Tablet

16/12/2013 08h10 - Atualizado em 16/12/2013 14h33

Xperia Z1 ou Xperia ZQ? Veja o comparativo de smartphones da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os Xperia Z1 e Xperia ZQ são dois smartphones que trazem o que há de melhor da Sony no ramo de mobile. O primeiro, voltado ao mercado internacional, tem como sua principal característica a resistência à poeira e água. Já o segundo apresenta hardware bem similar, porém, com algumas diferenças fundamentais. No comparativo abaixo, veja qual é o melhor para as suas vontades.

Comparativo Xperia Z1 e Xperia ZQ (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo Xperia Z1 e Xperia ZQ (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Xperia Z1

No quesito processador, o Z1 possui um Qualcomm Snapdragon 800, enquanto o ZQ, um com desempenho mais restrito, o S4. A memória RAM, em ambos, é de 2 GB e há 16 GB para guardar arquivos, com possibilidade de expansão com cartão microSD de até 64 GB.

Apesar de não terem o chip mais moderno (o mesmo do Nexus 4), seu hardware garante uma certa longevidade, já que até as aplicações mais exigentes não devem provocar qualquer engasgo, tanto no Z1 quanto no ZQ.

Na duração de suas baterias também há uma diferença. O Xperia Z1 com uma de 3000 mAh e o Xperia ZQ com uma ligeiramente menor de 2370 mAh.

Conectividade: Empate

Em termos de conectividade, os dois vêm com GPS, Wi-Fi, Bluetooth 4.0 NFC, 3G e 4G LTE. Ambos são compatíveis com o 4G brasileiro e, assim, a escolha é indiferente para poder usufruir da internet móvel de alta velocidade oferecida nas principais cidades do país.

xperia zq (Foto: Divulgação)O Xperia ZQ tem melhor desempenho nessa área (Foto: Divulgação/Sony)


Sistema operacional: Empate

Os dois aparelhos vêm de fábrica com o Android 4.1.2 (Jelly Bean), com a possibilidade de atualizar para o 4.2. Não há, então, qualquer diferença entre os dois modelos da Sony, pois ambos têm a mesma interface personalizada que, gostando ou não, tem sua elegância.

Câmeras: Xperia Z1

A Sony promete sempre grandes melhorias nas câmeras de seus aparelhos e, embora tanto o Xperia Z1 quanto o ZQ não façam as melhores fotos do mercado, entregam resultados satisfatórios. O Z1, entretanto, oferece melhores resultados com uma câmera de 20.7 megapixels, enquanto o ZQ possui apenas 13. Nos dois smarts, é possível aplicar autofoco, detecção facial e HDR, além de.gravar vídeos em resolução FullHD (1080p) com estabilização de vídeo. Na parte frontal, Xperia Z1 e ZQ têm sensores similares, com resolução de 2 megapixels.


Display: Empate

Outra vez os dois smartphones têm características similares. Suas telas de 5 polegadas têm resolução FullHD (1080 x 1920 pixels). A Sony também empregou no ZQ a BRAVIA Engine 2, mesma tecnologia de display empregada pela companhia japonesa em suas TVs de alta resolução, garantindo cores vivas e pretos profundos, mas sem tanta saturação quanto nas telas com tecnologia AMOLED. Um ponto negativo vai, no entanto, para o baixo ângulo de visão tanto no Z1 quanto no ZQ.

Dimensões: Xperia ZQ

Apesar de terem telas de mesmo tamanho, o Xperia ZQ consegue aproveitar mais espaço no telefone ocupando 75% de sua parte frontal com o display. O resultado, entretanto, é um aparelho compacto, mas com uma tela enorme de 5 polegadas. O ZQ tem 13,1 cm de altura por 6,93 cm de largura, 0,98 cm de espessura e pesa 151 g.

Já o Xperia Z1 é maior na altura e na largura, medindo 14,4 cm e 7,3 cm, respectivamente. Porém, ele é bem mais fino, com 0,85 cm de espessura; e mais pesado, com 169 g.

Design: Xperia Z1

Apesar de, em um primeiro olhar, os dois smartphones serem bem parecidos, a não ser pelo tamanho, o Xperia Z1 leva vantagem no design por seu acabamento em vidro na traseira, dando um toque a mais de elegância no aparelho. Além disso, a versão internacional do top da Sony traz em sua carcaça o seu grande diferencial: resistência à poeira e água.

O acabamento do Xperia ZQ, por outro lado, é mais simples, tendo a traseira feita de plástico rugoso, que possibilita uma pegada segura, o que parece tentar compensar a falta de material à prova de poeira e água do seu “irmão” com maior resistência a quedas. Não há dúvida, também, que o vidro do Xperia Z1 deixa o aparelho bem mais bonito do que com plástico.

Xperia Z1 (Foto: Divulgação/Sony)Xperia Z1 sai na frente no quesito design (Foto: Divulgação/Sony)


Preço e disponibilidade: Xperia ZQ

O Xperia Z1 é comercializado nos EUA por US$ 599 (cerca de R$ 1,2 mil) e desembarcou em terras nacionais pelo valor de R$ 2.399.

Enquanto isso, o Xperia ZQ é ser comprado por entre R$ 1,8 mil e R$ 2 mil. O Xperia ZQ, portanto, sai na frente por ser R$ 400 mais barato que o Xperia Z1.

Conclusão

A Sony se empenhou para trazer ao Brasil o ZQ, um aparelho que pode competir com os melhores no país e traz os principais recursos que se pode esperar de um topo de linha: processador e câmera potentes com uma tela grande de alta resolução.

O Xperia Z1 tem o seu favor um design mais bem acabado e resistência à poeira e água, o que pode ser extremamente conveniente para quem não tem muito cuidado com o smartphone e não quer se preocupar com o local onde o deixa guardado.

Por outro lado, o Xperia ZQ traz muitos dos benefícios do Xperia Z1, mas em um corpo mais compacto, que torna seu uso mais fácil para pessoas com mão pequena ou para guardar no bolso. Em troca, o telefone não funciona embaixo d’água e é sensível à sujeira, como qualquer outro aparelho, mas, em compensação, tem um material que resiste mais a quedas do que o vidro do Xperia Z1. Apesar de uma batalha acirrada, o ZQ ainda é a melhor opção para quem mora no Brasil.

O que acha dos smartphones da Sony? Opine no Fórum do TechTudo.


Tabela Xperia Z1 X Xperia ZQ (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Xperia Z1 X Xperia ZQ (Foto: Arte/TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2013-12-16T19:12:55  

    CHUPA SAMSUNG! CONTINUA SENDO A PIOR OPÇÃO! 1- IPHONE, 2- NOKIA LUMIA, 3- SONY, 4- MOTOROLA, 5- HTC, 6- LG, 7- XING-LINGS, 8- SAMSUNG.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-12-16T19:12:55  

      A Samsung só perde pois não usa o mesmo hardware aqui e lá fora!! o s4 ganha de todos, o Nokia tem poucos APPs pra mim a classificação é a seguinte 1-IPHONE, 2-MOTOROLA, 3-SAMSUMG, 4-SONY,5 LG

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-12-16T19:12:55  

      Sou obrigado a concordar, no geral, em termos de produtos bem feitos, Nokia, sony e apple se destacam (não saberia dizer quem vem antes) mas com certeza essas trê estão sempre bem acima da concorrência, a única que pode chegar perto é a HTC

  • Alex Ribeiro
    2014-02-08T13:09:42  

    O Z1 tem mais vantagens e a melhor opção é ZQ???? Tá de brincadeira Techtudo??? Tenho o Z1 e ele tem vantagens q o ZQ não tem, com a única desvantagem q é mais caro. Contratem outro estagiário para escrever as matérias Techtudo

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2014-02-08T13:09:42  

      Isso é verdade, agora os preços oscilaram bastante, dá pra encontrar o ZQ por uns 100 reais a menos que o Z1 além de ter melhor câmera, melhor acabamento e resistência a água e poeira, também tem um processador bem mais potente, mesmo com a diferença de 400 reais, o Z1 ainda seria melhor.

  • Rick Scungiski
    2014-05-09T02:13:44

    Esqueceram d citar q o Z1 tem TV digital. Estou para trocar meu Moto X por um desses 2 aparelhos, tenho pesquisado bastante e realmente, em relação ao desempenho os 2 se equivalem, com a ressalva de q a bateria do Z1 é bem + potente que a do ZQ, além do Z1 ser à prova d'água e ter uma carcaça bem mais bonita. Porém hj, ainda há uma diferença na casa dos $400 entre os 2 gadgets, tenho visto o ZQ por $1.050 e o Z1 o achei por R$1.450. Então fica aki apenas a dúvida, até onde vale à pena gastar $400,00 reais extras por 1 carcaça + bela, à prova d'água, com bateria de maior e com TV digital?

  • Vinícius Lima
    2014-01-31T10:18:38

    Sinceramente, o pessoal acha que o celular mais recente é a melhor opção. A diferença do Z1 pro ZQ é mínima. É que nem esse povo consumista que compra o iPhone 5, 6, 7 e a única coisa que muda é a carcaça e a câmera. Eu comprei recentemente o ZQ e realmente vale muito a pena... O que o Z1 tem de bom? É resistente a poeira e é prova d'água... e? Até porque eu vivo em um lugar super poerento e moro na piscina/praia!

  • Artur Lima
    2014-01-09T15:39:49

    Tenho um z1. SENSACIONAL. Já tive iphone e galaxy s3. E minha melhor experiência está sendo agora.

  • Sandro Mussato
    2013-12-24T15:36:56

    Tenho um Xperia Z, mas já estou de olho nesse Z1, o ZQ que me desculpe. mas não se compara principalmente pelo fato de são ser a Prova D'agua.

  • Andre Rodrigues
    2013-12-21T19:20:21

    Calma jovens o zq oferece pouca coisa a menos que o z1 por uma grande diferença de preço. Natural ser o vencedor. Troquei o iphone 5 pelo zq há 4 meses e sou um feliz usuário dessa pérola da sony.

  • Mauricio Muller
    2013-12-20T10:48:50

    Como que o ZQ pode ser melhor opção que o Z1??? Concordo plenamente com o Raphael aí embaixo... se fosse para falar do Iphone, se rasgariam em elogios até nos detalhes mais fúteis.

  • Raphael Matos
    2013-12-19T22:42:45

    Esqueceram a TV. O Z1 tem TV digital, é à prova d'água, tem melhor câmera... É a melhor opção do mercado. Não entendi esse resultado.

  • Henrique Carneiro
    2013-12-18T20:27:56

    não me arrependo de ter comprado meu ZQ satisfaz até agora tudo que preciso em um smart. top. minha opinião.

  • Luiz Messias
    2013-12-16T20:28:06  

    Tenho o ZQ desde março e nunca travou ou teve algum problema!! ótimo celular!! mas logo mais troco pelo Z1.

    recentes

    populares

    • Luiz Messias
      2013-12-16T20:28:06  

      Vor torce pra que não de problema amigo.. mais o meu depois de 6 mêses deu problema, e o proprio atendente falou que esse problema vem dando em 70% dos aparelhos da linha xperia deu algum tipo de bug ou problema de desligamento indesejavel..

  • Ademilson Albino
    2013-12-17T10:16:59

    Um apequena observação: O Xperia ZQ esta custando na faixa de R$1200 a R$1400 em sites, comprei o meu no site efacil por R$1350.O Xperia Z1 em alguns sites tambem esta com preço bem abaixo na faixa de R$1800. Estou com p meu ZQ há 1semana e não tenho o que reclamar.

  • Carlos Silva
    2013-12-16T20:12:57

    Melhor opção pra quem não quer gastar um "tanto" a mais. Comprei o Z1 sem pestanejar e quando a Sony lançar outro smart com uma configuração mais parruda estamos aí. Quem sabe um Octa-core.

  • Sandro Mussato
    2013-12-16T18:07:03  

    A Globo poderia aproveitar e tirar o Zorra Total ou o tal de Divertcs do ar e colocar essa máteria no lugar. tá bem mais engraçado. A cada paragrafo e uma risada. Mas uma coisa é certa, Cabeças vão rolar depois de uma matéria dessas.

    recentes

    populares

    • Sandro Mussato
      2013-12-16T18:07:03  

      é por isso que o jornalismo não é reconhecido como graduação pelo MEC...

  • Zé Cabeça
    2013-12-16T19:10:47

    Por conta de matérias como essa que tenho dito; o MEC tomou a decisão correta ao não reconhecer o curso de Jornalismo como graduação superior.

  • Sandro Mussato
    2013-12-16T18:14:54

    Esse tal de Paulo Alves é uma topeira. O cara tentou editar a Matéria inicial, mas Matéria continuou cheia de erros.

  • Wailton Almeida
    2013-12-16T11:31:10  

    eu quero saber se os dois tem tv digital não foi mensionado na matéria

    recentes

    populares

    • Wailton Almeida
      2013-12-16T11:31:10  

      O Z1 é a melhor escolha, menos pra quem escreveu essa materia ridicula.

    recentes

    populares

    • Wailton Almeida
      2013-12-16T11:31:10  

      E o Z1 tem TV Digital.

  • Sandro Mussato
    2013-12-16T17:32:41

    Misturou Z com Z1, agora vem e diz que o ZQ é superior ao Z1. Pelamor.

  • Sandro Mussato
    2013-12-16T17:31:39

    O primeiro(Z1), voltado ao mercado internacional? engraçado. já vi vários desses próximo de casa. e moro no Brasil em. arruma essa reportagem desde o inicio vai, tá vergonhoso.

  • Felipe Oliveira
    2013-12-16T15:22:31

    Primeiramente sou contra esse preconceito com estagiários, uma vez que em minha vida de estagiário trabalhei muito mais que funcionários "de carteira assinada" trabalhava mais e ganhava a metade, mas realmente essa matéria foi a pior que já li do techtudo pois os dados estão totalmente errados e devem ser corrigidos o quanto antes para evitar constrangimentos!

  • Sidney postiglioni
    2013-12-16T14:52:23

    O pessoal do techtudo ainda esta errado! o 4G é compatível com o sistema Brasileiro Sim! e o Android do Z1 é o 4.22 e eles insistem em colocar o ZQ que é visivelmente "ultrapassado" como melhor escolha.

  • Bruno Leda
    2013-12-16T14:37:17

    TEm muita coisa errada aí! O 4g é compatível com o do Brasil. O Processador do Z1 não é 1,5, mas sim 2,2. Ele tem TV digital (Não sei se o ZQ tem). A câmera do Z1 é de 20MP e não 13. A bateria do Z1 não é de 2330mah, mas sim de 3000mah

  • Ronald Sousa
    2013-12-16T13:50:35

    13 & 13,1 Megapixel frontal??????????????????? Somente 2,2 & 2 MP de Traseira?????

  • Paulo Filho
    2013-12-16T12:43:19  

    Simplesmente um dos piores comparativos já feitos pelo TechTudo. Até me motivei a fazer um cadastro só pra dizer isso. Em primeiro lugar não é necessário importar o Z1, pois ele já é vendido nas principais lojas e operadoras. Segundo: o Nexus que tem o processador mais moderno é o 5, e não o 4, que por sinal é o mesmo do LG G2. A Câmera do Z1 é de 20.7 mega, e a bateria é de 3.000 mAh, e o SO que vem de fábrica no Z1 é o 4.2, e não o 4.1. Façam o favor de corrigir tudo isso, pelo bem da humanidade!

    recentes

    populares

    • Paulo Filho
      2013-12-16T12:43:19  

      Paulo Filho concordo, não é possível fazer uma análise tão ruim assim. Eu acho que eles não estavam com o Z1 na mão pra comparar, deviam estar só com o ZQ e olha lá ainda. Se eu fosse a Sony entraria em contato com o Techtudo pra mandar tirar essa matéria do ar.

    recentes

    populares

    • Paulo Filho
      2013-12-16T12:43:19  

      Eles nunca estão com aparelhos em mãos nos comparativos. Todos são feitos comparando especificações que tem em qualquer site. Mas nesse, nem isso fizeram certo.... tá tudo errado! Acertaram apenas a marca, que é sony.

  • RICARDO ALENCAR
    2013-12-16T13:10:20

    Outro detalhe, tanto o Z quanto o Z1 são compatíveis com o 4G nacional....olha...acho que foi o filho de algum estagiário que fez a matéria.