Celular

27/12/2013 09h31 - Atualizado em 31/08/2016 16h28

Bill Gates levanta fundos para criar bateria de celular movida à urina

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Transformar urina em energia elétrica é o mais novo projeto da Bill and Melinda Gates Foundation, fundação do criador da Microsoft e do Windows que visa melhorar o saneamento básico para pessoas de todo o mundo. Estimulando cientistas a inventarem soluções que se baseiem na transformação de dejetos humanos em algo útil, eles encontraram a ideia com pesquisadores ingleses.

Esta é a célula que faz a conversão (Foto: Divulgação/Bristol Robotics Laboratory)Esta é a célula que faz a conversão de urina em energia elétrica (Foto: Divulgação/Bristol Robotics Laboratory)

Os responsáveis pela invenção são os pesquisadores do Bristol Robotics Laboratory, na cidade de Bristol, na Inglaterra. Estes cientistas desenvolveram uma tecnologia capaz de converter a urina em eletricidade. Com o projeto ainda em andamento, eles mostraram o que tinham feito e ganharam o apoio de Bill Gates.

Na apresentação que foi feita à fundação, o sistema foi utilizado para dar uma carga em um telefone celular. A sua tecnologia impressionou tanto que acabou recebendo um belo reconhecimento: foi premiada com uma bolsa da fundação para que sua pesquisa possa ser levada adiante.

O funcionamento é “simples”: foi criada uma espécie de célula que contém um grupo de micro-organismos capaz de utilizar a urina, “quebrá-la” e gerar esta eletricidade. Todo este processo ocorre em uma estrutura com os conversores para realizar a sucção da urina com um cabo. Deles, saem a eletricidade e também o “resto” da urina.

Conversores fazem o trabalho (Foto: Divulgação/Bristol Robotics Laboratory)Conversores fazem o trabalho e geram energia a partir da urina (Foto: Divulgação/Bristol Robotics Laboratory)

Os pesquisadores afirmam que o maior desafio do projeto no momento é criar um grande número de conversores para conseguir realizar conversões significativas de energia. Seu trabalho parece “nojento”, porém a longo prazo pode se tornar uma grande revolução que permitiria, por exemplo, uma pessoa criar energia elétrica a partir do seu próprio banheiro.

A ideia da fundação de Bill Gates é justamente estimular inovações como esta, que têm o potencial para não só melhorar as condições de saneamento básico como também fazer dos dejetos humanos algo útil de alguma maneira. Resta acompanhar o desenvolvimento desta tecnologia e torcer para que ela saia do papel e explore todo o seu potencial.

Via Business Insider

Qual smartphone você considera o melhor de 2013? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gian Eric
    2014-01-03T00:02:29  

    Ta escrito no vidro "Human Urine", sera que tambem tem "ET Urine"

    recentes

    populares

    • Gian Eric
      2014-01-03T00:02:29  

      use o telencéfalo....por favor.

  • Fleuquer Lima
    2013-12-27T11:07:38  

    Se eu tenho uma ideia dessas eu sou maluco, mas como ele tem dinheiro é gênio....

    recentes

    populares

    • Fleuquer Lima
      2013-12-27T11:07:38  

      e se fosse o Eike seria golpe

    recentes

    populares

    • Fleuquer Lima
      2013-12-27T11:07:38  

      Amorin Sua educação é tocante, to ate chorando de emoção

  • Joey Frango
    2013-12-28T06:41:57

    Se alguém tiver precisando saiba que eu vendo a minha.

  • João Cavalcante
    2013-12-27T15:51:24  

    Mentira a espionagem americana viu isto em Alagoas a mais de 20 anos. Aqui um senhor urinava num tonel cheio de po de carvão vegetal e com apenas dois fios, gerava energia para iluminar a casa todo.

    recentes

    populares

    • João Cavalcante
      2013-12-27T15:51:24  

      por favor, prova.

  • Fabio França
    2013-12-27T22:51:33

    Oxem

  • João Cavalcante
    2013-12-27T15:52:58

    Porem mudando de assunto porque a globo não coloca o "noivado de Gilberto Braga e seu decorador para que as pessoas deem sua opinião. É proteção a esse mau costume?

  • Katia
    2013-12-27T15:59:47

    baixo custo..legal e ecológico :)

  • Katia
    2013-12-27T15:58:18

    d baixo custo....e mto econômico...:)

  • Gabriela Sena
    2013-12-27T15:54:44

    kkkkk se der certo ngm mais vai usar o banheiro fora de casa kkkkkkkkk

  • Maria Moreno
    2013-12-27T15:41:55

    o problema vai se o cherinm..rsrs

  • Lee Capo
    2013-12-27T15:10:32

    No Brasil essa energia e' tao desperdicada nas ruas. TO vendo gente na rua ja com a canequinha pedindo o seu xixi para coleta e revenda de energy royalties. ;-)

  • Nelson Santos
    2013-12-27T15:10:18

    Ótimo! Está próximo da obra-prima.

  • Jadson Vidal
    2013-12-27T14:15:09

    As mulheres vão adorar isso: O marido não vai mais poder dizer que foi para a festa com os amigos, tomar uma gelada, e que ficou sem bateria... Em uma festa assim da para abastecer bateria de uma cidade...

  • Gatapintada
    2013-12-27T11:21:54  

    Agora só falta ter uma ideia para reaproveitas as fezes, assim o planeta ficaria bem mais ecológico.

    recentes

    populares

    • Gatapintada
      2013-12-27T11:21:54  

      idéia tem , adubar eh uma delas

  • Fabiano Vieira
    2013-12-27T13:30:36

    bora lah pro banheiro , dar uma "cargada" no celular ;)

  • Jose Moca
    2013-12-27T11:41:11  

    Será que ele está igual ao Eike, precisando de dinheiro até para simples projetos?

    recentes

    populares

    • Jose Moca
      2013-12-27T11:41:11  

      ? Comentou a matéria errada né?

  • Anderson Souza
    2013-12-27T12:13:39

    hahahaha o mundo já acabou em água, agora vai acabar em Urina. Malditos estagiários.

  • Gótico Nãoconformista
    2013-12-27T11:56:30

    G1, corrija a legenda da primeira foto... Ninguém quer que a energia elétrica vire urina e sim o contrário... Eita...

  • Leonardo Guadagnin
    2013-12-27T11:47:45

    Prevejo pessoas derrubando o celular na privada de propósito!!!!!!!!!!!

  • Mituzael Souza
    2013-12-27T11:20:31

    Que assim, seja. Assim, terei mais razao para beber mais agua e nunca correr o risco de ficar desidratado...e ze finin. Ta na boca do Brazi....