07/12/2013 21h41 - Atualizado em 08/12/2013 10h29

Whatsapp fica fora do ar após falha global e usuários reclamam na web

Fabrício Vitorino
por
Da redação

O WhatsApp, o popular mensageiro para smartphones, ficou fora do ar na noite deste sábado (7), após uma falha global no serviço. O problema começou a ser relatado por usuários por volta das 19h, horário de Brasília, e logo em seguida o perfil oficial do WhatsApp emitiu um comunicado confirmando a instabilidade: "Nosso sistema está passando por problemas. Estamos trabalhando nisto e esperamos resolver tudo em breve."

Saiba como usar o WhatsApp Messenger direto do seu navegador

WhatsApp fica fora do ar em todo mundo após falha (Foto: Reprodução)WhatsApp fica fora do ar em todo mundo após falha (Foto: Reprodução)



Durante o período crítico - que durou cerca de duas horas - as mensagens eram enviadas, mas não recebiam o duplo check, indicativo de envio e recebimento. Por volta das 21h30, o sistema começou a ser normalizado e os textos chegavam, muitas vezes com atraso, a seus destinatários. A regularização do sistema, embora notada por muitos usuários no Twitter e Facebook, não foi confirmada pelo perfil oficial do WhatsApp no microblog.

Enquanto o aplicativo não funcionava, usuários recorriam às redes sociais para reclamar, lamentar ou mesmo trollar mais uma queda do WhatsApp:

No Twitter, usuários lamentaram, reclamaram e até trolaram o WhatsApp (Foto: Reprodução)No Twitter, usuários lamentaram, reclamaram e até trolaram o WhatsApp (Foto: Reprodução)


O problema é o segundo em menos de duas semanas. Na noite da quarta-feira (27), outra falha do WhatsApp fez com que usuários fossem expulsos de grupos criados por seus contatos. A equipe do programa estava parcialmente de folga por causa das comemorações de Ação de Graças, o que atrasou a resolução dos problemas - e gerou mais reclamações e trolladas nas redes sociais.

Durante o erro, quem era removido recebia um pedido de recadastramento no serviço e era direcionado para uma nova página de login para confirmar o número usado no aplicativo. Ao tentar se conectar, o software não respondia e tornava o WhatsApp inútil no celular. Mesmo os administradores de grupos, pessoas que criaram os bate-papos coletivos, foram expulsos deles e a administração dos contatos foi passada para outras pessoas de forma automática.

Usuários são expulsos de grupos do WhatsApp (Foto: Reprodução)Usuários foram expulsos de seus próprios grupos do WhatsApp (Foto: Reprodução)

Saiba como resolver seus problemas no Whatsapp; veja no Fórum do TechTudo.

Recentemente, usuários de WhatsApp enfrentaram problemas com a chegada do nono dígito em alguns estados. Na época, porém, os bugs foram todos resolvidos. No Brasil, o WhatsApp é líder no seguimento de mensageiros.

Veja no Kits e Listas do TechTudo Downloads outras opções de aplicativos de bate-papo.

Update: O WhatsApp confirmou o bug temporário na madrugada deste domingo. "Desculpe pelo inconveniente. Nós passamos por uma temporária 'interrupção'. Nosso serviço já foi normalizado."