27/11/2013 10h30 - Atualizado em 27/11/2013 19h39

Ingress: jogo do Google traz realidade aumentada para Android e iOS

Pedro Zambarda
por
para o TechTudo

Ingress é um game de realidade aumenta que funciona diretamente em smartphones criado pela startup Niantic Labs, do Google. O jogo foi lançado neste ano para Android e tem uma versão de iOS prevista para 2014. No game, o jogador pode escolher entre dois grupos: Os Enlightened, que utilizam uma energia presente no cenário e acreditam que ela é benéfica pra humanidade, e os Resistance, que duvidam da fonte energética e acreditam que ela pode ser prejudicial. Para entender como a realidade aumentada funciona no celular, a coluna Geração Gamer do TechTudo entrevistou a equipe Enlightened, com Taluna Costa (32), Mariana Casals (25) e Daniel Borges (35).

Ingress leva a realidade aumentada com energia para o Android (Foto: Divulgação)Ingress leva a realidade aumentada com energia para o Android (Foto: Divulgação)

Uma história que envolve energia

Como qualquer ARG (Alternate Reality Game), Ingress precisa de uma história para envolver os gamers em seus objetivos no nosso mundo físico. “O game possui um enredo muito bem construído e que está em permanente evolução, pois depende da interação entre os jogadores. Na história, cientistas da Europa descobriram uma energia misteriosa invisível a olho nu. A origem e o propósito dessa energia são desconhecidos, mas alguns pesquisadores acreditam que ela está influenciando a mente humana. É sabido apenas que ela costuma aparecer em portais que surgem em lugares com alguma importância artística, cultural ou histórica”, diz Taluna Costa. Ela é integrante da equipe brasileira da facção Enlightened, que cultua a energia do game e a manipula.

O time feminino do Enlightened Brasil, com Mariana Casals, à esquerda, e Taluna Costa, de óculos escuros (Foto: Mariana Casals/Arquivo Pessoal)O time feminino do Enlightened Brasil da esquerda para a direita, Debora Abujamra, Liz Soares, Taluna Costa, Renata Petti, Debora Delphim, Luciene Batista, Mariana Casals e Andressa Sahdo (Foto: Mariana Casals/Arquivo Pessoal)

“O Ingress parece ser uma evolução do videogame, pois você precisa andar fisicamente pelo mundo e colaborar com as pessoas de verdade para atingir os objetivos propostos. Com isso, quero dizer que os jogadores do Ingress não são necessariamente dos videogames e possuem perfis diversificados. O jogo faz com que as pessoas vivenciem a história”, explica Mariana Casals. “Nossos codenomes dentro dessa história são @ElitaOne pra Taluna, @experiment0s pra Mariana e @dbb9h para mim”, completa Daniel Borges.

O encontro de jogadores em Ingress (Foto: Mariana Casals/Arquivo Pessoal)O encontro de jogadores em Ingress (Foto: Mariana
Casals/Arquivo Pessoal)

Quando o jogo começa, o gamer vê na tela  as fontes de energia nos locais à sua volta. Ele deverá escolher uma das facções e terá como objetivo dominar os portais para que sejam interligados na formação Fields. Esses Fields são formas geométricas triangulares e representam uma área de dominação da mente humana (Mind Units). “Com essa mecânica, realizamos a ’Operação Esmeralda’ com a comunidade Enlightened do Rio de Janeiro. Nosso game serviu para demonstrar que o time carioca tem organização e número de jogadoras suficientes para realizar uma entidade complexa no jogo que é o portal de nível máximo, o level 8″, afirmou Taluna. “Um portal deste nível só pode ser formado tendo a presença de oito jogadores distintos, que atingiram o nível máximo”, disse Mariana.





“Operação Esmeralda” no Rio de Janeiro e outras ações

Enlightened Brasil construiu um Field de energia na Universidade Game Filho, do Rio (Mariana Casals/Arquivo Pessoal)Enlightened Brasil construiu um Field de energia na Universidade Game Filho, do Rio (Mariana Casals/Arquivo Pessoal)

Um grande Field de energia foi construído pela equipe Enlightened Rio na Universidade Gama Filho, perto da Avenida das Américas. “Nosso objetivo com a ‘Operação Esmeralda’ foi mostrar para a comunidade global do Ingress que, mesmo num universo majoritariamente masculino, o time brasileiro tem quantidade de jogadoras e organização suficiente para realizar operações desse porte apenas com mulheres”, disse categoricamente Taluna Costa. As oito meninas do time chegaram no nível máximo do game.

“Além da Operação Esmeralda, a Enlightened Brasil realizou outras operações mesclando homens e mulheres que também são consideradas marcos importantes dentro da facção como um todo”, explica Daniel Borges. O gamer elencou os principais feitos do grupo: “O primeiro agente L8 do Rio de Janeiro, @immergut, surgiu em fevereiro deste ano. Em março ocorreu a ‘Operação Serra do Mar Shake’ que se tornou o primeiro Megafield na cidade. Somente em abril surgiu o primeiro portal L8. Maio trouxe a ‘Operação Cama de Gato’, o primeiro Megafield de múltiplas camadas do Rio de Janeiro. Já o mês de agosto trouxe feitos globais, como a vitória da equipe Enlightened Brasil no evento mundial chamado ‘Cassandra’, etapa São Paulo, além da ‘Operação Verdolengo’. As meninas da ‘Esmeralda’ só agiram em novembro”.

