13/11/2013 07h00 - Atualizado em 13/11/2013 13h18

PS4: Sony poderá monitorar jogadores e proibir game usados; entenda

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

A Sony Europeia atualizou os Termos de Uso da Playstation Network, e, entre as alterações, assume a possibilidade de monitorar as atividades dos jogadores, além de também proibir a venda de games usados. A nova revisão deixou mídia e jogadores um tanto preocupados, ainda mais pela promessa da Sony de que não haveria problemas em revender games de PlayStation 4 usados.

PS4 no Brasil pode ganhar novidades sobre preço (Foto: Reprodução/PS Blog)PS4 no Brasil pode ganhar novidades sobre preço (Foto: Reprodução/PS Blog)

“Você não deve revender Softwares em disco nem Softwares obtidos por download, a não ser que seja expressamente autorizado por nós e, se o publicador for outra empresa, adicionalmente por ela”, diz a seção 7 das novas regras. Além disso, o novo Termo de Compromisso diz que quando o jogador compra um novo game ele não é dono do software, mas apenas possui licença para usá-lo. Esse texto, apesar de parecer apenas mudança de linguagem para o que todos já sabem, visa fechar lacunas, principalmente quanto à distribuição de jogos digitais e, obviamente, pirataria.

O presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, após toda a repercursão negativa, postou uma mensagem no Twitter tranquilizando os fãs: “Se você está preocupado com nosso novo Termo de Serviço europeu, nós confirmamos que é possível vender ou compartilhar seus produtos em disco do PS4, incluindo na Europa”.

Presidente da Sony Worldwide Studios garantiu que games do PS4 poderão ser revendidos. (Foto: Reprodução/Twitter)Presidente da Sony Worldwide Studios garantiu que games do PS4 poderão ser revendidos. (Foto: Reprodução/Twitter)

O outro ponto polêmico do novo termo é o da seção 14, que tem o título “Estamos monitorando a PSN?”. A Sony diz que sim, todas as suas ações na Playstation Network, como vídeos gravados, mensagens de texto e conversas em áudio, poderão ser monitoradas sem aviso prévio ao jogador, podendo inclusive ser compartilhada com empresas parceiras e também com a polícia ou autoridades legais.

Em tempos de espionagem, a Sony parece ter preferido ser clara sobre a possibilidade de monitoramento de atividades em alguns casos para evitar ser acusada de invasão de privacidade, ainda que tais medidas não aconteçam de fato.

Via IGN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ribeiro
    2013-11-13T12:43:49

    Na Guerra da Nova Geração de Consoles, ganha quem vacilar menos, visto que todos estão indo na contramão dos gamers............

  • Murilo Carvalho
    2013-11-13T19:45:21  

    ahauhauhau!!! trollage master da Sony e tem nego que ainda dúvida qual vai ser o melhor console, XBOX WIN!!!!

    recentes

    populares

    • Murilo Carvalho
      2013-11-13T19:45:21  

      Murilo, contenha-se..... Poder rodar jogos usados ou não nada tem haver com melhor console. Sabemos q PS4 é muito superior, mas confesso que se a Sony não cumprir o prometido eu simplesmente vendo meu PS4 que vou comprar e mudo pro Xbox, mesmo sendo inferior. Isto é uma forma de protesto.

  • Daniel Bastos
    2013-11-13T23:23:00

    Esse contrato também vale para o PS3, PSP e PS Vita. E o que ninguém prestou atenção é que esse contrato vale só para jogos comprados na PSN. Eu notei que no contrato de licença dos jogos da Ubsoft e EA games, sempre tiveram esses mesmos termos e não gerou esse hype todo.

  • Natan Gomes
    2013-11-13T17:33:07  

    Na realidade o que eles estão falando é que não aceitaram que as pessoas revendam os jogos adquiridos através da PSN, eles perdem muito dinheiro com isso, há exemplo aqui no Brasil há lojas onlines que vendem somente jogos via PSN, sendo que os lançamentos custam cerca de R$ 79,00, os caras compram os lançamentos por R$ 199,00 e revendem quantas vezes quiserem ou seja, é praticamente a mesma coisa de pegar um Disco original, tirar varias copias e sair vendendo.

    recentes

    populares

    • Natan Gomes
      2013-11-13T17:33:07  

      Aprende a ler, ela diz jogo em mídia (física) e digital também

  • O Vini
    2013-11-13T17:17:09

    Por isso que irei esperar até lançar a plaquinha pra por no PS4 e carregar os jogos do HD como ISO.

