13/11/2013 15h40 - Atualizado em 14/11/2013 19h21

Testamos o Moto G: novo smartphone da Motorola tem tudo para bombar

Allan Melo
por
De São Paulo

O Moto G encontrou a fórmula necessária para fazer um "sucessor do Rarz V3". O novo smartphone da Motorola promete ser tão popular quanto seu antigo telefone flip aqui no Brasil: cara de top de linha, câmera boa, bateria durável, desta vez com o bônus do preço "confortável". O telefone ainda guarda outras boas surpresas para quem planeja comprá-lo. Confira as primeiras impressões do Moto G no teste feito pelo TechTudo.

A Motorola surpreendeu com o Moto G? Opine no Fórum do TechTudo

Moto G, a nova aposta da Motorola para o mercado de smartphones de baixo custo (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G, a nova aposta da Motorola para o mercado de smartphones de baixo custo (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Desde o lançamento do Moto X já se cotava o lançamento de uma versão mais barata, com hardware menos poderoso e preço mais em conta. Mas o que se revelou em São Paulo nesta quarta-feira foi um telefone além das expectativas. O principal é o preço: começando por R$ 649 na versão 8 GB e R$ 999 na versão de 16 GB com um fone estilo "Monster", de boa qualidade. Lá fora, o valor é ridículo: US$ 199, na versão de 16 GB (cerca de R$ 450).

Fone de ouvido que acompanha pacote do Moto G de 16 GB (Foto: Allan Melo/TechTudo)Fone de ouvido que acompanha pacote do Moto G de 16 GB (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A tela, TFT de 4,5 polegadas, tem resolução HD, suficiente para se navegar na Internet e jogar games como o Asphalt 8 e Minion Rush sem ficar incomodado com baixa definição, cheio de pixels grandes.

Moto G rodando game Asphalt 8 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G rodando game Asphalt 8: hardware é bom o suficiente para rodar apps pesados sem engasgos (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A proteção Gorilla Glass, por razões óbvias, não foi testada, mas o vidro se mostrou suficientemente bom, apesar de refletir um pouco a iluminação local. O contraste e o brilho da tela, entretanto, são fortes o suficiente para dar boas condições de visualização confortável em ambientes externos, como na rua.

Por dentro, o coração do Moto G é um processador é um quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, com 1 GB de RAM. Juntos, alimentam o Android 4.3 (Jelly Bean), que roda extremamente liso e sem "poluições". Até parece um Nexus (e a atualização para o Android 4.4 Kit Kat, já confirmada para janeiro, endossa isso).

São poucos os aplicativos pré-instalados, tirando o pacote básico de apps do Google: Migração Motorola, que faz todo o backup e transferência de dados do seu antigo telefone ao Moto G; o BR Apps, com as sugestões nacionais, como manda agora a lei; e o Assist, um app para criar ações automáticas, como desligar as notificações em determinadas horas do dia.

Motorola Assist é um dos apps pré-instalado no Moto G (Foto: Allan Melo/TechTudo)Motorola Assist é um dos apps pré-instalado no Moto G (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Sobre a câmera traseira, não se engane sobre seus megapixels: são apenas 5 megapixels, mas as fotos tiradas com ele são tão boas quanto as de um iPhone 4 e até mesmo de um iPhone 4S. A Motorola melhorou muito neste segmento, e seu sensor dá banho em seus concorrentes com o mesmo preço.

Na bateria, a promessa é de que o Moto G terá autonomia 33% superior à do iPhone 5S. Pelo pouco tempo que tivemos, não foi possível avaliar isso na prática. Mas nas conectividades ele se mostrou bem ágil: o Bluetooth 4.0 possui uma taxa de transferência bem rápida e o Rádio FM é ótimo e tem boa recepção.

Moto G tem tampa traseira removível (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G tem tampa traseira removível (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Quanto às praticidades, não se engane: o Moto G não é igual o Moto X. Apesar do hardware potente, o Motorola não integrou os sensores necessários para processar o Active Display, que exibe notificações inteligentes diretamente da tela de bloqueio; o Quick Capture, que ativa a câmera do aparelho com dois chacoalhões; e o Touchless Control, para controlar o aparelho e fazer pesquisas com a voz. Nada disso vem no Moto G.

De resto, pode-se concluir que o Moto G é quase um "Nexus para todos": bom hardware, bom preço, Android limpo e poucas estripulias.

Tabela comparativa entre Moto G e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto G e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)

Por ora, tão importante quanto o telefone foi a Motorola colocar o Brasil na rota de lançamentos mundial, anunciando o Moto G em um evento em São Paulo, onde também ocorreu a primeira venda do smartphone. Feito histórico para nós, que ganhamos cada vez mais destaque internacional. Ponto para a Motorola.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Sergio Lauro
    2013-11-13T21:17:44   , respondido respondido 2014-06-30T18:26:06

    Esse celula não agrega valores, só uso Iphone!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2013-11-13T21:17:44   , respondido respondido 2014-06-30T18:26:06

      E desde quando "celula" agrega valor a algo? Talvez possa até agregar algum valor ao seu pobre espírito, nada além disso. E outra, dentro dos ônibus está cheio de "Iphone!!!" igual ao seu...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2013-11-13T21:17:44   , respondido respondido 2014-06-30T18:26:06

      A "Princesa" só usa Iphone... kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wellington Gonçalves
    2014-05-28T15:09:14

    A Motorola esqueceu de colocar funções básicas no aparelho como por exemplo: opções de excluir vários contatos de uma só vez. Preciso excluir 70 contatos da minha lista e tenho que excluí-los um a um... existem no mercado telefones que custam R$ 99,00 e tem está função.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Viana
    2013-11-15T13:49:42

    O custo x benefício tá muito bom desse moto g. Eu fico com um pé atrás de comprar celular da motorola , mas como o google comprou, vale a pena arriscar, pelo menos atualizado o sistema dele vai ser.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victorio Librelon
    2014-05-09T21:18:42

    Muito bom. Recomendo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Pedro
    2014-04-28T09:18:31

    Estou comentando isso pelo meu moto G paguei 799 e não 999

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Rocha
    2013-11-15T12:37:04   , respondido respondido 2014-03-17T09:37:24

    a velha moto está de volta... é hora de aposentar meu defy pro e pegar esse moto g, só vou esperar abaixar ainda mais hehehehe!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronaldo Rocha
      2013-11-15T12:37:04   , respondido respondido 2014-03-17T09:37:24

      somos dois! Adeus Defy!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronaldo Rocha
      2013-11-15T12:37:04   , respondido respondido 2014-03-17T09:37:24

      somos 3! estou deixando meu Defy MB525!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mauricio Silva
    2013-11-15T06:58:57   , respondido respondido 2014-03-17T09:36:38

    No site da motorola informa que o modelo com 16GB está custando 799,00 e não 999,00 como diz a noticia

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauricio Silva
      2013-11-15T06:58:57   , respondido respondido 2014-03-17T09:36:38

      O moto g foi lançado em 3 versões principais:O básico com 8 gb de memória que custa 649 e só vem com a capa preta,o Colors Edition que vem com 16 gb de memória e 4 capas (vermelha,preta,branca e amarelo limão) que custa 799 e o Music Edition que acompanha o fone de ouvido da SoulRepublic e só vem com a capa original do aparelho custando 999.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mauricio Silva
      2013-11-15T06:58:57   , respondido respondido 2014-03-17T09:36:38

      a versao q custa 999,00 é a que acompanha o headphone monster.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mark Henry
    2013-11-13T21:20:04   , respondido respondido 2014-03-15T11:56:10

    O mais interessante é ler comentários de algumas pessoas aqui no techtudo! Aqui tem de tudo, tem pobre sismado a rico, tem fanboys que defendem um objeto como se fosse alguém da família, ou as vezes nem gente da família eles defendem assim rsrsrs! Pô pessoal!! Na moral que se dane se é celular de pobre, se iPhone é melhor, e bla bla bla bla bla bla..... Basta dizer se o produto agradou ou não, agora ficar de mi mi mi porque pode comprar um melhor e não compraria este, porque o iPhone do vizinho é melhor, a vá... Se tem tanto dinheiro assim monta uma fábrica então e faça seus próprios modelos!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mark Henry
      2013-11-13T21:20:04   , respondido respondido 2014-03-15T11:56:10

      kkkkkkkk,,,adorei muito bom mesmo, disse tudo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mark Henry
      2013-11-13T21:20:04   , respondido respondido 2014-03-15T11:56:10

      kkkkkkkkk valeu pessoal, é que cansa toda vez que vamos ler uma boa matéria e comentários construtivos e só achamos babaquice, não tem nada pior do que fanboy que só serve pra avacalhar o andamento de uma boa, conversa, leitura ou seja lá o que for! Abração e valeu pelos joinhas!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Mota
    2013-11-13T18:32:27   , respondido respondido 2014-02-18T17:26:00

    649 a 999 smart barato? num país onde o salário minimo é 678 e a maioria não ganha 2 salarios destes?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Mota
      2013-11-13T18:32:27   , respondido respondido 2014-02-18T17:26:00

      Sim, para o que oferece, ele é um smartphone barato se comparado aos outros. O termo "barato" é relativo, mas tente pensar assim: podemos dizer que o Xbox One é caro, afinal custa um pouco mais de 2 mil reais; porém ao comparar com o PS4, que está 4 mil reais, o Xbox passa a ser considerado barato. Não me leve a mal! Não acho que 650 reais seja pouco dinheiro, estou apenas tentando definir o que acredito que tenha sido o contexto do "barato".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Mota
      2013-11-13T18:32:27   , respondido respondido 2014-02-18T17:26:00

      Compra quem quiser e puder... Não eh obrigado todo mundo ter um... Affs cada coisa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isabella Maldonado
    2014-02-14T13:47:58

    Esse fantastico headphone estilo "Monsters" acompanha o celular?? Se não acompanha, onde posso encontrar?? Quanto é o preço médio??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato G
    2014-01-22T10:02:21   , respondido respondido 2014-02-11T00:30:51

    Problema de memória facilmente solucionado com o cabo OTG. Com ele o moto g lê pendrive, e pasmem, fiz o teste com o conector do teclado e mouse sem fio e adivinha!!!! Pegou o teclado e mouse sem ter que instalar nada!!! aparece até o cursor do mouse na tela do moto g. Esse cel é fantástico!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato G
      2014-01-22T10:02:21   , respondido respondido 2014-02-11T00:30:51

      Bom saber disto viu Renato, já é bom ir pensando em pegar ele e já pegar o cabo OTG!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Egon Reichert
    2013-11-14T14:14:54   , respondido respondido 2014-02-01T02:24:40

    Só uma pergunta: na lista de comparação entre o moto g e o moto x está escrito que este último possui uma versão com 32gb. Onde encontrar esse modelo? Existe mesmo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Egon Reichert
      2013-11-14T14:14:54   , respondido respondido 2014-02-01T02:24:40

      Egon, infelizmente a Motorola só disponibiliza no Brasil a versão de 16 GB. :(

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wagner Rozendo
    2013-11-13T17:23:10   , respondido respondido 2014-01-31T09:04:23

    "Nexus para todos" hahaha a versão de 16GB custa 999, em qualquer site voce ja acha um nexus 4 de 16 gb por 800 reais..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Rozendo
      2013-11-13T17:23:10   , respondido respondido 2014-01-31T09:04:23

      Wagner Rozendo O nexus 4 novo está mil reais em sites comuns, como ponto frio. Sua informação do aparelho ser vendido a 800 reais tem qual fonte?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Rozendo
      2013-11-13T17:23:10   , respondido respondido 2014-01-31T09:04:23

      Permita-me discordar, o preço padrão do Nexus 4 no Brasil é de R$1350, sendo encontrado por no mínimo R$1000. E a versão de R$999 do Moto G vem com um fone de ouvido Bluetooth da Sol Republic, o modelo de 16GB custa R$799.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Itallo
    2013-12-27T15:03:44

    com faço para ouvir música pelo auto falante, apenas consigo pelo fone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gian Depiné
    2013-11-13T17:23:42   , respondido respondido 2014-01-22T10:01:40

    Tinha que tem um problema: Não tem slot microSD pra expansão da memória interna... So sad :-(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gian Depiné
      2013-11-13T17:23:42   , respondido respondido 2014-01-22T10:01:40

      O motivo de não existir opção para cartão de memória é que a memória interna trabalha com maior velocidade. Logo eles preferem deixar sem esta opção em alguns casos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gian Depiné
      2013-11-13T17:23:42   , respondido respondido 2014-01-22T10:01:40

      Problema facilmente solucionado com o cabo OTG. Com ele o moto g lê pendrive. e pasmem, fiz o teste com o conector do teclado e mouse sem fio e adivinha!!!! Pegou o teclado e mouse sem ter que instalar nada!!! aparece até o cursor do mouse na tela do moto g. Esse cel é fantástico!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jefferson Almeida
    2013-12-25T10:33:06   , respondido respondido 2013-12-27T07:48:39

    Eu comprei o meu Moto G Colors 16gb ontem, mas ele ainda tinha um pouco de bateria utilizei até acabar para poder dar a primeira carga deixei 13 horas carregando. E a duração da bateria utilizando de maneira moderado e deu 17 horas de duração e gostaria de saber se esse é um tempo bom? Pois eu vi em um site falando que fizeram um teste utilizando o Moto G de 8gb em sua alta capacidade o tempo de bateria durou 2 dias e 12 horas ;s

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Almeida
      2013-12-25T10:33:06   , respondido respondido 2013-12-27T07:48:39

      Comprei o meu ontem, deixei carregando durante 08 horas, mas eu mexendo nao durou nem 12horas... Sera que é normal??

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Almeida
      2013-12-25T10:33:06   , respondido respondido 2013-12-27T07:48:39

      Júlio Aguiar sim é normal a bateria de um celular smartphone nunca dura mais que 12 horas mas ainda se vc ficar mexendo vai durar muito pouco tive um Galaxy SIII e ele durava pouco deixava a noite inteira carregando e no final da tarde ja estava acabando a bateria poruq usava muito kkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Italo Barbosa
    2013-12-25T20:39:27

    Como eu faço video chamada do Moto G??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • César Miranda
    2013-12-14T09:44:40   , respondido respondido 2013-12-15T19:52:31

    Bom dia, pessoal. Não pretendo utilizar o aparelho pra jogos. Além de fazer e receber chamadas, meu interesse é por um aparelho legal pra fazer fotos, ver vídeos, ouvir música, rádio e que sirva como agenda de aviso de compromissos. Vocês acham que esse Motorola G 16 GB cumpre bem essas funções que eu gostaria? Obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • César Miranda
      2013-12-14T09:44:40   , respondido respondido 2013-12-15T19:52:31

      Sim cara. Se você não fizer questão de muitas músicas e vídeos, e souber aproveitar os 50 gb da nuvem, sim. O único problema mesmo é a memória.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edilson Lanzoni
    2013-11-21T10:01:49   , respondido respondido 2013-12-13T09:00:00

    Comprei e fui surpreendido pela Motorola dessa vez, processador rápido e boa duração da bateria, para mim já valeu o investimento, recomendo a todos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edilson Lanzoni
      2013-11-21T10:01:49   , respondido respondido 2013-12-13T09:00:00

      Opa cara... to pensando em comprar um MOTO G.... a camera é boa?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Flávio Grutt
    2013-12-13T06:34:45

    A Motorola surpreende com um aparelho desse! Se mostra carinhosamente preocupada com o mercado, e claro, abrange uma quantidade muito grande de pessoas. Eu por exemplo, era usuário Apple a mais de 3 anos, depois de ter meu 4S torrado pelo IOS 7, me vi sem condições de comprar outro depois que a Apple declarou que não pode me ajudar. Comprei o Moto G depois de muita pesquisa! Espero que ele chegue logo para eu poder fazer um review do aparelho no meu Canal no YouTube. Fiquem atentos no meu canal. Flaviogrutt

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Lima
    2013-12-10T11:07:48

    tem gente que nao sabe escolher celuar e acha que só existe samsung iphone, e male mais nokia, kkkkkk gastar 2mil em celular de q 1 de 500 fas tudo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natália Silva
    2013-12-07T20:14:14

    sucessor do v3, claro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabricio Peixoto
    2013-11-16T16:02:39   , respondido respondido 2013-12-05T08:19:35

    e vey deixei de comprar um xperia L por comta de um Samsung ativ S, e deixei o samsung ativ s por este moto G,comprei faz uma hora no submarino por 630,00 reais.. tipo que uso celular so pra jogo, despertado e camera,nem chip eu ponho.. eu uso outro celular pra ligaçao e sms.. agora so nao espero me decepicionar,tomara que meus jogos rodem bem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabricio Peixoto
      2013-11-16T16:02:39   , respondido respondido 2013-12-05T08:19:35

      Se quer só jogar por que não compra logo um Vita ao invés de um celular?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabricio Peixoto
      2013-11-16T16:02:39   , respondido respondido 2013-12-05T08:19:35

      Vão rodar, pode confiar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • René Júnior
    2013-12-02T12:49:19

    Moto G é um baita celular, muito rápido, bonito, resistente e com um excelente custo benefício. Meu irmão comprou um Moto X e eu um Moto G, ambos estão agradando até o momento.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Cardoso
    2013-11-18T11:20:45   , respondido respondido 2013-12-02T12:47:54

    Olá bom dia. Já chegaram a testar se os dois chips funciona simutâneamente... se estiver na internet em 1 Chip o outro recebe e faz ligação e vice-versa.. e o chip que tá na internet faz e recebe ligação... Isso não acontece com o D3 se o chip 1 estiver conectado na internet por exemplo, o chip 2 fica bloqueado... e vice-versa.. Abs.,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Cardoso
      2013-11-18T11:20:45   , respondido respondido 2013-12-02T12:47:54

      Funciona normalmente, se você estiver com a 3G ligada no chip 1 por exemplo, o chip 2 continua recebendo chamadas normalmente e vice versa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário