02/12/2013 08h12 - Atualizado em 30/01/2014 08h47

Galaxy S Duos ou Moto G? Veja o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

No comparativo desta semana são destaques os smartphones Galaxy S Duos e o Moto G. Se você está aproveitando as férias para comprar um celular novo, mas não quer gastar muito com isso, vai gostar desta disputa. E o melhor: os dois dispositivos Android custam menos de mil reais e têm boa qualidade. Em dúvida? Veja qual deles escolher.

O TechTudo já testou! Confira as primeiras impressões do Moto G

Galaxy S Duos e Moto G 695 (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy S Duos e Moto G: qual smartphone é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)



Desempenho: Moto G

O Moto G, da Motorola, apesar de ser um smartphone de entrada vem com um processador quad-core Corex-A7 de 1,2 GHz e 1 GB de RAM. Essas especificações dão ao aparelho um desempenho superior para essa categoria, podendo ser comparado, inclusive, a smartphones como o Galaxy S4 Mini, que tem o dobro de seu preço.

Já o Galaxy S Duos da Samsung tem hardware que dá conta das tarefas mais comuns. Com um processador Cortex-A5 de 1 GHz e 768 MB de RAM, abrir aplicativos e transitar entre as telas é fluido, porém até um certo ponto. Se você rodar muitos apps e utilizá-los com maior frequência, o aparelho pode começar a travar.

Moto G rodando game Asphalt 8 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G tem melhor desempenho com processador quad-core (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Os dois smartphones são equipados com W-Fi e 3G (sem NFC e 4G) e têm entrada para dois chips. O Galaxy S Duos vem com 4 GB de armazenamento, com slot para cartão microSD de até 32 GB. Já o Moto G é vendido em duas versões: com 8 GB ou 16 GB para guardar arquivos, sem entrada para cartão.

Sistema operacional: Moto G

O Galaxy S Duos vem de fábrica com o Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”, porém atualizável para a versão 4.1 “Jelly Bean”. Sua interface é a TouchWiz, criada pela Samsung e que equipa todos os seus smartphones, com uma variação ou outra.

galaxy s duos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Galaxy S Duos tem sistema Android menos atualizado do que o Moto G (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Já no Moto G o sistema é o Android 4.3 (Jelly Bean) com atualização já prevista para a versão mais recente do sistema, a 4.4, “Kit Kat. Entretanto, o melhor do Moto G é que seu sistema operacional é quase “puro”, sem interferências pesadas da fabricante, tornando seu desempenho mais fluido e sua aparência bem mais agradável.

A Motorola incluiu apenas alguns apps proprietários pré-instalados e que, na verdade, são úteis como o Assist, que ajuda o usuário a mudar configurações do telefone automaticamente conforme agendamentos no calendário ou outras entradas programadas. Isso significa um sistema mais discreto, eficiente e objetivo. Tudo o que um usuário iniciante pode querer.

Câmeras: Moto G

A câmera principal do Moto G não é seu principal atrativo. Na verdade, esse é um dos pontos em que fica visível a economia nos componentes para manter o aparelho com custo baixo. Apesar disso, as fotos tiradas pelo sensor de 5 megapixels, com flash LED e autofoco são razoáveis e satisfazem os usuários menos exigentes. O Moto G também filma em HD (720p) e tem uma câmera frontal de 1,3 megapixels.

Moto G tem tampa traseira removível (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G da Motorola tem câmera razoável de 5 megapixels e frontal com 1,3 megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Por outro lado, a câmera do Galaxy S Duos ainda consegue ficar atrás. Também com um sensor de 5 megapixels, o smart da Samsung peca na qualidade das imagens apesar de ter praticamente o mesmo hardware do concorrente da Motorola. Além disso, câmera principal grava em VGA, mesma resolução de sua câmera frontal para videochamadas.

Display: Moto G

Outra vez o dispositivo da Motorola vence e por muito. Seu display é um dos seus melhores recursos e conseguiu acompanhar a evolução dos tops de linha. Na tela é oferecida uma resolução HD (720p) em 4,5 polegadas, o que resulta em uma densidade de pixels impressionante de 326 ppi, praticamente igual, por exemplo, ao iPhone 4.

Em contrapartida, o display do Galaxy S Duos tem 4 polegadas e resolução 480 x 800, com uma densidade muito menor de pixels na tela: 233 ppi. Suas cores também são menos fieis e sua visualização contra o sol é bem inferior ao do display do Moto G, que tem excelente desempenho em qualquer condição.

Dimensões: Moto G

O Galaxy S Duos mede 121,5 x 63,1 x 10,5 mm e pesa 120 g, bem compacto e ideal para quem tem mãos pequenas e quer usar o smartphone somente com uma mão. No entanto, o Moto G consegue colocar uma tela maior em um corpo um pouco mais volumoso.

Fone de ouvido que acompanha pacote do Moto G de 16 GB (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G é maior do que o Galaxy S Duos mas compensa na resolução de tela e qualidade (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Medindo 129,9 x 65,9 x 11,6 mm, o Moto G é principalmente mais comprido porém seu corpo continua sendo perfeitamente operável com uma mão. Além disso um pouco mais pesado, com 143 g. Se lembrarmos que a tela é único meio de interação com o aparelho, um display meia polegada maior compensa segurar um telefone com dimensões um pouco superiores.

Design: Moto G

A Samsung nunca foi famosa pelo design de seus aparelhos. Fabricando bastante o plástico, acabou deixando uma má impressão quando o assunto é a qualidade de construção dos smarts. O mesmo acontece com o S Duos. Ele é inteiramente em plástico e parece frágil na mão. Sua tampa traseira também é extremamente propensa a arranhões, apesar de ajudar na hora das quedas.

O Moto G, ao contrário, teve explicitamente mais cuidado no design, que lembra muito o seu “irmão mais velho” Moto X. Há também muito plástico em sua construção, mas utilizado de uma maneira mais inteligente, deixando a traseira mais agradável de se segurar.

Moto G, a nova aposta da Motorola para o mercado de smartphones de baixo custo (Foto: Allan Melo/TechTudo)Moto G tem design bem trabalhado e opções para tampa traseira em diversas cores (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Outro ponto a favor do Moto G é a ausência de teclas físicas, à exceção dos botões liga/desliga e volume. Seguindo os padrões recomendados pela Google, os botões são incluídos no software e até escondidos quando possível. Não ter que mudar o nível de pressão dos dedos da tela para um botão físico, como é o caso do “Home” no S Duos, com certeza ajuda na usabilidade.

 Preço e disponibilidade: Moto G

Ambos os aparelhos podem ser encontrados nas lojas de eletrônicos por todo o país, físicas ou na Internet. O Galaxy S Duos tem preço médio de R$ 620, mesmo valor da versão mais barata do Moto G. Porém, o smartphone da Motorola vem com 8 GB de armazenamento, contra 4 GB do S Duos.

Apesar do modelo da Samsung ter entrada para cartão, a adição de um microSD na conta já o deixa mais caro que o Moto G. O celular da Motorola também tem uma versão com mais espaço, 16 GB, que é comercializada com preço médio de R$ 720.

Você acha que a Motorola surpreendeu com o Moto G? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo

Conclusão

Ao analisar os smartphones, é fácil ver a vantagem do Moto G sobre o Galaxy S Duos. A diferença é tanta que nem parece que estamos falando de dois smartphones vendidos pelo mesmo preço, considerando a versão de 8 GB do Moto G, é claro.

Desde o processador, passando pelo software e qualidade na construção, o Moto G consegue oferecer algo realmente bom para consumidores que estão procurando seu primeiro celular inteligente. Aliás, ele consegue apelar até para usuários que vêm de outros aparelhos parecidos no preço, porém inferiores. No final, o placar foi uma “goleada”: 7 a 0 para o Moto G.

Tabela comparativa com as configurações do Galaxy S Duos e do Moto G (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa com as configurações do Galaxy S Duos e do Moto G (Foto: Arte/TechTudo)


 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2013-12-02T16:37:54   , respondido respondido 2014-05-14T10:29:04

    COMPARAÇÃO? "LIXO ASIÁTICO VS MOTO GAY" MEU IPHONE 4S DE 64GB TÁ RINDO. KKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-12-02T16:37:54   , respondido respondido 2014-05-14T10:29:04

      ele roubou o celular dos caras e quer falar alguma coisa? kkkkkkkk' seu mulambo,vai trabalhar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-12-02T16:37:54   , respondido respondido 2014-05-14T10:29:04

      tinha q ser mulambo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Olavo Santos
    2014-02-12T13:51:36   , respondido respondido 2014-03-19T00:53:06

    Comprei o Moto G de 16GB por R$629,10 + frete 19,90= R$629,00 site eFácil Otimo custo beneficio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Olavo Santos
      2014-02-12T13:51:36   , respondido respondido 2014-03-19T00:53:06

      passa o site que vc comprou!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Olavo Santos
      2014-02-12T13:51:36   , respondido respondido 2014-03-19T00:53:06

      mentira desse doido. 629 é o d 8gb simples de um chip.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Pardini
    2013-12-02T10:43:53   , respondido respondido 2014-03-11T07:52:32

    Comparação inutil , tenho um galaxy S duos , e sei que ele foi lançando em 2012 no inicio pra ser preciso , o moto G no final de 2013 não tem comparação, ano que vem no final do ano compare um novo lançado com o moto G vai ver q ele não vai ganhar é a evolução normal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Pardini
      2013-12-02T10:43:53   , respondido respondido 2014-03-11T07:52:32

      André se é o primo do Julio , cara ? kkk' , eu concordo , eu acho o S Duos bom , porque ele não trava assim como todo mundo diz , e pra quem só quer apps como whats , face , TT , insta , ele é mtt bom , o que peca é o Android pesado e os jogos que rodam pouco , de resto , dá pro gasto

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Pardini
      2013-12-02T10:43:53   , respondido respondido 2014-03-11T07:52:32

      Geovane Maciel aparelho muito simples , pensando em trocar o meu, não entendo porque o povo votou o joinha pra baixo kkkkkk mas eu fiz root no meu aparelho e desinstalei um monte de app que vem então ta um pouco mais leve, mesmo assim pretendo trocar logo logo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Natália Alves
    2014-03-09T13:23:21

    Gostaria de saber algum site seguro para comprar as tampas traseiras a parte ou tem um moto g incluindo essas tampas (Ser ser nas cores vermelho,amarelo,branco e preto)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Demerson Barcelos
    2014-02-03T00:15:56

    Eu saí de um S Duos para o Moto G e posso dizer: nunca em suas vidas comprem um Samsung S Duos, péssimo, trava toda hora, já o Moto G, estou surpreso com tamanha qualidade, preço e desempenho, ótimo smartphone, veremos o que a Lenovo nos prepara...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Castro
    2014-01-21T18:56:27

    Motorola Moto G é superior, melhor custo-beneficio. Os celulares Galaxy estão com um valor superior ao que eles realmente são.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ig Gomes
    2014-01-20T11:51:30

    Comprei o Moto G há 1 semana. Nunca usei o Samsung S Duos, meu celular anterior era um Sony Xperia U, e garanto: O Moto G é top, a melhor opção do mercado intermediário atualmente, o melhor custo beneficio. Recomendo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Bispo
    2014-01-03T17:46:18

    Tenho um S duos e posso dizer várias coisas a respeito do mesmo: NÂO TEM ATUALIZAÇÂO NENHUMA para JB. É lento e trava muitas vezes, quando vejo o comercial da Motorola onde o celular é lento para tirar uma foto me identifico muito. Não tem 768 de memória, tem 600 e alguma coisa. Não tem 4gb de armazenamento tem menos de 3 e cheio de aplicativos samsung lá. Enfim LIxo!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Silva
    2014-01-02T22:26:43

    galera a quem interessar. tenho um galaxy duo e um moto g. os mesmos da matéria. comparando os dois é gritante como o moto g é melhor. em tudo. A rapidez do moto é sem igual. nao é propaganda nao. o moto g é pra comprar de olhos fechados...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo
    2013-12-17T17:53:58

    Se vocês que gostam de criticar prestarem mais atenção na materia saberia porque o comparativo, a comparaçao e feita com 2 aparelhos de valores iguais, mostrando que voce pode ter um bom celular pagando pouco, claro que foi uma mega propaganda para a motorola mas é isso que esta sendo dito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Moisés Tortolani
    2013-12-04T10:27:19   , respondido respondido 2013-12-17T11:12:56

    ....aliás, a própria matéria faz o comparativo c/ s4 mini, pq comparálo ao s duos??????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Moisés Tortolani
      2013-12-04T10:27:19   , respondido respondido 2013-12-17T11:12:56

      Não seria pela faixa de preço?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leydiane Silva
    2013-12-09T13:32:21   , respondido respondido 2013-12-17T11:11:26

    Quero comprar esse moto g , mais um amigo me disse que motorola da muito problema . Oque vcs acham ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leydiane Silva
      2013-12-09T13:32:21   , respondido respondido 2013-12-17T11:11:26

      Tenho o Moto X e não está me causando nenhum problema! Tive um Milestone 3 também, só começou a dar problema depois que caiu no chão e estilhaçou a tela, ainda dá pra mexer mas parece que ele anda consumindo MUITA bateria, até comprei baterias novas mas não adianta. Mas o Milestone já é ultrapassado, acho que podes confiar muito bem no Moto G, irmão mais novo do Moto X.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leydiane Silva
      2013-12-09T13:32:21   , respondido respondido 2013-12-17T11:11:26

      Acredito sim que os aparelhos da Motorola já deram muito problema, porém isso já faz algum tempo e digo mais, sempre são aparelhos de entrada na faixa de R$200 a R$450. E depois que o Google comprou a Motorola acredito que melhorou muito a qualidade dos Smartphones da Fabricante.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Hanz Burg
    2013-12-15T13:38:57

    Tenho um Galaxy S2 Lite que apesar de mais novo, é igualzinho ao S Duos, que é mais antigo. Se eu procurar um celular 2013, vou ter um celular da mesma configuração. Então estou trocando meu Galaxy pelo Moto G.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Silva
    2013-12-10T19:20:36

    ele roda o jogo fifa 2012 hd que tem um giga e meio ?e ele pega cartao de memoria?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Oliveira
    2013-12-02T09:28:49   , respondido respondido 2013-12-07T14:00:45

    Extremamente tendenciosa a matéria. Claramente patrocinada. Quem já teve um Motorola sabe do que estou falando. Bateria por exemplo em geral não vale nada. E tem informação errada ainda por cima: O Samsung S DUOS não é atualizável para Android 4.1.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2013-12-02T09:28:49   , respondido respondido 2013-12-07T14:00:45

      esse "Cachulo", com um nome desse não passa credibilidade a ninguem, o desinformado da historia com certeza é você amigo, fique preso no passado então, e afunde junto com seu Samsung, pois a Motorola está voltando aos bons tempos de outrora!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2013-12-02T09:28:49   , respondido respondido 2013-12-07T14:00:45

      Daniel Oliveira está completamente desinformado. A Motorola atualmente fabrica aparelhos de ponta. Bateria com autonomia bem melhor da maioria dos Samsung, fora que os aparelhos Samsung tem acabamento extremamente econômico, até mesmo o S4. Não vejo nenhum aparelho dual chip melhor e mais bonito que o Moto G. Possuo um Motorola Moto X, aparelho belíssimo, bateria muito boa, câmera 10mp tras e 2mp frente, função HDR, panorâmica, etc. Enfim, optei por ele ao inves do Iphone 5 e estou muito satisfeito. Motorola atualmente -> rapidos, bateria top, bonitos e excelente custo x beneficio!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Neres
    2013-12-03T16:10:22

    Mais uma vez o Techtudo e seus comparativos absurdos. O S Duos é um aparelho antigo, defasado, podre de lento. Colocar ao lado do Moto G, um aparelho recente, com Android quase todo aberto, é algo inimaginavel a nível de comparação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Alves
    2013-12-03T03:00:51

    eu nem me dei ao trabalho de ler o comparativo, comparação totalmente absurda, esse S duos é um LIXO, esse moto G esta anos luz a frente dele, a superioridade em hardware ja é absurda em tudo, o certo seria comparar com o grand duos para ficar mais pareo, mas o S duo é piada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Silva
    2013-12-02T20:59:52

    O Moto G foi feito sob medida para o Android. Eu tenho e não trava, tem respostas muito rápidas em relação ao concorrente citado na matéria ( já testei através de celulares de outros). Ótima pedida para quem quer algo ótimo sem desembolsar muito, ou se gosta de ostentação, faça generosas contribuições a empresa do (falecido) Jobs.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucão
    2013-12-02T09:34:54   , respondido respondido 2013-12-02T20:55:29

    Que comparação nada a ver, deveria comparar com o Xperia L, ou no minimo o S3 Mini. Lógico que o S Duos iria perder em todos os quesitos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucão
      2013-12-02T09:34:54   , respondido respondido 2013-12-02T20:55:29

      O moto G não concorre com o S4 mini, mas com S3 mini, S3 duos, win, S duos e todos esses horrores da samsung. O S4 mini é um nível acima (de preço, inclusive). Mas o S4 mini é um engodo, custa o mesmo que um Moto X e é MUITO PIOR em TUDO!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucão
      2013-12-02T09:34:54   , respondido respondido 2013-12-02T20:55:29

      a comparação é por preço, pra mostrar que é possivel ter um celular barato, mas com hardware poderoso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando D.
    2013-12-02T09:07:38   , respondido respondido 2013-12-02T20:26:39

    Mas que comparação bem do insana..... Acho que o S Duos nunca teve qualidade, e foi lançado ultrapassado....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando D.
      2013-12-02T09:07:38   , respondido respondido 2013-12-02T20:26:39

      Samsung se perdeu totalmente. Perdeu meu respeito. Quando se vai em uma loja e olha a linha samsung, não existe nenhum diferencial no design, olhando de longe. São 300 aparelhos parecidos (de longe), mas com configurações bem discutíveis, telas ruins na maioria dos casos e desempenho travadíssimo. Na linha média, samsung tá quase tão fraca quanto LG, mas se contar a confusão que é a linha, tá até pior. Galaxy player, Y, S duos, S2 lite, S2 tv, S2, S3 mini, S3 duos, grand duos, win, s4 mini, s3, s4 active, s4, s4 zoom, note, note 2, note 3.... todos com design parecido, mas 80% não presta!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando D.
      2013-12-02T09:07:38   , respondido respondido 2013-12-02T20:26:39

      Acho que nenhum celular de Média ou Baixa linha da Samsung é bom, esse mercado pode ser dominado pela Motorola facilmente, basta divulgar bem e o público cai matando, assim como foi com o Razr D3 e o Razr i: chegava nas lojas e acabava em menos de 1 semana

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Manoel Angelis
    2013-12-02T19:49:18

    Moto G não sei, mas galaxy s duo, não caiam nessa furada, nunca vi nada mais lerdo....para acessar a agenda é um desastre de lentidão....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Souza
    2013-12-02T17:34:35

    Tudo que preciso (que a maioria precisa)sem ter que pagar 2k...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Souza
    2013-12-02T17:31:24

    Deviam fazer uma comparação com Iphone 5Caca... fraquinho..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Souza
    2013-12-02T13:20:25   , respondido respondido 2013-12-02T17:29:20

    Desproporcional essa disputa..Moto G é um dos melhores do ano, devia ser comparado com outros acima dele, tipo Samsung Galaxy Win, que é mais caro. Que na minha opinião o Moto G também é mt superior..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2013-12-02T13:20:25   , respondido respondido 2013-12-02T17:29:20

      Sinceramente, estou na dúvida entre ele e o Moto X, que pra mim também é imbatível. Fora o Nexus

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2013-12-02T13:20:25   , respondido respondido 2013-12-02T17:29:20

      Ele é superior ao S3 amigo, só perde em Câmera e Armazenamento, no demais ele ganha... Ainda mais por não utilizar o Touch Wizz

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wesley Araujo
    2013-12-02T16:00:04   , respondido respondido 2013-12-02T17:02:44

    Deveriam comparar ele com o S3. Processador: Moto G, Câmera: S3, Armazenamento: S3, Sistema: Moto G, Design e Acabamento: Moto G, Tela: Empate, Conectividade: S3, Preço: Moto G

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-12-02T16:00:04   , respondido respondido 2013-12-02T17:02:44

      Processador: MotoG? Como assim? O S3 tem um cortex A9 quadcore e uma mali400 mp4 de gpu, esse moto G tem um cortex A7. Hardware muito melhor no s3. Aliás, quase tudo é melhor no S3, menos o sistema operacional, que a samsung consegue fazer o pior e mais pesado android de todos. Mas o S3 é outra categoria de aparelho, não cabe a comparação.... o motoG concorre com esses bagaça da samsung, xperia L, L7II, etc... e bate todos esses!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário