15/11/2013 07h44 - Atualizado em 15/11/2013 08h10

PS4: brasileiros optam por comprar console mais barato nos EUA e Canadá

Monique Mansur
por
De Vancouver

O PlayStation 4 chegará ao Brasil apenas no dia 29 de novembro, e custando R$4 mil. O lançamento antecipado e o preço mais em conta fizeram com que muitos brasileiros optassem por adquirir o console em países como EUA e Canadá, cujas vendas tiveram início nesta sexta-feira, dia 15.

O grupo de brasileiros feliz por finalmente garantirem seus consoles (Foto: Monique Mansur / TechTudo)O grupo de brasileiros feliz por finalmente garantirem seus consoles (Foto: Monique Mansur / TechTudo)

Em Vancouver, no Canadá, apesar de a venda ter começado apenas a meia-noite da madrugada de sexta-feira, o estudante brasileiro Jonathan de Paula, de 23 anos, chegou na fila às 14h30. Ele trabalhou para comprar o PS4 com seu próprio dinheiro. “Com o preço do console no Brasil, dá para vir ao Canadá e voltar. O governo brasileiro acha que videogame é jogo de azar, por isso o imposto é muito alto”, explicou.

Já outro brasileiro, Henrique Moraes, foi um dos que conseguiu entrar na pré-venda do console. “Reservei aqui na loja há dois meses. Mas preciso ficar na fila para poder comprar e retirar o aparelho hoje. Faz 10 anos que eu não tenho um videogame. Quero passar o dia inteiro amanhã jogando! Já até comprei mais um controle e a câmera”, contou o intercambista empolgado com a idéia de, em pouco tempo, poder jogar o tão esperado Fifa 14. Ele e os amigos acreditam que o alto valor do aparelho no Brasil faz as pessoas viajarem para o exterior para comprar.

O brasileiro Henrique Moraes já havia garantido seu console na pré-venda. Ele reservou seu PS4 há dois meses (Foto: Monique Mansur / TechTudo)O brasileiro Henrique Moraes já havia garantido seu console na pré-venda. Ele reservou seu PS4 há dois meses (Foto: Monique Mansur / TechTudo)

Nos EUA, brasileiros são surpreendidos com cota para grupos

Em Miami, nos EUA, os brasileiros compareceram em peso à loja Best Buy, na madrugada desta sexta-feira (15), para garantirem suas unidades do PlayStation 4. O preço foi justamente a grande justificativa das pessoas abordadas pela reportagem do TechTudo na fila, que começou a se formar ainda na manhã de quinta-feira (14).

Foi o caso de Tâmara Seffair de Mendonça e sua filha, Dayse Seffair, além da amiga Ana Carolina dos Santos. As três chegaram à loja por volta das 14h e conseguiram a senha de número 27 para comprar um PlayStation 4. Elas saíram de Manaus e foram à Miami para fazer compras, incluindo a do videogame. Chegaram no dia 12 e saem no dia 16, logo após garantirem os presentes dos familiares.

"O preço atraiu muito e também a vantagem de comprar antes. Não conhecemos muito. Os meninos que conhecem. Mas vamos levar Fifa e Call of Duty, que não tem erro e todo mundo gosta. Mas sou da época do Super Nintendo e do Nintendo 64", disse Ana Carolina, de 28 anos.

Ana Carolina dos Santos e o PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Ana Carolina dos Santos e o PlayStation 4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

O plano do trio era de cada uma adquirir uma unidade do console. Entretanto, na triagem da fila, pessoas de mesmo sobrenome - e até algumas que só estavam juntos, mas não tinham parentesco - estavam sendo impedidas de comprarem unidades separadas. Por isso, elas tiveram que se contentar com só duas unidades - e aguardar para ver se "sobraria" alguma no fim.

"É uma falta de respeito, porque ficamos tanto tempo na fila para só avisarem faltando uma hora para começar a vender. Disseram que seria por pessoa, agora estão fazendo isso. Imagina se tem alguém com o mesmo sobrenome que o nosso e nem conhecemos, aí dizem que não vão vender?", reclamou Tâmara.

Francisco Valadares, mineiro de 27 anos, chegou bem depois, às 20h30, e também garantiu o seu PS4. Já nos Estados Unidos desde o fim de outubro, ele rodou diversas cidades norte-americanas e escolheu parar em Miami para comprar o seu console. Em Orlando, ele testou o Fifa 14 da nova geração e então decidiu que precisava ter o console.

Francisco Valadares e sua esposa Emília também foram comprar o PS4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)Francisco Valadares e sua esposa Emília também foram comprar o PS4 (Foto: Thiago Barros / TechTudo)

"Achei até que estaria mais cheio. Aproveitei e consegui. Vi o Fifa em Orlando, que já tinha um estande para jogar, e achei impressionante. Está bem bonito. Não sou muito viciado, mas gostei e aproveitei a oportunidade para garantir, até porque no Brasil está muito caro", disse Francisco, que foi acompanhado da esposa Emília.

