Internet

11/12/2013 11h18 - Atualizado em 11/12/2013 15h42

Projeto de levar Internet Wi-Fi por balões já tem data para chegar ao Brasil

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Em breve, regiões remotas do Brasil receberão Internet Wi-Fi distribuída através de balões. Chamado de "Projeto Conectar", uma iniciativa do Governo brasileiro, apresenta as mesmas características do Google Loon, que utiliza uma rede de balões lançados no ar para fornecer acesso à Internet sem fio. Conexões podem chegar até 100 MB e a previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre de 2015.

Faça o download do Mandic Magic e descubra senhas de Wi-Fi em locais públicos

Projeto conectar é muito parecido com o Google Loon (Foto: Reprodução/The Next Web) (Foto: Projeto conectar é muito parecido com o Google Loon (Foto: Reprodução/The Next Web))Projeto "Conectar" é muito parecido com o Google Loon (Foto: Reprodução/The Next Web)


O Projeto Conectar é uma parceria entre a Telebrás, o Instituto Nacional de Pesquisas e Tecnologia – INPE e o Ministério das Comunicações, e pretende levar Internet via Wi-Fi através de balões para comunidades distantes do centros urbanos do país.

Segundo o INPE, todo o sistema será monitorado de perto. “O balão portando transceptores será lançado a 240 metros de altura e fará os enlaces via rádio com um ponto fixo em Cachoeira Paulista e com um veículo do INPE que transportará uma varredura da qualidade de conexão até 50 Km de distância do balão”, explica o coordenador do projeto, José Ângelo Neri.

O Governo brasileiro disse que a tecnologia utilizada apresenta menor custo de implementação e facilita que regiões de difícil acesso e que não possuem serviços de conexão à Internet sejam abrangidas pelo projeto. “O custo é muito menor do que o de uma torre de transmissão. A instalação é mais fácil e o alcance é maior”, disse em outubro o Secretário de Telecomunicação do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinho.

Luz vermelha no Wi-Fi indica que estão roubando meu sinal? Tire a dúvida no Fórum do TechTudo!

 O Projeto Conectar passará por duas fases importantes antes de sua implementação. Os primeiros testes acontecerão na cidade paulistana de Cachoeira Paulista, onde os primeiros balões transportando transceptores serão lançados. Caso obtenham sucesso nos testes, os primeiros protótipos industriais começarão a ser desenvolvidos e levados para todas as regiões carentes do Brasil, inclusive para a região Amazônica.

No mês de outubro, representantes do Google vieram apresentar o Google Loon ao Governo brasileiro na tentativa de fechar uma parceria. No entanto, o assunto não era novidade por aqui, já que o Projeto Conectar estava em desenvolvimento desde maio de 2013.

Ainda segundo informações do INPE, após as conclusões dos testes o governo deverá escolher em 2014 o modelo mais adequado de balão e as empresas que participarão no desenvolvimento do protótipo. Agora é só esperar até 2015 pra ver os balões do Projeto Conectar no ar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Barbosa
    2013-12-11T15:21:01

    Pessoal da reportagem, favor corrigir: "Instituto Nacional de Pesquisas e Tecnologia - CPqD" não existe. É "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE". E CPqD (Fundação CPqD) é outra empresa, essa por sinal na qual trabalho.

  • Eduardo Alves
    2013-12-12T08:41:47  

    Vai ser um tal de aviao bater em balao agora....ai quero ver quem vai ser o responsavel pelos acidentes..

    recentes

    populares

    • Eduardo Alves
      2013-12-12T08:41:47  

      Os balões ficaram "instalados" à 20mil metros de altura, que é o dobro da altura utilizada pelos aviões.

  • Carlos Bap
    2013-12-12T16:23:29

    E se ventar ? A conexão vai cair ?

  • Airton Deus
    2013-12-12T15:57:59

    Já os baloes q o meu vizinho soltou fiquei sem internet por 2 dias....

  • CARLOS MIRANDA
    2013-12-11T21:32:51  

    agora balão serve!!!!! liberar a arte que eu defendo o governo não quer!!!!!

    recentes

    populares

    • CARLOS MIRANDA
      2013-12-11T21:32:51  

      .É porque esse não tem bucha... Seu bucha... Além disso, a ANAC é informada quando e onde o balão será solto... Baloeiro maldito!

    recentes

    populares

    • CARLOS MIRANDA
      2013-12-11T21:32:51  

      É porque esse não tem bucha... Seu bucha... Além disso, a ANAC é informada quando e onde o balão será solto... Baloeiro maldito!

  • Douglas Silva
    2013-12-12T08:54:51

    Regiões remotas....Manda um lá para o Parque São Rafael....internet aqui tá osso....

  • Gabriel Shindo
    2013-12-12T03:04:46  

    Data para chegar é uma coisa , estar em funcionamento é outra .... Provavelmente la pra 2025 . C

    recentes

    populares

    • Gabriel Shindo
      2013-12-12T03:04:46  

      Fora o desvio de verba e o superfaturamento.

  • Valter Gonçalves
    2013-12-11T23:48:38

    Que bom ... vamos esperar que tudo isso dê certo, pois será útil pra muitas pessoas.

  • Nelson Almeida
    2013-12-11T23:34:58

    E a saúde e a educação ?

  • Franco Criez
    2013-12-11T22:48:31

    o que vaio ter de gentr querendo rouba o balão haha

  • Bianca Moraes
    2013-12-11T17:25:06  

    Balão com Wi-fi até a hora que esse balão cair... e puff,, já era !!! Cada ideia ridícula ---'

    recentes

    populares

    • Bianca Moraes
      2013-12-11T17:25:06  

      haaha, Luciano Gomes viajou nessa hein, ionosfera a 240 metros do chão??? gravidade zero?? meu not nao pega Wifi direito nem dentro de casa, imagina se fosse fosse pegar do espaço

    recentes

    populares

    • Bianca Moraes
      2013-12-11T17:25:06  

      Que isso Bianca, uma coisa é o governo brasileiro fazer, outra coisa é o GOOGLE e os balões vão ficar acima da Ionosfera, gravidade zero, o mínimo de energia o mantém no ar, provavelmente energia solar...

  • Gabriel Peixoto
    2013-12-11T21:49:16

    vao pegar o balão com pipa ahuashuahsuahs

  • Maurilio Pessoa.
    2013-12-11T18:54:58

    Vai ser um alvo maravilhoso pro Comando Vermelho praticar tiro ao alvo

  • Bruno Reis
    2013-12-11T18:45:47

    RIDÍCULO ... mais uma proposta para POLÍTICOS EMBOLSAREM um extra

  • Gabriel Melo
    2013-12-11T17:25:03  

    Vou estourar o Balão e programa o Wifi com senha so pra mim . KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Gabriel Melo
      2013-12-11T17:25:03  

      kkkkkkkkk

  • Mario Souza
    2013-12-11T18:20:18

    atenção é expressamente proibido soltar balões no brasil ... ainda mais balões super faturados

  • Humberto Pacheco
    2013-12-11T18:02:36

    coitado daquele padre que voou de balão sem essa tecnologia. Dava até pra ter usado o Waze.

  • Cesar Mascaro
    2013-12-11T17:37:27

    alguem sabe qual será o combustivel do balão?

  • Primata Jesus
    2013-12-11T17:05:42

    O Google ofereceu o seu projeto pronto e o PT rejeitou, então o PT resolveu fazer ele mesmo o seu próprio projeto, parabéns PT vai ser mais um caso de sucesso igual ao satélite brasileiro o itaquerão e tantos outros parabéns.

  • Ana Dornas
    2013-12-11T16:52:13

    quanto dinheiro não vaai embora em mais um projeto.

  • Jackie Card
    2013-12-11T16:41:43

    INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

  • Rafael Freitas
    2013-12-11T16:39:16

    logo os marginais vão arrumar uma forma de roubar esse balão e vender no mercado negro/livre.

  • Ana Silva
    2013-12-11T16:35:56

    Que ridículo!!!! Se o povo mal educado brasileiro já destrói bancos, vias públicas e etc imagina o que vão fazer com os balões........ kkkkkkkkkk

  • Francisco Barbosa
    2013-12-11T16:22:51

    Bem, enquanto isso o povo brasileiro esquece-se da internet via energia elétrica usando PLC, que colocaria qualquer pessoa em qualquer parte deste pais, conectado em alta velocidade. Mas, isso não interessa aos lobistas da comunicação em nosso pais.

  • José Oliveira
    2013-12-11T16:21:51

    E a água no sertão? Quando chega?