04/12/2013 15h59 - Atualizado em 04/12/2013 16h00

Prip, app que transforma smartphones em Nextel, chega ao Brasil em 2014

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Prip, aplicativo que “transforma” smartphones em rádios Nextel, vai chegar ao Brasil. A empresa responsável pelo programa confirmou que ele, que atualmente funciona apenas nos EUA e no México, será lançado no país no primeiro trimestre de 2014. Entretanto, somente os clientes da própria Nextel terão acesso ao software.

iPad Air chega em 6 de dezembro ao Brasil, e lojas abrem cadastros online

Prip chegará ao Brasil pela Nextel (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Prip chegará ao Brasil pela Nextel (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Prip chegará ao Brasil pela Nextel (Foto: Reprodução/Thiago Barros)



O aplicativo pertence à NII Holdings, empresa controladora da Nextel Brasil, e ela aposta na utilização do software para manter a rede em aparelhos que não têm o botão push-to-talk. 

Com a modernização da rede Nextel e a implantação do 3G, a operadora começou a vender gadgets como o Moto X e o Samsung Galaxy S4, que não têm o botão físico de PTT. A utilização do Prip será um meio de continuar a oferecer o serviço de conexão via rádio nestes modelos, sem precisar de alterações no hardware.

Qual é o melhor smartphone para o trabalho? Veja as opiniões no Fórum

“Para os clientes da Nextel Brasil, o aplicativo estará disponível no primeiro semestre de 2014 e será exclusivo desta operadora, não sendo possível ativá-lo fora da rede da Nextel Brasil”, diz o porta-voz da Nextel ao TechTudo.

O TechTudo testou o Prip nos Estados Unidos, utilizando um telefone Samsung Galaxy S3 habilitado pela operadora T-Mobile, e ele funcionou sem problemas. A Nextel alerta a quem estiver interessado em ativá-lo no Brasil que ele será funcional somente para seus clientes na versão brasileira.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento da Nextel sobre o Prip:

Em atenção à matéria “Prip: app para PTT transforma qualquer smartphone em um Nextel”, atualizada no dia 3 de dezembro no site Techtudo, da Globo.com, a Nextel esclarece que o aplicativo Prip PUSH-TO-TALK está disponível apenas nos Estados Unidos e no México, sendo neste último pela subsidiária da NII Holdings – empresa controladora da Nextel Brasil.

A Nextel Brasil reforça que atualmente o aplicativo Prip PUSH-TO-TALK pode ser usado no Brasil pelos clientes que contratam o serviço nos países acima mencionado. Para os clientes da Nextel Brasil, o aplicativo estará disponível no primeiro semestre de 2014 e será exclusivo desta operadora, não sendo possível ativá-lo fora da rede da Nextel Brasil.