Internet

04/11/2013 10h39 - Atualizado em 04/11/2013 10h39

Como equilibrar posts no Twitter sobre sua vida pessoal e profissional

João Kurtz
por
Para o TechTudo

As redes sociais tornaram mais sensível o limite entre a vida pessoal e profissional de seus usuários. O Twitter, por exemplo, muitas das vezes é um espaço usado para se conectar com amigos e desenvolver uma marca pessoal ou dar dicas profissionais ao mesmo tempo.

Girafas? Entenda por que seus amigos estão usando essas fotos no Facebook

Ainda que o mundo de hoje seja altamente conectado, o problema ocorre quando o usuário não consegue fazer o bom uso do microblog e acaba perdendo o foco entre seus temas.

Se você tem dificuldade em equilibrar lado pessoal e profissional no Twitter, confira as dicas:

Equilibrando a vida pessoal  e profissional no Twitter (foto: Reprodução/Twitter)Equilibrando a vida pessoal e profissional no Twitter (foto: Reprodução/Twitter)

1) Aceite que o Twitter é público

A não ser que sua conta esteja protegida (apenas para seguidores conhecidos), é seguro considerar que tudo o que for publicado no Twitter é público. Isto significa que os posts podem atingir mais pessoas do que você pensa. Na hora de publicar um novo tuíte, lembre-se que ele pode ser lido tanto por amigos quanto por clientes, empregadores e colegas de trabalho.

2) Não seja um robô

A natureza pública do Twitter pode deixar alguns profissionais receosos de compartilhar assuntos não relacionados ao seu trabalho. Isto evita que as pessoas o conheçam como pessoa. A dica para o microblog é ser você mesmo, mas evitar exageros.

3) Evite assuntos polêmicos

Existem poucos temas que devem e podem ser evitados no Twitter. O principal deles é não reclamar de clientes e chefes e evitar gafes. Assuntos polêmicos como religião e política podem ser mal interpretados por seus seguidores em apenas 140 caracteres. Ficar longe de discussões como essas pode ser útil, a não ser que isto seja relevante para o seu emprego.

4) Saiba a diferença entre pessoal e privado

Estes dois conceitos são muito semelhantes, mas é importante saber a diferença entre eles para evitar revelar informações que cause um certo desconforto na rede social. Pessoal, por exemplo, é compartilhar uma ida a um restaurante, ao teatro ou a qualquer outro lugar que alguém possa encontrá-lo facilmente. Enquanto o privado seria, por exemplo, detalhar algum assunto tratado durante o jantar, passeio ou reunião familiar que não deveria ser público.

5) Leve a sua audiência em conta

Evite se focar sempre no mesmo assunto para não cansar os seus seguidores. Procure usar sua conta para mostrar interesses diversos e esteja atualizado com notícias do dia. Considere criar um grupo privado no Facebook para informações mais específicas sobre seus temas.

6) Interaja

Uma das formas naturais de mostrar sua personalidade é através da interação com outras pessoas. Evite considerar o Twitter e outras redes sociais como uma forma de apenas enviar uma mensagem. Comece conversas e descubra o que as pessoas estão dizendo. Apenas lembre-se de que certos comentários devem ser feitos por DMs, ou mesmo por telefone.

7) Não levas as coisas tão a sério

Não se esqueça que o Twitter é um espaço para trocar interesses e manter conversas e relações. Portanto, evite exagerar na opinião e mantenha seu uso natural; seja você mesmo, considere o que os outros pensam e, acima de tudo, use seu bom senso no microblog.

Via Mashable

Quer ajuda para recuperar conta suspensa no Twitter? Veja dicas no Fórum TechTudo!

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares