Internet

23/01/2014 11h33 - Atualizado em 23/01/2014 14h59

Brasileiro que encontrou falha no Facebook é um 'caçador de bugs'

Carol Danelli
por
Da Redação

O engenheiro de software brasileiro Reginaldo Silva, que ganhou a recompensa de mais de US$ 33 mil (cerca de R$ 79 mil) após achar um bug no Facebook, disse não estar surpreso com o prêmio. Em entrevista ao TechTudo, Silva afirma que caçar bugs é o seu ponto forte e que sabe a importância de participar de projetos em serviços de Internet tão populares.

Ainda de acordo com o engenheiro, o fato de ter sido o único a descobrir uma falha tão grave, e que poderia comprometer uma das maiores empresas de Internet do mundo segundo a rede social, é que impactou sua rotina.

Campus Party terá 1º caixa eletrônico de bitcoin da América do Sul 

"Como já participo de programas de recompensa por bugs há mais de um ano, o fato de ter recebido o prêmio não me surpreendeu. Mas, o fato de ter sido o maior (prêmio) pago até hoje em programas desse tipo, o que indica que eu fui o único a encontrar uma falha que possibilitaria comprometer totalmente uma das maiores empresas de internet do mundo, sim", afirma.

Pessoa digitando (Foto: Reprodução)Consultor brasileiro encontra bug no Facebook e recebe prêmio de US$ 33,5 mil da rede social (Foto: Pond5)

O brasileiro, que trabalha como consultor e é participante de programas que estimulam desenvolvedores a reportarem falhas de segurança a grandes empresas, afirma que descobrir erros é o que faz de melhor. “Meu trabalho é achar essas falhas antes que pessoas mal-intencionadas o façam, e me certificar de que sejam corrigidas o mais rápido possível”, explica.

Para o consultor, reportar bugs, principalmente falhas de segurança, é sempre importante, pois beneficia a todos na Internet. “Sou usuário da maioria dos sites para os quais já relatei falhas: Facebook, Google, Yahoo, Paypal, Microsoft, entre outros. Não quero que a segurança seja comprometida e que os dados dos usuários sejam expostos”.

O valor da recompensa, ainda de acordo com o engenheiro, é que é incomum esse tipo de premiação. Geralmente, os prêmios são simbólicos e as empresas mantém um hall da fama, citando os nomes dos pesquisadores e então ganha-se notoriedade na profissão. "Essas recompensas não costumam ser muito lucrativas, mas quando o Facebook escreve um post sobre você, isso ajuda a atrair novos clientes, ou pelo menos assim espero", diz.

Questionado sobre o que fará com o prêmio, Reginaldo diz que deve esperar alguma boa oportunidade no futuro. "Eu sou bastante conservador quando ao assunto é dinheiro. Então, após pagar as despesas do dia a dia, devo aplicar grande parte em um fundo de longo prazo”, afirma.

O brasileiro, ex-aluno do ITA, em sua página Ubercom.com, na Internet (Foto: Reprodução/TechTudo)O brasileiro, ex-aluno do ITA, em sua página Ubercom.com, na Internet (Foto: Reprodução/TechTudo)


O Facebook divulgou o prêmio de US$ 33,5 mil (R$79 mil) para o brasileiro, a maior recompensa entregue desde o início do programa "Facebook Bug Bounty" em 2011. A falha permitia que pessoas com conhecimento de programação pudessem explorar o código e acessar arquivos do servidor. 

Em seu post oficial, o Facebook diz ter recebido a notificação de erro em novembro de 2013 e que implantou uma rápida solução antes de fazer a correção em todos os servidores. Ainda de acordo com a rede social, a brecha, embora perigosa, não foi explorada por hackers. Segundo relatório publicado no "Bug Bounty", a falha era de alta gravidade a premiação foi merecida.

*Colaborou Melissa Cruz


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Silva
    2014-01-23T18:35:17  

    Esse ai nem mulher tem.

    recentes

    populares

    • William Silva
      2014-01-23T18:35:17  

      Só porque o cara trabalha com informática ele é nerd, virjem? Mas, obviamente, de você não se pode esperar muito. Ele acabou de receber quase 80 mil, em um bug que encontrou. Agora, senhor, "rei das mulheres", trabalhe mais 5 anos, para conseguir oque ele pegou agora, e talvez, você pague a pensão dos teus filhos e o aluguel da sua casa.

    recentes

    populares

    • William Silva
      2014-01-23T18:35:17  

      claro que tem, uma interesseira, que dá para homens musculosos enquanto ele estuda UHAHUAUHHUAUH. ou uma gorda fedorenta. AHUUHAUHA

  • Vander
    2014-01-23T19:19:46  

    Grande coisa que esse cara fez. Podia ter espalhado essa informação para um monte de hackers pra detonarem esse site. Com isso o povo, principalmente os brasileiros, tomariam vergonha na cara e parariam de se alienar nessas porcarias de redes sociais. Isso é um atraso de vida, perca de tempo inventada por pessoas de primeiro mundo que podem perder tempo. Nós não temos tempo a perder com essas bobeiras, vivemos num país pobre, cheio de corrupção, faltam hospitais, faltam leis mais rígidas, falta segurança... Enquanto isso nosso povo tirando fotos toscas e publicando no fecebook.

    recentes

    populares

    • Vander
      2014-01-23T19:19:46  

      E pq o sr. não vai fazer alguma coisa de útil ao invés de ficar aqui "percando" tempo comentando em sites públicos, em matérias que na sua concepção, são inúteis?

    recentes

    populares

    • Vander
      2014-01-23T19:19:46  

      Basta você ter seu limite, cara. Se as fotos das pessoas te incomoda, exclua elas. E se você perde muito tempo, entre menos, ou nem tenha Facebook. Eu tenho Facebook, entro todos os dias e nem por isso deixo de fazer algo. Trabalho, estudo e saio aos finais de semana. Basta você se controlar. Ninguém é obrigado a nada, inguém perde nada a não ser que queira. Essa de justificar erros por outros, é coisa de gente fraca. O Brasil não é um lixo porque tem acesso ao Facebook, e sim, porque tem pessoas burras e alienadas, e que, apenas, mostram isso no Facebook.

  • João Ferreira
    2014-01-24T09:11:06  

    O cara é caçador de bugs??? É bom mesmo mesmo... Quando fui em natal eu via velocidade que aqueles bichos andam... O cara tem que ser bom mesmo para caçar um!

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2014-01-24T09:11:06  

      gosteiiiii, morrri de rir

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2014-01-24T09:11:06  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk ri!

  • Max Arruda
    2014-01-24T17:10:14  

    OK. Louvável a atitude do engenheiro. Mas, gastar o conhecimento que tem tentando achar erros em programas norte-americanos é, no mínimo, um desperdício absurdo. É aquela história que diz sobre o engenheiro de obras prontas. O cara não tem capacidade para criar, mas para condenar o que está pronto. Parabéns pelo trabalho em serviço da Pátria, Sr Oficial da Aeronáutica.

    recentes

    populares

    • Max Arruda
      2014-01-24T17:10:14  

      Inveja é uma desgraça. Não é da sua conta a forma como usa o conhecimento DELE. Vá trabalhar e veja, quiça, se consegues receber 70mil em um mês, ajudando sua pátria.

  • Silvio Eduardo
    2014-01-24T15:29:11  

    O cara é um gênio, mas achei a gratificação fraca, 80 mil é metade da minha PLR e eu tenho muito menos conhecimento que ele.

    recentes

    populares

    • Silvio Eduardo
      2014-01-24T15:29:11  

      se quiser dividir comigo, estamos ai

  • Max Arruda
    2014-01-24T17:12:06

    Acrescentando: sugiro que ele ajude no programa de espionagem Norte-Americana para que não haja desvios de informações.

  • Roniere Costa
    2014-01-24T15:53:36

    Achar erros é com o Brasileiro mesmo!

  • Marcio Antunes
    2014-01-24T13:27:14  

    tenta organizar site do inss para marcação de consultas e cirurgias ai fara um bem para sociedade

    recentes

    populares

    • Marcio Antunes
      2014-01-24T13:27:14  

      Ajudar a manter o Facebook seguro contra uma invasão que pode comprometer dados de basicamente grande parte da população mundial que tem acesso a internet também é, de certa forma, um bem à sociedade.

  • Soda Cáustica
    2014-01-24T14:23:53

    Geração Z de Zero, não fazem nada de útil e só perdem tempo com porcarias como site de relacionamentos, depois querem ter razão, só rindo.

  • Cérbero
    2014-01-24T11:14:40  

    SODA CÁUSTICA, INVEJA MATA!!! VAI ESTUDAR E SAIBA RECONHECER A CAPACIDADE ALHEIA.

    recentes

    populares

    • Cérbero
      2014-01-24T11:14:40  

      CAIXA ALTA É O PRIMEIRO PASSO, DEPOIS POSSO DESENHAR PRÁ VOCÊ ENTENDER. QUER? EDUCADO VOCÊ NÃO É, SEM NOVIDADE, E REALMENTE TENHO QUE CONCORDAR CONTIGO QUE INVEJA É COISA DE GENTINHA, NÉ INVEJOSO!!!

    recentes

    populares

    • Cérbero
      2014-01-24T11:14:40  

      Desligue a caixa alta que não sou surdo, faça o favor! Maldita Inclusão Digital kkkkkkkkkkkkkkk

