19/11/2013 07h15 - Atualizado em 19/11/2013 07h15

Patente da Samsung revela vários recursos em celular de tela curva

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A recente moda dos smartphones com tela curva está inspirando mais projetos. Agora uma patente da Samsung equipa diversas novas funcionalidades nos aparelhos com visual inusitado: recursos que envolvem opções de desbloqueio e melhor aproveitamento do formato do dispositivo então incluídos. Conforme a empresa, as mudanças prometem facilitar a vida do usuário.

Protótipo de aparelho com tela curva foi revelado pela Samsung na CES (Foto: Reprodução/USA Today)Protótipo de aparelho com tela curva foi revelado pela Samsung na CES e patente da empresa promete mais inovações (Foto: AFP)

O documento tem como base o protótipo apresentado pela Samsung na CES. O modelo permite que uma das bordas do aparelho ofereça vários recursos interessantes para agilizar o uso. Um bom exemplo dessas possibilidades é a utilização do espaço lateral para destravar o aparelho: ao invés de deslizar os dedos como fazemos hoje, a Samsung idealiza que no smartphone com tela curva seria possível reservar a borda do gadget especificamente para o gesto de desbloqueio.

Outra novidade descrita pela Samsung é o uso da parte curva do display como um tipo de área de transferência persistente. Nesse recurso, os arquivos que são copiados de uma pasta para outra, por exemplo, poderiam ser mantidos em evidência, facilitando a transmissão caso o usuário deseje copiar ou mover os dados de um lugar para o outro. No mesmo sentido, esse espaço na tela poderia abrigar um novo tipo de gerenciador de tarefas.

Espaço extra proporcionado pela parte curva da tela permitiria a criação de uma área de transferência bastante funcional (Foto: Reprodução/The Verge)Espaço extra proporcionado pela parte curva da tela no smartphone Samsung permitiria a criação de uma área de transferência bastante funcional (Foto: Reprodução/The Verge)

Segundo a patente da Samsung, seria possível ainda percorrer e abrir e-mails, reservando o espaço lateral curvo para a exibição de anexos. Outra imagem do documento mostra que a borda do display poderia também funcionar como medidor de energia, enquanto o aparelho é recarregado.

Um detalhe interessante presente nas imagens da patente é que o dispositivo de tela curva abandona o uso das teclas físicas, comuns nos gadgets da fabricante sul-coreana.

O que você acha sobre os smartphones com tela curvada? Opine no Fórum do TechTudo

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2013-11-20T02:51:32

    EU NÃO ESTUDEI E NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR O MARAVILHOSO IPHONE COMO VCS PODEM VER.

  • Edson Oliveira
    2013-11-19T19:03:02  

    Engenhoca desnecessária!!!

    recentes

    populares

    • Edson Oliveira
      2013-11-19T19:03:02  

      inveja é desnecessária!

  • Fernanda Santos
    2013-11-19T10:36:51  

    Desnecessário!

    recentes

    populares

    • Fernanda Santos
      2013-11-19T10:36:51  

      Então perderá Arthur.

    recentes

    populares

    • Fernanda Santos
      2013-11-19T10:36:51  

      É verdade Cristiano, o assunto principal era a tela curva, mas esse tal de Andre falou que se fosse da apple seria a coisa mais fantástica do mundo e eu justifiquei o fato de eu não gostar da Apple.

  • Luciano Rocha
    2013-11-19T11:18:52  

    Isso é o que dá a Samsung querer inovar... Assim como o Galaxy Gear, aquele relógio inovador lançado no mês passado e que ninguém mais ouve falar, a Samsung vai afundar essa idealização, pois a única coisa que eles sabem fazer é COPIAR!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-11-19T11:18:52  

      Alessandro Ramaldes: A Samsung está distribuindo o Galaxy Gear gratuitamente meu caro por que a procura pelo gadget está muito baixa! Procure!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-11-19T11:18:52  

      Luciano Rocha, gosto muito dos produtos da Apple, tenho várias paradas. tenho vários conhecidos com coisas da Samsung, melhor ou pior? isso é gosto pessoal. se vc ler a biografia de Steve Jobs vc vai ver q a Apple copiou muitas das coisas. inovou em muitas paradas também. e quem venham mais tecnologias para a Apple e Samsung "brigarem" e eu gastar mais dinheiro, pq eu gosto disso. é uma pena q as coisas no Brasil sejam tão caras, muitas das novidades não aparecem por aqui por conta dos preços, só temos a lamentar... SRN

  • Fernando Borges
    2013-11-20T09:20:42  

    Muitas novidades inuteis, mas o povo é viciado na compra, então qualquer motivo é desculpa para trocar de celular, vicio das compras. Se for nesta lógica, faz uns 5 anos que não troco de celular, estou esperando chegar o que vem com tela curva de neutrons, com impressora, impressora 3d, jogos de PS5, laser, binoculos, microscopio, leitor de codigo de barras, medidor de raios UV, na verdade é deste que eu preciso, estou esperando lançar...

    recentes

    populares

    • Fernando Borges
      2013-11-20T09:20:42  

      Tá bom, tá bom... não compre e fique feliz... era isso q queria ler?

  • Anônimo Android
    2013-11-20T01:18:51  

    Como dizia o próprio Steve Jobs: "As pessoas não sabem o que é porcaria, até comprar um celular da Samsung".

    recentes

    populares

    • Anônimo Android
      2013-11-20T01:18:51  

      Valeu pessoal, esse fake baba ovo do Jobs é uma anta! S3 e Jiayu G2

    recentes

    populares

    • Anônimo Android
      2013-11-20T01:18:51  

      Jobs não sabia o que falava, pois a inveja já corroia o cérebro dele.

  • Anônimo Android
    2013-11-20T01:05:42  

    Se você tem um celular da Samsung e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando. Obrigado... mas quem mandou ser tão burro?

    recentes

    populares

    • Anônimo Android
      2013-11-20T01:05:42  

      kkkk vc deve ter um galaxy Y... kkkk estou satisfeitissimo com meu S3... kkkkkkkk

  • Ioseff 2000
    2013-11-19T22:25:17  

    Quem desdenha quer comprar.

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2013-11-19T22:25:17  

      Aparelho da Semson, nunca mais. Aprendi com o erro.

  • Renato Amaro
    2013-11-20T09:05:59

    São muito práticos para entrar nas cadeias.

  • Thiago Silva
    2013-11-20T08:17:07  

    Não comprarei um novo celular até q inventem um modo para que eles defequem e urinem para mim.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2013-11-20T08:17:07  

      e que venha em formato de vibrador pra vc se deliciar.

  • Igor Nóbrega
    2013-11-20T08:40:48

    Num serve pra nada, num quero nem de graça. O meu Xperia U, ultrapassado, sem grandes novidades, baratinho tá de bom tamanho! Pega tudo oq eu quero, ficarei com ele bastante tempo ainda!

  • Daelle Dias
    2013-11-20T07:46:31  

    Copie minha inteligência e NUNCA abra mão dos ORELHÕES (aqueles telefones publicos)... 6,00 um cartão e voce não precisa carregar.

    recentes

    populares

    • Daelle Dias
      2013-11-20T07:46:31  

      o Legal é que se vc precisar ligar de Orelhão para Celular, vc gasta estes 6,00 em mais ou menos 30 segundos rs

  • Urubu Rei
    2013-11-20T02:41:30

    SAMSUNG SEMPRE FAZENDO LIXO, O RESTO RINDO POR CIMA. CHUPA CAPETA!

  • Jacques
    2013-11-19T18:28:47  

    Por que não investem em um smartphone sem a porcaria do Android?

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-19T18:28:47  

      Fake, copie minha inteligência e use Android. S3 e Jiayu G2

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-19T18:28:47  

      Meu tem um iPhone 5 de 32GB, mas não tenho dinheiro no momento. Vou vender a porcaria do meu Galaxy S3 pro primeiro burro que aparecer.

