Internet

29/11/2013 10h21 - Atualizado em 29/11/2013 18h44

Black Friday: lojas batem recordes e somam milhares de reclamações

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

A Black Friday Brasil 2013 já soma milhares de reclamações no site Reclame Aqui, parceiro do Busca Descontos no evento de e-commerce. Só nas seis primeiras horas de vendas, as três primeiras colocadas no ranking de reclamações já bateram os próprios recordes de queixas diárias. As lojas Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino lideram a lista e somaram juntas 4,2 mil protestos até às 18h desta sexta-feira (29); o número não para de crescer.

Guia da Black Friday: veja dicas, lojas e aproveite preços e promoções

Ranking das 18h30min mostra lojas com mais queixas no Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)Ranking das 18h30min mostra lojas com mais queixas no Reclame Aqui (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)


Embora as lojas do grupo B2W (Americanas.com e Submarino) estejam presentes na lista das cinco mais reclamadas, o rosto do personagem do Reclame Aqui ainda está sorrindo. 

"Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente", informa o ranking oficial do Reclame Aqui.

Conheça outros sites de reclamação para consumidores
 
Os líderes de reclamações nas três primeiras colocações (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) têm reputação regular no site, de acordo com a avaliação dos consumidores cadastrados no Reclame Aqui, o grupo tem cerca de 75% de casos solucionados nos últimos 12 meses.

Total de queixas contra Extra e Ponto Frio vale por cinco

Às 14 horas de Black Friday Brasil 2013, as duas empresas que lideram o ranking de reclamações somaram 604 queixas. O Extra continua liderando seguido pelo Ponto Frio.

Para se ter uma dimensão do volume de reclamações contra as duas lojas, o total de queixas sobre os sites do Extra e do Ponto Frio é maior do que as cinco outras empresas abaixo delas no ranking juntas. A Submarino ultrapassou a Americanas, do mesmo grupo.

Veja o top 10 das lojas mais reclamadas até às 18h min:

Lojas 

Extra.com.br  
Quantidade de reclamações

918
Ponto Frio Loja Virtual 
729
Submarino1245
Americanas.com 
1096
Casas Bahia Loja Virtual
312
Walmart Loja Virtual
311
Centauro Loja Virtual
160
Saraiva
82
Magazine Luiza Loja Virtual e Televendas
122
Fast Shop
53

* Embora Sumarino e Americanas somem mais de mil reclamações, seguem em terceiro e quarto por que têm menos queixas formais no site do Reclame Aqui. O número maior é de queixas no bate-papo. O contário acontece com Saraiva e Fast Shop, com mais queixas formais no site.

No total, as dez empresas mais reclamadas somam mais de 4,4 mil reclamações até às 18h. As queixas incluem reclamações no site Reclame Aqui e no sistema RA Chat, de bate-papo.

No chat, as empresas têm a oportunidade de orientar os clientes antes que eles formalizem uma queixa no Reclame Aqui. Porém, as mensagens são adicionadas à contagem geral.

Uma reclamação a cada 25 segundos

Nas seis primeiras horas, o Reclame Aqui calculou uma média de uma nova queixa registrada a cada 25 segundos, que se mantém. Se forem contados os atendimentos feitos também pelo bate-papo online do site de reclamações, houve um novo protesto a cada dez segundos. 


Cansou da Black Friday? Plugins bloqueiam posts sobre compras no Facebook

Reclame Aqui mostra ícones de reputação no site (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)Reclame Aqui; ícones (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)

Ainda de acordo com o site, as queixas mais comuns na madrugada foram diferenças de preço no momento de fechar a compra, "sumiço" de descontos e problemas também na geração de boletos. Denúncias de maquiagem de preço também estão sendo frequentes.

Logo após a meia-noite, quando começou de fato a Black Friday nas lojas parceiras do Busca Descontos no site BlackFriday.com.br, vários sites de e-commerce saíram do ar ou travaram, e os problemas de acesso aos links de compra estavam no topo das reclamações.

Os sites da Americanas.com e Submarino ficaram fora do ar no início da madrugada e entraram em modo de espera, como uma espécie de "fila virtual" para conter os acessos.

Em nota, o grupo B2W que administra as lojas Americanas.com e Submarino disse que as ofertas - que estariam encerradas pouco antes da meia-noite desta sexta-feira - serão prorrogadas para que todos possam aproveitar os peços baixos da Black Friday Brasil 2013. Os valores anunciados hoje serão válidos até o meio-dia deste sábado.

Veja o ranking completo de lojas mais reclamadas da Black Friday no Reclame Aqui.

*Colaborou Karla Freire

Black Fraude ou as promoções estão boas? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • El Pistolero
    2013-11-30T12:29:34

    Quando eu vejo a loja do Ricardo eletro falando em 80% de desconto da vontade de soltar uma bomba lá dentro.

  • El Pistolero
    2013-11-30T12:25:54

    A Fórmula dos 80% de desconto é a seguinte: Preço real do produto + 80% = a 180%, menos - 80% de desconto igual a 100% o valor do produto. Simples...

  • Artemis Bitencourt
    2013-11-29T15:55:30  

    Black Friday na loja do GALO: Só hoje! Leve 6 pague 1!!

    recentes

    populares

    • Artemis Bitencourt
      2013-11-29T15:55:30  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Artemis Bitencourt
      2013-11-29T15:55:30  

      O galo tentou copiar a promoção do cruzeiro Leve 9 pague 2.....

