15/11/2013 08h00 - Atualizado em 24/11/2016 11h27

Oito dicas para aproveitar a Black Friday no Brasil em lojas online

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Black Friday é uma grande promoção que ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. A edição brasileira já virou tradição e costuma ocorrer na mesma época que a americana. Se você pretende fazer compras durante a Black Friday em sites do Brasil, é importante tomar cuidado e adotar algumas medidas para fugir de fraudes e comprar com sabedoria. Confira, a seguir, umas lista com oito dicas para aproveitar melhor as promoções e não cair em ciladas do e-commerce.

Novo código de ética da Black Friday pune loja que não oferece desconto real

Black Friday ocorre no dia 29 de novembro (foto: Reprodução/Black Friday)Black Friday ocorre no dia 29 de novembro (foto: Reprodução/Black Friday)

1) Elabore uma lista de desejos

Faça uma lista com o que se deseja comprar. É uma forma de não esquecer nenhum item e que também ajuda a não gastar dinheiro com outros produtos e compras por impulso.

2) Cadastre-se em sites que vão participar da Black Friday

O site do Black Friday possui uma lista de lojas que vão participar da promoção e concentra inscrições. É recomendado se cadastrar com antecedência. Outras lojas podem oferecer desconto nesta data mediante a cadastro e enviar por e-mail suas sugestões de compras.

3) Procure quais são os sites não recomendados

O site do Procon-SP possui uma lista de sites não recomendados para compra (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Antes de comprar, não esqueça de consultá-la para garantir que se trata de um fornecedor confiável.

4) Compare preços para saber se os valores realmente caíram

Infelizmente, uma prática que se tornou comum aos eventos de Black Friday é elevar artificialmente os preços e dar descontos falsos durante a promoção. Para evitar desilusões, é recomendado pesquisar em sites comparadores de preços como o Zoom antes da compra.

5) Prepare seu computador e Internet para navegar

A procura pelos sites durante o Black Friday costuma ser intenso, o que pode gerar lentidão e transtorno aos usuários. Por isso, é recomendado minimizar qualquer possibilidade de problemas mantendo seu computador preparado para navegar durante o dia da promoção. Para isso, mantenha anti-vírus e navegadores atualizados, evitando imprevistos online.

6) Antecipe as compras de Natal

Se você pretende presentear parentes e amigos no final do ano, a Black Friday é uma ótima oportunidade para garantir presentes de Natal a preços baixos; economia a médio prazo.

7) Anote o horário das promoções

As promoções da Black Friday podem começar em horários diferenciados. Não se esqueça de anotar esta informação em um celular ou agenda para garantir a compra dos produtos.

8) Conheça o código de ética e denuncie irregularidades

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um código de ética que deve ser seguido por todas as lojas que participam do Black Friday Brasil. Estas normas servem para garantir que as promoções oferecidas sejam reais e proteger o consumidor. As empresas que não cumprirem estas regras estão sujeitas a sanções que podem ser banidas no próximo.

Na próxima edição do Black Friday Brasil, será possível também fazer denúncias de ofertas enganosas através do mecanismo “Denuncie” que será oferecido no site do Black Friday.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo
    2014-11-27T14:48:46

    ATENÇÃO: a KaBum! já aumentou o preço de diversos produtos. Processador i7 4790k aumentou 200 reias. Placa de video GTX 970 aumentou mais de 300 reais.

  • João Carvalho
    2013-11-15T18:50:35

    Boas dicas, e aproveito ainda pra indicar o site "Barato Descontos", que faz essa pesquisa de preço diariamente, postando só as melhores ofertas em diversos produtos.

  • Mac Powelf
    2013-11-16T01:27:02

    Acorda Ministério Publico

  • Fernando Júnior
    2013-11-16T00:21:05

    No Brasil é BLACK FRAUDE !

  • Ralfh Ansuattigui
    2013-11-15T14:18:55

    As nossas empresas são comandadas por malandros que pensam prioritariamente nos seus lucros. SEMPRE!!! Depois da experiência do ano passado em que centenas de milhares de consumidores foram enganados as autoridades (Procon, Governo, etc...) deveriam ter criado uma forma de coibir abusos, mas aí esta é uma outra ilusão. Vamos para de comprar nestas falsas liquidações e deixar as empresas de mãos vazias! Aí com certeza a malandragem diminuirá.

  • João Viana
    2013-11-15T13:38:16

    Ano passado foi um fiasco, sites fora do ar, desconto ilusório. Submarino,americanas,compra facil, walmart, dentre outras iludiram os clientes. Eu quero uma matéria não pra tomar essas precauções, e sim TOMAR ATITUDES CASO OCORRA O MESMO DO ANO PASSADO. Quero uma matéria q indique o tribunal, o tramite, o procon ou pequenas causas etc.quero q digam o passo a passo para fazer valer seu direito de consumidor.

  • Sinceridade
    2013-11-15T12:43:07

    ISTO NÃO EXISTE NO BRASIL! É A PURA ENGANAÇÃO!!!!!! ABSURDOOOO

  • Alexandre Lopes
    2013-11-15T12:23:54

    TV 32" de 2.400 por 1200 no Submarino... Quando que um TV que nem é 3D nem FullHD custa 2400? Só no Black night, espero que no black friday nao seja assim

  • Alexandre Lopes
    2013-11-15T12:06:36

    Metade do dobro

  • Rafael Cruzeiro
    2013-11-15T11:36:24

    Como se funcionassem..as lojas já estão há um mês se preparando para esta data aumentando os preços vagarosamente. Até o dia 29, não será difícil encontrar produtos pelo dobro -ou até o triplo do preço original.