11/11/2013 17h09 - Atualizado em 12/11/2013 13h04

Galaxy Gear ou SmartWatch 2? Saiba qual é o melhor relógio inteligente

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Na competição desta semana estão dois relógios inteligentes: o Galaxy Gear da Samsung e o SmartWatch 2 da Sony. Os gadgets são rivais no mercado mas fazem apostas diferentes: o Gear é equipado com um hardware robusto, enquanto o novo SmartWatch 2 prefere integrar aplicativos com o celular Xperia Z1. Mas qual é o melhor? O TechTudo testou os dois dispositivos para mostrar suas vantagens e desvantagens.

comparativo galaxy gear e smartwatch 2 (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo entre os relógios inteligentes Galaxy Gear e SmartWatch 2 (Foto: Arte/TechTudo)

Design: SmartWatch 2

O Galaxy Gear tem uma tela de tela de 1,63 polegadas, com resolução de 320 x 320 pixels e uma densidade de tela de 227 PPI. O novo SmartWatch da Sony tem uma resolução de 220 x 176 pixels, com tamanho de tela de 1,6 polegadas e densidade de 176 PPI. O material da tela da Sony é de LCD comum. Graficamente, a tela da Samsung dá um banho na da Sony, além de ser equipada com Gorilla Glass e feita de AMOLED.

Galaxy Gear é um lançamento de outubro da Samsung no Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo) (Foto: Galaxy Gear é um lançamento de outubro da Samsung no Brasil (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo))Galaxy Gear tem melhor tela do que o SmartWatch 2 mas perde pontos no design mais robusto (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

No entanto, a espessura de 9 mm do SmartWatch 2 tornam seu design muito mais agradável do que os 11 mm do concorrente. A tela é à prova d'água e de riscos, um aspecto bem favorável à Sony. O Galaxy Gear parece um modelo mais masculino de relógio, com um desenho robusto de alumínio sem a quantidade de plástico dos smartphones da Samsung. A cor preta do modelo da Sony também conta pontos a favor, deixando o gadget discreto no pulso.

Ambos gadgets podem trocar suas pulseiras. Neste quesito, tanto a Sony quanto a Samsung apostaram em modelos alternativos e coloridos para seus dispositivos inteligentes. No entanto, para situações cotidianas, o relógio preto da Sony parece mais discreto do que seu concorrente de alumínio.

Funcionalidades: Galaxy Gear

O gadget da Samsung leva bastante vantagem nas suas funcionalidades. Os dois possuem SMS, e-mail e até redes sociais como Facebook e Twitter. No entanto, só o Galaxy Gear possui uma câmera de 1,9 megapixels localizada na pulseira. É ótimo para fotografar e registrar ambientes de maneira discreta. Além disso, é possível gravar com ele vídeos em qualidade 720p, além da presença de sensores como giroscópio e acelerômetro. Os dois vêm com entrada USB mas somente o Gear tem dois microfones.

A integração do relógio da Sony com o smartphone Z1 é fundamental (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)A integração do relógio SmartWatch 2 da Sony com o smartphone Z1 é fundamental (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O SmartWatch 2 da Sony é mais um gadget para leitura, sem nenhuma câmera embutida, e para enviar SMS. Mesmo assim, em nossos testes, só é possível ler no Twitter, não enviar mensagens. Os dois relógios permitem ouvir música e interagem com seus smartphones, mas só o modelo da Samsung faz ligações. O Galaxy Gear tem uma boa sincronia com o Galaxy Note 3, mas também funciona com outros celulares da mesma marca, como o S4. Já o SmartWatch baixa aplicativos através do Xperia Z1 ao encostar na traseira do celular.

SmartWatch sincronizado com o smartphone Z1 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)SmartWatch 2 da Sony sincronizado com o smartphone Z1 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Performance: Galaxy Gear

O processador do Gear tem 800 MHz, contra 200 MHz do SmartWatch 2. Ou seja, a Samsung conseguiu encaixar pelo menos quatro vezes mais capacidade em um aparelho com tamanho similar.

