Internet

12/12/2013 13h16 - Atualizado em 25/02/2014 13h18

Conheça o Instagram Direct; novo serviço de mensagem rival do WhatsApp

Rodrigo Dantas
por
Para o TechTudo

O Instagram acabou com o mistério em torno do evento anunciado para esta quinta-feira (12) e lançou mais uma novidade para seus usuários: um serviço de mensagens privadas e também em grupo chamado "Instagram Direct". A nova função pretende roubar usuários de concorrentes muito populares como WhatsApp e Snapchat. O lançamento aconteceu simultaneamente em todo mundo e, em Nova York, o fundador do Instagram deu mais detalhes sobre como funciona o "Direct" no iOS e no Android.

Twitter faz restrospectiva 2013; morte de Cory Monteith é destaque

Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)


O aplicativo será atualizado para os sistemas operacionais móveis Android e iOS (iPhone) ainda hoje. Não há previsão de chegada do recurso ao Windows Phone. Essa é a a grande aposta do Facebook (atual dono do aplicativo) e do próprio Instagram para brecar o crescimento de Whatsapp e Snapchat. 

Baixe o Instagram 5.0 no TechTudo Downloads

Kevin Systrom, fundador do aplicativos de fotos para smartphones, iniciou a presentação falando da importância de se comunicar diretamente com as pessoas e mostrou as novas funções do "Direct" que permite compartilhar fotos para grupos e em mensagens diretas para amigos e desconhecidos.

Kevin Systrom mostra novo Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)Kevin Systrom mostra novo Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram)




Systrom garante que o serviço será melhor e mais completo que os outros, superando a concorrência. É possível, por exemplo, receber mensagens de outras pessoas, mesmo se não segui-las no Instagram. A proposta é: em vez de sair do Instagram para conversar com amigos, faça isso na mesma plataforma.

Instagram Direct (Foto: Divulgação/Instagram)Instagram Direct (Foto: Divulgação/Instagram)



Basta enviar uma mídia e começar a comentar. O limite para conversar em grupo com fotos e vídeos é de até 15 pessoas. Pessoas que não seguem o usuário e que enviam algum tipo de conteúdo terão suas mensagens enviada para uma área de aprovação; recurso similar à caixa 'Outros' do Facebook. Quem enviou uma mensagem será notificado de que o destinatário viu o conteúdo no smartphone.

Antes do lançamento, já havia rumores de que o Instagram pudesse anunciar um serviço de mensagens privadas. Com isso, a rede social de fotos poderia conseguir uma fatia do público do Snapchat, que já conta com o recurso, e soma mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. 

Instagram Direct (Foto: Divulgação/Instagram)Instagram Direct (Foto: Divulgação/Instagram)


Números do Instagram

Atualmente, o aplicativo de fotos soma 150 milhões de usuários no mundo; mais da metade usa o aplicativo diariamente. Do total, 60% desses são de usuários são de fora dos Estados Unidos; muitos deles são do Brasil. Mais de 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas, sendo 55 milhões compartilhadas por dia e mais 1,2 bilhão curtidas também diariamente.

Já seguiu o @TechTudo_Oficial no Instagram?

Em junho, a companhia lançou os vídeos no Instagram e já soma mais de cinco milhões de vídeos comaprtilhados até o momento. A rede social completou três anos em outubro e chegou aos usuários de Windows Phone em novembro - uma retrospectiva 2013 de sucesso na Internet.

No Brasil, a Copa das Confederações, os protestos contra a corrupção em várias capitais, a provas de Fórmula 1 e também o Rock in Rio ganharam destaque no Instagram. Em 2014, o aplicativo pretende fortalecer a marca no Brasil, país que considera estratégico para continuar crescendo em smartphones.

Tem dúvidas? Veja o passo a passo e saiba como usar o Instagram Direct no celular.

*Colaborou Melissa Cruz

Qual foi a maior trollagem que você já viu no Facebook? Conte no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Naty Oliveira
    2016-05-19T14:05:19

    Quando mando mensagem pra alguém no direct, aparece um olho bem pequeno abaixo da mensagem...Oque significa esse olho??

  • Lucas Sandes
    2015-11-06T13:19:21

    É possivel baixar fotos fotos recebidas no direct?

  • Kadu Ramos
    2013-12-12T18:01:31

    n me chamou atenção ,mas do jeito que o whats ta lento e travando,n custa tentar né

  • Alexandre Costa
    2015-09-15T04:36:12

    Mas o Whatsapp também não é do Facebook?

  • Renato Fernandes
    2013-12-20T12:07:03

    Mas para usar isso é necessário ter uma conta no Instagram? A grande vantagem do What's App é que ele utiliza os contatos do próprio telefone, não fica restrito aos contatos presentes em determinada rede social.