  • Lima Júnior
    2013-11-29T23:12:35

    Comprei há um mês atrás no aniversário do Shoptime uma Escova Modeladora Rotativa 1000W com Íon - Seca Modela Alisa Chiaro Beauté Cadence ESC300 no preço de r102,00 parcelados em 10x sem juros e ATENÇÃO com garantia estendida de 3 ANOS e frete grátis. Esse mesmo produto hoje (pesquise) você vai encontrar por r99,00 em 3x mas sem a garantia estendida. Por isso o povo deveria pensar mais e boicotar essa besteira pois achei que nesse ano seria diferente, pensei que eles tinham vergonha na cara mas não tem.

  • Wellington Lopes
    2013-11-29T18:33:52

    Extra na liderança isolada do campeonato, vai ser campeão antecipado. Fast Shop e Magazine Luiza na zona da degola, vão ser rebaixados...

  • EDNA .
    2013-11-29T18:33:49

    EU CONHEÇO UM JEITO BEM INTERESSANTE DE ACABAR COM ESSE CIRCO, NINGUÉM COMPRAR NADA!!!!!! SERÁ ISSO UMA UTOPIA????CONSIDERANDO QUE O PODER ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS?

  • Eduardo Carvalho
    2013-11-29T18:18:09

    desconto e Brasil são duas palavras que não são usualmente usadas, ainda tem gente que acredita que isso vai funcionar no Brasil. Brasil o país da piada no exterior.

  • Eliezer Reges
    2013-11-29T17:38:50

    acabei de comprar uma tekpix na black friday que estava R$1999 e saiu no boleto a vista por R$79,90 e ainda veio um tablet tekpix junto.

  • Maurilio Silva
    2013-11-29T18:03:39

    Bando de trouxas será que ainda não aprenderam que isso no Brasil é pura piada....vai se FD

  • Marco Pereira
    2013-11-29T17:57:34

    Depois reclamam que o brasileiro gasta bilhões no exterior. Lá fora eles sabem o que é desconto.

  • Jus Def.
    2013-11-29T17:55:39

    Uma geladeira nas americanas que estava R$ 2.200 foi para R$ 1.600 e pouco a vista, só que quando vai por no carrinho, ele não adiciona dizendo q se esgotou, porém no início permite a compra. Desisti.

  • Roger Rogers
    2013-11-29T17:45:44

    E tem gente que acredita,se quer de verdade vai comprar nos EUA pq aqui é só engana "troxa" com conversa mole!

  • Antonio Neto
    2013-11-29T17:45:15

    Mingana queu gosto...tem ótário que acredita...

  • Rafael Ramos
    2013-11-29T17:24:14  

    Tem loja que os preços estão bons. Mas quando chega na hora do FRETE, todo mundo desiste de comprar. Fui comprar um Kit Aparador de Pêlos (Philips) no Submarino, o produto custava R$ 159,00 e estava por R$ 99,44, mas só o frete custa quase 20% do valor do produto, custando R$ 18,60. ABSURDO!!

    recentes

    populares

    • Rafael Ramos
      2013-11-29T17:24:14  

      Disse tudo ... os fretes estão simplesmente elevando o preço a praticamente o que era vendido nos dias anteriores sobre a tarja de "promoção". Os caras baixaram o preço mas o frete grátis já era, só pra Sul e Sudeste.

  • Planza
    2013-11-29T17:21:44

    Querem imitar os países de primeiro mundo, é como colocar um piloto de teco-teco pilotar um Boing.

  • Luan Leal
    2013-11-29T17:17:44

    Só hoje no Brasil você encontra... BLACK FRAUDE!

  • Jose Trindade
    2013-11-29T17:02:47

    sera que da pra vender a Petrobras e as empresas de Eike Batista...Brasil Pais das Mentiras...das Lorotas,das Farsas....

  • Paulo Sampaio
    2013-11-29T17:00:56

    BLACK TE FRITA COM PROMOÇOES ENGANOSA AFFF

  • Paulo Sampaio
    2013-11-29T16:59:08

    KKKKKKKKKKK TEM PROMOÇOES DE 80 POR CENTO AONDE PIADA DE MAL GOSTO

  • Luiz Gomez
    2013-11-29T16:57:44

    cueca na promoção de 10,99 por 9,99 black fryday BRAZZZZIL

  • Wellington Santos
    2013-11-29T16:54:36

    pô queria um iphone 4s mas o preço tá o mesmo de 20 atrás e alguns sites está mais caro! BLACK FRAUDAY.

  • Wellington Santos
    2013-11-29T16:54:34

    pô queria um iphone 4s mas o preço tá o mesmo de 20 atrás e alguns sites está mais caro! BLACK FRAUDAY

  • Camila Contieri
    2013-11-29T16:50:25

    Só consegue desconto de verdade quem está sempre acompanhando os preços. No meu caso consegui comprar produtos que estava pesquisando durante o ano já e realmente compensou. Agora quem não acompanha e vai na fé achando q vai sair no lucro, pode cair numa furada mesmo, pois esses sites aproveitam mesmo.

  • Carlos Oliveira
    2013-11-29T16:43:12

    BRASILIA FRIDAY: DILMA + GENOÍNO COM 100% DE DESCONTO E DE QUEBRA LEVA O JOSÉ DIRCEU E O LULA. ALGUÉM INTERESSADO?

  • Dejaildo Rosa
    2013-11-29T16:31:24

    Pessoal, realmente tem muita enganação mas pra quem pesquisou preço de alguns nos últimos meses pode encontrar bons descontos sim! Encontrei um preço muito bom numa lavadora em uma das lojas citadas, o problema foi efetuar o pagamento, o cartão da loja não foi aceito mesmo eu tendo um limite que é 4x o valor da compra!!! Isso que gera muita reclamação! Quanto a comprar pela metade do dobro, só trouxa mesmo pra cair nessa...