Galaxy Gear sincroniza com o Galaxy Note 3 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Samsung Galaxy Gear sincroniza com o Galaxy Note 3 (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Na bateria, a situação se inverte: O modelo da Sony aguenta até quatro dias de uso médio. O Galaxy Gear mal suporta um dia inteiro. O Bluetooth do SmartWatch é 3.0, enquanto o Gear tem a versão 4.0.

Preço: SmartWatch 2

Galaxy Gear possui um hardware agradável, mas é caro (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Galaxy Gear possui um hardware pontente mas é caro (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Indo direto ao ponto: o Galaxy Gear custa pelo menos entre R$ 1.100 e R$ 1.300 (preço de lançamento). O modelo da Sony você pode encontrar na Internet com preço na faixa entre R$ 700 e R$ 800. Nenhum dos valores é exatamente barato, mas pela alta durabilidade da bateria e pela conexão, o SmartWatch 2 parece uma opção melhor de relógio.

Conclusão

Analisando as especificações, o Galaxy Gear, da Samsung, é um relógio touchscreen muito melhor se comparado ao SmartWatch 2. No entanto, principalmente no aspecto custo-benefício, além da excelente bateria, o dispositivo da Sony parece mais atraente para o consumidor final.

SmartWatch 2 da Sony vale pelo custo-benefício (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)SmartWatch 2 da Sony vale a pena por causa do custo-benefício e da bateria com longa duração (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O relógio de pulso normalmente é usado como uma extensão do celular, não como um gadget independente. O SmartWatch funciona bem integrado com o Xperia Z1 e serve para uma leitura fácil de conteúdos da internet. Ele não tira fotos mas pelo menos tem uma bateria que dura alguns dias, o suficiente para você não pensar em carregá-lo na mesma semana.

O que voce acha sobre os relógios inteligentes? Comente no Fórum do TechTudo

Tabela com especificações do Samsung Galaxy Gear e do Sony SmartWatch 2 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com especificações do Samsung Galaxy Gear e do Sony SmartWatch 2 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cadu Zim
    2013-11-12T08:12:43

    Eu sempre fabrico Android no vaso sanitário enquanto leio e jogo no meu iPhone 5S de 64 GB

  • Urubu Rei
    2013-11-11T19:22:53  

    CHUPA SAMSUNG!!! OS SEUS PARAFUSOS APARENTES SÃO HORRÍVEIS!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-11-11T19:22:53  

      FATO: Samsung só faz lixo pra burro comprar. Comprou? Então você um burro, mas ainda não sabe.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-11-11T19:22:53  

      tipico comentario de lixo que nao tem grana pra ter nenhum nem outro e soh sabe falar meu hahahaahahha lixo

  • Luiz Santos
    2013-11-11T18:08:39  

    Ou você pode comprar o Smartwatch MN2 da Sony na Ultra Eletrônicos por menos de R$380 :D

    recentes

    populares

    • Luiz Santos
      2013-11-11T18:08:39  

      Por 380 deve ser made in China...

  • Antonio Luz
    2014-08-04T14:00:14

    O galaxy gear usa o Tizen com istema e só funciona com o celular da Samsung e o Smartwatch da Sonyu funciona com qualquer Aparelho android.

  • PAULO GARCIA
    2014-01-03T13:01:19  

    Que decepção com esse Site! Este teste parece matéria paga! A Sony deve ter distribuido alguns relógios!! a Samsung vence em todos os ítens, a exceção do preço!

    recentes

    populares

    • PAULO GARCIA
      2014-01-03T13:01:19  

      Cara, é só um relógio. Se quer fazer ligações, tirar fotos, gravar videos compra um smartphone. É desnecessário ter um relógio inteligente com as mesmas funções do seu smart. Como diz a matéria, um deve complementar o outro, e não ser a versão de pulso do smartphone.

    recentes

    populares

    • PAULO GARCIA
      2014-01-03T13:01:19  

      Paulo Garcia, quantidade não é qualidade, jamais esqueça isto!

  • Rafael Ataide
    2013-11-12T08:42:25  

    O problema da samsung que os entusiastas da marca insistem em não entender, é que eles só pensam em hardware. O problema dela é fazer uma super máquina! Acontece que, antes é preciso saber o que o consumidor precisa e como vai usar esse produto. Ninguém vai usar um relógio para fazer ligações ou tirar fotos. Tampouco precisaremos de um relógio quad-core, Isso é besteira. Mais vale um relógio com bateria durável, leve e funcional do que um relógio do power rangers. Samsung não pode perder nada por aqui, que já falam em teoria da conspiração. Menos né gente... bem menos.

    recentes

    populares

    • Rafael Ataide
      2013-11-12T08:42:25  

      falou Td

  • Valério Vito
    2013-11-12T08:27:47  

    Relogio de pulso? proxima engenhoca inutil...

    recentes

    populares

    • Valério Vito
      2013-11-12T08:27:47  

      se pelo menos agregasse valor ao camarote kkkk

    recentes

    populares

    • Valério Vito
      2013-11-12T08:27:47  

      concorto Jose geração inútil que gosta de Status e mora e aluguel

  • Tiago Alves
    2013-11-12T00:00:22  

    comparativo mais retardado? o da sony eh melhor opção so por causa do preço? toma uma surra em tudo

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2013-11-12T00:00:22  

      Ambos são inúteis, mas o da sony é mais bonitinho, bateria dura mais e é mais barato. Por isso!

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2013-11-12T00:00:22  

      porque é um relógio p*** e não um smartphone pra voce tirar foto, faszer ligação e enviar email

  • Wulvarine Xanah
    2013-11-12T08:15:02  

    hahahahhaahaha o selinho de ''melhor opcao'' foi pro da Sony sendo que a tablea mostra CLARAMENTE que o da Samsung da um banho de 10 a 0 hahahahahahaa... Como esse site conspira contra a Saumung neh!? Como brasileiro eh pobre neh!? Elegendo o mais baratim hahahahahahaahahahahahahahah ooooo povinho favelado

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-12T08:15:02  

      talvez pela beleza, pela usabilidade.

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-12T08:15:02  

      talvez seja porque é um relógio pra vs ter algumas funcionalidades, ao invés de tirar foto e fazer ligação.

  • Luis Andre
    2013-11-11T21:56:44  

    Tem que apanhar de "vara" um cara que comprar um celular desse nesses preços...

    recentes

    populares

    • Luis Andre
      2013-11-11T21:56:44  

      Ceclulares??? Mas a matéria não é sobre.......RELÓGIOS?????

    recentes

    populares

    • Luis Andre
      2013-11-11T21:56:44  

      Eu Acho que ele quis dizer Relógio :)

  • Adilson Oliveira
    2013-11-12T03:13:15  

    Porque a chinesinha Samsung só faz lixo de plástico pra burro comprar?

    recentes

    populares

    • Adilson Oliveira
      2013-11-12T03:13:15  

      Tenho smrtphone, televisão e um monte de produtos da marca e como conhecedor prático posso dizer que a marca é exelente, o unico produto que não recomendo é o notbook. E pra constar a marca é sul coreana um dos paises mais desenvolvidos do mundo. Agora em relação a avaliação, só achei que nao precisava de uma uma sugestão final porque ficou muito bem exposto as características deles e essas qualidades pelo menos pra mim são muito subjetivas.

    recentes

    populares

    • Adilson Oliveira
      2013-11-12T03:13:15  

      Não sei quanto a celular, mas tenho um monitor da Samsung usado freneticamente que já já completa 10 anos, nunca deu problema, a marca é muito boa! acredito que generaliza-la sem conhecer todo gama de produto que é burrice.

  • Clynton House
    2013-11-12T08:19:14  

    Já temos Smart fone, Smart tv , Smart relógio, logo teremos uma Smart privada.

    recentes

    populares

    • Clynton House
      2013-11-12T08:19:14  

      Poderiamos ter um Smart Pais com mta Smart gente vivendo nele. Mas nos Dumb braziu soh vive Dumb people

    recentes

    populares

    • Clynton House
      2013-11-12T08:19:14  

      Pois é. Seguindo a ideia do Clynton, não demora o TechTudo faz um comparativo de Smartprivadas: qual o melhos sistema para se dar uma barrigada? Android ou IOS????

