06/12/2013 01h58 - Atualizado em 06/12/2013 18h49

Tubby App é falso: aplicativo protesta contra a exposição da intimidade

Isadora Díaz
por
Da redação

O Tubby App surpreendeu internautas na madrugada desta sexta-feira (6). Pouco depois do horário inicialmente marcado para o lançamento, o app chegou ao Google Play. Em vez do programa inicialmente prometido, havia um comunicado oficial em vídeo - o mesmo publicado no site oficial do Tubby, acompanhado da hashtag #aEsperaTerminou. A mensagem, no entanto, carregava legendas em coreano, que revelavam a real intenção por trás do app, uma campanha sobre a desobjetificação das pessoas.

Lulu está dentro da lei, mas Justiça pode pedir quebra do anonimato

Aplicativo Tubby é na verdade uma campanha contra objetificação de pessoas (Foto: Reprodução / TechTudo)Aplicativo Tubby é na verdade uma campanha contra objetificação de pessoas (Foto: Reprodução/YouTube)

No vídeo, um suposto acionista explica as hashtags do aplicativo, sem dar mais detalhes sobre o app. No entanto, ao ativar o recurso de legendas, optando pelo idioma coreano, a mensagem verdadeira aparece. "Pessoas não são objetos, e a intimidade de um relacionamento, por pior que tenha sido, não pode ser exposta dessa forma. Esse tipo de aplicativo pode até ser 'mera brincadeira', mas dão (sic) as ferramentas para pessoas anonimamente fazerem estragos na imagem pública das outras, caso ainda mais grave nos dias atuais em que observamos intimidades filmadas por ex-namorados vazando na rede e tende repercussões drásticas".

O vídeo também não poupou críticas a aplicativos como o Lulu. "Sem falar no aspecto sexista, machista, hetenormativo e cruel, dentre outros retrocessos que essa futilidade promove. Vocês já ouviram falar de respeito, intimidade e privacidade?"

O que você achou do falso aplicativo Tubby? Comente no Fórum

 O Tubby prometia ser um aplicativo para avaliação do desempenho sexual de mulheres de forma anônima. O programa foi promovido como uma resposta ao Lulu, app criado para iOS e Android, para que mulheres possam dar notas aos rapazes, em critérios como aparência, humor e primeiro beijo, além de associar hashtags pré-estabelecidas a eles.

Guilherme Salles e Rafael Fidelis, criadores da campanha por trás do falso TubbyApp (Foto: Reprodução)Guilherme Salles e Rafael Fidelis, criadores da campanha por trás do falso TubbyApp (Foto: Reprodução<b>/YouTube</b>)


O vídeo foi publicado na conta oficial do Tubby no YouTube. Na descrição, Guilherme Salles e Rafael Fidelis assumem a responsabilidade pela campanha. "Não é uma trollagem, é uma mensagem", defendem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carla B
    2013-12-06T10:33:23  

    Que desculpinha hein? Tiveram 1 dia p bolar essa mentira ai, depois da humilhação brasileiro tem mania de falar q era brincadeira... ai ai esses reis do camarote ..

    recentes

    populares

    • Carla B
      2013-12-06T10:33:23  

      brasileiro? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carla B
      2013-12-06T10:33:23  

      como você é tola hahahah

  • Marcio
    2013-12-06T07:52:16  

    Como eu sou bom de cama e trato mulheres com dignidade, estou muito bem cotado no Lulu, não tenho nada a esconder, pelo visto quem tem problema são os que fazer burrada, mulher faz fofoca de qq maneira.

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-12-06T07:52:16  

      Regina Santos, homem faz fofoca sim, falei das mulheres citando o Lulu.

    recentes

    populares

    • Marcio
      2013-12-06T07:52:16  

      Alienado..

  • Amanda Gardi
    2013-12-06T07:45:51  

    Os machistas devem ter ficado frustados...

    recentes

    populares

    • Amanda Gardi
      2013-12-06T07:45:51  

      Eu fiquei muito feliz com o fato do tubby ser falso. Eu como homem abomino a idéia de avaliar mulheres e causar danos à sua imagem, honra e privacidade. Eu acredito que a recíproca também é verdadeira.

    recentes

    populares

    • Amanda Gardi
      2013-12-06T07:45:51  

      e tu deve ter ficado aliviada....

  • Angela
    2013-12-06T09:51:35  

    Nossa, quanta ignorância... Como se um beijo, a aparência, a personalidade, entre outras coisas fosse uma unanimidade, dependesse só de uma das partes e não levasse em conta química, gosto pessoal, afinidades, sentimentos... Bando de acéfalos manipuláveis. Não precisa ter muita inteligência para saber que o que não é bom para uma pessoa, pode ser ótimo para outra. Programa inútil e sem noção.

    recentes

    populares

    • Angela
      2013-12-06T09:51:35  

      os dois são, só serve pra amaciar ego e gerar polêmicas,assunto na rodinha de amigos(as) não era mais fácil deixar só na rodinha do que expor isso pra todo mundo?

  • Joao Cardoso
    2013-12-09T10:54:23

    Não sou machista não, sou contra essas babaquices de app de avaliar, mas depois de denegrirem tantos homens nesse Lulu acho que as moças mereciam sim serem avaliadas também, afinal quem faz deve aceitar receber também, direitos iguais não é o lema do feminismo? Então! Ah, parabéns para essa ideia do app, muito boa mesmo, só assim para ver se homens e mulheres largam os medos de suas inseguranças serem expostas e parem de amaciar o ego, existe algo chamado dialogo, deixe pra comentar essas avaliações entre amigos(as), onde a intimidade não será exposta a todos,apenas para quem você confia!

  • Liudi
    2013-12-07T11:37:47

    "ACORDEM. Mais feminista que o discurso do japinha não há! " Hahahaha!!!! Nada como defender o feminismo promovendo racismo!!!!!!

  • Carla B
    2013-12-06T10:24:03  

    Claro, depois da humilhação é mais fácil falar q foi brincadeira.... Pq não falaram td no programa panico? somente depois da proibição ???? tenha dó, acreditam q somos tão burros assim??

    recentes

    populares

    • Carla B
      2013-12-06T10:24:03  

      eu acho que ela é burra.

    recentes

    populares

    • Carla B
      2013-12-06T10:24:03  

      É impossível criar um app dessa complexidade em uma semana. Isso foi alertado por um programador experiente em noticiário e em sites especializados. O risco era entregar dados do perfil no Facebook ao tentar descadastrar. O perigo morava exatamente neste ponto. Eu não acho que você seja burra acho que você está mal informada.

  • Julia Perez
    2013-12-06T10:37:40  

    Em um país machista sim, como é o nosso, onde uma mulher sofre violência sexual a cada 12 segundos, as próprias mulheres deveriam abominar esses tipos de aplicativos. Eu só lamento por essas que utilizaram e utilizam do tal Lulu e lamento muito pelos homems que aqui vieram defender do tal do Tubby. Pessoas sensatas, seja do sexo que for, se opoe a esses absurdos. Parabens pela licao de moral dos criadores. Que isso sirva de lição pra algumas pessoas.

    recentes

    populares

    • Julia Perez
      2013-12-06T10:37:40  

      Eles pegaram dados de muitaaaas mulheres como você mesma disse. Ficaram assustadas e com muita razão pelo risco de ter sua imagem e reputação lesada. Isso vale para os homens também. Os criadores do falso app haviam entendido isso e fizeram para mostrar que quando uma mulher vai avaliar um homem ela tem que se colocar do outro lado para ver qual seria a sensação. Atingiram o objetivo de alertar sobre os danos que pode provocar. São bons rapazes que prestaram um bom serviço à sociedade. Certamente não usarão os dados para nenhuma finalidade, vão deletar dos servidores. Estou certa disso.

    recentes

    populares

    • Julia Perez
      2013-12-06T10:37:40  

      Eles pegaram dados de muitaaas mulheres como você mesma disse. Isso mostra a preocupação das mulheres com a imagem e reputação. Isso vale para os homens também e os criadores do app falso sabem disso. Sabem dos danos que um app dessa natureza pode causar. Briga, separação, desconfiança, situação vexatória, etc. As mulheres que acham que esse Lulu é uma brincadeira não conhece a extensão do perigo e do dano. Os rapazes que criaram o app falso alertaram do perigo de apps dessa natureza. São boas pessoas. Não usarão os dados para nenhuma finalidade, vão deletar dos servidores. Estou certa disso.

  • Joao Santos
    2013-12-06T12:10:32  

    Sou casado e não ando em rodas de amigos ou amigas, se eu souber que tem meu perfil nesse tal lulu, e ainda por cima com avaliações, meto processo não só no face como no próprio app. As pessoas acham que na vida virtual vale tudo, mas esquecem-se que ela influencia a vida real. É só eu descobrir que tem meu perfil lá sendo avaliado que eu processo. Acho que os que tem perfil sem autorização nesse app, deveriam fazer o mesmo.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-12-06T12:10:32  

      Procure uma amiga, amiga de verdade, e peça para pesquisar sobre seu perfil. Se achar algo processo em cima.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-12-06T12:10:32  

      Bom é fácil saber se foi avaliado. Crie um perfil feminino para você bem caprichado. Adicione esse perfil como sua amiga. Tecnicamente a avaliação é visível para as amigas da sua lista e amiga das suas amigas e também para amigas da sua amiga que o avaliou ou seja a exposição é muito grande podendo causar muito constrangimento por invasão de privacidade. Se no perfil fake criado por você aparecer avaliações então procure um advogado e entre com ação contra o app Lulu, Facebook.

  • Mariana Chagas
    2013-12-06T18:34:56

    Gente, vcs ainda não se tocaram de que os verdadeiro trollados foram os machistazinhos que fazem esses tipo de comentarios ai em baixo? Nenhuma feminista foi trollada, pelo contrario! "Sem falar no aspecto sexista, machista, hetenormativo e cruel, dentre outros RETROCESSOS que essa futilidade promove. Vocês já ouviram falar de respeito, intimidade e privacidade?" ACORDEM. Mais feminista que o discurso do japinha não há! Interpretem as coisas direito gente, vejam o video de novo e repliquem essa msg! Foi genial!

  • Ericv Vinícius
    2013-12-06T16:19:09

    As feministas não querem direitos iguais querem ser beneficiadas querem ter facilidades que outras pessoas não tem. Querem tudo facilitado.

  • Oswaldo Neto
    2013-12-06T15:48:48

    Pistolada na face com toda a força das "feministas". Direitos e deveres iguais.

  • Natalia
    2013-12-06T15:40:31

    Tá, eu achei legal a brincadeira. Mas o que eles fizeram com os dados das pessoas que pediram para não ter o perfil lá? Pq para quem não sabe, vc tinha que fornecer seus dados caso não quisesse seu perfil no Tubby. Será que foi só uma brincadeira legal ou eles tb se beneficiaram pegando os dados de muitaaaaas mulheres e usando isso para marketing?

  • Aryel Ferrara
    2013-12-06T15:18:34

    Tacada de mestre!!! bela jogada de marketing... agora vão lançar algum produto com o nome tubby pode esperar

  • Voz Ativa
    2013-12-06T08:20:08  

    Aposto que 99,9 % dessas mulheres que estão desesperadas com o tubby baixaram e se divertiram com o Lulu!! Moral nenhuma para falar! Ainda dizem que o Brasil é machista!! As mulheres só querem ter os mesmos direitos, mas não os mesmos deveres!

    recentes

    populares

    • Voz Ativa
      2013-12-06T08:20:08  

      "A maioria", "99,9%" "queridos", vocês estão falando de apenas 4.5+ BILHOES de pessoas, 100,5 milhões só no Brasil. Pelamor, parem com esse senso comum ridiculo, patético! "ahh 'as mulheres' também fazem isso" EU FALEI PRA PARAAAR

    recentes

    populares

    • Voz Ativa
      2013-12-06T08:20:08  

      Vc apostar e nada...

  • Caroline Tamura
    2013-12-06T10:20:29  

    Quem não deve não teme!

    recentes

    populares

    • Caroline Tamura
      2013-12-06T10:20:29  

      Realmente, quem não deve não teme... Porque então manter oculta a identidade da pessoa que avaliou? NA VERDADE QUEM DEVE É QUEM AVALIA. A mulher é tão mente fraca que precisa ocultar a identidade para falar algo ou apontar uma coisa que muitas vezes não é verdade. Não é questão de dever, é questão de não ter direito de resposta. O cara é avaliado e nem pode dizer que foi avaliado por uma mulher que muitas vezes nunca nem saiu com o cara! O anonimato tornam as coisas muito mais fáceis, principalmente pelas garotas sem consciência que uma mentira pode estragar um relacionamento.

  • Gr Sli
    2013-12-06T07:46:56  

    Trollagem master epics of sthe stars, kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gr Sli
      2013-12-06T07:46:56  

      E o pior é que tem manés e manélas que acham que eles arregaram de fazer uma coisa que nunca foi feita, hahahahahahaha

  • Henrique Dornellas
    2013-12-06T13:59:30

    Enquanto o homem inventa smartphone, computador, internet, facebook, twitter, google, entre tantas outras coisas úteis, as mulheres inventam o Lulu...hahahah é pra rir o quanto são bobas. Depois dizem que mulheres são mais maduras que homens... E outra: é vergonhoso ver a quantidade de homens dando atenção e se preocupando com uma bobagem como esse Lulu. Quanta frescura e não me toque! Se as menininhas querem ficar avaliando e dando nota pra gente, que deixem elas com suas infantilidades. Temos coisas mais sérias para tratar!

  • Henrique Dornellas
    2013-12-06T13:56:53

    Enquanto o homem inventa smartphone, computador, internet, facebook, twitter, google, entre tantas outras coisas úteis, as mulheres inventam o Lulu...hahahah é pra rir o quanto são bobas. Depois dizem que mulheres são mais maduras que homens. E outra: é vergonhoso ver a quantidade de homens dando atenção e se preocupando com uma bobagem como esse Lulu. Quanta frescura e não me toque! Se as menininhas querem ficar avaliando e dando nota pra gente, que deixem elas com suas infantilidades. Temos coisas mais sérias para tratar!

  • Fernando Santos
    2013-12-06T08:09:34  

    Pegadinha do malandro! Ha! Ié ié!

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-12-06T08:09:34  

      kkkkkkkkkkkkkkk trollagem épica, pegou até juiz desinformado

  • Eric Provenzano
    2013-12-06T12:36:48

    Parabéns ao nosso Judiciário. Demoraram 2 dias para proibir um aplicativo que nem existiu. Agora, prender o Gustavo, filho de um tal senador aí, que transportava 400 kg de cocaína, não prendem né? Para o Gustavo existem os famosos tramites legais, que demoooooram...(to achando que a Globo censurou o nome P3 RR3 La, por que?)

  • Eric Provenzano
    2013-12-06T12:35:06

    Parabéns ao nosso Judiciário. Demoraram 2 dias para proibir um aplicativo que nem existiu. Agora, prender o Gustavo, filho do senador Zezé, que transportava 400 kg de cocaína, não prendem né? Para o Gustavo existem os famosos tramites legais, que demoooooram...(to achando que a Globo censurou o nome P3 RR3 La, por que?)

  • Eric Provenzano
    2013-12-06T12:29:01

    Parabéns ao nosso Judiciário. Demoraram 2 dias para proibir um aplicativo que nem existiu. Agora, prender o Gustavo Perrela que transportava 400 kg de cocaína, não prendem né? Para o Gustavo Perrela existem os famosos tramites legais, que demoooooram...

  • Eric Provenzano