* Colaborou com a matéria: Thiago Barros, de Miami, EUA.

Opine no fórum: você pretende comprar um PlayStation 4?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Plinio Rafael
    2013-11-16T09:53:29

    já que o pessoal afirma que dá certo, eu vou comprar apenas 1 PS4 para vende-lo pelo dobro do valor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Galao
    2013-11-15T14:38:01   , respondido respondido 2014-04-07T19:46:23

    aqui em minas gerais tem uma loja que vai vender o ps4 por 2.600 reais!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Galao
      2013-11-15T14:38:01   , respondido respondido 2014-04-07T19:46:23

      TRAMBIQUE

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Plinio Rafael
    2013-11-15T13:19:02   , respondido respondido 2014-04-07T19:46:23

    Quero ver passar na alfandega!!! esse negócio de limite de 500 dólares em compras é mito, TUDO o que se compra fora é taxado!!!! 400 dólares em um console é diferente de 500 dólares gastos em roupas, perfumes, acessórios de vestuários e souvenires! As pessoas que voltam ao Brasil com um console na mala, irão ser questionadas porque estão trazendo um equipamento que não foi declarado na viagem de ída!!! A única coisa que passa reto são os Ipads que são classificados como "e-reader".Fica a dica!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-15T13:19:02   , respondido respondido 2014-04-07T19:46:23

      Filhão vai estudar e se informar primeiro, ano passado eu fui pra Orlando e trouxe um PS3 na bagagem de mão e NINGUÉM falou nada na revista que fazem lá....é só tirar da caixa e as roupas, tênis arranca as etiquetas, se vc prefere pagar 4.000,00 DILMAS AQUI BOA SORTE.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-15T13:19:02   , respondido respondido 2014-04-07T19:46:23

      Cara aconselho a vc se informar melhor.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Kadu Ramos
    2013-12-01T00:55:23

    Triste,ver tanta coisa errada no nosso país,inflação lá em cima impostos abusivos corrupção... e muito mais.... cadê o gigante?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Plinio Rafael
    2013-11-19T15:07:57

    Mentiroso!!! eu já saí de sao paulo e fui até o paraná!!! SOZINHO!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Plinio Rafael
    2013-11-15T14:40:11   , respondido respondido 2013-11-19T10:05:41

    Nos EUA não é como aqui, onde os produtos tem impostos embutidos... o valor de 399 dólares é SEM IMPOSTO... depois disso são acrescidos mais 7 a 12% de imposto, dependendo do estado... na volta, você mostra a nota e os EUA te devolvem os impostos... mas no desembarque aqui no Brasil, a alfandega avisa que você tem um produto que não foi declarado na viagem de ída, mas como a maioria jogam as caixas e manuais no lixo antes desse momento, as pessoas falam que já eram delas ha muito tempo, e os caras acabam aceitando a desculpa. Mas eles deixam claro que na próxima, o produto será taxado!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-15T14:40:11   , respondido respondido 2013-11-19T10:05:41

      Piora a cada comentário

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-15T14:40:11   , respondido respondido 2013-11-19T10:05:41

      vc é louco mesmo... putz só deve viajar pra casa da avó de ano em ano.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Christian Lenzi
    2013-11-19T09:31:34

    Fãns do console estão doidos para obter um, sem dúvidas! E com certeza comprar fora do país é lucrativo pro bolso do consumidor, mas na minha opinião, só estão esquivando de um problema no qual todos deveriam se unir para resolver, senão agora, mais tarde vão ser prejudicados da mesma forma, lembrando também que a grande maioria da população não pode viajar para o exterior e ir às compras. :/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Camus Aquario
    2013-11-18T18:20:12   , respondido respondido 2013-11-18T23:34:21

    que lindo é o mundo sem mimimi ne, quer o ps4 viajar e compra ele barato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Camus Aquario
      2013-11-18T18:20:12   , respondido respondido 2013-11-18T23:34:21

      vc já comecou com o mimimi... fica calado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luan Lupetti
    2013-11-18T20:48:56   , respondido respondido 2013-11-18T23:33:57

    Eu tinha um xbox 360 e era louquinho para ter um PS4 mas depois de $4.000 dilmas,fica impossivel,vou de xbone mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luan Lupetti
      2013-11-18T20:48:56   , respondido respondido 2013-11-18T23:33:57

      exatamente a mesma coisa comigo...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • William Passos
    2013-11-18T11:38:36

    seus boy do caceti , kkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Abreu
    2013-11-16T22:58:36

    Se vc viajar para os EUA e comprar 2 PS4, vc fica com 1 pra vc, e vende o outro aqui no Brasil. Com o preço da venda, você paga quase todos os seus gastos da viagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Agnaldo Rosalen
    2013-11-16T02:06:46   , respondido respondido 2013-11-16T19:21:50

