Computadores

21/11/2013 08h54 - Atualizado em 21/11/2013 09h17

Conheça os principais erros ao montar um computador e saiba como evitar

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Quer montar o seu computador ou trocar os componentes dele? Saiba que é preciso ficar atento a importantes características antes de encaixar cada peça. Afinal, uma instalação incorreta pode queimar a placa de vídeo, processador ou a placa-mãe, causando prejuízos e oferecendo até mesmo risco ao usuário. Para te ajudar, o TechTudo reuniu algumas dicas para você evitar os principais erros ao montar o seu computador.

Montando computador hardware (Foto: Pond5)Fique atento ao montar ao encaixar os componentes do seu computador (Foto: Pond5)

- Não se atentar aos resfriadores

Um dos erros mais recorrentes na hora de montar um PC é não dar a atenção necessária aos coolers do processador, placa mãe e placa de vídeo. Ao ignorar esses componentes ou instalá-los incorretamente, você pode contribuir para o superaquecimento e travamento da máquina. Em caso mais graves, o componente pode até queimar.

Antes de instalar esses componentes, certifique-se que eles estejam limpos e corretamente fixados com pasta térmica. Atente-se também à direção dos ventiladores especialmente em gabinetes pequenos e evite que os fios fiquem emaranhados. A disposição das peças precisa favorecer a circulação interna do ar no gabinete. Se você ainda não sabe qual comprar, confira como escolher o cooler ideal para o seu computador.

- Fonte com potência incorreta

A fonte é a peça responsável por fornecer energia a todos os componentes do seu computador.  Sendo assim, ela precisa ter potência para isso. Dependendo da intenção do dono, o ideal é que esta fonte tenha poder superior às necessidades para dar conta de futuros upgrades de hardware.

Ao montar o seu computador, opte sempre por marcas conhecidas e verifique se a potência indicada na embalagem do produto corresponde é real. Tenha em mente que a potência a ser escolhida depende do tipo de uso do computador. Quanto mais componentes que consumam muita energia, maior deve ser a potência da fonte. Confira este tutorial sobre como instalar fonte de alimentação no PC.

- Fixação errada da placa-mãe no gabinete

Ao comprar a placa mãe verifique se ela é compatível com o gabinete escolhido. O ideal é que os dois itens sejam comprados em conjunto para que não fiquem dúvidas em relação ao tamanho e encaixe da peça no chassi. Na compra separada, corre-se o risco de que a placa não se encaixe corretamente.

A escolha do gabinete é um dos itens fundamentais na montagem da máquina. É preciso levar em consideração o tamanho para que o ar circule e cabos não fiquem  emaranhados (Foto: Reprodução/SilverStone)A escolha do gabinete é um dos itens fundamentais na montagem da máquina (Foto: Reprodução/SilverStone)

Caso isto ocorra não é recomendável recorrer a ‘gambiarras’, como fazer furos na placa para que adaptá-la ao gabinete escolhido. Sendo assim, é recomendado que você troque um dos componentes por outro modelo compatível. Caso seja a torre, atente-se para o espaço interno disponível bem como a circulação de ar. Confira essa lista com algumas opções estilosas de gabinetes.

- Instalação errada do processador na placa-mãe

Normalmente, o encaixe do processador na placa é perfeito. Certifique-se que o soquete do processador é compatível com o componente, se está limpo e sem poeira. A placa mãe vem de fábrica com slots suficientes para conectar itens como processador, placas de som, vídeo, modem e rede. Há espaço para cada um e a dificuldade de encaixe é sinal de manuseio incorreto.

Antes de fixar o processador, inspecione os soquetes e lembre-se de nunca tocar os contatos. Quando tiver dúvidas sobre os slots, consulte o manual da
placa-mãe ou faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

- Compra de componentes errados

ASUS Rampage III Black Edition (Foto: Divulgação)Componentes e placa-mãe devem ser compatíveis ou o usuário poderá ter prejuízos. (Foto: Divulgação/Asus)

Ao montar seu próprio computador, faça uma lista com os componentes necessários e verifique a compatibilidade entre eles. É necessário observar se as placas de vídeo, por exemplo) escolhidas possuem entradas compatíveis com a placa mãe. É neste momento também que deve ser definida a potência da fonte e o tipo de gabinete mais adequado para instalação das peças.

- Fixação incorreta de discos rígidos, drivers óticos e cabos na placa mãe

Os HDs e drivers também devem ser encaixados com firmeza. O ideal é não deixá-los soltos no gabinete para evitar erros na leitura de discos e dados. Tenha cuidado na hora do manuseio e fixe as peças com parafusos. Não esqueça de verificar os cabos de energia e transferência de dados antes de começar a usá-los. Organize os fios para facilitar a circulação do ar.

Por que o estabilizador estala? É algum defeito? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wildarcley Amaral
    2013-11-21T09:55:21  

    O prazer de pesquisar, estudar o material a ser comprado, juntar grana, comprar, montar e jogar um BF3 ou BF4 no ultra é indescritível !!!!!!

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-11-21T09:55:21  

      Concordo...Wilsd...Wilsdarr,, Wildii... Véi, seu nome consegue ser mais feio que o meu... Achei que era impossível... kkkkkkk... É brinks, não vá apelar...

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-11-21T09:55:21  

      cientista? ahhaha da nasa??? LARGA MAOOO, TU É PROFESSOR DE CIENCIAS E TA ARROTANDO SUPERIORIDADE

  • Clerys
    2014-11-09T12:32:36  

    Olá.. Gostaria de saber se a fonte e o gabinete precisam ser "compativeis"?

    recentes

    populares

    • Clerys
      2014-11-09T12:32:36  

      creio que voce ja saiba esta resposta. mas sim , porem a maioria e compativel.

