Sistemas Operacionais

14/12/2013 06h35 - Atualizado em 14/12/2013 06h35

Android 'KitKat' elimina recurso de controle de permissões dos apps

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A recente atualização feita pelo Google para o sistema Android 4.4 "KitKat" excluiu o controle de permissões de apps. O recurso foi "lançado" no Android 4.3 e causou empolgação entre os usuários, que tinham mais flexibilidade para configurar os programas instalados.

Quer saber com recuperar dados perdidos no Android? Veja as opiniões no Fórum do TechTudo

Serviço do Google que controlava permissões foi excluído (Foto: Divulgação/ReadWrite) (Foto: Serviço do Google que controlava permissões foi excluído (Foto: Divulgação/ReadWrite))Serviço do Google que controlava permissões foi excluído do Android (Foto: Divulgação/ReadWrite)



O recurso havia sido liberado ainda na versão Android 4.3 (Jelly Bean), porém era “escondido”. Muitos usuários sequer sabiam dele: somente certos desenvolvedores identificaram a ferramenta e então começaram a destacá-la.

A função permitia que os usuários controlassem quais permissões concederia aos aplicativos que fossem instalados. Com ele seria possível, por exemplo, recusar que certo programa tivesse acesso aos dados de localização ou à agenda telefônica do usuário.

A ideia do serviço era fazer com que as pessoas tivessem um controle mais amplo destas permissões, sem inviabilizar o app de funcionar e nem ter que aplicar as configurações à todos os programas instalados.

Apesar de parecer excelente para os consumidores, ele não deveria ter sido descoberto, segundo informam as páginas ReadWrite e EFF. De acordo com os sites, o Google diz que essa era uma funcionalidade experimental e que o lançamento foi precipitado.

“O Google confirmou que o lançamento foi acidental, de um código que não havia sido testado e estava em fase experimental. Ele foi removido no Android 4.4.2 e o Google nunca deu qualquer autorização para que desenvolvedores o utilizassem”, disse o RW.

Agora que os usuários tiveram um gostinho de como o controle personalizados destas permissões funcionaria, muitos estão protestando contra a remoção dessa opção feita no último update do Android. Resta saber a posição final do Google após a polêmica.

Via ReadWrite e EFF

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Alves
    2013-12-14T15:18:35  

    sempre ficamos na ansiedade de novas atualizações, mas agora pretendo ficar no 4.3 mesmo se tiraram essa opção do 4.4

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-12-14T15:18:35  

      Pode ficar tranquilo na 4.4 funciona, o recurso infelizmente foi removido na 4.4.2

  • Murilo Carvalho
    2013-12-14T11:46:18

    google cada vez mais lixo!

  • Eduardo Novaes
    2013-12-14T07:40:16

    Taí algo importantíssimo para os usuários: poder controlar sua privacidade. Hoje, todas as nossas informações como contatos, localização, conversas e até mesmo nossos dados bancários (como são utilizados) são compartilhados com o Google. Isso prova que é perfeitamente possível podermos controlar nossa privacidade, só não é nos dada a oportunidade. Quem se sentir lesado, pode procurar reparação de danos dessa empresa.