Celular

27/01/2014 18h14 - Atualizado em 27/01/2014 18h14

Após SP, RJ e ES, mais cinco estados ganharão nono dígito

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, outros cinco estados vão adotar o nono dígito nos telefones celulares. A partir de 2 de novembro, todos os usuários de Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima terão que adicionar um "9" antes dos oito dígitos para realizar chamadas para linhas móveis.

Samsung deve mostrar seu próprio ‘Google Glass’ em setembro

Nono dígito para celulares deve chegar a mais estados em novembro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nono dígito para celulares deve chegar a mais estados em novembro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A determinação foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e publicada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União. A regulamentação deve afetar todos os celulares com DDDs de 91 a 99. 

A medida, assim como nos locais em que já está em vigor, é voltada para a ampliação da disponibilidade de números para novos assinantes de linhas de telefonia móvel do país. A Anatel planeja que todos os números do Brasil recebam o nono dígito até 2016.

Problemas ao enviar SMS com nono digito? Relate no fórum do TechTudo!

Haverá um período de adaptação em que as ligações serão completadas mesmo que discadas para números com ainda oito dígitos. Um alerta deve ser feito pelas operadoras indicando as modificações durante o período de tolerância.

Para quem se preocupa com as mudanças que terá que fazer nos contatos do celular, existem vários aplicativos que podem alterar a agenda de uma vez só. Nós listamos alguns, para os mais variados sistemas operacionais. Quando chegar a hora de fazer a migração, instale um e pronto!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares