Internet

21/11/2013 14h08 - Atualizado em 21/11/2013 14h08

Dependência do Google prejudica 'memória offline', diz pesquisa

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

Um experimento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o uso constante de ferramentas de busca, como o Google.com e outros, está deixando os jovens mais esquecidos. Segundo especialistas, a tecnologia deixou as pessoas dependentes demais, tornando-as mais propensas a não lembrar de informações que podem ser encontradas a um clique de distância. Sendo assim, guardar na nuvem significa esquecer na "memória offline".

Microsoft lança linha de produtos para provocar o Google em loja online

Os testes realizados pela universidade comprovaram que as pessoas envolvidas no estudo tinham uma tendência maior a se lembrar de informações que sabiam terem sido apagadas de um computador. Na situação inversa, com dados que estavam armazenados, o nível de esquecimento foi maior, por mais que os pesquisadores afirmassem que era importante que os envolvidos não esquecessem tais dados. Informações geográficas (como locais de eventos) e datas (de aniversário e outras) estavam entre os dados utilizados no estudo.

Estudo provou que alguns enxergam o Google como uma extensão da própria inteligência (Foto: Daily Mail)Estudo provou que alguns enxergam o Google como uma extensão da própria inteligência (Foto: Daily Mail)

A pesquisa vai além e afirma que, para muitos, o Google.com acabou se tornando uma extensão da própria inteligência. Por mais que os jovens envolvidos esquecessem as informações passadas para eles – de forma ainda mais presente que em pessoas mais velhas, por exemplo – os jovens envolvidos no estudo ainda se consideravam mais espertos por saberem utilizar tais ferramentas e as terem como parte integrante do processo de cognição.

O estudo também revelou uma propensão menor a compartilhar informações. Em vez de contar com a ajuda da memória dos amigos, por exemplo, os envolvidos no estudo preferiram armazenar os dados em meios digitais. Na visão deles, é mais confiável e à prova de falhas.

O estudo foi feito pelos psicólogos Daniel Wegner e Adrian Ward que escreveram ao jornal Scientific American com as conclusões da pesquisa para um projeto da Harvard University.

Como limpar busca por pessoas no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • CLEITON MORAIS
    2013-11-22T14:39:49

    Eu sempre comente isso com os amigos... antes eu sabia tudo sobre um determinado filme, por exemplo... atores, diretores, título original, etc... hj sem o maldito google, não lembro de mais nada...