Internet

30/01/2014 13h16 - Atualizado em 30/01/2014 16h36

Ovni da Campus Party gera conexão equivalente a 625 mil telefonemas

Tassia Moretz
por
Da Campus Party Brasil 2014

No centro da Campus Party há uma redoma onde está instalado o servidor central do evento apelidada de OVNI. Trata-se de uma estrutura montada para prover o acesso a Internet dos campuseiros com capacidade instalada de 40 gigabits por segundo.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party no TechTudo

Na prática, essa infraestrutura permite que 20 mil pessoas fiquem conectadas simultaneamente na Internet com velocidade de 2 Mbps em modo “full”, ou seja, usando esses 2 Mb o tempo inteiro, sem interrupções.

Provedor de Internet foi apelidado de OVNI na Campus Party (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Provedor de Internet foi apelidado de OVNI na Campus Party (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)








“Essa capacidade significa o mesmo que 625 mil chamadas telefônicas simultâneas, com pessoas falando sem parar, nem por um segundo sequer – algo que gera uma cidade da ordem de 4 ou 5 milhões de habitantes”, explicou o diretor de construção de rede de serviços ao cliente da Telefônica/Vivo, Ari Falarini.

O público da Campus Party não atinge 20 mil pessoas conectadas simultaneamente, usando tudo que seus computadores podem usar, para que o servidor forneça os 40 gigabits por completo. Em um dia de evento estão aproximadamente 11 mil pessoas, sendo que nem todas estão conectadas ao mesmo tempo, por isso estima-se que o provedor bata picos de 19 gigabits por segundo.

“Em outra Campus Party vimos pessoas usarem a velocidade de 85 megabits por segundo numa competição que fizeram de transferência de arquivos. O cara que ganhou a competição desenvolveu um aplicativo que conseguia transferir a informação com velocidade de 85 megabits por segundo”, disse Ari.

Ari Falarini, diretor de construção de rede de serviços ao cliente da Telefônica/Vivo (Foto: TechTudo/Tassia Moretz)Ari Falarini, diretor de construção de rede de serviços ao cliente da Telefônica/Vivo (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)


Dos cabos para o mundo: entenda o servidor

Do campuseiro para o mundo, há o seguinte processo: primeiro o computador é ligado ao cabo. Do cabo as informações seguem para o servidor central, onde sistemas e equipamentos conversam entre si e definem o endereço IP de cada um dos campuseiros – esse endereço é um tipo de protocolo que identifica a pessoa e detecta a presença do computador ligado.

Na sequência, esses mesmos sistemas fazem a identificação dos endereços IP dos campuseiros para a Internet, levando essa identificação para a rede mundial de computadores.

“Se alguém do planeta quiser falar com você ou se você quiser falar com alguém do mundo, você estará identificado”, explicou Ari.

Telefonia móvel

A Telefônica/Vivo também colocou três antenas de telefonia móvel 3G, 3G Plus e 4G para que os usuários possam ter acesso à Internet móvel.

Qual a melhor atração da Campus Party 2014? Comente no Fórum do TechTudo. 

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Costa
    2014-01-30T20:48:17  

    eles não explicam a diferença de gigabites para gigabytes, muita gente viaja no assunto como eu antigamente!

    recentes

    populares

    • Elias Costa
      2014-01-30T20:48:17  

      Gigabite é uma mordida gigante Gigabyte é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 000 bytes ( que é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um certo dispositivo)

    recentes

    populares

    • Elias Costa
      2014-01-30T20:48:17  

      Eu sei dessa diferença, o que eu disse é que no popular as pessoas não sabem disso. um exemplo é quando a pessoa fala que tem internet 3g de 5gb. não faz sentido vendo por esse lado.

  • Hamilton Júnior
    2014-01-31T02:00:31

    Que lixo, na Coreia do Sul o pessoal tem net de 100megabits, aqui o pessoal não tem vergonha de apresentar net 2megabits.

  • Jose Andrade
    2014-01-30T22:59:55

    BOM SERIA SE CONSEGUI-SE DISPONIBILIZAR PELO MENOS 1 MISERO MEGA NA INTERNET MÓVEL, SERÁ SE UM DIA CONSEGUIRÃO?

  • Thesley Antonini
    2014-01-30T22:56:43

    tenho inveja desse pessoal,aqui em casa tenho internet de 4mb e só de manha consegue atingir essa velocidade,de tarde downloads não passam de 35kbps... dica:não contratem a ctbc

  • Hghgjhkjhkjl
    2014-01-30T22:53:24

    Nossa que legal esse jogo de 25 gb, vou baixar ele, acho que vai demorar 18 horas, passa 2 min, nussa termino.

