Internet

21/11/2013 12h15 - Atualizado em 22/11/2013 12h09

Microsoft lança linha de produtos para provocar o Google em loja online

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Microsoft resolveu deixar clara toda a sua rivalidade com o Google na sua loja virtual: a fabricante do Windows acaba de lançar uma linha de produtos contra o gigante de buscas cujos principais temas são alfinetadas sobre falta de privacidade nos serviços Google. A empresa de software americana acusa a rival de vender informações de usuários para seus anunciantes.

Lembra do Winamp? Após 15 anos, famoso player de música vai "morrer"

Os produtos lançados vão desde bonés até xícaras. Neles, estão estampadas mensagens utilizando o termo “Scroogled”, que foi criado pela Microsoft para alertar ao fato de que o Google coleta dados pessoais de seus usuários para usá-los com fins comerciais na web.

Os itens foram lançados justamente na temporada de compras natalinas na Microsoft Store.

Microsoft lança produtos com mensagens contra o Google (Foto: Reprodução/Mashable)Microsoft lança produtos com mensagens contra o Google (Foto: Reprodução/Mashable)

No início deste ano, a Microsoft lançou uma nova campanha chamada “Don’t Get Scroogled”, cujo o objetivo era expor a decisão do Google de exigir pagamento dos comerciantes para que seus produtos se destacassem nos resultados do Google Shopping. Depois disso, o termo Scroogled passou a ser usado para destacar que a gigante de buscas vende seus resultados, enquanto o Bing da Microsoft abraça o que seria uma mais “busca honesta”.

Embora não cite o nome Google diretamente, a maioria dos produtos lançados pela Microsoft incluem o logotipo do Google Chrome. Em um dos artigos à venda (uma xícara com o ícone do navegador), uma mensagem sugere manter a calma enquanto seus dados são roubados.

Enquanto isso, uma camisa com a palavra “Scroogled”, estampada na parte da frente, inclui uma nuvem de palavras ao redor contendo termos como " enganado", "vigiado", "fofoca", "ludibriados" e assim por diante. Todos os produtos oferecidos usam as cores do Google.

Produtos "Scrooled" na loja da Microsoft (Foto: Reprodução/Edivaldo brito)Produtos "Scrooled" na loja da Microsoft (Foto: Reprodução/Edivaldo brito)

Além de faturar com a venda desses produtos, parece que agora a Microsoft está adotando uma atitude de brigar mais abertamente com o Google, o que pode colocar mais lenha na fogueira dessa guerra de gigantes. Resta saber se os usuários Windows irão vestir a camisa.

Veja a resposta do Google, que fez uma piada sobre os "acessórios inteligentes" da rival.

Via Mashable

Até que ponto o Google pode usar dados para propaganda? Descubra no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Magalhães
    2013-11-21T14:21:27  

    Microsoft não tem competência pra bater a Google pelos produtos, aí agora tá querendo apelar para a propaganda... Bem típico deles! Como fizeram com o Netscape. Mas hoje os tempos são outros... O dia que o mundo parar de usar Windows, será um mundo melhor!

    recentes

    populares

    • José Magalhães
      2013-11-21T14:21:27  

      e usar o que? Chrome OS? iOSX? Linux....? Hoje ainda temos uma sociedade inteira montada sobre uma plataforma chamada Windows.

    recentes

    populares

    • José Magalhães
      2013-11-21T14:21:27  

      Quanta besteira, até a verdadeira galera da comunidade Linux respeita o Windows, é claro que ele é o mais bombardeado, é o mais usado... Só a comparação do Windows com o MAC OS, o resto não tem como comparar, Linux é um excelente SO, mas para desktop ainda deixa muito a desejar pelos programas similares serem muito fraco, não dá para comprar GIMP com Photoshop, Inkspace com Corel e assim por diante... Agora se você usa Internet para entrar em redes sociais e emails, te aconselho um smartphone ou tablet, você não precisa mais de PC.

  • Fernando Verlangieri
    2013-11-21T19:09:18  

    nao uso Microsoft e nem Mac o que eu uso e LINUX um dos melhores sistemas ja feito

    recentes

    populares

    • Fernando Verlangieri
      2013-11-21T19:09:18  

      Diogo Rocha Robusto? Aonde? Tem algum servidor no mundo rodando OSX? Vai em todas as grandes corporações e da uma olhada oq está la

    recentes

    populares

    • Fernando Verlangieri
      2013-11-21T19:09:18  

      Com certeza Linux é o melhor SO que já existiu. Todos os grandes servidores do mundo o utilizam. O único problema para "usuários normais" é incompatibilidade com jogos. Fora isso. Perfeito.

  • Edgard Santos
    2013-11-21T18:17:31  

    Internet Explorer é o pior navegador, foi feito uma pesquisa de quem usa I.E tem um QI menor!!!