  • Victor Mesquita
    2013-11-13T14:49:53  

    O negócio é voltar pro nintendinho e PS 2

    recentes

    populares

    • Victor Mesquita
      2013-11-13T14:49:53  

      eu só fiquei em duvida do 1 ou 2 pq o 2 tem o San Andreas né hahaha ai complica

    recentes

    populares

    • Victor Mesquita
      2013-11-13T14:49:53  

      PS1 para sempre o melhor

  • Antonio Filho
    2013-11-13T11:50:14  

    Nunca vi tanta dificuldade para os consumidores no lançamento de um produto: preços altos, jogos que não são aceitos, usados que não rodam. Se é para ser assim por que lançar o videogame ? É melhor deixar guardado no armario da Sony. Não querem agradar ao consumidor ? Sou eu que não quero esta porcaria ainda mais por 4 mil reais.

    recentes

    populares

    • Antonio Filho
      2013-11-13T11:50:14  

      Jubanildo Flores , VOCE É UM IDIOTA. FIQUE POR AÍ MESMO ABRINDO AS PERNAS PARA O TIO SAM ATÉ QUE UM DIA ELE TE MANDE EMBORA DEPORTADO. NÃO QUEREMOS GENTE COMO VOCE NO BRASIL. VÁ PARA A CHINA LAMBER O SACO DOS CHINESES.

    recentes

    populares

    • Antonio Filho
      2013-11-13T11:50:14  

      Antonio Filho, basicamente pq não houve um aumento específico, o produto novo foi lançando por 4.000 reais. O Flamengo não, ele vendeu o mesmo ingresso, pra mesma cadeira, pra um jgoo de futebol de 90 minutos do msm jeito e subiu o preço absurdamente...

  • Juliano F
    2013-11-13T16:36:30

    Por incrível que pareça vai ser justamente o contrário tudo o que foi dito de ambas as partes. O fracasso da MS parecia iminente mas, agora, parece que vai ser justamente o contrário. Vai ser uma "lavada" a supremacia da MS sobre a Sony no Brasil (principalmente) e no mundo.

  • Allan Rodrigues
    2013-11-13T16:29:11

    Não sei qual é a preocupação, o presidente disse q tá liberado jogos usados? As vezes saem umas matérias sem base. Não sei qual a intenção.

  • Plinio Rafael
    2013-11-13T13:20:36  

    Sempre foi assim. As pessoas quando compram um jogo, elas adquirem a licença para a execução do mesmo. E não o game em si, pois o game é da produtora... NUNCA ninguém possuiu o jogo em si. Ali na matéria fala das limitações de repasse para jogos baixados, e não aqueles adquiridos por mídia física.MAS, a tendência é que a mídia física morra, e que o consumidor só adquira via on-line. Logo, não poderíamos repassar o jogo, mas com certeza teríamos jogos muito baratos, a "la steam", o que compensaria muito. Então tenham cuidado antes de demonizar as limitações da sony e da microsoft.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-13T13:20:36  

      o problema de revender uma obra de autoria intelectual por conta própria é o não repasse de dinheiro ao criador, que possui direitos totais em cima da obra. Dessa maneira quem revende, quem passa a receber dinheiro não é o produtor, mas sim terceiros oportunistas.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2013-11-13T13:20:36  

      Mas as pessoas adquirem as licenças dentro das normas que elas especificam, cada licença tem um termo de uso. Se a licença proíbe repasse, o mesmo será ilegal.

  • Danilo Mengão
    2013-11-13T16:04:04

    TAPA NA CARA DOS SONYSTAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Rodrigo Santos
    2013-11-13T16:01:50  

    partiu xboxta entao

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2013-11-13T16:01:50  

      Cara tome vergonha na sua cara e vá de ps4k,pq SE a sony fizer isso mesmo, provavelmente a MICROSOFT fará o mesmo.

  • Mauricio Oliveira
    2013-11-13T15:51:13  

    só doido compraria essa porcaria que vale 4.000 eu ficaria com playstation 3 mesmo que é muito bom

    recentes

    populares

    • Mauricio Oliveira
      2013-11-13T15:51:13  

      só doido nao rapá, metade do brasil vai buscar em miami, traz umas muabas, vai pra praia e ri dos brasileiros otarios que pagam 4k aqui... kkkk

  • Eduardo Conceição
    2013-11-13T15:52:32

    Kkkkkkk. Os Sonystas piram, tudo indo por água abaixo. Mais barato ???? Sem restrições ???? kkkkkkk

  • Joceane Tavares
    2013-11-13T15:32:41

    Tem nada não!! depois de 4 ou 5 meses eles voltam atras e liberam tudo!! kkk OU LIBERAM, OU A EMPRESA QUEBRA! pq assim ninguem vai querer..

  • Rui Moraes
    2013-11-13T10:47:19  

    Ahh se a Microsoft falasse isso, teríamos o dobro de posts.

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2013-11-13T10:47:19  

      que restrição? nao tem restrição nenhuma, vcs leram a materia toda?

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2013-11-13T10:47:19  

      A MS divulgou na E3 suas restrições e todos falaram mal... a Sony disse que não existiria nada disso, e agora fica anunciando a restrição... amigos... o combate á pirataria está vindo e as empresas farão algo, quer o público goste ou não... e quem quiser usufruir de consoles, terá que se adequar a seus termos! Mas concordo com o Rui... quando a MS anunciou suas restrições na E3, haviam milhares de comentários xingando, agora a Sony... 32 comentários (no momento que acessei)!

  • Renato Queiroz
    2013-11-13T14:55:35  

    Gente, mesmo com toda melhoria que eles vem fazendo, temos que começar a boicotar, e deixar de jogar este console, pois daqui a pouco eles querem mandar até na gora que nós devemos ir ao banheiro. Absurdo o cara tem o jogo comprado, e não poder passar para outra pessoa, faça-me o favor!!

    recentes

    populares

    • Renato Queiroz
      2013-11-13T14:55:35  

      Você leu a matéria o parou no começo?

  • Ricardo Souza
    2013-11-13T15:05:05

    Eu acho que somente o Rei do Camarote irá comprar o PS4 no Brasil. Será um grande sinal de status (ou mais uma maneira idiota de rasgar dinheiro). Agora, proibindo de vender os jogos usados... o melhor protesto será não comprar galera. Aí quero ver se continuam.

  • Renato Queiroz
    2013-11-13T14:59:28

    Sony, vai ver se eu tô na esquina, primeiro para jogar online era de graça, agora eles querem cobrar, resolveram também não permitir que jogadores repassem seus jogos comprados para outrem, vai catar lata, deixa agente em paz, fica com tua "engenhoca", vamos jogar no pc gente.

  • Genilson Santos
    2013-11-13T14:51:12

    quero ver quem vai penhora sua moto o cachorro o gato e a alma para comprar o ps4. fora a playstation plus. ai não aguento.

  • Nicsaints79
    2013-11-13T14:44:34

    a primeira regra e para pirataria e nao para consumidores honestos que usam a midia para si vc ainda pode vender o jogo e trocar vc nao tem o direito e de reproduzir o jogo ou software etc...e a segunda regra estao monitorando sim porcausa grupos terroristas usam xbox 360 ps3 para trocarem mensagems porque outros meios estao mais vigiados para os criminosos...what i have to say greatness waits see u son niggars on ps4...

  • Zico10
    2013-11-13T14:43:45

    Sony já era nessa geração! Vou de Xbox One mesmo....

  • Carlos Gomes
    2013-11-13T14:36:02

    Ainda prefiro o meu wii e meu tablet.

  • Will Pinheiro
    2013-11-13T14:34:57

    eu mesmo nei ligo para isso unica coisa que eu quero joga jogo do PS3 no PS4 sem problema neum

  • Rodrigo Riva