11/01/2014 10h23 - Atualizado em 11/01/2014 15h04

CES 2014: smartphone modular e vários testes marcam último dia

Karla Soares
por
Para o TechTudo

A CES 2014 chega ao fim após quatro dias de muitas apresentações e lançamentos em Las Vegas. A feira é conhecida por ser uma vitrine para as fabricantes de tecnologia, que aproveitam a ocasião para mostrar suas últimas invenções. 

Neste último dia, os destaques ficaram para o Eco-Mobius, um protótipo de aparelho modular apresentado pela ZTE e os Zenfones, lançados pela Asus e testados pelo TechTudo. Nossa equipe também testou o Transformer Book Duet, o notebook 4 em 1 da empresa, e ‘dissecou’ o LG G Flex para entender a tecnologia por trás de sua flexibilidade.

A ZTE aposta na personalização para permitir que usuários montem seus smartphone e tablets de acordo com suas necessidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A ZTE aposta na personalização para permitir que usuários montem seus smartphone e tablets de acordo com suas necessidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A ZTE apresentou o Eco-Mobius, um protótipo de aparelho que permite personalizar o smartphone. O usuário escolhe as peças que gostaria de ter no gadget e elas são
encaixadas em espaços pré-definidos. Com o protótipo será possível escolher processador, memória RAM, tamanho de tela e outras especificações do smartphone. Apesar da praticidade da ideia de personalizar o dispositivo, a ZTE ainda não fabrica o aparelho modular em larga escala.

E por falar em smartphones, a Mophie lançou a Space Pack, uma capinha que não só dá uma bateria extra, como também aumenta a capacidade de memória do iPhone. O acessório foi lançado em duas versões, de 16 GB e 32 GB, e está à venda por US$ 150 e US$ 180, respectivamente.

O Space Pack aumenta a memória e autonomia da bateria do iPhone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)O Space Pack aumenta a memória e autonomia da bateria do iPhone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Não há muita diferença desta para a versão anterior, o Juice Pack, sendo a expansão de memória a grande novidade. Entretanto, o processo não é automático: a memória extra aparece como espaço adicional para o iPhone. O controle é feito por meio do Space App, que funciona como um gerenciador de arquivos. Dá para mover fotos, vídeos e arquivos para o dispositivo.

No stand da Symantec, e empresa mostrou ao vivo como as pessoas podem ser roubadas pelos cybercriminosos. Em entrevista ao TechTudo, o gerente da empresa no Brasil, Beto Santos, ressaltou que a adoção de tablets e celulares aumenta a necessidade de reeducação do usuário. “No desktop, ninguém mais clica em links maliciosos. Mas no celular e tablet, todo mundo clica em links de SMSs, WhatsApps e redes sociais. O comportamento seguro não migrou de plataforma”, analisa.

Gerente da Symantec, fabricante do antivirus Norton, diz que educação do usuário ajuda na prevenção do cybercrime (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Gerente da Symantec, fabricante do antivirus Norton, diz que educação do usuário ajuda na prevenção do cybercrime (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Ainda no terreno da segurança digital, a CES foi escolhida para o anúncio da união entre Intel e McAfee. Da aquisição nasce a Intel Security, que deve lançar um sistema de antivírus gratuito ainda em 2014. A diretora de marketing da Intel Brasil, Denise Pereira, explica a mudança: “As duas companhias têm perfis parecidos. Por isso, agora podemos ousar no mercado”.

Fim da McAfee: novo antivírus da Intel será gratuito e chega em 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Fim da McAfee: novo antivírus da Intel será gratuito e chega em 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Segundo a executiva, o primeiro passo é levar produtos de segurança a dispositivos móveis com Android e iOS. A mudança deve se estender para toda a linha de produtos, mas por agora nada muda para quem possui produtos Intel e McAfee. 

Tecnologia Flex e nossos tradicionais testes

Um dos grandes destaques da CES 2014, o LG G Flex pode ser levemente flexionado. Investigamos os detalhes do aparelho e descobrimos que a chave da flexibilidade do
dispositivo é a tela OLED plástica. O display G Flex recebe tratamento especial para aguentar a pressão de ser “descurvado” sem quebrar ou estilhaçar.

 O LG G Flex possui estrutura que permite ao aparelho ser curvado e flexionado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) O LG G Flex possui estrutura que permite ao aparelho ser curvado e flexionado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Ao contrário da LG, que apostou em um modelo com curvatura, a Asus apresentou três modelos de smartphones convencionais com potencial para ganhar espaço no concorrido mercado de telefones celulares. Os dispositivos da linha Zenfone rodam Android e possuem design atraente. Os Zenfone 4, 5 e 6 foram desenvolvidos com sistema Android 4.3, mas uma atualização para a versão 4.4 ‘KitKat’ já foi prometida. Na interface, todos rodam o ZenUI, o serviço de personalização elaborado pela fabricante.

A linha Zenfone da Asus aposta na rapidez dos processadores Intel para se destacar no mercado de smartphones (Foto: Monique Mansur/TechTudo)A linha Zenfone da Asus aposta na rapidez dos processadores Intel para se destacar no mercado de smartphones (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

Testamos ainda o Transformer Book Duet, da Asus. O híbrido roda Windows e Android, e pode ser usado em modo tablet variando os dois sistemas operacionais. A troca de software demora quatro segundos, conforme o prometido pelo fabricante, e não é preciso reiniciar o aparelho para fazer a troca. Basta apertar um botão na tela e o sistema muda.

O híbrido da Asus tem processador Intel Core i7 de quarta geração com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Possui cinco entradas: uma HDMI, duas USB 2.0, uma USB 3.0 e uma LAN. O Transformer tem ainda entrada para cartão microSD de até 64 GB para aumentar a memória.

Híbrido da Asus roda Android e Windows e troca de sistema operacional em apenas quatro segundos (Foto: Monique Mansur/TechTudo)Híbrido da Asus roda Android e Windows e troca de sistema operacional em apenas quatro segundos (Foto: Monique Mansur/TechTudo)

E a próxima CES já tem data marcada. A feira acontecerá entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2015 em Las Vegas. Até lá!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares