Sistemas Operacionais

21/11/2013 10h43 - Atualizado em 21/11/2013 11h26

Como bloquear seu PC e usar seu smartphone como chave?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os usuários de computador com Windows têm poucas alternativas para travar seus PCs de forma nativa; somente por tempo de inatividade ou manualmente. Há alguns apps, no entanto, que podem ser baixados em seu celular e servirem como uma possibilidade de garantir segurança e privacidade em computadores com Bluetooth.

Ative o Bluetooth do seu aparelho e o deixe descoberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Bluetooth do seu aparelho e deixe-o descoberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 1. Aproxime o celular do PC e habilite o Bluetooth de seu smartphone.

Passo 2. No PC, selecione, com o botão direito, o ícone Bluetooth. Clique em ‘Adicionar Dispositivo Bluetooth’ e siga as instruções na tela.

Descubra o app que possibilita controlar seu PC pelo celular no Fórum do TechTudo.

Clique na opção marcada para parear seu smartphone ao PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique na opção marcada para parear seu smartphone ao PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Passo 3. Baixe o BTProximity e abra o programa. Ele aparecerá na barra de ferramentas do Windows. Clique no botão direito e escolha a opção "Configure".

Abra o BTProximity e configure (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o BTProximity e configure (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em ‘Device Adress’, clique em ‘Select’, espere o programa listar seu aparelho e, então, escolha o seu smartphone com um duplo-clique.

Escolha seu dispositivo na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o seu dispositivo na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em ‘Locking’, selecione a opção ‘Lock when device goes out of range’. No campo abaixo, coloque o número 1 para que o PC trave rapidamente assim que seu smartphone se afastar.

Marque a opção para travar o PC quando o smartphone for desconectado e diminua para 1 as tentativas de conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque a opção para travar o PC quando o smartphone for desconectado e diminua para 1 as tentativas de conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Em ‘Unlocking’, clique no botão marcado com o símbolo de administrador do sistema para instalar o componente de desbloqueio.

Clique no botão para instalar o recurso de destravamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no botão para instalar o recurso de destravamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Clique em ‘Manage Credentials’ e insira login e senha, os mesmos que você usa para desbloquear seu computador.

Insira as mesmas credenciais que você usa para desbloquear o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira as mesmas credenciais que você usa para desbloquear o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Marque a opção ‘Unlock when device comes into range’ para desbloquear o computador sempre que o smartphone pareado estiver próximo.

Marque essa opção para destravar o PC quando o smartphone estiver próximo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque essa opção para destravar o PC quando o smartphone estiver próximo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora é só clicar em ‘Ok’ e desfrutar do bloqueio e desbloqueio automático do seu PC usando a conexão Bluetooth do seu celular. Se preferir, você pode também fazer com que o computador entre em suspensão ou hibernação sempre que for desconectado do smartphone, marcando as opções correspondentes na configuração do BTProximity.

Via Lifehacker

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • THIAGO BRAGA
    2017-04-26T23:11:24

    Esse post, merece demais um Up! Para muita gente que esta no trabalho e quer usar um dispositivo para se afastar e travar o notebook, e destravar qndo chega, é ótimo e não tem mais que 2 apps que se encontra disponível para isso!

  • Anderson Leite
    2013-11-21T14:43:12

    Isso é besteira, eu consigo bloquear, desbloquear, acessar, fazer transferência de arquivos dentre outras coisas utilizando meu iPhone e isso acessando meu PC mesmo estando de qualquer lugar do planeta onde eu tenha acesso a internet.

  • MURILO MARTINS
    2013-11-21T13:13:20

    Essa alternativa é muito interessante, mas será ainda mais interessante quando o consumo do bluthooth diminuir (já está melhor com a versão 4). Valeu a dica.