  • Marcelo Oliveira
    2013-11-20T10:00:16

    Na boa, prefiro mil vezes o meu G-Shock que já tenho há 5 anos e não precisei nem trocar as pulseiras dele, quem dirá a bateria. Esse tipo de tecnologia chegar a relógios e por esses preços, é absurdo.

  • Humberto Moreira
    2013-11-16T08:13:30

    .... que não é inteligente mas me dá as horas certinho sem precisar trocar a bateria por por 1 ou 2 anos, que posso mergulhar, tomar banho etc com ele sem me preocupar. Apesar de eu gostar de tecnologia, não vou alimentar esse bando famigerado que cria coisas "inúteis" visando arrancar uma grana alta dos trouxas! Sempre tenho comigo o seguinte ditado: " Prefiro o útil do que que o interessante, pois o útil sempre será interessante, mas o interessante nem sempre será útil" .

  • Rogério Silva
    2013-11-12T01:12:00

    Valeu TechTudo! O relógio inteligente da Sony é muito melhor, da Samsung é feio, difícil de mexer e muito mais caro ($$$). Sony é TOP... Samsung só faz produtos xing-lings.

  • Gustavo Volpe
    2013-11-11T21:06:14

    Se eu conhecer alguém que pagou 1100 a 1300 por esse lixo da Samsung, mando internar. Preço de um iPhone 4S, por uma porcaria asiática sem nenhuma utilidade real.

  • Joao Neto
    2013-11-12T12:01:05

    A Samsung só faz é lixo eletronico. Ela faz somente para burro ou pobre comprar. Desculpem os burros, mas é verdade.

  • Fernando
    2013-11-12T08:17:08

    SONY é SONY, o resto é conversa. Só a geração de salames mesmo para comprar Samsung.

  • Monsenhor Razão
    2013-11-11T20:05:21

    Sony é sempre TOP em tecnologia no continente asiático. Samsung é pinto amarelo perto da Sony.

  • Daniel Santos
    2013-11-11T19:31:36

    SONY MAIS UMA VEZ SAINDO NA FRENTE...

  • Jannsey Carlos
    2013-11-13T14:30:22

    A sony foi melhor opção sim, a disputa é de melhor RELÓGIO INTELIGENTE, e não disputa por um gedget novo. Já imaginou pegar o relógio da samsung e sair apontando o braço pra poder tirar foto de um lugar? O povo vai pensar que sou doido ou que realmente os POWER RANGERS existe!!! Fico com o Sony!!!!

  • Wulvarine Xanah
    2013-11-12T07:49:01  

    Uééééééé?!!??!?!?!?!?! nao era a apple que sempre inovadora!? N:ao era apple que sempre lancava tudo antes e da melhor qualidade!? Nao vejo a apple nessa materia!? Estaria a apple morta como steve jobs!? Aposto que sim, que nao ve eh fanboy burro

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-12T07:49:01  

      Lucas Diniz poderia me enviar o link no qual o ''CEO da Samsung comentou a baixa aceitação do produto''? mto grato seu mentiroso

    recentes

    populares

    • Wulvarine Xanah
      2013-11-12T07:49:01  

      Wulvarine Xanah É só você procurar no Google, mané, tem trocentos sites que noticiaram.

  • Eduardo Alves
    2013-11-13T11:38:59

    Sou mais o meu que vejo as horas e troca a bateria uma vez por ano.

  • Felipe Oliveira
    2013-11-12T15:18:31  

    o da sony é bem mais bonito fato!

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2013-11-12T15:18:31  

      Mas tem o peso de um smartphone. 123g um relógio é demais!

  • Gustavo Volpe
    2013-11-11T17:30:04  

    Se eu conhecer alguém que pagou 1100 a 1300 por essa inutilidade, mando internar. Preço de um moto x, por uma porcaria sem nenhuma utilidade real.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-11T17:30:04  

      Pagar mais de 100 por qualquer um desses aí é colocar dinheiro fora! Produto sem nenhuma utilidade real, chamativo e caro!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-11T17:30:04  

      Pagar 700 reais no da Sony é bom negócio, né?!