Câmera

20/11/2013 10h27 - Atualizado em 20/11/2013 13h51

As melhores câmeras semiprofissionais abaixo de R$ 2 mil

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

Está pensando em comprar uma câmera semiprofissional, mas não quer gastar acima de R$ 2 mil? Há bons modelos de marcas tradicionais, como Canon, Nikon e Sony, nessa faixa de preço e com recursos diferenciados na captação de fotos e vídeos. Para te ajudar, o TechTudo reuniu as melhores câmeras semiprofissionais abaixo de R$ 2 mil.

Qual smartphone tem a melhor câmera? Comparamos os tops

É possível encontrar boas câmeras DSRL semiprofissionais sem gastar mais de R$ 2 mil (Foto: Reprodução/SXC)É possível encontrar boas câmeras DSRL semiprofissionais sem gastar mais de R$ 2 mil (Foto: Reprodução/SXC)

- Nikon D3200 (A partir de R$ 1.650)

A D3200 é um modelo de entrada bastante popular entre fotógrafos amadores. Possui uma ótima resolução, boa “pegada” e, como não é um lançamento, pode ser encontrada a preços consideravelmente mais acessíveis em relação aos modelos semelhantes mais recentes.

Nikon D3200 tem sensor de 24 megapixels e gravação em Full HD e HD (Foto: Divulgação/Nikon)Nikon D3200 tem sensor de 24 megapixels e gravação em Full HD e HD (Foto: Divulgação/Nikon)

De acordo com o DxO Labs, uma referência em análise de sensores de câmeras, os modelos a Nikon D3200 (24 MP) levam uma leve vantagem na captação da imagem, quando comparada à Canon T3i (18 MP). A Canon T4i não foi incluída na comparação porque seu valor médio é superior a R$ 2.000. Além disso, a avaliação fornecida pelo DxO, também classifica a T4i como inferior à Nikon D3200 no quesito “capacidade do sensor”.

No quesito gravação de vídeo, este modelo da Nikon filma em Full HD (1920 x 1080 pixel / 30 qps) com 30 quadros por segundo em modo “progressivo”. Na resolução HD 720p (1.280 x 720 pixel / 60 qps), a D3200 grava com 60 quadros por segundo também em modo “progressivo”.

A Nikon D3200 possui um sistema de foco contínuo, que torna objetos mais nítidos ao longo da filmagem automaticamente. Há ainda uma entrada estéreo para microfone externo, um recurso interessante para quem deseja captar áudio com qualidade superior.

Disponível a partir de R$ 1.650, no buscador Zoom.

- Canon T3i (A partir de R$ 1.780)

A Canon T3i é também uma excelente opção para quem decidiu ingressar no mundo das DSLR com baixo orçamento. Sua resolução de 18 megapixels atende a todas as necessidades dos fotógrafos amadores e sua gravação de vídeos traz ótima qualidade de imagem e áudio.

Canon T3i tem sensor de 18 megapixels e visor giratório para facilitar fotos e gravações de vídeo (Foto: Divulgação/Canon)Canon T3i tem sensor de 18 megapixels e visor giratório para facilitar fotos e gravações de vídeo (Foto: Divulgação/Canon)

Assim como a D3200, este modelo também filma em Full HD (1920 x 1080 pixel / 30 qps) com 30 quadros por segundo “progressivo” e  em HD 720p (1.280 x 720 pixel / 60 qps) com 60 quadros por segundo “progressivo”. Para quem busca uma qualidade de áudio superior, a T3i conta com uma entrada estéreo para microfone externo.

Se você pretende filmar com frequência, o modelo da Canon promete ser uma ótima escolha. Afinal, a companhia possui mais tradição no quesito vídeo e seu visor LCD articulável (que ajuda a visualizar a gravação na hora de filmar) são dois fatores podem fazer a diferença em sua decisão.

Disponível por a partir de R$ 1.780, no buscador Zoom.