Utilidades de um jogo de realidade aumentada

Diferente do joystick e do computador, Ingress força os jogadores a saírem de casa e interagirem com estranhos na rua. “O celular no game é chamado de scanner e você só precisa dele para entrar em seu universo. O jogo incentiva o deslocamento físico. Por esse motivo, dá para jogar no trajeto entre a casa e o trabalho, por exemplo. Ele se torna uma boa razão para conhecer melhor cidades e até países diferentes no tempo livre”, falou Taluna Costa.

Mariana Casals mencionou alguns benefícios pessoais através game: “É possivel conhecer muitas pessoas por conta do jogo, então novas amizades são criadas. Muitas pessoas jogam em família e é divertido ver a comunidade crescer não apenas em número de jogadores, mas também como vizinhos e colegas que se tornam amigos e se ajudam”.

“O jogo também estimula o exercício físico e a quebra do sedentarismo. Como é necessário se deslocar fisicamente, muitas pessoas utilizam isso como estimulo para fazer caminhadas, corridas, pedalar, escalar, entre outras atividades quase esportivas”, completa Daniel Borges sobre os benefícios para a saúde.

Ingress sai da versão beta no dia 14 de dezembro. Atualmente, os jogadores, incluindo os brasileiros, foram convidados pela empresa do Google para experimentar o game. Confira abaixo o teaser do jogo, chamado “It’s time to move”:


Qual o melhor sistema operacional para jogar no smartphone? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Costa
    2013-11-27T18:22:51  

    Aff, tem post meu que nem apareceu aqui.

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T18:22:51  

      Dennis Rigueira não vou ficar batendo palma pra macaco pular de alegria. ;) Rsrsrsrs.

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T18:22:51  

      deve ter falado coisas inuteis...

  • Henrique Costa
    2013-11-27T16:52:51  

    Desde o início do jogo, os iluminados sempre tiveram seus spoofer 'berrantes', no qual praticava cheater sem vergonha de dizer que era.. É uma falta de respeito enorme deixar de citar a resistência na notícia, sendo que: Os primeiros players que chegaram no lvl máximo no Brasil, foi da resistência; O primeiro megafield cobrindo uma cidade inteira, foi da resistência. Os primeiros a aparecer no ingress report do Brasil, foram da resistência. FelipeReis Pt.2

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T16:52:51  

      Sebastião Pereira em momento algum eu disse que não tem. O nome do cara é @batatanr .

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T16:52:51  

      aff... que nerd :/

  • Alex Leoncio
    2013-11-27T13:25:45  

    Em todo o tempo em que acompanho o TechTudo, nunca ví reportagem mais tendenciosa em relação à um jogo, me surpreende um colunista que está à frente da coluna gamer do site, gabaritado em comunicação, não conseguir dar uma notícia imparcial a respeito de uma comunidade de jogadores que possue duas equipes, tão fortemente defendidas quanto times de futebol ou crença religiosa! Estou totalmente decepcionado com a reportagem, que foi ótima em entrevistar, apresentar, e motivar somente um lado da moeda!

    recentes

    populares

    • Alex Leoncio
      2013-11-27T13:25:45  

      Ayres Nobrega O colunista, explica sobre o jogo glorificando e enfatizando os feitos apenas da facção entrevistada, não procurou fazer contato ou convidar representantes com a visão contrária. O erro não foi de vocês, e sim da maneira como ele apresenta o Ingress

    recentes

    populares

    • Alex Leoncio
      2013-11-27T13:25:45  

      sem necessidade

  • Sarabeth Silva
    2013-11-28T10:05:48

    Ridicula e tendenciosa...2 palavras q definem a materia! Tb aguardando pra ver se aparece a segunda parte dessa materia... Extremamente desapontada!

  • Tiago Quadra
    2013-11-27T15:32:17  

    Negativo Henrique Costa. Infelizmente cheaters existem em ambos os lados e no caso da operação citada ambos os times foram atrapalhados por spoofers. Para fechar a questão lembro que os sapos de SP, ainda no inicio da anomalia, dirigiram até o local para 'simular a derrubada e compensar' a atuação desse infeliz dos "50tonsdeverde".

    recentes

    populares

    • Tiago Quadra
      2013-11-27T15:32:17  

      Só sei que eu estava no evento e vi a hora que o field caiu e vi quem derrubou. A verdade é que o time verde ganhou o cluster 1 e os azuis ganharam os clusters 2 e 3, e, fazendo a soma dos pontos que o mega field azul nos traria, teria nos garantido a vitória. Nada a respeito sobre essas suposta ida foi alegado em lugar nenhum, aliás, pelo contrário, apenas se vangloriaram pela vitória garantida às custas de um cheater. Se essa "ida compensatória" realmente aconteceu, certamente seria postada em algum lugar, afinal, na hora de postar a vitória foi imediato, agora, essa ida...

  • Victor Barbosa
    2013-11-27T14:03:41  

    Eu também estou esperando a segunda parte da matéria com a Resistência. Isso mostra que até aqui a Globo tem dedo podre e gosta sempre de manipular para um lado.

    recentes

    populares

    • Victor Barbosa
      2013-11-27T14:03:41  

      Tá certo que tem que ter a PARTE 2 !! Mais se você ver os principios editoriais do site é totalmente diferente do que o JORNALISTA fez aqui a culpa e toda dele a página mãe é dá GLOBO mais o BLOG é dele responsabilidade dele.

  • Tiago Quadra
    2013-11-27T16:59:36  

    Ao invés de ficar de 'mimimi', fazendo propaganda negativa ao jogo, reclamando do autor, que tal uma atitude mais esperta e fornecer material para uma reportagem sobre o jogo que mostre o lado da resistência? :)

    recentes

    populares

    • Tiago Quadra
      2013-11-27T16:59:36  

      Não. ele deveria ter ido em busca do outro lado da história não ter ficado em um só. PRINCIPIO BÁSICO DO JORNALISMO !!

    recentes

    populares

    • Tiago Quadra
      2013-11-27T16:59:36  

      De fato estamos providenciando essa parte :D

  • Henrique Costa
    2013-11-27T16:14:22  

    A verdade é que infelizmente a matéria é explicitamente favorável a apenas um lado da moeda, isso é fato e não há como negar. Afinal, se há a citação de um lado oposto, a Resistência, no mínimo o que se espera é que quem elaborou a matéria, a aborde por completo, de forma a não ficar tendenciosa da forma que está. Isto passa a impressão de pouco caso e até mesmo de um trabalho feito "nas coxas". A matéria, segundo seu título, diz respeito ao jogo e não a apenas uma facção.

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T16:14:22  

      Muito bem colocado amigo!

    recentes

    populares

    • Henrique Costa
      2013-11-27T16:14:22  

      Boa Henrique, é esta parada aew mesmo e sem falar que ainda não foi liberada a versão para iOS.

  • Herton Lopes
    2013-11-27T17:31:12

    Fala serio TQZ, se ele tivesse escrito uma matéria que só falasse da Resistência, vc que ficaria de "mimimi"

  • Tiago Quadra
    2013-11-27T15:33:13  

    Herton Lopes, o jogo foi lançado dia 15 de novembro de 2012.

    recentes

    populares

    • Tiago Quadra
      2013-11-27T15:33:13  

      Mais 1 erro para o reporte!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Quadra
      2013-11-27T15:33:13  

      Beleza TQZ, ao menos não foi este ano!!!

  • Tiago Quadra
    2013-11-27T15:24:53

    Negativo Henrique. Infelizmente cheaters existem e na anomalia Cassandra em SP atrapalharam ambos os lados. Para fechar a questão, os sapos de SP fizeram questão de dirigir até o local onde o field foi derrubado de forma injusta para compensar.

  • Rogério Caetano
    2013-11-27T15:19:41

    O cara que fez a matéria só pode ser alface...

  • Herton Lopes
    2013-11-27T15:08:17

    Pedro Zambarda, parabenizo o seu trabalho em 50%, pois vc só esta reportagem com apenas a metade do jogo e jogadores, faltou vc explicar o porque existe a RESISTÊNCIA, os seus jogadores e os seus feitos!!! Procure saber sobre a operação CAFE c/ LEITE!!!

  • Herton Lopes
    2013-11-27T15:01:14

    OBS o Jogo já existe desde o ano passado, acredito que começou em Setembro/2012

  • Henrique Costa
    2013-11-27T14:34:05

    Cobrido = coberto (falha minha)

  • Henrique Costa
    2013-11-27T14:26:22

    Só vale lembrar que a Operação Cassandra só foi vencida aqui em SP por causa da ajuda de um cheater chamado 50TonsDeVerde. Se o mega field que recaiu sobre SP (Field da Resistência), não tivesse sido derrubado por ele, teríamos vencido com uma diferença de 50 pontos. Outra coisa, a operação Verdolengo foi realizada após a Operação Tatu Bola (que apareceu inclusive no Ingress Report), que pela primeira vez, havia cobrido SP com 6 fields sobrespostos, sendo utilizados diversos portais diferentes (operação na qual eu tive a honra de participar).

  • Alex Leoncio
    2013-11-27T13:35:46

    me surpreende um colunista que está à frente da coluna gamer do site, gabaritado em comunicação, não conseguir dar uma notícia imparcial a respeito de uma comunidade de jogadores que possue duas equipes, tão fortemente defendidas quanto times de futebol ou crença religiosa!

  • Nathália Costa
    2013-11-27T12:48:41

    Opa! Quando vai sair a parte dois? Achei que tinha a resistência ai também e tal... :)

  • Ayres Nobrega
    2013-11-27T11:49:37

    Parabens!

  • Tiago Quadra
    2013-11-27T11:30:08

    Mandaram muito bem meninas. Go Enlightened.