Celular

04/11/2013 08h21 - Atualizado em 04/11/2013 08h21

Razr HD ou Xperia SP? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O confronto desta semana coloca no ringue dois smartphones intermediários que fazem sucesso no Brasil: o Razr HD, da Motorola, e o Xperia SP, da Sony. Os modelos estão na faixa de preço de até R$ 1,5 mil e são bem semelhantes. Mas qual é o melhor? Confira no comparativo do TechTudo:

comparativo razr HD e xperia SD (Foto: Arte/TechTudo)Razr HD ou Xperia SP? Veja qual é o melhor smartphone (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Xperia SP

O Sony Xperia SP, lançado em abril de 2013, vem com processador Snapdragon dual-core de 1,7 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, com slot para cartões microSD de até 32 GB. O Razr HD, apesar de ser de setembro de 2012, não fica muito atrás. Ele tem um processador dual-core com 1,5 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de memória interna, também com entrada para cartão microSD de até 32 GB. Ou seja, eles são bem semelhantes, até nas conectividades: Bluetooth, NFC, microUSB, 4G e micro-SIM. No entanto, o processador do Xperia é um pouco mais rápido e, por isso, seu desempenho é melhor.

Sistema operacional: Empate

Os dois smartphones funcionam com o Android 4.1 Jelly Bean. A única diferença é que o Xperia SP já sai com o sistema de fábrica, enquanto o Razr HD vem com o Ice Cream Sandwich (4.0) instalado e precisa ser atualizado para a versão seguinte.

Display e dimensões: Empate

Novamente, a disputa é equilibrada mas com uma leve vantagem para o Razr HD que mede 131,9 x 67,9 x 8,4 mm e pesa 146 g, enquanto o Xperia SP tem 130,6 x 67,1 x 10 mm e 155 g. Ou seja, o Motorola é mais fino e mais leve. A tela do Razr HD é um pouco maior, com 4,7 polegadas, e vem com tecnologia Super AMOLED, já o gadget da Sony é equipado com display, de 4,6 polegadas, TFT que promete imagens melhores do que televisores de alta definição. Além disso, os modelos têm a mesma resolução HD, de 720 x 1280 pixels, e utilizam Corning Gorilla Glass para dar resistência à tela.

Motorola Razr HD posssui uma tela de 4,7 polegas de alta definição e com ótima reprodução de cores (Foto: Stella Dauer/TechTudo)Motorola Razr HD tem tela de 4,7 polegadas, maior do que o modelo da Sony (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Câmeras: Razr HD

Para manter a disputa acirrada entre o Razr HD e o Xperia SP, na câmera traseira eles são bem parecidos. Os dois smartphones fotografam com até 8 megapixels e têm ainda recursos como autofoco, flash LED, geo-marcação, detecção de faces e estabilizador de imagens, além de filmarem em qualidade Full HD. A diferença fica apenas na câmera frontal, que no Motorola é de 1,3 megapixels enquanto no Sony é apenas VGA.

Preço e Disponibilidade: Xperia SP

O Razr HD é encontrado por R$ 1.499 nas principais lojas do Brasil em sua versão desbloqueada, já o Xperia SP custa em torno de R$ 1.299. Ou seja, o modelo da Sony além de ser mais recente tem preço mais barato. Ambos estão disponíveis nas cores preta e branca e são bem fáceis de encontrar em lojas online ou físicas.

Xperia SP, o smartphone intermediário da Sony (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sony Xperia SP é um modelo mais recente e com menor preço (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Conclusão

A disputa neste comparativo não é fácil. Os smartphones são semelhantes em boa parte das principais especificações como processador, RAM, sistema, câmera e display. Porém, o Xperia SP leva vantagem por ser R$ 200 mais barato do que o concorrente. Os dois modelos são boas opções, dentro de sua faixa de preço, e a diferença pode estar na relação do consumidor com a marca de cada um (Motorola ou Sony), no design ou em detalhes como a melhor câmera frontal do Razr HD e o melhor desempenho do processador no Xperia SP. Na contagem geral, o Xperia SP levou a melhor com duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Ainda em dúvida entre o Xperia SP e o Razr HD? Opine no Fórum do TechTudo!

Comparativo tabela razr hd e xperia sp (Foto: Arte/TechTudo)Na contagem, o modelo Sony Xperia SP leva vantagem (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francelino Toru
    2013-11-04T11:28:33  

    Pessoal me ajudem, qual desses? Galaxy SIV 3g I9500 R$ 1.399,99 LG Optimus G2 R$ 1.382,99 Moto X 4G 16Gb R$ 1.149,99 Então qual desses vocês me recomendam, e se tem algum outro que sugerem.

    recentes

    populares

    • Francelino Toru
      2013-11-04T11:28:33  

      O Soberano Gurivéio e Lidimania, dizem ser otimos lugares e a avaliação do reclame aqui são otimas.

    recentes

    populares

    • Francelino Toru
      2013-11-04T11:28:33  

      kkkkk vcs são malucos, vai em configuração do seu Android e mexem em opções do desenvolvedor, vcs verão o que vai acontecer com o seu aparelho, estamos na hora de mudar de sistema

  • Leonardo Nascimento
    2013-12-10T23:24:51

    HA! Pegadinha do Malandro. É OBVIO que isso está errado.

  • Breno Fernandes
    2013-11-08T15:30:29

    Tá me cheirando a matéria paga!

  • Marcos Vinicius
    2013-11-04T14:46:46  

    Xperia SP sem duvidas, bateria dura 4 a 5 dias, isso com dados e GPS habilitado 24h e wi-fi ligado durante a noite.. resistente, muito mais bonito, marca com mais creditos, estrutura em aluminio por isso mais pesado o que nao acho ruim, camera que eu saiba é melhor, nao é so os PX que a tornam melhores mais a camera como um todo incluindo App utilizado, som entao nao vou nem comentar, e vale lembrar que o SO informado deve ser o que saiu de fabrica e nao o que da para atualizar.

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicius
      2013-11-04T14:46:46  

      Mente e nem fica vermelho kkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicius
      2013-11-04T14:46:46  

      4 a 5 dias? HAHAHAHHAHA Não viaje amigo.

  • Victor Fontes
    2013-11-05T09:42:12

    Nexus 5 = melhor Android

  • Luiz Duarte
    2013-11-05T08:57:41

    Porque a tela de TFT vai empatar com a tela em Super AMOLED, o que é isso ? AMOLED não vai ter nem comparação ao brilho a luz do sol com a tela de TFT mesmo com o brilho no último ainda fica com reflexo

  • Iguara Neri
    2013-11-04T14:55:31  

    esqueceram de mencionar o principal fato de o xperia ser melhor que o Razer... internet 4G !

    recentes

    populares

    • Iguara Neri
      2013-11-04T14:55:31  

      lol o razr hd tem 4g tb!

    recentes

    populares

    • Iguara Neri
      2013-11-04T14:55:31  

      Os dois são 4G, inclusive o Razr HD é o primeiro com 4G na frequencia brasileira.

  • Fhaya
    2013-11-04T19:26:27

    Pra variar mais um comparativo sem noção do techtudo, o Razr HD é bem mais antigo que o Xperia SP e ja é possível ser encontrado por 899,00 em lojas como Submarino. o Comparativo seria mais justo se fosse com o Moto X, que possui configuração mais Próxima ao Xperia SP e é encontrado por 1300,00 na internet

  • Marcos Cruz
    2013-11-04T14:07:37

    Fiz a comparação eu com o meu Xperia SP com o Razr HD do meu colega e a velocidade é extremamente melhor no Xperia! Enquanto para abrir a câmera, fotos, aplicativos no Razr demora, no Xperia é quase imediato! Pode ter falado que a tela é melhor do Razr, mas a tecnologia de imagem não se compara com a da Sony BRAVIA 2. Bateria chega a durar 4,5 dias sem recarregar se não usada em standby ou somente com ligações curtas, usando radio, sendo que o som é excelente. Entre os dois fico com o meu Xperia SP, que pelo plano da operadora pode sair por menos de 800 pila.

  • Sara Silva
    2013-11-04T13:42:02

    eu tava pensando em comprar um desses dois... mas mudei totalmente, acho que vou ficar com o Iphone 5s... vou ter que esperar alguns meses, mas creio que valerá a pena...

  • Thiago Pomkerner
    2013-11-04T12:41:02

    Tops de linha?

  • Wallace Almeida
    2013-11-04T13:33:04

    dizer que a câmera de um motorola é melhor que a de um sony é no mínimo estranho...

  • William
    2013-11-04T13:32:26

    Já tive Motorola, Iphone2 e Samsung Galaxy. Depois que conheci os aparelhos da Sony, não troco por outra marca de celular de jeito nenhum. Ainda mais que já faz um ano que tenho o Smartwatch (só agora que a concorrência começou a fazer). Meu enteado está com um LG L5 e a minha namorada com um Sony mini pro. A qualidade de imagem comparando com o L5 é gritante. Sony (celular) pra mim é sinônimo de qualidade, inovação e bom preço. Pena que não dá pra dizer o mesmo para os demais produtos da Sony... Como a Bravia e o PS4mil.

