14/11/2013 16h07 - Atualizado em 14/11/2013 20h41

Moto G ou Moto X: qual a melhor novidade da Motorola? Confira o comparativo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Motorola lançou dois novos smartphones em 2013: o Moto G e o Moto X. O primeiro é um pouco mais avançado e o segundo uma versão "econômica". Ambos já estão à venda no Brasil e têm uma série de semelhanças, porém algumas questões podem pesar na hora de escolher entre eles. O TechTudo analisou os dois smartphones para descobrir qual possui o melhor custo-benefício. Afinal, vale a pena gastar mais e comprar um Moto X no lugar de um Moto G?

Moto G e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Moto G e Moto X: confira qual é o melhor smartphone da Motorola (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto X

Desenhado para ser um top de linha, o Moto X tem a maior parte das configurações de hardware mais avançadas do que as do Moto G, que é um aparelho intermediário e possui como grande atrativo o menor preço. Porém, para o usuário regular, esta diferença certamente não é tão grande.

O Moto X possui um processador mais avançado, o Motorola X8 (Qualcomm Snapdragon S4 Pro MSM8960), dual-core de 1,7 GHz, com GPU Adreno 320, além de 2 GB de RAM e 16 GB ou 32 GB de memória interna. Já o seu irmão possui um Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e versões com 8 GB ou 16 GB de espaço.

Moto X, smartphone Android da Motorola (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X ganha do Moto G no quesito desempenho, com processador mais avançado e bateria com maior duração (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outro diferencial é nas conectividades. Ambos possuem Wi-Fi e Bluetooth, porém o Moto G não é equipado com suporte ao 4G, somente ao 3G, enquanto o Moto X navega com o LTE. Nenhum deles tem slot para cartão microSD. As baterias são parecidas: 2.200 mAh para o X e 2.070 mAh para o G.

Tela: Moto G

A tela do Moto X é maior, porém tem a mesma resolução do que a do Moto G. A diferença é mínima, mas, mesmo sendo um modelo mais econômico, o G tem a melhor densidade de pixels por polegada, com seus 720 x 1280 pixels em um display de 4,5 polegadas. Já o Moto X tem a mesma quantidade de pixels na tela de 4,7 polegadas.

A diferença é de 329 ppi para 316 ppi a favor do Moto G. O número de cores é o mesmo (16 milhões) e a tecnologia utilizada é diferente: dessa vez com vantagem do Moto X, que é de AMOLED, contra o LCD utilizado no Moto G, justamente para torná-lo mais barato do que seu irmão.

Moto G rodando game Asphalt 8 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G tem tela com melhor resolução em sua tela de 4,5 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Dimensões: Moto X

O Moto X tem a tela maior, porém o corpo é menor. Ele mede 129,3 x 65,3 x 10,4 mm e pesa 130 g. O Moto G tem 129,9 x 65,9 x 11,6 mm e 143 g. Portanto, não se engane pelas polegadas de tela. O Moto G possui 4,5 e o Moto X tem 4,7 mas isso não significa que o G é menor. Pelo contrário.

Design: Moto G

No design, eles se parecem muito e, se por um lado o Moto X não chegou ao Brasil com todas as opções de personalização dos Estados Unidos, o Moto G oferece uma opção para todos os usuários que querem um telefone colorido: capas traseiras removíveis. Não é a mesma coisa do Moto X americano, mas já é uma ótima alternativa.

Moto G, a nova aposta da Motorola para o mercado de smartphones de baixo custo (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G oferece diversas tampas traseiras coloridas para o usuário escolher a que preferir. Com isso, o smartphone leva vantagem no quesito design (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Câmeras: Moto X

Para o seu mercado, a câmera do Moto G está de ótimo tamanho, sendo semelhante ou até superior a de aparelhos como o iPhone 4S, que custam até um pouco mais caro do que ele no Brasil. No entanto, obviamente, ainda está um pouco abaixo da qualidade oferecida pelo Moto X. Podemos começar pelo número de megapixels, que é o dobro: 10 no Moto X e 5 no G.

A qualidade de imagem e o número de recursos oferecidos pelo Moto X também dão ao aparelho uma vantagem em comparação com o Moto G, que filma em Full HD com 60 fps (o Moto G vai só com 30 fps). Ambos têm flash LED. Na câmera frontal, nova vitória do Moto X, mas é por pouco: 2 megapixels contra 1,3 megapixels.

moto x (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X tem melhor câmera do que o Moto G, tanto na traseira quanto na resolução da lente frontal (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Sistema operacional: Empate

Os dois smartphones rodam plataforma Android. O Moto G, lançado depois, sai com uma versão mais recente, a 4.3 (Jelly Bean), enquanto o Moto X chegou às lojas com o 4.2.2 (Jelly Bean). Entretanto, ambos receberão um update para o Android 4.4 (Kit Kat), que chegou neste fim de ano. Por isso, não há diferenças neste quesito.

Preço: Moto G

Neste aspecto, a vantagem de um dos concorrentes é enorme. O Moto G, modelo mais econômico da série, tem preço médio de R$ 649, no Brasil. Já o Moto X custa R$ 1.499. A diferença é de mais de R$ 800. É possível, por exemplo, comprar dois Moto G – e ficar com R$ 200 “de troco” – com o dinheiro investido em um Moto X.

Fone de ouvido que acompanha pacote do Moto G de 16 GB (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G leva vantagem quando o assunto é custo-benefício: bom, bonito e barato (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Conclusão:

O Moto G chegou ao Brasil para fazer sucesso entre os consumidores. Preço baixo, hardware de nível intermediário, porém adequado para a grande parcela da população. O smartphone tirar boas fotos, tem conexão com a Internet e faz ligações. Certamente ele, comparado ao Moto X, oferece um melhor custo-benefício.

As diferenças de hardware entre eles são grandes, principalmente no processador e na câmera. Além disso, o Moto X é um pouco mais portátil. No entanto, o valor do X, usando os preços médios de ambos, pode ser mais do que o dobro do G, em torno de aproximadamente R$ 800 a mais. As diferenças não parecem valer isso tudo.

Ambos são opções interessantes em suas faixas de preço, mas se o que você quer, acima de tudo, é economia, vá de Moto G. Se quiser um pouco mais de qualidade no hardware, mesmo com um preço bem mais alto, escolha o Moto X. Porém, se estiver buscando o que há de melhor no mercado, não compre nenhum dos dois.

Existem opções, obviamente mais caras, de aparelhos com especificações bem mais potentes do que o Moto X e o Moto G, à venda no mercado brasileiro. Mas para quem já não quer gastar muito, ambos os modelos da Motorola servirão muito bem. Entre eles, sem dúvida, o melhor custo-benefício é do Moto G: bom, bonito e barato.

A Motorola surpreendeu com o Moto G? Deixe seu comentário do Fórum do TechTudo

Tabela comparativa entre Moto G e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto G e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Pedro Costa
    2013-12-04T19:49:49   , respondido respondido 2014-04-25T12:14:08

    Comprei o Moto X por 900 reais no Black Friday... Estou extremamente satisfeito... Principalmente pelo preço...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2013-12-04T19:49:49   , respondido respondido 2014-04-25T12:14:08

      Mais um idio...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2013-12-04T19:49:49   , respondido respondido 2014-04-25T12:14:08

      900 reais na black friday... saiu bem barato

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Camilo
    2013-11-14T23:31:44

    O único problema que vejo no Moto G é a falta de conexão 4G ou LTE. Prefiro o Xperia SP!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sara Ferreira
    2013-11-18T11:59:02   , respondido respondido 2014-04-15T00:04:32

    Comparar o Moto X com o Moto G é o mesmo que comparar o S4 com o S4 mini, o Iphone 5s com o 5C, ou seja, não faz sentido.... São segmentos diferentes, vai depender do que a pessoa quer. Outra coisa, o estagiário que usou a expressão "adequado para a grande parcela da população" deveria ser demitido. Oi??? Estamos em 1980 quando quase ninguém entendia de tecnologia?? Por favor, esse comparativo ai mesmo, qualquer criança de 10 anos consegue entender, aliais, consegue fazer kkkkkkkkk Techtudo, vamos começar a selecionar melhor seu pessoal ein, pq os outros blogs estão saindo na frente....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sara Ferreira
      2013-11-18T11:59:02   , respondido respondido 2014-04-15T00:04:32

      Ai é uma comparação em Custo-Beneficio não qual o mais poderoso, se fosse o mais poderoso não era nem obrigado a fazer um texto desse tamanho, só era consagrar o Moto X como campeão.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Matheus
    2014-04-01T22:23:41

    Comprei um Moto G. um otimo aprelho tinha um S3 mais tirando câmara do s3 moto G é muito melhor do que s3 bateria dura o dia inteiro numa boa do moto g agora meu s3 nem durava um direito e Moto g ate agora nao houve nem um travamento comigo mais s3 trava de mais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor89
    2014-03-28T16:13:51

    Comprei um Moto X. Paguei 1300, com dois anos de garantia (qualquer defeito eles trocam por um novo), e não me arrependo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • David Bicalho
    2014-03-21T12:05:24

