04/11/2013 09h56 - Atualizado em 04/11/2013 09h57

Confira as diferentes formas de usar Internet no tablet

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os tablets estão cada vez mais presentes no mercado, mas ainda há consumidores em dúvida sobre um ponto crucial do uso desses produtos: a Internet. Afinal, como fazer para se conectar à rede utilizando um gadget desse tipo? Tudo depende das configurações de cada tablet, e o TechTudo explica o porquê.

Tela superreflexiva do tablet Lumia 2520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)O tablet da Nokia, Lumia 2520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Basicamente, há dois tipos de tablet em termos de conectividade web: os Wi-Fi, que são aqueles em que só é possível acessar redes sem fio, e os Wi-Fi + 3G, quando, além das conexões wireless, o usuário também pode utilizar chips de operadoras de telefonia para navegar na web, como se tivesse um smartphone.

Tablets Wi-Fi - Os tablets Wi-Fi, normalmente, são mais baratos e só oferecem ao cliente uma única forma de conexão: acessar uma rede criada por um modem ou roteador que possibilite a conexão sem fio. O consumidor pode usá-lo em casa, se tiver uma Internet banda larga wireless, ou em locais onde há pontos de acesso Wi-Fi.

Dúvidas sobre tablets? Vá ao Fórum do TechTudo.

Essa é uma boa opção para quem tem Wi-Fi em casa e não pretende levar o tablet para a rua. Para conectá-los, basta acessar as configurações do aparelho, procurar a aba de Wi-Fi e ativar a busca por redes. Uma lista de conexões deverá ser exibida e o usuário terá que escolher em qual delas quer entrar.

Uma solução interessante para quem já possui um smartphone com planos 3G pode ser a utilização da tecnologia de compartilhamento da rede de dados para criar uma rede sem fio e disponibilizá-la para conexão no tablet. Assim, quando estiver com os dois, você também poderá se conectar no tablet mesmo que no local não haja nenhuma rede Wi-Fi.

Tablets Wi-Fi + 3G - A grande diferença desses produtos é ter um slot para um chip de uma operadora, como de um telefone celular. Com isso, o consumidor poderá se conectar com seu tablet à Internet de qualquer lugar, sem depender de redes sem fio e sem precisar realizar qualquer tipo de configuração.

Bastará colocar o chip, aguardar a autenticação e, caso o sinal esteja bom na sua área, começar a aproveitar. Essa é a melhor opção para quem precisa utilizar o tablet a todo o momento, independente de onde estiver. Porém, como nos celulares, os planos com 3G para navegação são pagos de acordo com o consumo de dados. Logo, se você utilizar bastante a Internet móvel no tablet, terá que ter um plano mais caro.

Uma boa solução para isso é alternar entre o 3G e o Wi-Fi, deixando o primeiro só para locais onde não haja conexões sem fio gratuitas ou, então, para casos em que você não quiser compartilhar dados em redes públicas sem fio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Miranda
    2015-03-19T16:34:51

    Conectar um celular com conexão 3g em um tablet que só possui Wi-fi, falaram falaram e não explicaram nada, eta matéria sem vergonha!!

  • Edna Santos
    2014-07-31T14:37:14

    Me ajudou muito, porque eu não tenho celular com android.

  • Lúcio Vieira
    2013-11-04T23:38:11

    Até meu cachorro já sabe fazer isso de olho fechado kkkk

  • Wericles Araujo
    2013-11-04T16:24:17

    Lumia 2520 \0/ tomare que chegue logo no Brasil !

  • DENISE OLIVEIRA
    2013-11-04T14:10:37

    Galera...essa dica ta coma data errada !! foi postada em Novembro de 2003 ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ian Amisani
    2013-11-04T13:24:43

    Thiago Barros ta fraco hein kr....meu deus matéria banal e obvia.

  • Luiza Dias
    2013-11-04T13:14:59

    Essa matéria esclareceu o que para quem??? Somente uma pessoa muuuuuuito leiga não sabe dessas coisas... Foi como o Paulo Machado disse: Falou o óbvio. E, Pior, perdi meu tempo com isso... Aff.

  • Rafael Silveira
    2013-11-04T13:04:21

    A dica que eu dou é que se você não sabe como conectar um aparelho desse na internet, NÃO COMPRE!!! Assim vc não se estressa e não enche o saco de algum parente q "manje" de tecnologia :)

  • PAULO MACHADO
    2013-11-04T12:31:17

    ESPETÁCULO DE NOTÍCIA.........FALOU O ÓBVIO KKKKKKKKKKKKKKKKK