- Sony SLT-A37K (A partir de R$ 1.540)

A Sony tem mostrado recentemente esforços em reduzir os preços de sua linha de entrada, como a A37, que possui recursos interessantes. Sua resolução de 16 megapixels não deixa a desejar e possui uma boa velocidade para captura de imagens em modo contínuo, recurso interessante para fotos de ação.

Sony A37 tem resolução de 16 megapixels e faz fotografias panorâmicas em 3D (Foto: Divulgação/Sony)Sony A37 tem resolução de 16 megapixels e faz fotografias panorâmicas em 3D (Foto: Divulgação/Sony)

A Sony A37 conta ainda com sistema de foco contínuo, que torna nítidos os objetos ao longo da filmagem automaticamente, e tem entrada estéreo para microfone externo. O modelo filma em Full HD (1920 x 1080 pixel / 30 qps) com 30 quadros por segundo em modo “progressivo” e HD 720p (1.280 x 720 pixel / 60 qps) com 60 quadros por segundo em modo “progressivo”. Como diferencial, ela possui filmagem em Full HD (1080i) a 60 quadros por segundo no modo “entrelaçado”. Seu visor é articulável, mas os ângulos de inclinação (vertical) são limitados.

A Sony A37 oferece ainda a possibilidade de se obter fotos panorâmicas 3D. No entanto, será necessário uma TV ou monitor compatível com esta função para visualizar suas imagens.

Apesar de ser encontrada pelo menor preço em comparação aos outros dois modelos citados, câmeras Sony são as que apresentam menor compatibilidade em relação aos acessórios disponíveis no mercado brasileiro. Ou seja, você pode ter dificuldade para encontrar lentes com preços mais acessíveis.

O modelo do encaixe para flash é diferente do convencional, e será necessário adquirir adaptadores. Existem adaptadores também para lentes, mas funções como foco automático ficarão comprometidas com o uso desses componentes

Disponível a partir de R$ 1.540, segundo o buscador Zoom.

Acompanhe abaixo um comparativo entre os três modelos:

Tabela comparativa entre as câmeras Nikon D3200, Canon EOS Rebel T3i e Sony A37 (Foto: Adriano Hamaguchi)

Outras opções a considerar

Caso as opções indicadas ainda estejam fora de seu orçamento, pesquise pelos modelos antecessores a esses. Por serem mais antigos, pode ser difícil encontrá-las, e existem algumas limitações que você deve considerar.

- Nikon D3100 (A partir de 1.370)

Nikon D3100 tem sensor de 14 megapixels e filma até a resolução Full HD a 24 fps (Foto: Divulgação/Nikon)Nikon D3100 tem sensor de 14 megapixels e filma até a resolução Full HD a 24 fps (Foto: Divulgação/Nikon)

A Nikon D3100 é uma excelente câmera para quem prefere investir menos. Ela possui uma resolução de 14 megapixels (contra 24 MP da D3200), o que já é uma boa resolução para fotógrafos amadores. A D3100 filma em Full HD 1080p com no máximo 24 quadros por segundo em modo “progressivo” e não possui entrada para microfone externo. Disponível a partir de R$ 1370, no buscador Zoom.

- Canon T3 (A partir de R$ 1.360)

A Canon T3 é inferior à Canon T3i, mas também é uma boa opção para sua primeira DSRL. As principais diferenças em relação ao modelo mais recente são a ausência de entrada para microfone externo, resolução inferior para filmagem (máxima de 720p) e para fotografia (12 megapixel). Ela também não possui visor articulável, nem limpeza automática do mesmo, mas pode ser encontrada por a partir de R$ 1.360, segundo o Zoom.

Canon T3 com resolução até a HD (720p)  e não tem o visor articulável (Foto: Divulgação/Canon)Canon T3 com resolução até a HD (720p) e não tem o visor articulável (Foto: Divulgação/Canon)

A Canon T2i é superior à T3 e muito semelhante à sua sucessora (a T3i). No entanto, como sua disponibilidade no mercado brasileiro é muito limitada, seu alto valor torna a T3i uma melhor opção para quem pode investir um pouco mais.