    Eu comprei um moto x por 1099. Estou muito satisfeito, celular otimo, bem resistente e muito rapido. Sou mais comprar o moto X do que comprar o moto g a diferença é de 380,00 vale pagar o valor pelas diferenças e ter um aparelho melhor como o moto X.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mahatma Torres
    2014-01-25T18:41:08

    eles são de dimensões praticamente iguais, então a portabilidade é a mesma.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Pardini
    2013-12-17T16:31:54

    Comentei nesse link aqui a 14 dias e quando entro apagaram meus comentarios , porque estava dizendo a verdade sobre o comparativo , muito vergonhoso esse techtudo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Cunha
    2014-02-25T20:11:43

    Moto G filma em HD 720p

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Queiroz
    2014-02-07T14:59:34

    Agora que o Moto X está a 1099 e a versão Colors do Moto G se manteve a 799, qual vale mais a pena, já que a diferença de preço caiu bastante?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Alves
    2013-11-18T11:35:14   , respondido respondido 2014-01-24T23:23:32

    Pessoal aqui é muito sem noção... É impressão minha ou NINGUÉM LEU o título da matéria? O conteúdo da mesma se refere à "Melhor novidade da Motorola" e neste caso são nichos de mercado diferentes... Além disto, lista o Moto G como "Melhor Opção" justamente por trazer o custoxbenefício dentre os 2 smartphones e deixando claro que o X é superior ao G. Mas para quem pretende ter um smartphone com hardware de qualidade entre outras características sem gastar muito, é só ir de Moto G sem medo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Alves
      2013-11-18T11:35:14   , respondido respondido 2014-01-24T23:23:32

      Roberto, Hoje em dia as pessoas não leem mais nada, preguiça e incompetência. Vamos falar do que interessa, o Moto X tem uma excelente performance e funcionalidade, acho que os dias da Apple de domínio e refinamento dos produtos está perto do fim !!!! Abs.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Velho Madruga
    2013-11-16T18:03:19   , respondido respondido 2014-01-19T23:44:14

    aparelhos sem entrada MicroSD ???? Tô fora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Velho Madruga
      2013-11-16T18:03:19   , respondido respondido 2014-01-19T23:44:14

      Tenho uma boa conexao 3G, estou conectado 24hrs e sempre coloco meus arquivos no google drive já que tenho 65 gb... Diga-me, qual celular tem opçao para guardar 65gb de dados na nuvem?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Velho Madruga
      2013-11-16T18:03:19   , respondido respondido 2014-01-19T23:44:14

      Roda mais rápido super inteligente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Caio Oliveira
    2013-12-02T16:25:01

    Benm interessante galera, mas acabei de devolver um motorola G, comprei na quinta feira (29/11) e hoje segunda (2/12) pela manha disparou o vibrador e nada nesse mundo fez parar, voltei na loja para trocar e eles não tinham mais em estoque e sem previsão para entregar, acabei que pegando meu dinheiro de volta.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Somogyi
    2013-11-15T12:01:57   , respondido respondido 2013-11-26T23:22:54

    Moto X faz um smartphone merecer o nome de smart. O melhor smart que já tive, apesar de não ter tido muitos, já tive Galaxy, Lumia 920, e agora ele, e ele não decepciona em nada, muito pelo contrário, surpreendentemente o melhor, dando banho até nos parrudos de Hardware.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Somogyi
      2013-11-15T12:01:57   , respondido respondido 2013-11-26T23:22:54

      Olha, eu tinha muito receio, mas adorei ele, to com ele à quase 2 meses. Ele não esquenta, tem um encaixe perfeito na mão, é muito fluído. Mas, até aí normal, as notificações dele, e os comandos de voz fazem dele brilhante. Eu apostaria dele contra qualquer outro, principalmente contra algum samsung que mexe muito no sistema, tem um aparelho muito sensível e fraco, e não tem ergonomia e esses adicionais do Moto X.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Somogyi
      2013-11-15T12:01:57   , respondido respondido 2013-11-26T23:22:54

      Tem ele há quanto tempo? Vi pessoas reclamando muito dos últimos lançamentos da Motorola, que começam a esquentar e travar. Estou muito interessada em comprar um Moto X, suas funções me encantaram, mas se é pra ter problemas eu acho melhor ir de Galaxy S4.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edilson Lanzoni
    2013-11-21T09:55:40

    O Moto X é top, na minha opnião colocou o S4 no chinelo, o processador não deixa nada a desejar e a bateria tem mais duração, ótimo custo beneficio, se procurar acha até por R$ 1.300,00!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Motta
    2013-11-17T14:44:24   , respondido respondido 2013-11-18T20:26:35

    Comprei um moto G, 650 reais na loja oficial da motorola - unico lugar que achei pra vender até agora... só pra ilustrar, por 700 compra a versao com 2 chips e por 800 com 16gb de memoria interna - padrao é 8gb e nao tem entrada pra cartao mini sd

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Motta
      2013-11-17T14:44:24   , respondido respondido 2013-11-18T20:26:35

      Luis Scandolari - Todas as lojas virtuais já tem o produto. e dica mais barato que a Motorola. Obs preços avista descontos de 5 a 12%.prazo de entrega de 8 a 12 dias uteis

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Motta
      2013-11-17T14:44:24   , respondido respondido 2013-11-18T20:26:35

      Não tinha no buscapé ainda. Unico site que listava era o da motorola mesmo. Agora que ta chegando nas outras lojas. Infelizmente, já comprei, mas foi-se agora.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jonh Belluce
    2013-11-18T10:18:45

    Quase comprei, mais não tem slot SD, que pena.... o resto é excelente o custo/benefício.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Alves
    2013-11-17T13:36:39

    Acho que a comparação esdrúxula não foi culpa dos estagiários de plantão não. Tem mais cheiro de propaganda enganosa. Como, em sã consciência, alguém decide comprar pensando no custo versus o benefício pode fazer essa comparação? O problema está na conclusão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Migué
    2013-11-15T00:24:35   , respondido respondido 2013-11-17T12:17:50

    Com essa grana, compra um Lumia da Nokia, que você vai ficar muito mais feliz!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Migué
      2013-11-15T00:24:35   , respondido respondido 2013-11-17T12:17:50

      drogas?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Migué
      2013-11-15T00:24:35   , respondido respondido 2013-11-17T12:17:50

      Tiago Bechtold só por causa do preço, mas não dá para comparar um é mid end e o outro é um high end....são de categorias diferentes...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus
    2013-11-14T20:14:07   , respondido respondido 2013-11-17T01:20:45

    Se a câmera do Moto X é uma droga, imagina a do G...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus
      2013-11-14T20:14:07   , respondido respondido 2013-11-17T01:20:45

      Depois da atualização, a câmera ficou ótima. A não quer que vc compare com uma de 41MP, ela não deve nada a nenhuma outra. Isso aí é argumento de fan-boy que torce contra como se tivesse ganhando algo com isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Phelipe Mascarenhas
    2013-11-14T16:48:25   , respondido respondido 2013-11-16T12:47:38

    Façam o comparativo entre o S4 e o S4 mini!!!! Conclusão por custo beneficio S4 Mini por ser mais barato... Quanto absurdo!!! Só para avisa aos estagiários não se compara Alhos com Bugalhos... Laranja com Maça... são diferentes, para públicos diferentes... e dizer que o Moto G é uma escolha melhor é no minimo ingenuidade de quem falou!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Phelipe Mascarenhas
      2013-11-14T16:48:25   , respondido respondido 2013-11-16T12:47:38

      Rodrigo Branco então esqueceram o melhor custo beneficio do mercado que é o nexus 4....muito mais aparelho e custando muito barato, é comparação sem cabimento mesmo....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Phelipe Mascarenhas
      2013-11-14T16:48:25   , respondido respondido 2013-11-16T12:47:38

      Cara, você entende a questão custo x benefício? Ela não se preocupa com segmentos... mas sim pela conta "pago X e levo mais do Y" em qual modelo? O Moto X você paga 150% A MAIS e se levar 30% de benefício (câmera/processador) fique satisfeito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Lopes
    2013-11-16T12:25:57   , respondido respondido 2013-11-16T12:44:33

    Isso é coisa de colono chucrute sem noção do mundo da tecnologia, smartphone é iPhone!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2013-11-16T12:25:57   , respondido respondido 2013-11-16T12:44:33

      no mundo de hoje é exatamente ao contrário, iphone é um bom smartphone, nada de diferente dos outros tops, a diferença é que ele agrega ao camarote..eheheh

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Silva
    2013-11-15T20:01:42

    Comparativo sem nexo,são aparelhos de nicho diferentes,é óbvio q o moto x se sai melhor afinal ele é o top de linha da motorola.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauricio Silva
    2013-11-15T14:31:50

    Comparativo absolutamente equivocado . Aparelhos com propostas diferentes e preço idem . Ah propósito , parabéns a Motorola pois esta se reinventando após a compra por parte do Google . Aparelhos com ótimo custo benefício para quem sabe dar valor ao dinheiro .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-11-15T00:36:59

    Quem diria... O Google está,aos poucos, botando a motorola nos trilhos... E quanto ao comparativo, seria mais justo comparar o Moto G com o S3 mini, ou o Xperia L por exemplo... Ambos na mesma faixa de preço...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário