Notebook

03/11/2013 07h30 - Atualizado em 03/11/2013 07h30

Vale a pena comprar um MacBook Pro sem tela Retina?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Apple renovou sua linha de MacBooks Pro no último dia 22 com melhorias no desempenho e na tela. Os novos modelos, todos com a tecnologia Retina, já estão disponíveis na loja online da fabricante no Brasil. A falta de notebooks clássicos, porém, chamou a atenção e levantou uma dúvida entre os consumidores: ainda vale a pena investir em um MacBook Pro sem tela Retina? O TechTudo preparou uma análise completa.

Diferenças MacBook Pro Clássico (à esquerda) e novo modelo da Apple com tela Retina vão além do display (Foto: Arte/Divulgação)Diferenças MacBook Pro Clássico (à esquerda) e novo modelo da Apple com tela Retina vão além do display (Foto: Arte/Divulgação)

- O que é tela Retina?

A tela Retina possui resolução e densidade de pixels na qual é impossível distinguí-los individualmente a olho nu, o que torna as imagens muito nítidas e as cores muito mais bonitas. Para efeitos de comparação, o MacBook Pro clássico tem resolução de 1280 x 800 pixels, já o modelo com tela Retina possui 2560 x 1600 pixels, resolução superior à Full HD. Na prática, ela torna visualização melhor e bem mais confortável.

- Design

Embora as duas gerações se pareçam bastante, o MacBook Pro com tela retina passou por uma "dieta". O novo modelo tem 1,8 cm de espessura e pesa 1,57 Kg contra 2,41 cm e 2,06 kg do dispositivo antigo. Proporcionalmente, os novos aparelhos da Apple são 25% mais finos e 20% mais leve, graças à reorganização dos componentes internos e pela troca dos discos HDs pelos SSDs.

- Desempenho

Ao contrário dos modelos sem tela Retina, que ainda usa discos mecânicos, os novos MacBooks Pro possuem discos SSD (Solid State Disk). Esse tipo de componente, embora seja menor que o padrão convencional, é muito mais rápido.

Outra mudança na linha MacBook Pro diz respeito ao processador. Os modelos com tela Retina usam um chip da quarta geração da Intel, a Haswell, garantindo desempenho e gerenciamento de energia melhores do que os equipamentos sem o Retina Display, ainda equipados com a terceira geração.

Há ainda diferenças no quesito bateria. Segundo a Apple, o modelo com tela retina é capaz de ficar nove horas longe de tomadas, enquanto o equipamento mais antigo dura apenas sete horas. Para quem usa o equipamento em locais onde não há terminais de recarga, isso é um fator muito importante.

- Custo-benefício

O MacBook Pro convencional de 13 polegadas pode ser encontrado por R$ 4.799 na loja virtual da Apple. Já o mais básico da versão com a tela Retina custa R$ 5.999. A diferença entre ambos é bem grande e pode pesar muito na hora de escolher qual modelo comprar. No entanto, é preciso levar em consideração outras questões.

Diferença entre tela comum do MacBook Pro Clássico (à esquerda) e o display Retina do novos notebooks da Apple (Foto: Reprodução/Apple)Diferença entre tela comum do MacBook Pro Clássico (à esquerda) e o display Retina do novos notebooks da Apple (Foto: Reprodução/Apple)

No evento do último dia 22, a Apple apresentou apenas aparelhos com tela retina, o que indica que MacBooks sem a tecnologia devem ser descontinuados. Embora isso não afete o suporte para os donos dos gadgets, é preciso levar em conta que o modelo convencional deve ter uma desvalorização mais rápida, ou seja, o preço de revenda dele será muito inferior ao de compra.

Mac OS X Mavericks pode ser instalado em um MacBook White? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

Se seu orçamento é curto, porém, ou a diferença no design e desempenho não fazem diferença para você, o MacBook Pro clássico ainda é uma boa opção. Antes de optar por qual modelo escolher, vale a pena pensar nas suas necessidades. Afinal, ambos têm preço elevado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor.
    2013-11-06T02:04:02  

    Tenho varios produtos da apple, iPhone, iPad, Macbook Pro e iPod. Mas nenhum dele foi comprado no Brasil, só uma pessoa burra ou que nao da valor ao proprio dinheiro que compra eletronico aqui no brasil. Com o preco de um celular normal aqui da pra comprar um celular top de linha no exterior!!!

    recentes

    populares

    • Victor.
      2013-11-06T02:04:02  

      desculpa :/

    recentes

    populares

    • Victor.
      2013-11-06T02:04:02  

      Pra quem pode viajar para o exterior sim, mas importar por conta própria pode ser uma péssima idéia, portanto isso não tem nada a ver com ser burro. Você devia pensar um pouco antes de sair falando desse jeito.