E-reader

03/11/2013 09h21 - Atualizado em 03/11/2013 09h21

Tablet ou e-reader? Descubra qual aparelho é o mais indicado para você

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Confuso entre um tablet ou e-reader? Apesar de parecidos, estes dois gadgets não são a mesma coisa e cada um é direcionado para um tipo de consumo de mídia. Embora os tablets sejam a onda do momento, com grande poder de processamento, os e-readers - ou leitores digitais - se destacam pela bateria de longa duração e tela e-ink, confortável aos olhos. Conheça as principais diferenças e veja qual é o mais indicado para você neste especial.

Tablet ou e-Reader? Confira qual gadget é o mais indicado para a sua necessidade (Foto: Arte / TechTudo)Tablet ou e-Reader? Confira qual gadget é o mais indicado para a sua necessidade (Foto: Arte / TechTudo)

Tablets: grande poder de processamento para Internet, jogos, vídeos e etc.

Os tablets são o produto de tecnologia do momento. Responsáveis pelas quedas das vendas de computadores e pela “morte” do mercado de netbooks, os tablets são caracterizados por sua capacidade em desempenhar várias funções: acessar a Internet, visualizar vídeos, jogar games com preços acessíveis, acessar as redes sociais, aplicativos simples, fotos,... não falta uso a um tablet.

Entretanto, mesmo com todos esses recursos, telas com grandes resoluções e processadores velozes, há alguns usos que os tablets deixam a desejar; não por falta de desempenho, mas pelo excesso de distrações. Para ler livros, por exemplo, mesmo que seja perfeitamente acessível no tablet, é comum ser incomodado durante as leituras para ver notificações ou dar uma espiadinha no Facebook. Jogos, então, nem é necessário comentar.

iPad utilizando um acessório para conectar um pen drive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo) (Foto: iPad utilizando um acessório para conectar um pen drive (Foto: Leonardo Martins / TechTudo))Tablets são melhores para acesso e criação de conteúdo multimídia (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)

Outro ponto onde os tablets deixam a desejar é a visualização, principalmente fora de ambientes internos, como casa ou escritório. Durante o dia, em um ambiente externo, ler ou assistir conteúdos em um tablet não é uma tarefa fácil, graças aos reflexos da tela. No extremo oposto, ler a noite ou em ambientes escuros também se torna um incômodo, já que geralmente o brilho mínimo das telas machuca os olhos. No geral, também por conta dos pixels das telas, muitos usuários reclamam de fadiga nos olhos depois de longos períodos de leituras.

E-readers: ideais para leitura, e só.

Os e-readers se destacam entre os amantes da leitura por sua simplicidade. De fato, são os melhores dispositivos para estudo e leitura, principalmente para quem pretende ler por longas horas. A tela de um e-reader é composta de um material diferente (e-ink) dos tablets, parecida com a de um papel, capaz de oferecer uma leitura mais agradável tanto em ambientes internos como externos.

Teclado do Kindle Paperwhite facilita na hora de fazer anotações em livros (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Os e-readers possuem recursos para navegar na Internet, mas esta foge de ser uma tarefa confortável (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Os e-readers não apostam em grande poder de processamento. Geralmente seus componentes são pouco potentes, em telas de baixa resolução, pois para acessar arquivos e livros para leitura não é exigido muito hardware. Por isso, inclusive, sua autonomia de bateria é surpreendente: alguns e-readers conseguem passar meses com apenas uma carga, mesmo utilizando diariamente.

Decidido sobre qual comprar? Tablet ou e-reader? Compartilhe sua ideia no fórum

Não custa lembrar, entretanto, que os e-readers são ótimos apenas para leitura. Comprar um e-reader pensando em acessar a Internet resultará em uma grande frustração, apesar desta tarefa ser viável. Além da tela ser, geralmente, monocromática, o processador de um e-reader não dará conta do conteúdo multimídia. Ou seja: nada de vídeos ou jogos. As páginas são exibidas de forma que a leitura de textos seja possível, mas a navegação em si é demorada.

Essa incapacidade de suprir a demanda por distrações, para uns, é uma grande desvantagem, mas fãs de leitura entendem esta limitação como uma vantagem, pois “força” o usuário a manter o foco na leitura ou estudo.

Conclusão

Um tablet pode até exercer a função de um e-reader, mas as telas de LCD e LED são cansativas para a vista. Quem procura uma solução para longas leituras e não quer se preocupar com a autonomia limitada da bateria, o tablet está fora de cogitação. Neste ponto, os e-readers se destacam por desempenhar muito bem a função de substituto dos livros (principalmente quando são vários). Já se a sua prioridade não for leitura, esqueça o e-reader: a tela e-ink é péssima para navegação na Internet e a ausência de aplicativos de terceiros, além do espaço limitado, contribuem para que qualquer usuário perca a paciência em todas as outras tarefas além da leitura de livros e ebooks. Ainda assim, nada o impede de ter os dois, já que suas utilidades são distintas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Rocha
    2017-02-06T13:17:54

    Eu utilizo um aplicativo chamado Bookshelf. Ele instala no e-reader? Meus livros estão no aplicativo

  • Alexandre Dutra
    2016-06-06T10:03:11

    Muito bem explicado =D

  • Clovis Bonacordi
    2016-02-28T14:50:04

    Foi muito útil a exposição sobre e-reader e tablet. Parabéns e obrigado.

  • Aristofiano Fialho
    2013-11-03T11:57:29  

    Bom dia! Sou estudante universitário e leio muitos artigos e livros em PDF. Seria mais adequado um tablet ou um e-reader? Obrigado

    recentes

    populares

    • Aristofiano Fialho
      2013-11-03T11:57:29  

      quero um kindle mas o preço tá salgado......

    recentes

    populares

    • Aristofiano Fialho
      2013-11-03T11:57:29  

      Eu li em alguns lugares que o Lev da Saraiva suporta bem PDF.

  • Leo Castro
    2015-09-22T10:06:59

    Concordo plenamente que a leitura é muito importante ! Porém discordo de haver diferenças entres os dois dispositivos. Por

  • Antonio Milholo
    2013-11-03T10:33:22  

    Nem vou continuar a ler a reportagem, como comparar um produto completo com outro que só serve para leitura?hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!

    recentes

    populares

    • Antonio Milholo
      2013-11-03T10:33:22  

      Leitura não faz parte da vida dele.

    recentes

    populares

    • Antonio Milholo
      2013-11-03T10:33:22  

      Eu quero comprar um tablet somente para estudar. Ao invés de levar vários livros para a faculdade e textos, além dos livros de literatura que normalmente leio, levaria um aparelho que me daria todos em um lugar só. Mas pelo que vi não processa muito bem arquivos em .PDF e os professores enviam os arquivos das aulas em PDF. Seria ótimo se aceitasse bem.

  • Jeferson Ribeiro
    2015-02-13T19:47:41  

    É óbvio que o E-Reader foi feito para amantes da leitura em geral, e em muitos casos: concurseiros, estudantes universitários, vestibulandos, etc. Possui grande mercado. Porém, não podemos esperar grandes comentários de pessoas que não tem o hábito da leitura e não saberão o que é ler um texto por mais de 1 hora, simplesmente por nunca terem feito isso! :/

    recentes

    populares

    • Jeferson Ribeiro
      2015-02-13T19:47:41  

      Disse tudo.

  • Joao Santos
    2013-11-03T12:48:45

    Coincidentemente estou vendendo o meu Galaxy Note 10.1 modelo N8000 - Caso alguém queira, tem caneta S Pen extra, Cover Book, SD16GB, NF com 7 meses de garantia, faço por 1290 (nas lojas ainda está 1500 pra cima).

  • Luis Brancaglion
    2013-11-03T11:27:47  

    è a mesma coisa que comparar uma Mercedes com um Fusca, matéria desnecessária.

    recentes

    populares

    • Luis Brancaglion
      2013-11-03T11:27:47  

      concordo com Tiago, tem diferença sim.

    recentes

    populares

    • Luis Brancaglion
      2013-11-03T11:27:47  

      Em termos de processamento realmente não se compara, mas aqui o que está sendo analisado é a EXPERIÊNCIA DE USO. Tenho um iPad e um Kindle, lia no iPad e ficava sempre com a visão cansada após algumas horas. Com o Kindle, isso não acontece mais.

  • Kennedy
    2013-11-03T23:40:12

    A reportagem é clara. Se você deseja apenas ler livros com textos e imagens em tons de cinza, mas sem reflexos na tela e com a carga da bateria de longa duração (até um mês), compre um e-reader; caso seu foco seja mais complexo (Internet, vídeos, fotos, imagens com movimento e/ou coloridas, etc.), compre um tablet.

  • Edver Mourins
    2013-11-03T18:55:52  

    Investir num E-Reader é como comprar ações da empresa do Eike. Todo mundo sabe que é a maior furada e que será difícil achar um comprador depois.

    recentes

    populares

    • Edver Mourins
      2013-11-03T18:55:52  

      Provavelmente não é um leitor, pra ter feito um comentário desse. São aparelhos diferentes para propósitos diferentes. Não se compara ler um livro em uma tela de e-ink e outra de lcd, não mesmo.

  • Leonardo
    2013-11-03T12:38:22

    para quem tem astigmatismo, o e-reader deve ser melhor.

  • Pedro Neto
    2013-11-03T12:34:55

    A comparação é útil, não está dizendo qual é melhor e sim esclarecendo qual é mais adequado para o uso pretendido, tenho os dois e está certa a reportagem.

  • Fernando Toporoski
    2013-11-03T12:33:41

    Aristofiano meu amigo creio que voce nao leu a materia para fazer uma pergunta idiota dessas!!!!

  • Joao Carvalho
    2013-11-03T11:43:07

    Quanto a globo ganhou por essa reportagem?