  • Josefa Ima
    2014-01-30T21:33:20

    FULL, é um termo técnico, usado para informa que o usuário terá uma conexão simétrica, ou seja, que, no caso, o usuário terá 2 Megas de Download e 2 Megas de Upload. :-)

  • Thiago
    2014-01-30T18:49:11  

    Só virgens...

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-01-30T18:49:11  

      Não fale assim do seu futuro chefe!

  • Klaus
    2014-01-30T19:20:22

    Bom, disso dá pra concluir que tecnologia a VIVO tem... Agora, vontade...

  • Rodrigo Lutito
    2014-01-30T17:30:16  

    Telefonica = Lixo Não troco a minha GVT 35 Megas por nada, velocidade sempre em 35 mega ou até mais, impressionante mesmo!! TELEFONICA NUNCA MAIS!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lutito
      2014-01-30T17:30:16  

      Nem por uma internet do "seu AKIRÁÁ"??? kkkk

  • Raphael
    2014-01-30T17:51:24

    Esqueceram de calcular que cada pessoa pode ter mais de um aparelho conectado (pc, celular, game portátil e etc). Quero ver uns 5 ligar um torrent da vida rsrs.

  • Andreef
    2014-01-30T16:23:15  

    Torrents comendo solto.

    recentes

    populares

    • Andreef
      2014-01-30T16:23:15  

      kkkkkkkkkkkkk

  • Paulo Magalhães
    2014-01-30T17:43:03

    Tenho vivo e acabei de testar a velocidade da minha net: Ping 7ms; Velocidade de Download 23.08; Velocidade de upload 0.94. o contrato é de 25MB, não entendo nada, será que está bom???????

  • Mauro Miyauti
    2014-01-30T13:40:12  

    Gigabyte ou Gigabit?

    recentes

    populares

    • Mauro Miyauti
      2014-01-30T13:40:12  

      se tem vivo no meio deve ser gigabosta...se bem que nesses eventos eles funcionam só para inglês ver...os consumidores do dia a dia sofrem coma realidade.

    recentes

    populares

    • Mauro Miyauti
      2014-01-30T13:40:12  

      Acredito que seja mais marketing do que realidade. Alguém fez o teste de velocidade??

  • Tiago Oliveira
    2014-01-30T15:53:07  

    Está claro que há um erro na conta de 20 mil pessoas usando 2Mbps. Se o link disponível realmente é de 40 GigaBytes por segundo, logo as 20 mil pessoas poderão usar 2MB/s ou 16Mbps. Nada como saber que 1 Byte equivale a 8 bits. Simples!

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2014-01-30T15:53:07  

      Arrumaram o texto, colocaram Gigabits.

  • Lazaro Condeixo
    2014-01-30T17:03:54

    Nunca seria da GVT, com toda certeza ! Lixo de empresa !

  • Plinio Neto
    2014-01-30T16:28:52

    E porque no meu celular a VIVO só chega a 32 Kbps?

  • Thiago
    2014-01-30T15:15:12  

    Da pra jogar tibia ?

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-01-30T15:15:12  

      numa calculadora com internet discada dá pra jogar tibia!!!!!

  • Ailison Rocha
    2014-01-30T16:20:00

    De boa aqui com a minha Live Tim 35Mb download/20Mb de upload (4.4MB down/2.2MB up). Chora telefonica<>vivo, o upload de vocês não chega nem a 20mb pagando a conexão de fibra de 100mb.

  • Junior Guimarães
    2014-01-30T16:15:55

    Roda Tibia sem lag ?

  • RODRIGO CÉSAR
    2014-01-30T16:04:16

    Enquanto isso a minha Velox de 2 (míseros) Megas não sincroniza nem 1mega navegando com TX de 700k - Isso é Brasil, imaginem na copa o que os gringos não vão falar dessa nossa "Tecnologia de ponta" .. sem comentários né?

  • Matheus
    2014-01-30T16:00:32

    40 Gigabyte. Um absurdo um site que se diz de tecnologia confundir gigabtye com gigabit.

  • Marcus Santos
    2014-01-30T15:47:39

    Pode entrar no Face???

  • Allan Hast
    2014-01-30T15:46:31

    A nerdaiada Pira.

  • Italo
    2014-01-30T15:42:01

    A única opção de internet que tenho em casa é vivo (telefônica) sempre dá algum problema, não conseguem nem estabilizar 1m, é uma vergonha...

  • Guilherme Andrade
    2014-01-30T15:28:54

    da pra jogar tetris vs on line sem leg?