  • Luis Zeni
    2013-11-19T18:07:19  

    Por que não investem em uma bateria que dure dois dias?

    recentes

    populares

    • Luis Zeni
      2013-11-19T18:07:19  

      Verdade!!!

  • Alexandre Fernandes
    2013-11-20T01:06:32

    caso ele nao preste dá pra usar como bumerangue ele fais curva ""entendeu"

  • Vitor Santos
    2013-11-19T07:33:50  

    Mais tem um problema: Como vamos segurar no Smartphone? Queria saber o que eles pensaram sobre isso.

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-11-19T07:33:50  

      Vitor Santos, há muito tempo atrás, qdo inventaram as telas touch, um animal veio e perguntou "Como colocaremos no bolso sem que ele ligue sozinho"... e aí inventaram o bloqueio de tela... vc acha q essas laterais não terão bloqueio???

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-11-19T07:33:50  

      Tem gente que tem cérebro mas não sabe usar!

  • Fabiano Rodrigues
    2013-11-19T14:00:41  

    Uma série de utilidades totalmente aplicáveis em celulares de tela "não curva".

    recentes

    populares

    • Fabiano Rodrigues
      2013-11-19T14:00:41  

      Sim, mas aí você vai usar a área útil da tela, ao invés das laterais que hoje praticamente só tem os botões de ligar e de volume

  • Victor Ferreira
    2013-11-19T14:25:18  

    Você descobre que o negócio é inútil quando começam as frases com "poderia" e "poderiam". Além do mais, são tais funções de "poderiam" que 'poderiam' ser usados em aparelhos com telas não curvas.. êlaia.. essa é a pressa por tentar algo 'inovador'..

    recentes

    populares

    • Victor Ferreira
      2013-11-19T14:25:18  

      Vitor Ferreira, se vc não quiser, não compre...

    recentes

    populares

    • Victor Ferreira
      2013-11-19T14:25:18  

      é, foi quase a msm coisa q Bill Gates falou dos smartphones

  • Tiago Caldas
    2013-11-19T14:55:34  

    TOTALMENTE DESNECESSÁRIO ISSO.

    recentes

    populares

    • Tiago Caldas
      2013-11-19T14:55:34  

      Não compre

  • Saulo Alves
    2013-11-19T16:48:55  

    sinceramente, não vi nada demais.

    recentes

    populares

    • Saulo Alves
      2013-11-19T16:48:55  

      Pense bem cara, hoje as laterais dos aparelhos são praticamente inúteis, e talvez seja essa a saída para não aumentar mais as telas dos celulares... lógico, vão ter que melhorar ainda, mas a idéia é boa sim.

  • Gustavo Volpe
    2013-11-20T00:22:31  

    Todos que falam mal e querem falar que é uma porcaria e blá blá blá... Pois é verdade! A chinesa Samsung só faz lixo de plástico para burro ou pobre comprar. É muita ignorância e pobreza por parte de muitos. A Samsung não é tailandesa, sul-coreana, vietnamita ou Japonesa, é chinesa. Ela só faz aparelhos de plástico, sem qualidade, tipo xing-ling.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-20T00:22:31  

      Fique quieto seu perfil fake dos infernos... Use Android. S3 e Jiayu G2

  • Roberto Pacheco
    2013-11-19T22:29:06

    Vejam a página RINDO MUITO NO FACE

  • Gabriel Costa
    2013-11-19T23:00:59

    acho melhor comprar um tablet da appe

  • Pietro Fernando
    2013-11-19T22:12:11

    Todos que falam mal e querem falar que é uma porcaria e blá blá blá, parem. Pois são grandes homens a procura de facilitar e inovar criando tecnologias coisa que nós meros seres humanos não somos capaz, sem contar que no futuro acaba sendo indispensável na vida de todos. É muita ignorância e hipocrisia por parte de muitos.