Conclusão

Atualmente, as câmeras de entrada possuem especificações muito semelhantes e você ficará satisfeito com qualquer um dos modelos apresentados. Entretanto, os valores aqui apresentados podem ajudar me um “desempate”.

Se sua limitação é o preço e você não pretende adquirir outras lentes tão cedo, opte pela Sony A37. Se a sua necessidade principal é a resolução da imagem e vídeo, escolha a Nikon D3200, mas se você deseja filmar com mais frequência, compre a Canon T3i.

Alguns usuários ainda possuem certa resistência em aceitar as câmeras Sony, alegando a alta rotatividade da linha de produção. Ou seja, um modelo mais recente comprado provavelmente sairá de linha antes de uma câmera Canon ou Nikon com mesmo ano de fabricação. Outro motivo é o menor número de acessórios compatíveis e lentes com preços mais elevados.

Em busca de dicas para comprar câmera semiprofissional? Participe da discussão no Fórum do TechTudo!

Já para quem está em dúvidas na “eterna disputa” entre os adeptos da Nikon contra os da Canon, é preciso ter em mente que ambas são empresas excelentes e suas câmeras têm ganhado a preferência dos fotógrafos amadores e profissionais por detalhes. Se a Canon já possui uma tradição sólida na captação vídeo, a Nikon tem apresentado avanços significativos na linha de DSLRs de entrada.

Foque na sua necessidade e não se engane como os recursos inovadores que talvez você nunca irá utilizar. Além disso, no momento da compra, fique atento à descrição da câmera, acessórios inclusos, garantia, reputação da loja e tipo de cartão de memória necessário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renata Simões
    2014-05-13T00:56:26  

    Eu estou muito afim de comprar uma sony hx300, adoro tirar fotos e pretendo tornar profissional, vocês acham essa uma boa para eu comprar? Desde já grata.

    recentes

    populares

    • Renata Simões
      2014-05-13T00:56:26  

      com certeza! tambem tava querendo ela!

    recentes

    populares

    • Renata Simões
      2014-05-13T00:56:26  

      vocês sabem qual é a melhor? Estou em duvida dessa e da Nikon P520. Gostaria de maquinas que capturassem movimentos pois estou começando agora e pretendo fotografar mais danças e esportes. Caso saibam de mais alguma e que não seja tão cara me digam, por favor.

  • Marcelo Almeida
    2016-07-21T17:33:29

    Amigos do Techtudo, boa tarde a todos, gostaria de comprar uma câmera em que o valor máximo não fosse superior a R$: 2.500. Câmera DSLR, relativamente com boa de resolução, com um bom sistema de estabilidade, com um bom sistema de intercambio de lentes e que tenha um super zoom. por favor me indique algumas boas opções para que possa decidir. desde já agradeço!!

  • Luciano Reston
    2016-06-11T18:08:47

    Boa tarde a todos, sou pintor realista e gostaria da ajuda dos leitores do techtudo para escolher uma câmera na faixa de R$ 2.000 para registrar minhas pinturas (tinta óleo) e sketches (rascunhos em lápis) com fotos e vídeo com melhor qualidade.Eu sei que isso é um trabalho de anos e o pouco que eu pesquisei já fiquei perdido e fascinado com o universo da fotografia. Basicamente o que é importante é conseguir captar os valores, matizes, croma e detalhes (zoom) da obra.Uma coisa que eu fiquei curioso se no meu caso é importante que a câmera produza arquivos RAW. Obrigado.