  • Erick Moraes
    2014-01-24T13:03:05

    VÃO ESTUDAR INVEJOSOS ! PARABÉNS AO ENGENHEIRO ! Saudações de um colega de profissão

  • Vander
    2014-01-23T19:11:29  

    Grande me-r-d@ que esse cara fez. Podia ter espalhado essa informação para um monte de hackers pra detonarem esse site. Com isso o povo, principalmente os brasileiros, tomariam vergonha na cara e parariam de se alienar nessas porcarias de redes sociais. Isso é um atraso de vida, perca de tempo inventada por pessoas de primeiro mundo que podem perder tempo. Nós não temos tempo a perder com essas bobeiras, vivemos num país pobre, cheio de corrupção, faltam hospitais, faltam leis mais rígidas, falta segurança... Enquanto isso nosso povo tirando fotos toscas e publicando no fecebook. Seu egoísta!

    recentes

    populares

    • Vander
      2014-01-23T19:11:29  

      "PERCA DE TEMPO" É? VAI ESTUDAR ANALFABETO!!

    recentes

    populares

    • Vander
      2014-01-23T19:11:29  

      Só consegui ler um monte de "blá, blá, blá"... Você vomita as palavras... Eca...

  • Vinicyus Timão
    2014-01-24T11:43:56

    O cara é graduado no ITA? Parabéns cara, só os melhores conseguem...

  • Ricardo Bomfim
    2014-01-24T11:24:33

    Caramba! Qta gente invejosa! Fico mto satisfeito de termos colegas de profissão tão competentes! Parabens ao Reginaldo!! Mto legal o q vce faz!! Grde abco!

  • Roberto Jr.
    2014-01-24T11:05:15

    eu encontro falha no facebook todo dia.

  • Soda Cáustica
    2014-01-24T10:58:04

    Bug de facebobo? Não tinha algo melhor para fazer, criar? Que tal criar algo de úitl para a sociedade? Juro que volto aqui e te dou os parabéns.

  • Soda Cáustica
    2014-01-24T10:45:47

    Notícia irrelevante. Para quem usa esse tal de facebobo talvez sirva. Quando o rapaz ali criar algo de útil para a sociedade eu venho dar-lhe os parabéns.

  • Julio Filho
    2014-01-24T10:19:58  

    Reginaldo, meus parabéns por ter divulgado o ITA e o Brasil! Mas sua competência e capacidade não pode ser mensurada com R$ 79mil e sim 79 milhões! pois o estrago que provocaria no face era para liquidar BILHÕES pois a concorrência faria sumir do mercado e as ações judiciais seria igual se Dilma tivesse coragem de cobrar lá em Davos dos EUA pelo estrago q fez ao Brasil E VEM FAZENDO! trabalhe nesse campo e vc estará realizado! e o mundo digital seguro!

    recentes

    populares

    • Julio Filho
      2014-01-24T10:19:58  

      mano, se mata...

  • Cleydiosnildo
    2014-01-24T10:30:24

    o cara caça BUG, affffff mano, vai caça uns Dragon.

  • Conde Vaice
    2014-01-23T21:31:43  

    O cara é diferenciado neh.. estudou no ITA e tal.. não é qualquer um.. como não estudei, hj sou comedor de mulheres profissional.. como cerca de 5 por dia.. Obrigado.

    recentes

    populares

    • Conde Vaice
      2014-01-23T21:31:43  

      hehehehehehe isso aí é no máximo 5 por vida.

    recentes

    populares

    • Conde Vaice
      2014-01-23T21:31:43  

      Cinco por dia ou cinco contra um por dia? Duvido que com comentário deste nype tenha algum argumento para conquistar pelo menos uma por mês.

  • Cleydiosnildo
    2014-01-24T10:14:27

    Essa CAROL DANELLI é bem gatinha né..

  • Cleydiosnildo
    2014-01-24T09:59:01

    Isso meu querido... estude bastante, crie bastante coisa e ajude todo mundo, enquanto eu como sua mulher que só está interessada em seu dinheiro, de a ela muitas coisas materiais, enquanto eu dou o prazer que você não dá...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Daniel
    2014-01-24T09:57:22

    Legal. Mas os caras que trabalham para o Facebook mesmo, e que deveriam notar essas falhas, ganham isso por mês.

  • Carlos Júnior
    2014-01-24T09:50:58

    Tem mais um bug no Facebook, que é quando alguém marca vc e mais 44 pessoas num vírus. Pronto, pode me dar o dinheiro Mark.

  • Jose Silva
    2014-01-24T09:13:20

    amigo dizer o que parabéns, gostaria de ter seu conhecimento mais sou como a maioria desses fracassados, mais te respeito muito, seu nome corre o mundo hoje.