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2013-11-21T18:17:31  

      Odeio o IE, mas eu acho que é psicológico.

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2013-11-21T18:17:31  

      logo se vê que não costuma atualizar o PC...

  • Elton Araújo
    2013-11-21T15:56:38  

    Respondam apenas uma pergunta antes de bater na Microsoft: qual sistema operacional vocês estão usando agora para enviar estas mensagens? Obrigado!

    recentes

    populares

    • Elton Araújo
      2013-11-21T15:56:38  

      José Magalhães o problema é nem todo mundo ser milionário pra pagar 4 mil reais num macbook de 11 polegadas (o mais barato), nem ter a maquina certa pra fazer um hackintosh

    recentes

    populares

    • Elton Araújo
      2013-11-21T15:56:38  

      Dfg, existem vários sistemas operacionais superiores aos Windows, open source, como o Ubuntu. É só baixar e instalar. O problema é preguiça, falta de conhecimento, conformismo. Não precisa ser milionário pra comprar um Apple. São computadores que geralmente duram 5 ou 6 anos, a versão mais barata não perde pra qualquer Sony Vaio, ou outro PC. Vá ver durante esse tempo de 5 anos, o que gastou com um PC meia boca, e faça as contas.

  • Eduardo Costa
    2013-11-21T12:49:36  

    Pq diabos o Google ainda não processou a Microsoft por esses ataques diretos, inclusive utilizando os ícones que representam seus produtos!? Espionar por espionar, já basta o Obamazão vendo todos os dados da net, o kinect ligado direto te filmando, o Internet Explorer cheio de falhas de segurança deixando teus dados vazarem em sites de phishing, enfim, hj em dia pra manter seus dados seguros, vc tem que ir pra uma caverna...

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-11-21T12:49:36  

      O que a Christyan quis dizer é o seguinte: Se a MS proibir sites e programas do Google no Windows, o Google entraria em um prejuízo ENORME. Por que cerca de 90% de PC's são Windows. Tem Chrome pra Mac e Linux, tem, mas quem usa? O Windows lidera, e sem o Windows, a Google não é nada.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-11-21T12:49:36  

      não processou pq é verdade... que se ferrou na justiça esses dias foi a google por causa disso.

  • Cláudio Júnior
    2013-11-21T18:44:24  

    Falou a empresa que repassa informações pessoais para o governo americano de milhões de pessoas ao redor do mundo, e que dá uma ajudinha nos algoritmos de programas da NSA para espionar outras nações. Hipocrisia sempre impera.

    recentes

    populares

    • Cláudio Júnior
      2013-11-21T18:44:24  

      Tem como vc provar isso.. Processa e fica rico

  • Rodrigo Brino
    2013-11-21T15:44:24  

    há uns 2 anos eu afirmava que a Google estava bem melhor que a Microsoft, mas a Microsoft se mexeu e quem realmente estuda computação sabe do que eu estou falando, hoje os produtos da Microsoft são bem melhores que do Google e vamos a eles: Office, nem tem como comparar com os do Google, principalmente depois do Office 2013; Skydrive 7Gb e Google Drive 5Gb; emails com domínios grátis, Microsoft 10, Google Nenhum; A Microsoft tem laboratórios virtuais, a google não, o IE pode parecer pior, mas é bem mais seguro que o Chrome; Sistema de busca, o do Google ainda é melhor que o Bing...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Brino
      2013-11-21T15:44:24  

      Brother, pega um livro chamado informativa para principiantes, depois de estar dominando pega programação estrutural, entenda de entrada e saída de dados, pronto garanto que voce não vai ter coragem de abrir nada no IE, possivelmente até mesmo aposente o Windows e mais do que isso nunca mais abrirá sua conta de banco em um navegador loco!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Brino
      2013-11-21T15:44:24  

      Rodrigo, realmente você ainda é estagiário, se fala um coisa dessas em uma entrevista é reprovado na hora!!!

  • Marcelo Siqueira
    2013-11-21T16:21:48  

    Por isso uso Firefox...

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2013-11-21T16:21:48  

      Firefox SO?

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2013-11-21T16:21:48  

      esse não sabe nem o que estava lendo

  • Marcus Vinicius
    2013-11-21T17:15:33  

    Um mistério da vida realmente intrigante: porque a Microsoft não acopla seu próprio anti-vírus em seu falho sistema operacianal ?

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2013-11-21T17:15:33  

      Anta, no Windows 8 ele já vem acoplado! Seja pirata ou não.

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2013-11-21T17:15:33  

      No meu note também é acoplado.

  • Zeti Comi
    2013-11-22T00:26:28  

    Google, eu autorizo a venda dos meus dados, como forma de retribui-los pelo ótimo trabalho e produtos oferecidos: chrome, busca, android, etc...

    recentes

    populares

    • Zeti Comi
      2013-11-22T00:26:28  

      Prostituta cibernética kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Zeti Comi
      2013-11-22T00:26:28  

      ta parecendo um prostituta cibernética

  • Wallace Almeida
    2013-11-22T10:54:39  

    sacanagem não venderem no Brasil ://

    recentes

    populares

    • Wallace Almeida
      2013-11-22T10:54:39  

      já tem na 25 de março, corre lá!

  • Brenno E.arcie
    2013-11-22T08:24:04  

    Lixosoft ser processada duplamente 1 pela provocacao 2 por usa uma marca registrada ..

    recentes

    populares

    • Brenno E.arcie
      2013-11-22T08:24:04  

      digita a pessoa em seu PC com Windows...

    recentes

    populares

    • Brenno E.arcie
      2013-11-22T08:24:04  

      quanta inteligência

  • Pedro Neto
    2013-11-21T14:41:57  

    Os serviços virtuais da Microsoft realmente são muito ruins. O navegador é o pior, o site de buscas é terrível e tudo mais. Não precisa nem começar a falar sobre o windows 8, que é um retrocesso em relação ao 7. Todavia, isso não significa que a crítica esteja totalmente errada. Basta dar uma olhada nas licenças que os aplicativos do google para Android exigem: eles coletam sua agenda telefônica, leem e enviam sms do seu telefone sem te avisar (e você paga por isso!), coletam as informações do seu GPS, sabendo até os lugares que você frequenta. Eles realmente violam a privacidade o tempo todo

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2013-11-21T14:41:57  

      c falou muito bobagem, provavelmente vc n deve ta usando o win 8.1 , nem office 2013, nem o ie11 para falar tanta besteira.

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2013-11-21T14:41:57  

      David Coelho, e você acha que esses caras vão ler os termos de uso? e olha que a questão de privacidade é o primeiro item em muitos sistemas xD

  • Marco Pires
    2013-11-22T09:50:34

    realmente a google joga sujo neste ponto, é incrível fiz uma pesquisa de um item q queria comprar num site e dps disso todos os sites que entro que tem propagandas so aparece o q pesquisei...se fazem isto com algo bobo, imagina ai com suas informações pessoais.

  • Gabriel Ferraz
    2013-11-22T09:50:31

    Os appleboys, pesam que o unico OS, Celular, tablet, e derivados, só são bons se forem apples, pobres iludidos. É bom, claro, mas existem melhores e claro, cada um com seu gosto e preferencia.

  • Josi Oliveira
    2013-11-22T09:42:50

    É o imundo falando do mal lavado.

  • Tiago Cunha
    2013-11-22T09:41:54

    Quando eu instalo o Windows a primeira coisa que faço é excluir Internet Explorer kkk já coloro Fire ou Chrome. bem q a raposinha é melhor kk

  • Tiago Cunha
    2013-11-22T09:40:33

    então Microsoft, do que ficar brigando e gastando dinheiro com material inútil, tenta fazer um navegador melhor.. pq hoje a FireFox e a Chrome destrói... a Internet Explorer é uma porcaria..

  • Odnam Relid
    2013-11-22T09:34:10

    isto lá é verdade...não existe nada de graça na internet...qualquer cadastro que vc faça estará com seus dados sendo utilizados e vendidos a anunciantes. portanto quem ganha não é você com certeza. e a Microsoft também age como o google e os outros. VOCE CONTINUA ESCRAVO PARA SEMPRE.

  • Rodrigo Silva
    2013-11-22T08:31:03  

    So pq a google esta crescendo deixando de ser apenas um site de busca. sempre tentar derrubar seus possiveis concorrentes! mais eu queria uma caneca dessa.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-22T08:31:03  

      Sim mais ainda existe essa associacao... google = busca. Para muitos.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2013-11-22T08:31:03  

      Está deixando? Já deixou faz muuuuito tempo de ser só um site de busca.

  • Marcela Caldas
    2013-11-22T09:07:19

    É o q eu chamaria de carma! Posso ate ouvir o Steve rindo no caixão.

  • Leonardo Poliva
    2013-11-22T08:43:55

    Microsoft critica o Google, mas faz a mesma coisa... É o velho dito popular "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

  • Brenno E.arcie
    2013-11-22T08:31:01

    e comeca a censura da globo . falei sério e elas censuram ... Micro$oft ( cookei L msm ) , sera dublamente processada sim e nao so Fan boy até oq n uso mto chome .. firefox tmb tá um lixo .. e o IE .. aposentei la no 5.0

  • Leandro Machado
    2013-11-22T08:10:11

    Privacidade? Iso é coisa do passado amigos!

  • Filipe Leandro
    2013-11-22T07:55:47

    por isso que eu mando cartas...