIM de 1400 para 999 a vista e 1044 parcelado. um desconto consideravel! acaba sendo enganado quem nao sabe o valor do que esta comprando e é levado a acreditar nos x% de desconto. particularmente, qnt a esse smartfone eu acompanhei seu preco semanas antes e de fato o preco caiu.

  • Henrique Soares
    2013-11-29T17:31:22  

    Engraçado que nas propagandas na TV não é mostrado o preço de um produto com 50% 70% de desconto, aí quando o cliente chega na loja é outra realidade, os preços estão os mesmos, e a única diferente é que a loja está cheia não de ofertas, mas sim de clientes enganados. E quando tem produto barato de verdade são 5,10,15 unidades por loja, e claro acabam rápido.

    recentes

    populares

    • Henrique Soares
      2013-11-29T17:31:22  

      hilario a parte do "...e a única diferente é que a loja está cheia não de ofertas, mas sim de clientes enganados...".

  • Marcio Bandeira
    2013-12-01T16:54:09

    publicar bizarrice alheia é facil.

  • Thiago Padula
    2013-11-29T14:23:02  

    Óbvio que o preço do ar condicionado está errado. Notícia sensacionalista.

    recentes

    populares

    • Thiago Padula
      2013-11-29T14:23:02  

      Ler a matéria inteira para que?

    recentes

    populares

    • Thiago Padula
      2013-11-29T14:23:02  

      Como tem ignorante aqui, Deus me livre. Não é a toa que o Brasil caminha pro limbo, com um povo tão ignorante, covarde e nojento como vocês.

  • Henry Smith
    2013-11-29T20:28:02  

    Se vcs não entenderam a jogada, os sites colocam preços absurdos de 99.999 para justificar as verdadeiras fraudes, alegando que foi 'erro do sistema'

    recentes

    populares

    • Henry Smith
      2013-11-29T20:28:02  

      Vc acha que algum site seria idiota de colocar o preço a 99.999 ?? isso é claro que e um erro no sistema... pra que ficar criticando tudo nesse pais achando que tudo tem um motivo para sacanear alguem??

    recentes

    populares

    • Henry Smith
      2013-11-29T20:28:02  

      Concordo!

  • Diego Calazans
    2013-11-30T11:24:16

    Me empolguei no início com o Black Friday, mas as promoções estratosféricas de 0,14 centavos e produtos que estavam com o preço X foram aumentados para Y para no Black Friday irem para X como se fosse uma promoção, tudo não passa de uma enganação, só no Brasil um país de tolos !

  • Murilo
    2013-11-30T10:31:34

    Nos EUA, a Black Friday serve para limpar os estoques após o dia de ação de graças, maior data comercial dos americanos. No Brasil, esse feriado não existe! Não há estoques a serem queimados. É puro marketing do comércio! É triste viver no país com as maiores taxas de lucro do mundo.

  • Alex Ribeiro
    2013-11-30T10:02:51

    É q nem o ENEM, todo ano acontece exatamente a mesma coisa, não importa a repercussão, os mesmos erros sempre serão cometidos por muitos............

  • Jaques Menezes
    2013-11-30T08:50:59

    Só pessoas desinformadas são enganadas.

  • Alcides Rocha
    2013-11-30T08:45:14

    O golpe do Logista funciona assim, ele aproveita o momento pois sabe que a maioria do povo é analfabeto em matematica,e vende até geladeira queimada. Não acho o comerciante desleal, acho sim que dinheiro de trocha é alegria de malandro.Não e isso que os politicos fazem com o nosso dinheiro, e o pior ainda é que sem esforço nenhum, nos levamos o dinheiro até as mãos deles. O comerciante ainda tem que ralar muito.