  • Edson Futemma
    2013-11-04T12:50:13

    Tendencioso, como sempre.. coitado...

  • Roney Neri
    2013-11-04T12:03:53

    Comprei o Razr HD pelo site das casas bahia paguei a vista o valor de 889,00 com um prazo de entrega de 4 dias uteis apos o pagamento, celular em si muito bom e todos os quesitos acima relacionados

  • André Barbosa
    2013-11-04T11:57:35

    Tenho o Razr HD e a minha esposa possui o Xperia SP. Posso dizer apenas uma coisa: Os celulares são EQUIVALENTES; a diferença principal está no preço, onde o Xperia SP é mais barato, ainda mais se for pego num plano pós-pago. É questão de gosto. E só uma correção na matéria: Embora sejam aparelhos MUITO bons, não são top de linha.

  • Everaldo Maciel
    2013-11-04T11:23:10

    Tenho um Razr HD desde junho e nao me arrependo nem um segundo da compra, excelente aparelho, camera com definição perfeita em qualquer ambiente, leve e resistente, e o principal detalhe que pra mim fez toda a diferença na hora da compra e constatei a veracidade, foi a bateria, dura MUITO em realação aos outros modelos parecidos, recomendo sem duvidas....

  • Gabriel Rubinsteinn
    2013-11-04T11:16:18  

    a tela é maior, a memória interna também, a câmera tem melhor resolução, a bateria dura mais e o aparelho é mais leve e mais fino. só perde por um "cabelinho" no processador. me desculpe, mas o razr me parece uma melhor opção muito melhor.

    recentes

    populares

    • Gabriel Rubinsteinn
      2013-11-04T11:16:18  

      Amigo eu tenho o Xperia SP a bateria do meu celular dura em media 4 dias, ainda acho o Xperia melhor

  • Senor Santos
    2013-11-04T10:21:17  

    com 998 reais vc compra LG optimus quad-core 2GB de RAM

    recentes

    populares

    • Senor Santos
      2013-11-04T10:21:17  

      Amigo, não adianta o aparelho ter mais memória e processador se a fabricante enche de "tranqueira" e não deixa o sistema otimizado o suficiente para o aparelho. Não caia em papinhos de vendedor, mais hardware (nem sempre) quer dizer mais velocidade.

  • Vitor Nakamoto
    2013-11-04T09:59:52

    Xperia SP com certeza ganha... Comprei um branco e estou achando perfeito, bem rápido, boa câmera, tela não é de 1080 mas é ótima!!! A bateria dura mtoo!!! Esses dias estava mexendo e descobri que ele tem a FUNÇÃO DE TOQUE FLUTUANTE, aquele q vc não precisa encostar na tela!!! Mto loko...

  • Pedro Neto
    2013-11-04T09:52:34

    Eu já tive smartphones da motorola e não gostei. Achei a resistência muito ruim assim como a personalização do Android. Recentemente comprei um Xperia SP e fiquei muito satisfeito. Roda todos os jogos para Android sem maiores problemas, os softwares da Sony que acompanham o aparelho são muito bons, especialmente um novo modo de economia de bateria, que cumpre o que promete. A resistência do aparelho também surpreende, mesmo com quedas não tive arranhões ou problemas com a tela (ao contrário de minha experiência com outros modelos de motorola). Enfim, recomendo o SP para todos os leitores

  • João Carvalho
    2013-11-04T09:49:45

    o Razr HD está na promoção hoje no site "Barato Descontos", por R$ 889,00.

  • Murilo Cilli
    2013-11-04T09:49:37

    Nem um, nem o outro, após pesquisar e pesquisar, esperei o moto x e fiquei muito satisfeito, um smartphone impressionante.

  • Victor Nascimento
    2013-11-04T09:24:02  

    os dois são muito bons, realmente a tela e o peso do Razr HD são um diferencial, mas pela qualidade e robustez eu fiquei com o Xperia SP que comprei por 1050

    recentes

    populares

    • Victor Nascimento
      2013-11-04T09:24:02  

      Nesse comparativo, como sempre, só comparam Mhz de cpu e MP de câmera. Mas o SP é bem superior ao razr HD, com modelo de cpu mais atual, sensor de câmera melhor... na minha opinião, o SP perde em qualidade da tela, resistência e duração de bateria. No resto é superior, até por ser um projeto mais novo.

  • Tomás Alves
    2013-11-04T09:12:23

    Eu comprei o Razr Hd tem 3 semanas por 1.087... em um site de uma grande loja. Sem procurar muito. Sem misterio. Acho que com um desconto de 400 reais vale mais a pena do que o Xperia SP.