  • Marcelo Mota
    2013-11-21T11:44:13  

    Alguem ainda compra desktop ? Aquela coisa grande cheia de cabos que fica entulhando a casa e gasta energia.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mota
      2013-11-21T11:44:13  

      Comentario tipico de retardados que não tem capacidade de montar uma maquina e pensa qua PC é só pra facebook,colheita feliz e sites de fofocas kkkkkk vai procurar uma roupa suja pra lavar seu otario.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mota
      2013-11-21T11:44:13  

      kkkkkkk deve ter um console desses modinha e acha que ta arrasando nos gráficos. Sabe de nada inocente!

  • Marcelo Campos
    2013-11-21T10:54:18

    Os encaixes perfeitos a que se refere a colunista tem o apelido de mata-burro. Mesmo com esses mata-burros muita gente ainda consegue queimar principalmente os módulos de memória RAM, o que é mais comum. Agora, mais comum ainda, é queimar componentes pela eletricidade estática. É preciso descarregar a eletricidade acumulada em volta de nosso corpo em algum objeto de metal como janelas ou portas por exemplo. Acho que a colunista se esqueceu desse detalhe.

  • Claudomir Silva
    2013-11-24T20:06:36

    O ce

  • Gilson Oliveira
    2013-11-24T16:02:45

    isso é muito ultil mais esquceram de falar q se deve usar luvas porq ate a mao ode queimar peças de computador ,e colocar peças sobre cobertas tbm pode causar prejuiso aos componentes ....

  • Gustavo Siciliano
    2013-11-21T09:27:42  

    quanto mais noticias dessa aparecem... mais trabalho pra min

    recentes

    populares

    • Gustavo Siciliano
      2013-11-21T09:27:42  

      Muito bom, será que alguém vai me corrigir também. Estou estudando pra concursos, mas se topar com qualquer um dos professores acima estou ferrado. kkkkkk

    recentes

    populares

    • Gustavo Siciliano
      2013-11-21T09:27:42  

      Geovani Araújo, por mais que você tenha escrito todas as palavras sem abreviações, tentando parecer muito correto, o seu "por que" está incorreto, porque trata-se de uma conjução explicativa, logo as sílabas neste caso não são separadas. Vide minha aplicação.

  • Leandro Lima
    2013-11-21T09:39:21  

    compensa mais compra uma cpu core i5 com 1 tera de hd e 8 gb de ram , trocar a fonte e colocar uma placa do que comprar separado aspeças

    recentes

    populares

    • Leandro Lima
      2013-11-21T09:39:21  

      Edson Fernandes Não, cê é burro cara, que loucura......

    recentes

    populares

    • Leandro Lima
      2013-11-21T09:39:21  

      Edson Fernandes ai q burro !! da zero pra ele...cursos montagem e manutencao em redes - SENAC... volta a estudar...se eh q comecou !!

  • Vinicius Leal
    2013-11-21T12:28:54  

    Sinceramente, se não estiver baixando nada, e não estando em casa, eu não vejo motivo nenhum pra deixar o pc ligado, é coisa de retardado isso, deixar o troço ligado o dia inteiro sem nem estar em casa.

    recentes

    populares

    • Vinicius Leal
      2013-11-21T12:28:54  

      Caros meu pc ta ligado direto a meses , faço isso porque uso tracker de torrent privado (BJ SHARE) e baixo MUUUUUITA coisa e preciso depois de baixar semear o máximo que puder , acho que ele está a quase um ano assim e nunca deu problema .

    recentes

    populares

    • Vinicius Leal
      2013-11-21T12:28:54  

      Carlos Bauer Não é que funciona só 12/7, mas os componentes, principalmente os low end e compactos, como HD e placas mãe, são projetados tendo em vista um ciclo de operação descontinuado para uma expectativa minima de vida média de 5 anos de fun com o equipamento funcionando 12/7 em condições ideais. Equipamentos de alto padrão e principalmente equipamentos para servidores tem o MTBF bem mais longo.

  • Carlos Ribeiro
    2013-11-21T14:50:37

    O mais difícil pra mim é ligar os fios do painel frontal do gabinete.Tem placa que é froid.

  • Antonio Casimiro
    2013-11-21T14:25:53

    eu ja nem perco mais tempo com isso, ja montei tanto PC na vida que ja nao tenho paciência.. aliz..ne mexo mais com PC.. montava muito quando eu jogava.. Agora é só Notbook e Xbox.. To fora de dar suporte para usuario.. Muito mao de vaca e chorao.. e se depois de 500 anos a maquina dele der problema.. ele vai te ligar achando que vc tem a responsabilidade de arrumar a maquina sem cobrar.. Deixo isso para mulecada novas kkkkkkkkkk

  • Alexandre Juliano
    2013-11-21T13:36:47

    O melhor é consultar o manual da placa-mãe, que possui todas as informações necessárias. Com relação aos termos mal utilizados (driver em vez de drive) significa que o reporter ainda não tem conhecimento necessário para escrever matérias específicas sobre o assunto. Basta ler e pesquisar. (Pode ser o estagiário, a quem coube a redação final.... he he)

  • Hugo Dias
    2013-11-21T12:38:00  

    Pior é que o autor da materia não sabe a diferença entre Drive e Driver... Tenso.

    recentes

    populares

    • Hugo Dias
      2013-11-21T12:38:00  

      ainda tem a audácia de preparar um tutorial inútil desses. assunto extremamente debatido em milhoes de forum e tutoriais

  • J.s Neto