  • Jones Pieta
    2013-11-20T12:50:14  

    Nenhuma informação sobre o zoom de todas aqui mencionadas.Estagiários.... Possuo uma Nikon P510 zoom 42x.Semi-profissional.Me digam há alguma com mais zoom nesta categoria? Em tempo: Tiro foto dos buracos da lua com toda a neblina que a encobre.Querem mais ou está bom assim. Mais uma coisa: Estou proibido de levar a Nikon a praia.

    recentes

    populares

    • Jones Pieta
      2013-11-20T12:50:14  

      Rafael Oliveira Infelizmente tem muita gente que cai no conto do Vigário achando que está comprando uma semiprofissional porque tem Zoom de mais de 10x ou mais. As próprias lojas americanas e submarino anunciam cameras de 40x por R$ 1 mil como semiprofissional e gente leiga como Jones cai que nem um pato. Não se informa e acaba comprando gato por lebre. Amadores nunca saberão a diferença de uma P510 e uma D3x.

    recentes

    populares

    • Jones Pieta
      2013-11-20T12:50:14  

      enfim qual é a melhor câmera ? aguardo a resposta. Meu face: Amanda paraizo da Silva.

  • Eudes
    2013-11-20T13:02:54  

    Vou andar com um tijolão desse nada. Prefiro comprar um lumia 1020 por 2000 reais. 41 mega, não deixa a desejar a nenhuma dessas aí. Além de ser um excelente Smartphone.

    recentes

    populares

    • Eudes
      2013-11-20T13:02:54  

      PRA FALAR QUE UM CELULAR É MELHOR QUE UMA CAMERA, E AINDA POR CIMA SEMI PROFISSIONAL JÁ DA PRA VE QUE ESSES DOIS TIRAM NO MAXIMO SELFIES PARA FICAREM POSTANDO EM REDES SOCIAIS ...E JÁ TA DE BOM TAMANHO KKKKKK

    recentes

    populares

    • Eudes
      2013-11-20T13:02:54  

      Adriana, essa postagem foi de dois anos atrás. Não ressuscite isso kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fábio Rodrigues
    2013-11-20T15:00:48  

    Nikon D3200 (A partir de R$ 1.650) onde????????

    recentes

    populares

    • Fábio Rodrigues
      2013-11-20T15:00:48  

      Onde encontro a Canon T3i abaixo de 2000? so acho acima desse valor.

  • Lucas Marcolino
    2013-12-03T11:59:41  

    Alguém poderia comentar sobre a Canon SX50 HS? Não entendi pq não entrou nessa lista aí!!

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-12-03T11:59:41  

      Se vc comprou essa camêra como uma semi-profissional, infelizmente vc foi enganado.

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-12-03T11:59:41  

      Geysler Niclevicz se vc comprou essa camêra como semi-profissional vc foi enganado.

  • Ademir Bispo
    2014-05-05T20:03:28

    Jones Pieta a cigana te enganou.

  • Wesley Lisboa
    2013-11-20T11:21:49  

    "Melhores câmeras semiProfissionais". Este título está equivocado. Estas câmeras, apesar de ser modelo de entrada, são para uso profissionais. Modelos semiprofissionais podem ser encontradas abaixo de R$1.200,00 com muita facilidade. O Techtudo precisa entender a diferença entre "Bridge" e "DSLR".

    recentes

    populares

    • Wesley Lisboa
      2013-11-20T11:21:49  

      Rafael Oliveira, não são, não. Não é questão de concordar ou descordar. São classificadas pelos fabricantes, pelo tipo de processador, tamanho da fotocélula, número de pixels efetivos e um bando de outras funções/especificações. É a mesma coisa de um amador comprar uma câmera e já se dizer fotógrafo profissional! Má vá!

    recentes

    populares

    • Wesley Lisboa
      2013-11-20T11:21:49  

      Concordo com vc. O grande problema Fabiano, é que qualquer um hoje se acha profissional..

  • Anthony Joseph
    2014-01-11T21:31:17

    ACABEI DE COMPRAR 1 Nikon D3200 E 1 Nikon S270. GOSTEI MUITO E RECOMENDO. VIAJO PELO MUNDO E QUERIA COMPRAR ESTA CAMERA NIKON D3200.

  • Ricardo Silva
    2013-12-04T01:46:38

    No passado tive uma Zenith com filme, que me dava mais controle sobre a fotografia, ISO, velocidade do obturador etc. Ate hoje tenho uma maquina Kodak destas de USD 120, que me atendia muito bem. Ate o dia em que comecei a tirar fotos em corridas de carros e comecei a notar limitacoes na maquina. Decidi comprar uma maquina que tivesse recursos de maquinas profissionais, zoom, velocidade do obturador, ISO, etc. Comprei a D3200 e estou muito satisfeito. Acho que e isto uma maquina para amador avancado ou profissional iniciante. O importante e que a camera te ofereca uma foto que te satisfaca.

  • Pedro Ribeiro
    2013-11-20T15:29:53

    O que, na minha opinião, faltou ser explicado na matéria é que as câmeras de entrada da Nikon (D3100 / D3200) não possuem motor de foco, ou seja, para que o usuário possa ter foco automático, vai necessitar que as lentes possuam motor de foco (lentes série "G"), que acabam sendo mais caras. As câmeras de entrada da Canon (T3 / T3i) possuem tal motor de foco, o que possibilita que o usuário usufrua do foco automático utilizando qualquer lente (EF ou EF-S).

  • Victor Barabalho
    2013-12-01T15:58:44

    Acabei de comprar um Sony Alpha Slt-A37k por Mil Reias no Submarino, e tenho certeza que não vai deixar a desejar sobre Nikon e Canon, Recursos muitos bons

  • Tulio
    2013-11-23T22:12:44  

    E as RX100(I e II)? Que levantamento mais meia-boca!! qualquer um que pesquisar decentemente em sites especializados e ler reviews verá que a melhor câmera nesta faixa de valor é a RX100 da Sony(considerada a melhor no momento). Reportagem péssima, desatualizada, nem parece que foi feita por um site de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Tulio
      2013-11-23T22:12:44  

      Cale a boca, Magda!

  • Bruno Cardoso
    2013-11-24T18:03:29

    profissional é quem se sustenta da atividade, no caso fotografo profissional é quem se sustenta da fotografia, ou o cara é profissional ou não é... equipamento semi é para vender aos trouxas

  • Leonardo Fournier
    2013-11-21T12:13:42  

    Não estou vendo nenhuma câmera semiprofissional nessa matéria e sim câmeras profissionais, DSLR de entrada..

    recentes

    populares

    • Leonardo Fournier
      2013-11-21T12:13:42  

      Não existe semiprofissional de R$ 2 mil. Uma semiprofissional de verdade começa em R$ 6 mil. Isso é uma DSLR de entrada.

    recentes

    populares

    • Leonardo Fournier
      2013-11-21T12:13:42  

      As câmeras acima são semi profissionais de entrada. Canon 70D e Nikon D7001 são semi profissionais. Canon 6D e Nikon D90 são profissionais de entrada. Canon 5Dm.III/1Dx e Nikon D800/D4s são profissionais.

  • Antonio Rossini
    2013-11-20T23:10:06

    Onde acho esses preços???

  • Gleidstonio Manganes
    2013-11-20T21:42:54

    Sou mais a TekPix... eh camera, filmadora, mp3, mp4, mp5, mp6, mp7, mp8, mp9, calculadora, tv digital, gps, eh a mais vendida no Brasil e sai por 100 reais. KKKKKKKKKKKKKK

  • Rollesbleyson Ferreira
    2013-11-20T14:19:53

    Eu tenho uma Tekpix do Raul Gil e estou satisfeito. Sai menos de R$ 300,00 (em março pago a última parcela) e é excelente.

  • Lucas Marcolino
    2013-11-20T13:25:18  

    Rafael Oliveira, Ô filho duma que ronca e fuça...o chamado zoom digital é a ampliação da área mostrada no visor. O zoom óptico é 50x. Essa ampliação é chamada de zoom digital nas câmeras digitais filho de anta!!!

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-11-20T13:25:18  

      zoom digital pra sua informação é simplesmete um crop da imagem ....por isso a perda tao significativa de qualidade!

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-11-20T13:25:18  

      Amigo....to vendo tanta gnt escrever idiotice aqui ....q mais uma igual a q vc escreveu não é de espantar!

  • Lucas Marcolino
    2013-11-20T13:13:27  

    Jonas Pieta.. eu tenho uma CANON SX50 HS zoom 50x, podendo chegar a 200 digital.

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-11-20T13:13:27  

      Ô filho duma que ronca e fuça...o chamado zoom digital é a ampliação da área mostrada no visor. O zoom óptico é 50x. Essa ampliação é chamada de zoom digital nas câmeras digitais filho de anta!!!

    recentes

    populares

    • Lucas Marcolino
      2013-11-20T13:13:27  

      n existe zoom digital!!!! ah nao ...depois dessa ..cansei de comentar ......

  • Douglas Sousa
    2013-11-20T11:12:40  

    estou querendo começar a praticar astrofotografia (fotografar lua,ISS,vênus,iridium flame...)qual super zoom seria melhor? a canon sx50 ou a nikon p520?

    recentes

    populares

    • Douglas Sousa
      2013-11-20T11:12:40  

      Douglas eu tenho a Canon SX50 HS e não me arrependo de ter comprado. Sou fotógrafo casual e estou gostando muito da câmera. O Zoom é espetacular. A qualidade das fotos também é excelente.

    recentes

    populares

    • Douglas Sousa
      2013-11-20T11:12:40  

      Esta é uma situação bem específica. Você precisa de uma câmera com bom desempenho em alto ISO (baixa iluminação) e que também permita fotografias com longa exposição (controle manual da velocidade do obturador). Eu recomendaria você esperar um pouco mais e pegar uma DSLR, pois não encontrei equipamentos para astrofotografia compatíveis com câmeras compactas. Dentre as opções que você citou, ambas são ótimas. A Canon possui melhor desempenho com alta sensibilidade. A Nikon é mais recente, oferece tempo máximo de exposição maior, abertura maior e melhor resolução, por isso, ficaria com ela.

  • Filipe Oliveira
    2013-11-20T12:41:36

    "Quem faz a fotografia é o fotógrafo" Uma T3i com uma excelente lente, faz fotos fantásticas. E todo mundo sabe que a GRANDE diferença em uma foto é a lente usada, além da percepção de quem está fotografando. Mas, o preconceito é grande, quando você fala o modelo, mas já vi fotos espetaculares de t3i, e outras Nikon de " entrada", onde quem vê a foto, pensa que foram feitas em uma 5D Mark III ou similar..

  • Vitor Santos
    2013-11-20T11:47:18  

    Eu tenho uma SuperZoom a Sony Hx200v, gosto muito dela, faz excelentes fotos, e filma com uma qualidade ótima, sempre gostei das câmeras Sony, por isso sempre prefiro esta marca!

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-11-20T11:47:18  

      Também tenho uma superzoom da Sony, e carrego ela pra tudo quanto é canto porque ela é mais barata, e nem fico tenho medo de perdê-la :) As superzoom que tem controles manuais também são boas opções, mas ainda não se compara a uma DSLR...

  • Carlos Oliveira
    2013-11-20T12:13:56  

    Eu tenho uma câmera da Kodak Seeks to Profit from Patent Portfolio. Gostaria de saber se ela não se enquadra nesta lista de câmeras semi profissionais. Esta Câmera é inferior as demais citadas nesta reportagem?

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2013-11-20T12:13:56  

      Não conheço esta... parece que este é um título de uma matéria, não?