    Eu vou em janeiro alguem quer um vendo por 1500,00 reais kkkkk.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Agnaldo Rosalen
      2013-11-16T02:06:46   , respondido respondido 2013-11-16T19:21:50

      Faz por 1450,00 ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Agnaldo Rosalen
      2013-11-16T02:06:46   , respondido respondido 2013-11-16T19:21:50

      opa! quero sim

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Warley Bennington
    2013-11-16T02:00:18

    Comprarei um também. :))

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Epaminondas Santos
    2013-11-15T21:42:35

    PLAYSTATION PLAYSTATION PLAYSTATION....OH NÃO SAIU UM XBOX ONE, MAS TÁ VALENDO. HEHEHE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Mattos
    2013-11-15T21:09:24   , respondido respondido 2013-11-15T21:30:40

    Bando de pela a Sony nao esta ne ae para o Brazil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cesar Mattos
      2013-11-15T21:09:24   , respondido respondido 2013-11-15T21:30:40

      Acho q vc só se confundiu. É o Brasil q está contra nós... Impostos q não acaba mais, deixa carros, tvs, laptop etc, mais caros do q em qualquer lugar nos mundo. E veja q mesmo q os q são fabricados aqui recebem uma taxa enorme, tornando td estupidamente caro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Santos
    2013-11-15T21:09:20

    PS4KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK>>>>>>>XBOX ONE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Carlos
    2013-11-15T08:39:34   , respondido respondido 2013-11-15T19:27:40

    cara, sai muuuuuito mais em conta vc ir ao EUA ou ate mesmo vir aqui na EUROPA, comprar a PS4 dar um role pela cidade e voltar..do que pagar 4 mil reais ai no Brasil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2013-11-15T08:39:34   , respondido respondido 2013-11-15T19:27:40

      vou comprar a minha aqui na Inglaterra, vai sair por 349 libras, mais ou menos uns 1200 reais...cara, eh muuuita diferença

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2013-11-15T08:39:34   , respondido respondido 2013-11-15T19:27:40

      Eduardo Costa acho que pobre não vai comprar não... Mais fácil ir pro Paraguai ou Chile, do que ir nos EUA...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • John Santos
    2013-11-15T13:32:10   , respondido respondido 2013-11-15T15:39:31

    Pow, que inveja cara, maldito capitalismo brasileiro, tow me esforçando pra comprar o meu em janeiro, mas não sou louco de dar 4k, Eua seu lindo, receba meu dinheiro, chupa Dilma

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • John Santos
      2013-11-15T13:32:10   , respondido respondido 2013-11-15T15:39:31

      não vou viajar infelizmente, vou comprar por site

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • John Santos
      2013-11-15T13:32:10   , respondido respondido 2013-11-15T15:39:31

      aproveita e faz alguns cursos ... e além do game ... vc vai ter cursos para seu curriculo ... otimo investimento ...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ibis Silveira
    2013-11-15T15:37:26

    Td o q podermos fazer para evitar esse imposto abusivo q nos cobra o governo pilantra do PT, é bem vindo. Um carro fabricado aqui dentro, é mais caro se for vendido aqui do q se ele for exportado para o México. O brasileiro é explorado por nosso próprio governo q não se interessa se estamos bem ou não. Tomara q aqui se desenvolva a mesma revolta q teve na França, pois não há diferença para o q acontecia lá, para o que acontece aqui. Quero vê cabeça de políticos ladrões rolarem em uma linda guilhotina brasileira. Até lá, importo td do Paraguay. Viva a revolução!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Costa
    2013-11-15T15:37:00

    É CLARO QUE TEM DE SER QUATRO MIL VÃO TAXAR QUEM TROUXER,OU IMPORTAR, AI O DINHEIRO ENTRA LIMPINHO NO BURACO SEM FUNDO,DE ONDE PODEM ROUBAR QUANTO QUISER.AQUI EM BRASILIA A RECEITA FEZ UMA DOAÇAO DE UMA MONTANHA DE PS3 PARA DEPUTADO IZALCI QUE LEVOU OS MESMOS DIRETO PRA FEIRA DO SIA,ONDE FORAM TODOS VENDIDOS SEM IMPOSTOS ADICIONAIS.EITA BELEZA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pablo Leon
    2013-11-15T08:51:37

    Ridiculo a Materia não colocar o valor.. Ta de amizade com o governo abusivo? O valor é 399,00 Doalres.... Ridiculo !!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Silva
    2013-11-15T14:07:47

    na europa é 400 euros

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Knabben
    2013-11-15T13:56:43

    Tomara que comprem tudo fora mesmo, e não compre aqui nesse País de politicos bandidos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Oliveira
    2013-11-15T12:59:21

    b.a.b.a.c.a.s p.q.p !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Morte
    2013-11-15T12:27:56

    Inveja, por favor não me mate. Maldito capitalismo opressor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário