Internet

04/11/2013 15h53 - Atualizado em 04/11/2013 16h16

Google começa a proteger senhas do Chrome com autenticação no Mac

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Finalmente, após uma grande polêmica, o Google está solucionando a incômoda falta de segurança das senhas de serviços armazenadas pelos usuários no navegador Google Chrome . Começou a ser testada uma ferramenta que vai exigir a autenticação antes do acesso à página de senhas de uma determinada conta no browser, mas apenas no Mac OS X.

Google registra interior de submarino histórico para o Street View

Agora será preciso digitar senha para acessar a página (Foto: Reprodução/Engadget)Agora será preciso digitar uma senha para acessar a página (Foto: Reprodução/Engadget)

A novidade foi divulgada por François Beaufort, “evangelista” do Google, em seu perfil no Google+. O código da alteração no Chrome pode ser visualizado na página Chromium Code Reviews.  Agora, quando o usuário acionar esta opção (que permite ver a senhas salvas no browser), será exigido o código de acesso ao Mac para poder ter acesso às outras.

Anteriormente, bastava ir ao endereço “chrome://settings/passwords” no seu navegador, selecionar a senha de algum serviço (como uma rede social ou cliente de e-mail) e clicar nela para que ela fosse revelada. Um recurso útil para quem se esquece das senhas que cadastra, mas também um convite para hackers ou usuários compartilhando o computador.

O Google tem uma página de ajuda explicando como a ferramenta atua e como excluir os dados ou não permitir o armazenamento deles. Porém, agora, depois de dois meses da polêmica, a empresa parece ter ouvido as reclamações e decidiu testar uma maneira de manter o serviço ativo, porém mais seguro. Por enquanto, apenas no Mac OS X, da Apple.

Entretanto, a princípio, a exigência da autenticação para acessar a pasta de senhas está sendo testada apenas no projeto do Chromium para Mac. Não há informações de quando ela será liberada para os outros sistemas operacionais como Windows ou mesmo o Chrome OS e para usuários regulares da plataforma da Apple. Ao que parece, não deve demorar muito.

Sabe como instalar o Google Now no Samsung Galaxy? Confira no Fórum do TechTudo.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares